{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

23 de maio de 2011

CARREIRA e IMAGEM com ERIKA SAAB: Cartões de Visitas: Como, Quando e Por quê?

Oi, pessoal hoje a gente vai falar sobre cartões de visitas, este pequeno item pode nos ajudar muito em eventos, almoços, viagens...precisamos estar preparadas para não perder boas oportunidade de ampliar o nosso network.

O cartão de visitas é uma ferramenta de apresentação e fixação de identidade profissional e local de trabalho, não deve ficar sendo entregue indiscriminadamente, mas sim para profissionais e empresas com os quais se tenha interesse em manter contato. Entregar um cartão é, não só uma forma de se identificar profissionalmente, mas de ser lembrado futuramente e facilitar o acesso a você e aos serviços que oferece. Se você já fez um bom cartão de visitas e tem dúvidas de como proceder para usá-lo passando uma impressão positiva, aqui vão algumas dicas:

• Ao entregar seu cartão segure-o na parte superior com o nome na posição para leitura imediata.

• Se tem hora marcada, ao chegar no local, entregue seu cartão a recepcionista ou secretária que irá anunciá-lo.

• Em almoços de negócios, os cartões só devem ser entregues após o final da refeição, de preferência quando todos já estiverem fora da mesa.

• Se for dar uma entrevista, entregue seu cartão ao entrevistador antes de começar, assim, reduz o risco de seu nome ou o da empresa ser escrito de forma errada nas anotações de quem vai fazer a entrevista.

• Em caso de estar sendo apresentado a alguém com quem se haja interesse em manter contatos posteriores, a iniciativa de entregar o cartão deve partir daquele que tem o cargo mais alto, que deve também pedir o da outra pessoa, num gesto de atenção do executivo mais graduado.

• O porta-cartão deve ser de materiais que passem elegância, auto-estima e organização pessoal, por isso os de couro e de metal são os mais indicados. Eles ajudam a manter os cartões impecáveis, sem amassar ou manchar.

• Executivos que ocupem cargos de presidente, de diretores e empresários costumam ter dois tipos de cartões, um convencional e outro apenas com o nome e logotipo da empresa, que é usado com mensagens de felicitações ou pêsames ou junto com presentes enviados para aqueles com quem tem uma relação profissional.

• Profissionais autônomos devem dar atenção dobrada a esta ferramenta porque não têm o nome de uma empresa para se fazerem lembrar, nem para que entrem em contato depois para encontrá-lo, estes profissionais devem fazer um cartão com seu nome, profissão e um endereço e telefone para contato e sempre carregá-los consigo, pois nunca se sabe quando podem conhecer um cliente em potencial.

• Hoje em dia a criatividade está liberada nos cartões de visitas e já não se exige tanta formalidade no layout, mas é preciso ter bom senso e respeitar os códigos culturais da área em que atuamos sempre, se é uma área mais tradicional, o cartão deve seguir este modelo, quanto mais moderna, criativa e artística for a área, mais flexibilidade terá.

• Reserve um lugar na sua mesa para guardar os cartões que recebe de outros profissionais, de modo que todos fiquem sempre acessíveis e não se percam quando você mais precisar de um bom contato.



E aí meninas, vocês têm mais sugestões? Tem dúvidas ou querem contribuir com alguma situação de trabalho que passaram com relação a cartões de visitas? Fiquem à vontade de comentar.


Um abraço a todas! 

              Érika Saab                 

16 comentários:

  1. adorei as dicas...
    estou querendo muito fazer um cartão..
    as vezes sinto falta, e tenho q anotar o blog em guardanapo para dar para as pessoas.
    Axo bem importante a troca de cartões, não deixa de ser u networkig.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Érika eu adorei esse post, com muitas informações boas, o cartão de visitas é super importante em nossa vida profissional, eu tenho o do escritório e do blog, mas aprendi até como entregá-los com seu post!

    Parabéns pelo ótimo texto!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Érika, amei o post! =)
    Ótimas dicas!

    Beijinhos e boa semana, meninas!

    ResponderExcluir
  4. Erika, parabéns pelo post. Vou dr uns pitacos também sobre cartões de advogados, em especial, dicas estas dadas pelo meu pai em algumas palestras para advogados em início de carreira: o cartão do advogado deve ser o mais "clean" possível, sem "balancinhas da justiça" de preferência, apenas com o nome do escritório e o do advogado; optar por material de cor clara, nada de cartões em tons berrantes, na dúvida é melhor optar pelo sempre infalível branco, e nada de letras rebuscadas demais. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fa...a balancinha da justiça é muito clichê rsrsrsrs adorei suas dicas!
    bjs e um ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Uau, amei as dicas!
    Meu novo cartão de visitas chegou esta semana ;)
    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas, sou autônoma e o meu vive na bolsa! Só falta providenciar um porta cartões! Muito bom esse post!Não sabia desses protocolos todos...!!
    Bjs
    Marcela

    ResponderExcluir
  8. Bom tarde Erika,adorei as dicas de como entregar o cartão,não sabia.O meu é neutro,com as letras c/ pequeno relevo e claro um coraçãozinho bonitinho pra enfeitar.Todo cardio põe um,fica repetitivo mas não tem jeito!É importante sempre andar c/ eles,qtas vezes me pedem em lugares informais,academia,shopping e c/ a bendita troca de bolsa nunca tinha.Agora c/ o meu refil de bolsa tenho sempre!
    Bjs e parabens
    Nancy

    ResponderExcluir
  9. To amando esses posts da Erika!!!
    Muito bons e nos acrescentam muito.
    Esse blog está cada dia melhor, viu lindona?

    Beijão. Beijos pras duas, né? =)

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando estes posts da Erika.
    Este blog fica melhor a cada dia!
    Gi...por favor, como montou o cartão do seu blog?? tenho ctz que este pode ser mais informal..mas nem sei como faze-lo..rsrs

    Bjs e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Oi, pessoal, muito bom você terem compartilhado sobre os seus cartõe aqui porque dá para a gente estender as dicas.

    Fernanda, você trouxe um assunto importante: cartõe de visitas para blogs. Vi que a Gi também fez o seu. Isso é muito legal! Um blog é um veículo importante de comunicação, como uma revista, um jornal... Criar um cartão para o blog é garantir mais uma maneira de divulgá-lo, só que passando mais credibilidade. Ainda tem muita gente que tem preconceito com blogs, sabiam? Que acham que é coisa de adolescente, que não é sério, mas a realidade é bem diferente, os blogs estão ganhando muita visibilidade na imprenssa, nas empresas, aos poucos vão ganhar um espaço que ninguém mais vai tirar. Se queremos ajudar nese processo, podemos começar nós mesmas, mostrando para os outros o quanto o nosso blog exige a nossa dedicação e atenção e o quanto estamos comprometidos com o que publicamos nele. Um cartão de visitas, é uma ótima forma de mostrar isso!

    Gi, saber como, quando e a quem entregar os cartões é uma coisa que pode fazer toda a diferença na importância que terão depois que saírem de nossas mãos para as dos outros. Fico muito feliz de ter este espaço aqui no seu blog para poder compartilhar estes conhecimentos com todas.

    Obrigada, Camila! É muito importante para mim saber a opinião de vocês! Um beijo.

    Fá, que maravilha! Olha, a área jurídica é uma das áreas que mais dá valor a etiqueta empresarial. Essas dicas do seu pai são valiosas, o cartão de um advogado deve ser mesmo clean, sem desenhos, porque quando procuramos este profissional queremos alguém sério, de respeito, que saiba ser justo, neutro e pricipalmente, claros e sinceros conosco. Quando procuramos profissionais nos quais queremos encontrar criatividade, por exemplo, a coisa já muda de figura. Beijão.

    Oi, Jana, parece até que a gente tava advinhando de por este tema aqui na semana que seus cartões chegaram, hein? rs Obrigada pelo comentário!

    Oi, Marcela, é isso aí, autônomo não pode desgrudar dos seus cartões, é sempre tempo de fechar negócios rs. Providencia um bom porta cartões para que eles não amassem ou ficam sujos, bolsa de mulher tem de tudo, a gente não pode correr este risco! Um beijo.

    Nancy, você sabia que médicos são os profissionais dos quais as pessoas mais buscam indicação de alguém conhecido antes aceitar serviços? Isso porque as pessoas desejam ser bem tratadas e acolhidas por estes profissionais, querem ter certeza de ser alguém bom em cuidar de gente, já que os procuram sempre em momentos de fragilidade. Então, se alguém lhe conhece numa academia, no shopping...tem uma conversa agradável com você, é bem provável que vá querer ser sua paciente a arriscar ir em um profissional desconhecido, frio, que só quer ganhar mais uma consulta. Por isso você está certíssima de carregar seus cartões mesmo em lugares informais. E claro, que no caso de uma cardiologista, o cartão pode ser mais amigável, com um coração em relevo, pelo mesmo motivo, as pessoas querem se sentir acolhidas por qualquer profissional que vai cuidar da saúde delas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Márcia estava com saudades, mas vi que vc estava de férias!
    O blog tem cartão sim, e ele pode ser bem divertido, parecido com o layout do blog, eu mandei fazer os meus com a Sa lá do Fabriqueta, ela é muito boa, olhe o post onde eu mostro toda a papelaria...

    http://ouseserquemvocee.blogspot.com/2010/11/look-do-dia-e-mais-uma-semana-comeca.html

    bjs carinhosos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Gi!
    Obrigada pela inbdicação!
    Tô correndo lá neste post pra ver tudo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Erika, é realmente essa a imagem que um advogado precisa passar, e daí o cartão tem que ser bem clean mesmo. Para outras áreas, como as que exigem mais criatividade do ser (se bem que vejo alguns advogados muuuito criativos por aí,no bom e no mau sentido,rs) aí se pode ousar mais. Bjocas.

    ResponderExcluir
  15. Ahhhh Lady Priscila estava com saudades de vc por aqui!
    bjs especiais
    gi salmazi

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...