{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

16 de maio de 2011

CARREIRA E IMAGEM com ÉRIKA SAAB: Como montar um currículo moderno.

imagem reprodução

Olá pessoal, no segundo post da tag Carreira & Imagem a sugestão que a leitora Lore deixou nos comentários virou tema central do post. A Lore é arquiteta, uma profissão na qual a criatividade do profissional conta ponto na hora da contratação, por isso ela quer saber como montar um currículo mais moderno e “descolado” sem que o mesmo perca a seriedade, afinal currículo é um documento formal.

Vamos dividir as dicas em duas categorias: Estética e Conteúdo.


Estética

a) Cores, fonte se texturas

Algumas pessoas caem no erro de usar papéis e fontes coloridos, cheios de texturas fontes “bonitinhas” como Comic Sans ou rebuscadas para “chamar atenção” do recrutador e até chamam, mesmo, mas de uma forma negativa! Currículo azul, verde, rosa...com letrinhas coloridas e engraçadinhas, impressos em papéis perfumados e com ondulações, nada disso é moderno, passa muito mais a impressão de imaturidade do profissional e necessidade de compensar competências que ele não tem e que realmente importam, como formação e experiência. Um currículo moderno não precisa de muito enfeite, tem que ser impresso num papel de qualidade, com letras como Arial e Times, que não atrapalham a leitura do conteúdo, nem cansam os olhos do leitor.


b) Fotos

Currículos atuais não vêm com fotos, a menos que você esteja interessada numa vaga de áreas artísticas e de eventos, em que o candidato já sabe que será avaliado também pela sua aparência, eu não recomendo colocar fotos.


c)Número de folhas

Currículos modernos não têm capa e devem ter no máximo duas folhas. Para quem está começando, uma folha basta e para profissionais seniors ou executivos, três folhas são o suficiente, porque a informação deve ser distribuída de forma objetiva.




imagem reprodução


Conteúdo



a) Identificação

Uma coisa que não se usa mais é escrever toda a sua documentação no início do currículo. Nos Estados Unidos, as pessoas não colocam dados muito pessoais como idade, estado civil e filhos porque acham que estas informações podem gerar discriminação, aqui ainda se usa, mas fica a critério do candidato. O que não pode faltar mesmo são informações para te localizarem como telefones de contato, emails e endereço...



b) Blogs e redes sociais

Sempre me perguntam sobre colocar endereço do blog ou twitter no currículo. Se você tem um blog sobre a sua área de trabalho, é uma ótima idéia, não tem nada mais moderno do que um currículo que traz um espaço na internet onde o candidato gera conteúdo ligado a sua carreira. Em casos de páginas muito pessoais ou que não tenham a ver com a área de trabalho, pode não acrescentar muito e no currículo temos que ser objetivos. E já que vai divulgar sua página, tome cuidado redobrado com o que escreve nela.


c) Email

Ao criar um email para divulgar no currículo é preciso ter cuidado, nomes como bibisurfistinha@ , jujupoderosa@ causam uma impressão horrível no recrutador, para o currículo o ideal é ter um email com o seu nome e sobrenome ou seu nome e um termo ligado a sua área de atuação, exemplo: professoracarla@ ou karinarh@


 

O trabalho de elaboração de um bom currículo envolve muito mais questões a serem observadas, geralmente quando faço isso, procuro conversar bastante com o cliente para ter uma idéia de quais são os objetivos que ele quer alcançar com aquele currículo e direcionar a montagem para tal. Neste post busquei passar apenas algumas atualizações a respeito do que já está ultrapassado, para ajudar aquelas pessoas que vão confeccionar seus próprios currículos e querem modernizar um pouco o documento, evitando que ele pareça ultrapassado. Profissionais como a Lore, que trabalham em áreas nas quais a criatividade pesa, como arquitetura, marketing, jornalismo...podem montar um portfólio de seus trabalhos e projetos para levar em entrevistas e neste sim, podem ousar mais, colocar fotos dos trabalhos e personalizar o material.




Um abraço a todas e uma ótima semana!
Érika Saab

13 comentários:

  1. Bom dia, Érika!

    Ótimas dicas, ótimo post!
    Tenho uma dúvida ainda: Aos recém formados, é interessante incluir no curriculo o trabalho de conclusão de curso ? Em caso positivo, como deve ser feito.

    ResponderExcluir
  2. Ola Érika..
    Muito bom este post, realmente o CV mostra muito da pessoa, e como sabemos bem a primeira impressão é a que fica, ja passei muitas vezes por isso, uma vez recebi um CV que era todo com borda, rsr, por isso dicas assim são sempre valiosas.
    Super beijos pra vc e para a Gi!
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  3. Legal! Deixo meu curriculum sempre atualizado, mas sempre dá aquela dúvida... Será que tá certo, será que tá errado.
    Adorei o post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Érika está sensacional esse post!! Parabéns adorei as dicas!!

    Gi Parabéns pela idéia!! Nós que temos um tempo tão curto, nada como informações tão consistentes e resumidas no começo da semana. Adorei!! Beijos Pri

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria ... Publiquei no meu Face tá

    Bjs
    http://vintagefashionbrecho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Érica, Bom Dia Gii!

    Muito bem elaborado o post! Possui algumas dicas para não pecar na hora de fazer um bom currículo. Em meu antigo trabalho, sempre recebia pedidos para elaborar currículos. E sempre disse para meus alunos direcionar as informação relacionando com a vaga que almejavam! Li muito sobre o assunto e recebia noticias que isso sempre funcionavaa! É muito bom poder ajudar os outros!

    O unico problema é que já é meu 2º trabalho e acreditem que eu nunca entreguei currículo!
    Mas não acho isso bom, pq na hora da temida ENTREVISTA da um nervoso, pois a pessoa não SABE NADA sobre vc, e explicar tudo de maneira mais concisa e clara faz tremer a perna de qualquer um :X
    Falando nisso! Entrevista é um tópico que pode ser usado aqui eternamente viu!

    Beijos meninas e boa semana pra todas nós!
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Erika!Parabens pelo post super resumido e elucidativo.Já se foi o tempo de curriculos enormes,agora deve-se ir direto ao ponto de informações,claras e objetivas.
    Estou sempre atualizando o meu,é importante.
    Bjocas
    Nancy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Talita que ótima pergunta. Existe um tipo de curículo que se chama Currículo Lattes, voltado para a área acadêmica, profissionais que querem dar aula, se envolver com pesquisa, ingressar em mestrados e doutorados, devem ter um currículo Lattes onde colocam todos os seus trabalhos acadêmicos, como teses, publicações em revistas científicas...Já o currículo vitae que é este que conhecemos, é mais voltado para o mercado de trabalho, nele só devemos publicar aquilo que nos ajudará a conquistar uma vaga, se o seu trabalho de conclusão de curso tem a ver com a área que pretende atuar e acabou sendo publicado ou apresentando num congresso ou se ele gerou intervenção na instituição que você escolheu pesquisar (exemplo, sua proposta foi implantada na empresa estudada)seria legal colocar no currículo, sim, caso contrário, seria mais adequado colocar apenas no currículo lattes. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Re, isso aocntece muito, né? O candidato quer impressionar e acaba exagerando. Eu já recebi um currículo rosa e o papel tinha perfume de rosas rsrsrs Beijos.

    Oi, Regiane, você faz bem em sempre ataulizar seu currículo, assim nunca perde detalhes importantes. Um vez estava fazendo uma recolocação e o candidato tinha feito vários cursos, mas não lembrava nem tinha mais a carga horária dos mesmos, nem as datas em que tinha feito. Se você atualizar a cada experiência nova que tem, isso não acontecerá com você. Beijos.

    Obrigada, Priscila, a intenção é esta mesmo, dar informações úteis, de forma prática e objetiva para que as leitoras do Ouse possam se atualizar e aplicar em suas vidas profissionais, suas empresas...um beijo grande!

    Olá, Aline, muito obrigada pela divulgação, o Face é um ótimo canal para compartilharmos dicas com nossa rede de contatos. Beijos.

    Luuh, tem razão, tem muita coisa para falar sobre entrevista de emprego, vamos sempre trazer algo sobre este tema aqui. Sugestão anotada! Beijos.

    Oi, Nancy, tem pessoas que ainda tentam fazer aquele curículo enorme, cheio de informações desnecessárias para dar mais páginas e parecer que tem uma carreira enorme, com capa...Isso que você falou resume tudo, currículo moderno "deve ir direto ao ponto, com informações claras e objetivas", o mundo moderno é corrido, não se perde mais tempo com o que não tem vem ao caso no momento. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Meninas, adorei o post! Obrigada por terem atendido minha dúvida tão rapidamente!o post responde a várias questões minhas, principalmente sobre o conteúdo. Mas ainda fiquei na dúvida em relação à apresentação do documento. É que certa vez, chegou lá no escritório, o currículo de uma moça, para uma vaga de estágio em arquitetura e o currículo dela não tinha a cara tradicional...tinha algumas composições, tipo quadradinhos que iam sumindo...não sei como explicar por aqui...só sei que o efeito final ficou bom, pois ela usou cores sóbrias (cinza, preto). Então, me deu vontade de incrementar meu currículo visualmente, mas fico com medo de não ser bem visto pelos Rhs...rs! É melhor seguir o tradicional?

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Lore, é melhor não arriscar nesse tipo de composição. Se ainda tiver o CV que está falando, manda para o meu email para eu olhar este especificamente e ver que efeito foi esse, porque não tô conseguindo imaginar rs, mas já vou adiantando que em matéria de currículo, hoje, o negócio é ser "clean" rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. heheheh! Ok! mas vou te enviar mesmo assim...deve estar lá no escritório! Bjos

    ResponderExcluir
  13. heheheh! Ok! mas vou te enviar mesmo assim...deve estar lá no escritório! Bjos

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...