{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

20 de junho de 2011

Carreira e Imagem com Erika Saab: etiqueta empresarial para uso do celular.


Hoje vamos falar sobre o uso do celular no ambiente empresarial. Por incrível que pareça, celulares e emails podem sempre nos colocar no olho de um furacão quando o assunto é trabalho, isso porque se a boa comunicação, feita pessoalmente, já é algo que precisa ser trabalhado, imagina quando não estamos frente à frente com quem nos comunicamos. Algumas dicas são:

• Se você está esperando uma resposta importante e o celular toca quando você está falando de trabalho com alguém na empresa, peça licença antes de interromper a conversa para atender e depois que terminar peça desculpas a pessoa com que estava falando.


• Evite pedir o número do celular de pessoas com quem você não tem muita intimidade, não é porque a pessoa é colega que é seu amigo e para assuntos de trabalho, sempre existe o email e o Ramal, respeite os horários de expediente para tirar dúvidas e cobrar respostas.

• Ao atender o celular no ambiente de trabalho (e isso vale também para o telefone da sua mesa), esteja atento para o tom de voz que utiliza, lembre-se sempre que, ao seu redor outras pessoas estão trabalhando e não precisam, nem querem saber do assunto que você está tratando ao telefone.

• Se você está fazendo uma ligação de um celular corporativo, sempre se identifique dizendo o seu nome e o da empresa em que trabalha, se você está recebendo uma ligação neste aparelho, ao atender, lembre-se de ser cortês e educado porque é o atendimento da sua empresa que será avaliado por quem está do outro lado da linha.

• Procure só usar celulares corporativos para fins comerciais, evite deixá-lo ocupado com suas questões particulares, você o recebeu para facilitar o seu trabalho. Também evite colocar no display fotos suas em festas, beijando o namorado, fotos dos filhos...toda e qualquer imagem que revele sua intimidade, neste tipo de aparelho que é fornecido pela empresa. Uma executiva, uma vez, andou passando fotos dela na intimidade para outras pessoas da liderança que eram “amigas” e estas não apagaram, quando o celular de uma destas pessoas foi passado para outro funcionário, as fotos foram juntos e a fofoca foi geral. Então lembre-se, celular da empresa é da empresa.

Toques engraçados, músicas que estão “bombando na balada”, tudo isso é muito legal e divertido, mas imagina se bem na hora em que seu chefe está perto da sua mesa, falando com você seu celular toca com uma dessas maravilhas? Não vai pegar nada bem. Além disso, quando estiver dentro da empresa não deixe o toque no volume mais alto e procure carregar o mesmo com você ao sair da sala porque não há nada mais inconveniente do que um celular que toca sem parar e o dono não está lá para atender.

• Durante reuniões - neste caso, se for muito urgente, você deve avisar antes de começar a reunião que está esperando uma ligação importante e urgente e talvez precise interromper para atendê-la, então coloque o aparelho no silencioso e

• Nunca atenda o celular durante uma entrevista de emprego, dinâmicas de grupo e testes.


 
Até a próxima segunda-feira! Beijos para todas.



12 comentários:

  1. Hum, realmente interessante... Tem muuuita gente sem noção e não apenas no trabalho, mas na Igreja, no cinema...rs
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  2. Ola Erika... Bom dia
    Muito legal suas dicas....
    Super beijos pra vc e pra Gi
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!
    Isso mesmo Érika! o post ficou otimo!
    nada pior que um celular escandaloso e sem dono neh!
    e como a Nanda disse, não apenas no trabalho mas em locais que exigem mais respeito a atenção deve ser redobrada neh!
    Uma questão de etiqueta! hahaha

    Giiiiiiii
    todos os posts do final de semana ficaram perfeitos! *-*
    e estou louca pra ver as fotos da festa junina!



    beijos meninaaaaas um semana perfeita pra todas nós!

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia meninas!!!E mais uma semana começa e Érika eu adorei seu post, pois se tem uma coisa que me irrita muito é celular tocando em ambiente de trabalho, meu celular só fica no vibra eu odeio toques divertidos, vc está fazendo algo importante e de repente toca o último sucesso do funk, sertanejo, bebe gritando e geralmente o dono do celular está fora da mesa! E o escritório inteiro pára só para ver o que está acontecendo, é muita falta de noção!

    E dentro do elavador? a pessoa entra e claro que o sinal vai cair e ela fica gritando para poder entender, eu sou muito "saraiva" nesse assunto rsrsrs até parece que todo mundo é médico está salvando vidas ou decidindo o futuro de um país... e no restaurante? com uma amiga? ficar atendendo celular é muita falta de respeito...só se for algo muito importante e temos que ter a delicadeza de avisar a pessoa que é um assunto urgente...

    Se estou conversando com alguém ou fazendo algo importante não atendo o celular na hora que toca, termino o que estou fazendo e depois retorno a ligação, quem me conhece sabe que sou assim...não sou escrava desse aparelho nunca rsrsrs e acho que respeitar o próximo é ser chic de verdade, o resto é conversa!

    bjs carinhosos em todas!

    ResponderExcluir
  5. HEHEHE.. por isso que quando ligo pra Gi ela nao atende.. mas sempre retorna depois. rs.
    adorei o post.. antes eu era escrava mesmo, tinha 3 aparelhos, hoje tenho um e as vezes ate esqueço dele..rs

    ResponderExcluir
  6. Esse post foi feito para mim!!! Detesto celular e somente uso para extrema necessidade.
    Aqui no escritório deixo somente no vibra call e quando estou lecionado desligo, acho muito impertinente celular e completamente impróprio quando a pessoa te deixa de lado ou interrompe uma conversa para atender, detesto. Infelizmente a grande maioria ainda não sabe lidar educadamente com o celular.
    E Gi amei o comentário sobre os toques, aff ningué merece!.
    Beijos. Com amor.
    Maite.

    ResponderExcluir
  7. Gi;
    Sabe o que me irrita? Advogado que não desliga o celular em audiência. Aff, falta de educação é pouco...
    Gatona, tenha um ótima semana!
    bjks,
    Tatiana.

    ResponderExcluir
  8. Gente, realmente, isso não se resume só ao trabalho, durante palestras, aulas, eventos solenes, qualquer tipo de reunião seja com o chefe, da escola do filho...as pessoas estão sempre passando dos limites e irritando quem tem uma educação melhor, infelizmente. E eu também detesto estar conversando com uma pessoa e toda hora ser interrompida pelo celular dela e ela atender todas as vezes, não é possível que seja tudo tão importanete.Beijos a todas e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Érika!
    Esse post devia ser de utilidade pública isso sim!
    Com pequenas adaptações serviria tb para o uso do celular socialmente.
    Tem coisa mais irritante do que vc sentar para comer e a criatura da mesa ao lado que está sozinha, ficar matraqueando, em geral alto pois quando falamos ao celular isso é comum, o almoço todo?
    E a situação mais irritante de todas; esses malditos rádios que ficam fazendo piiiiiii nos nossos ouvidos e onde temos o prazer de ouvir não só a pessoa que está perto de nós, como as respostas do seu interlocutor! E eu lá quero saber?
    Educação passa longe.
    Beijão e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  10. Affff a Maria Ester me lembrou de outra coisa mega irritante "rádio nextel" ao nosso lado , não tem coisa pior, a educação anda passando longe das pessoas, hj o que importa "sou eu e mais ninguém" uma pena...

    bjs em todas!

    ResponderExcluir
  11. Gi, minha querida, você é a rainha absoluta das saias longas. Simplesmente encantador o seu look. Eu estou louca por uma longas, mas ainda não encontrei uma pra chamar de minha.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Gente, pensei que só eu tinha pegado a birra do rádio, não suporto!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...