{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

19 de setembro de 2011

Carreira e Imagem com Érika Saab: Etiqueta Virtual

Oi, leitoras do Ouse, o assunto desta semana é etiqueta virtual. Eu já falei tantas vezes sobre este assunto em posts dos meus blogs, mas ele nunca se esgota. É claro que, nesta postagem de hoje, a etiqueta tratada terá como foco a nossa vida profissional porque cada vez mais as empresas estão perdendo o preconceito com as redes sociais e marcando presença neste mundo virtual. O que antes era um “local secreto”, para compartilhar piadas e fotos engraçadas com os amigos mais íntimos e familiares, agora é uma vitrine das nossas vidas para o mundo, inclusive para o mundo corporativo.

Se você divide os seus perfis na internet com colegas e chefes, tome alguns cuidados ao usar as redes:

Evite se expressar de forma radical e agressiva quando for se posicionar com relação a temas polêmicos como religião e política. Melhor seria evitar ficar falando nestes assuntos, quem aqui não se lembra dos desagradáveis barracos da época das últimas eleições que aconteceram no Twitter? Teve gente que só perdeu seguidores, mas teve quem perdeu o emprego por causa de suas manifestações desrespeitosas.

Cuidado com a gramática. A gente sabe que muitos erros são de digitação, às vezes escrevemos rápido de mais, em outras já estamos com sono quando o fazemos ou assistimos televisão ou conversamos com alguém quando estamos postando nas redes... Porém, se estes erros são grosseiros e freqüentes, a imagem que passamos é a de quem não sabe escrever mesmo e vocês não têm idéia de como escrever corretamente está sendo motivo de reprovação em entrevistas de emprego, ultimamente. Testes de português andam sendo aplicados em candidatos, mesmo quando a vaga em questão exige nível superior.

Falar de questões internas da empresa, revelar informações confidenciais do seu trabalho, denegrir a imagem de um colega... Tudo isso, além de pegar mal pode render um processo a quem fez tais publicações. Roupa suja se lava em casa, na sala de reunião, menos nas redes sociais.

Avalie bem o teor do que é dito em uma comunidade ou grupo virtual antes de participar dele, procure identificar antes se ali é incentivado ou propagado algum tipo de preconceito, racismo, sexismo, discriminação a um determinado grupo... Porque mesmo que você não se manifeste a respeito, fazer parte de um grupo que declare publicamente comportamentos desse tipo passa a informação, a quem acessa o seu perfil, de que você apóia aquela postura ou idéia.

A mentira nunca esteve tão em alta como na era da internet, gente que não vai trabalhar e diz estar doente, mas posta em redes usando localizadores que informam que ela está no shopping ou na praia, ou esquece que é “observado” ali por gente do trabalho e posta fotos em momentos de lazer, quando entregou um atestado médico, Atitudes assim podem, inclusive, dar motivo para uma justa causa.

O Orkut está praticamente abandonado, o Linked in é uma rede mais profissional , por natureza (mesmo assim, ainda tem gente que consegue fazer interações impróprias com esta ferramenta), já o Facebook e o Twitter, apesar de não terem um caráter exclusivamente profissional, estão na mira das empresas, é possível, no entanto, se preservar mais nestas redes seguindo as dicas acima ou restringindo visualizações e acessos de determinadas pessoas.

Sejam cuidadosas com a imagem de vocês na internet porque, no mundo virtual, as coisas se alastram numa velocidade incrível, ficam registradas para sempre e mesmo as mais inocentes postagens podem ser mal interpretadas por muitos que vão querer crucificar quem escreveu, então, todo cuidado é pouco.



Uma ótima semana para vocês!

Érika Saab






9 comentários:

  1. Bom dia Gi, adorei o blog dela, thanks pela dica, bjs
    www.marinaliberman.com.br/blog

    ResponderExcluir
  2. Marina! Obrigada pelo seu carinho diário, adoro seu blog e adoro te ver por aqui!

    Érika mais uma vez arrasou nas dicas, hj pela manhã o jornal da globo falou sobre isso, de como a imagem na internet pode influenciar em seu emprego, então temos que ficar atentas com tudo!

    bjs em todas!

    ResponderExcluir
  3. Arrasou nas dicas ...
    Temos que tomar muito cuidado nas redes sociais.


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!
    No fundo as pessoas tem que ter em mente sempre que a internet É PÚBLICA!
    Dá uma falsa impressão de proteção mas a pessoa está mais exposta que nunca!
    Ah! E já peguei mentirinha de uma "amiga" que me deixou plantada, ainda bem que em casa, esperando para acompanhá-la para fazer uma compra onde ela precisava da minha ajuda. Faz tempo e o twitter estava ainda no começo. Eu esperando, ela falando no cel para mim que estava enrolada no trabalho, e postando no twitter que estava num almoço delicioso com um amigo. rsrrs Só que ela se esqueceu que eu acompanhava-a no twitter. rsrrs
    E ultimamente estouraram os casos de fotos pessoais de atrizes sendo hackeadas e expostas.
    Acho engraçado como as pessoas tem mesmo uma falsa sensação de segurança com essas tecnologias!
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Corretíssimo, as pessoas as vezes esquecem do bom senso só pq é um mundo virtual.
    Falta o bom senso pra usar a Caixa alta, os malditos textos com letras todas maiúsculas, soam agressivos, como um grito.

    Grata pelas dicas

    ResponderExcluir
  6. Vanusa!! que saudades de vc aqui no blog!
    bjs carinhosos
    gi

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninas, eu agora só consigo chegar por aqui de noite, fico o dia todo pensando no que vocês estão falando do post, às vezes não resisto e dou uma bisbilhotada na hora do almoço pelo smarthphone, mas a verdade é que meu dia a dia está muito corrido e até o final deste ano, vai continuar assim, depois acalma. Falando dos coments que vocês deixaram aqui:

    Que coincidência essa matéria ter saído justo hoje, né? Prova de que os assuntos que tratamos aqui são super atuais! Essa da amiga da Maria Ester foi de mais, olha gente, eu vejo cada uma, eu administro algumas redes sociais do RH e tem gente que chega ao cúmulo de ficar add o perfil da empresa para jogar Farmville hahah acreditem se quiser.Realmente as pessoa perdem a noção de que estão num "local público" quando estão on line. Nossa e essa história de textos com letras todas maíusculas? Recebi um assim hoje, causou uma péssima impressão! Ai, ai, gente, só chamando um esquadrão da educação virtual para dar jeito nesse povo! rsrs Beijos a todas e obrigada pelos comentários. Até mais!

    ResponderExcluir
  8. Vanusa Fabiano Mendesquarta-feira, setembro 21, 2011

    Bj Gi, ando correndo mas li seu comentário e amei!!
    Tô sempre por aqui mesmo que não escreva.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...