Oi, leitoras do Ouse, vamos dar continuidade as dicas para quem trabalha em casa? Na semana passada falamos sobre como montar um Home Office, agora que já sabemos como organizar este espaço, vamos falar de algumas atitudes que é preciso ter para fazer esta experiência dar certo.
• Disciplina: ouvir o despertador tocar e sair das cobertas numa manhã de frio é uma das coisas mais difíceis de fazer sem relutar, sabendo que poderá ficar em casa o dia todo, é um desafio ainda maior, por isso, ser seu próprio chefe e não ter ninguém fiscalizando não é tarefa para qualquer um, tem gente que só faz as coisas sob pressão, fique atenta para não sabotar a liberdade que conseguiu.
• Não seja tão “caridosa”: há quem diga que uma mulher só é feliz ao “se doar”, que é da “natureza feminina”, para mim este é só mais um dos princípios sexistas que colocam na nossa cabeça para a gente se sentir mal ao dizer não e culpa ao nos colocarmos em primeiro lugar. Tire esta máxima da sua cabeça, porque ao trabalhar em casa, o que mais vai aparecer é parente pedindo uma ajuda para você resolver algo para ele, amiga querendo deixar o filho com você “rapidinho” porque tem um compromisso, gente ligando para jogar conversa fora...Seja firme, diga: “Não posso, estou trabalhando agora, mais tarde nos falamos” ou “Não vai dar, estou trabalhando, não posso parar”. As pessoas vão fazer chantagens emocionais, ficar indignadas, falar mal de você: “ela está em casa e se recusou a me ajudar, um dia ela vai precisar de mim e não vai me achar”, não se deixe abater, se você não levar seu trabalho a sério, ninguém nunca levará, uma vez que você aprenda a dizer não, pode até doer, mas as pessoas vão parar de te incomodar.
• Marido e filhos: Estes são os primeiros para quem se deve deixar claro que você, agora, trabalha em casa, o que é diferente de fica em casa sem fazer nada. É claro que um dos motivos de trabalhar em casa é querer ter mais tempo para sua vida pessoal e familiar, mas é preciso determinar horários e fora destes horários se manter concentrada. Filhos (e alguns maridos) ao te verem no lar doce lar vão querer abusar e exigir sua atenção várias vezes, não vá ceder, nem se culpar, firmeza sempre.
• Entrando no clima: se tem uma agenda a cumprir, se vista de acordo, não precisa ficar de scarpin em casa, mas nada de chinelo e pijama, você precisa entrar no clima do trabalho e passar para os demais esta imagem e a roupa ajuda muito.
• Não exagere na dose: tem gente que justamente porque está em casa, vira workaholic, não é incrível isso? Mas acontece, gente que não dá limite ao horário de trabalho, que levanta da cama para ir “fechar uma coisinha” só porque o escritório está logo ali, que atende cliente até meia noite. Uma dica é, não faça o que você não faria se estivesse trabalhando numa empresa, é lógico que às vezes vai haver uma exceção, uma urgência, mas fazer disso um hábito é sintoma de que algo vai mal na vida pessoal e por isso a pessoa não suporta se afastar do trabalho.
Fui muito dura? Mas tenho que ser, trabalhar em casa é muito mais difícil do que trabalhar numa empresa, porque em casa “os sabotadores” ou são muito queridos, ou somos nós mesmas, tem mulher que decide trabalhar em casa e quando vê virou apenas dona de casa, boy da família, 100% mãe... nada contra quem decide se dedicar em tempo integral a família, mas não é o caso, estamos falando de mulheres que decidiram trabalhar em casa e trabalho é sempre uma coisa séria!
Obs: esta semana no meu blog, o Coffee Break http://www.carreiraeimagem.com/ , falo sobre a cultura da fofoca nas empresas brasileiras e tem um vídeo muito interessante lá. Dêem uma conferida.
Boa semana a todas.
Beijos.
MUITO LEGAL SEU POST,TRABALHO EM CASA,E É MUITO DIFICIL VIU,ESSAS REGRAS QUE VC COLOCOU DEVEM SER SEGUIDAS COM RIGOR SENÃO VIRA UMA BAGUNÇA SÓ.
ResponderExcluirBJUS
Meninas Bom Dia!!! E Érika fechou com chave de ouro suas dicas para trabalhar em casa, manter um ambiente profissional nessa situação é muito mais complicado, adorei as dicas e obrigada pela dedicação ao post!
ResponderExcluirMeninas a semana começou ensolarada e mais quente aqui em Sampa uma delícia! E eu estou bem mais animada, então teremos um montão de looks rsrsrsr mais tarde vou postar meu look de domingo!
bjs em todas!
gi salmazi
Gi adorei as dicas!! Muita coisa ai eu estava fazendo uhiuhiu essa foto ai (da moça com o pc na cama) é minha cara!! Acordava e abria o pc na cama mesmo pra terminar alguma petição. Horrivellll, eu sei! =*** vou tentar melhorar bjusss
ResponderExcluiradorei as dicas!
ResponderExcluirbjss
www.blogdajupenedo.com
Foi perfeita Érika.
ResponderExcluirO pior sabotador pode ser a própria pessoa com toda certeza.
Meu marido trabalha muito em casa e eu tenho o maior cuidado em deixá-lo sozinho, sem ficar intenrrompendo. Não temos filhos o que facilita bastante.
mas imagino que para as mulheres seja mais difícil, pois as pessoas tendem a achar que temos obrigação de atender toda e qualquer solicitação familiar.
No final acho que trabalhar em casa deve funcionar para algumas pessoas, para outras deve ser um desastre.
Bjss.
Adorei as dicas!
ResponderExcluirE você realmente tem razão Érika, o NÃO deve ser nosso aliado nessas horas, e é um problema dizer NÃO para tanta tentação!
Não trabalho em casa, mas estudo bastantee e reviso bastante coisa do escritório, e suas dicas foram muito boas :D
vou organizar melhor essas horas!
Obrigadaa
bjos ;)
OI Erika...
ResponderExcluirMto bom o post , sua dicas foram ótimas!!!
Super Beijos
Re Cavalli
Oi, Renata, eu já vi essas coisas pesarem muito para as mulheres que decidiram trabalhar em casa, o comprometimento e a disciplina têm que ser dobrados. Beijos.
ResponderExcluirOi, Gi, eu pensei em dividir este post em dois, porque realmente acho que estas são as dúvidas de quem resolve montar um home office, primeiro: o que tenho que colocar nele? Uma vez resolvido isso, começam os problemas do dia a dia de uma rotina de muita liberdade, mas muitas tarefas para cumprir também.Beijo.
Nathalya, eu sei que tem mesmo gente que faz o inverso, ao invés de perder as rédeas de situação, segura com mais força do que se tivesse um chefe todo dia no ouvido rs. Às vezes,quando viramos o nosso próprio chefe percebemos que somos muito mais rigorosas do que todos os outros que tivemos, então é preciso ter muito cuidado!
Ju, obrigada pelo comentário. Beijos.
Oi, Maria Ester, realmente, sem crianças por perto tudo fica mais fácil e eu concordo com você, as pessoas ainda acham que a obrigação maior de estar disponível para a família e para as questões domésticas é da mulher, por isso ela é muito mais cobrada mesmo.Você disse tudo, nem todo mundo tem o perfil de trabalhar em home office e alguns simplesmente não têm espaço em casa e por aí vai, é preciso pesar muito os prós e contras antes de tomar esta decisão! Beijos.
Oi, Luuh, que legal, nem tinha passado pela minha cabeça a questão do estudo, mas olha aí porque é bom trocar idéias, sem os comentários esta troca é impossível, você tem toda razão, as pessoas que trabalham e estudam (os concurseiros que o digam rs) precisam se organizar também e manter um postura firme diante dos obstáculos que aparecem, até porque tem um tempo reduzido para o estudo e menos disposição, porque já passam boa parte do seu tempo trabalhando. Bem lembrado! Beijo.
Amei tanto o post que cheguei a imprimir ele. Dicas assim são sempre bem vindas...
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