{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

9 de maio de 2011

CARREIRA E IMAGEM com ÉRIKA SAAB: Como se preparar para entrevistas profissionais

Oiii Meninas! E hoje eu tenho uma ótima novidade, agora toda segunda-feira, além do TREND ALERT da Gi, teremos uma nova TAG sobre carreira e imagem, com minha querida e mais nova colaboradora ÉRIKA SAAB, a Érika é psicóloga e consultora de recursos humanos e adora blogs de moda!

A Érika já tem o site dela sobre Carreira e Imagem com textos e dicas ótimas que nos auxiliam em nossa vida profissional, assim o OUSE só tem a ganhar com essa nova parceria, pois o conteúdo do blog a cada dia fica mais interessante e dicas profissionais são importantes para as mulheres reais que passam aqui pelo OUSE.

Espero que vocês gostem e opinem sobre os posts, aproveitem as dicas!

Gi Salmazi



imagem gettyimages

Existem pessoas que ficam tão nervosas em entrevistas de emprego que acabam não causando uma boa impressão. A entrevista é um momento no qual você precisa mostrar o quanto é a pessoa ideal para o que estão procurando, por isso segurança, firmeza, domínio da situação e boa comunicação são imprescindíveis para ter um bom desempenho. Adotar algumas práticas, atitudes e pensamentos podem lhe ajudar a se manter mais segura e menos ansiosa nestas horas. Algumas dicas são:


• Encarar a entrevista como uma oportunidade do mercado para você, como uma situação na qual estão te "cobiçando" como profissional, ao invés de enxergar como "um favor que estão fazendo para uma pessoa necessitada de emprego" reduz muito o medo da reprovação e conseqüentemente a ansiedade, afinal se te chamaram é porque algo de bom em você chamou a atenção do empregador.

• Evite se candidatar a vagas para as quais você sabe que não atendem as suas expectativas ou que exigem pré-requisitos do candidato que você sabe que não tem, como disponibilidade para viagens ou mudança de cidade, assim você não cria falsas expectativas e evita frustrações desnecessárias, que com o tempo vão se somando e alimentando a crença de que você “nunca passa”, o que só destrói a auto-estima do profissional.

• Evite a qualquer custo a ingestão de bebidas alcoólicas na noite anterior a um processo seletivo, o álcool pode afetar seus desempenho negativamente, reduzindo sua atenção, concentração e deixando-a indisposta.

• Saia de casa com bastante antecedência, você nunca sabe o que pode acontecer no trânsito, se vai encontrar um elevador com problemas ou lotado, se antecipando você ganha tempo para lidar com os imprevistos sem precisar ficar nervosa e com medo de se atrasar.

• No dia anterior se prepare, leia sobre a empresa, se organize, pense nas possíveis respostas que dará e nas perguntas que convém fazer.

• Leve sempre um livro para ler enquanto espera, às vezes, você pode demorar a ser chamada e ficar esperando sem ter nada para fazer pode aumentar a ansiedade.

• Se tiver uma entrevista a tarde, evite almoçar comidas pesadas e gordurosas, que podem lhe causar indigestão, mal-estar e prejudicar seu desempenho, também não deixe de se alimentar para que você não venha a sentir fraqueza e tonturas, o ideal é se alimentar bem e comer pratos leves.

Mulheres não devem usar roupas que as deixem desconfortáveis para fazer movimentos e que exijam que a toda hora fiquem se ajeitando. Decotes, fendas profundas em saias e vestidos, roupas muitos justas, calças com cinturas muito baixas e blusas que sejam curtas ou com tecidos que ficam “subindo” são exemplos que estão proibidos para situações nas quais você quer chamar atenção para o seu trabalho e competência e não para a beleza e sensualidade.



São dicas básicas, mas que fazem toda a diferença, quanto mais à vontade, bem disposta e segura de si você estiver, maiores são as chances de impressionar positivamente o entrevistador.



Abraços,

Érika Saab




29 comentários:

  1. Nossa Gi, arrasou na nova parceria! =)
    Adorei o post! Boas vindas para a Érika!

    Beijinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta postagem!!!!
    Bjao no coração

    VC sempre inovando hein, Gi!!! *-*

    saúde e paz

    ResponderExcluir
  3. Boas vindas à Erika, já conheço o blog dela e suas dicas são preciosíssimas!
    Parabéns por mais essa "ousadia", Gi!!!!!

    Bjks
    Sandra V

    ResponderExcluir
  4. Aaaeee
    Érica Bem Vinda ao Ouse!
    Já visitei seu blog e estou super contente com o assunto!
    Mais uma vez a Gi inovou e deixou esse cantinho o lugar perfeito para todas nós!
    leitoras
    estudantes
    profissionais
    mães e filhas
    e amantes da moda!
    Mulheres lindas e queridas que Ousam cada vez mais e agora com ótimas dicas na área profissional!

    *-*
    Aii que luxo!

    obrigada Giii

    ResponderExcluir
  5. A Erika é um amor, competente e super elegante, adorei o post, parabéns às duas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gi bom dia!! Muito boa essa postagem vai me ajustar muito...

    bjs
    Elaine

    ResponderExcluir
  7. Adorei a parceria, Gi, seu blog está viciante, todo dia passo aqui, este post de hoje passarei a minha filha e espero que certamente lhe será também útil. Uma ótima semana!! Ah adorei o look do oxford, abalou!!!

    ResponderExcluir
  8. Gi, trabalho em RH e apesar de saber de cor e salteado várias coisas relativas a área é sempre ótimo, ler e reler sobre o tema. Sempre temos mais algumas coisinhas a acrescentar, não deixa de ser um exercício de atualização para mim.
    Bjus
    www.channelfake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Super importante esse post para quem quer ingressar bem no mercado de trabalho.Estar confiante mesmo que c/ as pernas bambas,não se pode deixar perceber,temos que manter a linha...Não é fácil mas a gente consegue!Temos que nos valorizar como mulheres e profissionais!
    Bjs de profissional
    Nancy

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito feliz com o convite da Gi, primeiro porque sou fã aqui do Ouse já há algum tempo e depois porque sou apaixonada pelo tema escolhido para a tag. Espero poder contribuir muito para este cantinho da nossa querida Gi e meninas, obrigada pela recepção carinhosa neste primeiro post spbre carreira e imagem! Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh meninas que bom que gostaram da novidade! quero essa tag um sucesso aqui no blog!
    E meninas fiquem á vontade para pedir novos posts, novos temas, a Érika vai adorar!

    O Ouse a cada dia recebe mais visitas, mais carinho e quero que ele seja a melhor leitura para cada uma que passa por aqui!

    Érika obrigada pela confiança e pelo carinho e que venham muitos posts!

    bjs em todas! e jájá respondo os coments anteriores!

    gi salmazi

    ResponderExcluir
  12. Super bacana esse post!
    Parabens à Gi... sempre inovando.
    Parabéns à Erika... post super bem elaborado de uma maneira prática e simples de entender.

    Tenham todas uma ótima semana!
    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
  13. Bem vinda Érika, e parabéns pela estréia.
    Ótimo post. Tenho certeza que a tag será um sucesso mesmo.
    Gostei muito do assunto que escolheu para a estréia.
    E acho que as dicas de como se vestir e se apresentar no trabalho são praticamente de utilidade pública.rsrsr Ando muito na região da Paulista e vejo cada coisa de arrepiar. Imagina como deve ser no resto do país. rrsrs
    E no fundo algumas dicas podem e devem ser usadas pela mulheres não só em momentos profissionais, mas tb em momentos da vida social onde temos que ser um pouco mais discretas.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, Gi.
    São dicas super preciosas.
    Beijos
    www.casapraquetequero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ola Gi... amei a nova parceria, mto inteligente!! Parabéns linda!
    Sucesso ja é neh Gi!!!
    Amo esta área, minha formação é ADM REcursos Humanos, é uma delicia, mas segui outra carreira a de Publicidade.. vai entender neh.. rsrs

    Erika, seu post esta muito legal, parabéns pela parceria com a Gi, que é
    realmente uma pessoa muito querida.
    Super beijos
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  16. Oi Gi, adorei a parceria, somando as dicas de RH da Erika com seus looks vai ser difícil alguém que visitar seu blog ser reprovada em uma entrevista de emprego. Bjocas mil e parabéns para vocês duas.

    ResponderExcluir
  17. Adorei, Gi!
    Eu estou querendo retornar ao mercado de trabalho, depois de muitos anos afastada e confesso que me sinto insegura. Essas dicas foram ótimas e me deixou mais animada. Parabéns pela parceria.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  18. Sim, eu já gostava desse blog, e agora com a Erika como parceira, ficarei mais fã ainda. Parabéns Gi.

    Beijos, Anita.

    ResponderExcluir
  19. Ahhhh Fa obrigada rsrsrs mas tem looks meus que são bem ousados para uma entrevista rsrsrs temos que ficar com os mais clássicos rsrs

    REJANE fico muito feliz em saber que o OUSE de alguma forma ajuda ajuda um tiquinho a sua vida e pelo que percebi essas dicas serão valiosas para todas!

    E nos últimos 3 anos já entrevistei algumas pessoas, para cargos de estagiário, advogado, secretária...e realmente é muito complicado selecionar um bom candidato e a entrevista é o nosso primeiro contato, a nossa primeira impressão, então temos que nos preparar muito bem e nos vestir de acordo com o local de trabalho que estamos almejando uma vaga.

    Uma das piores gafes para mulheres é participar de uma entrevista com blusas de alcinha com alça do sutiã aparente,se for de silicone é muito pior!!!

    Nenhum cargo em uma empresa séria pede esse tipo de roupa, então nunca use uma bulsa de alcinha, ou muito decotada, o mesmo vale para saias muito curtas, calças justas...

    E não importa se as roupas são caras, o importante é o look estar limpo, mais sóbrio, cabelos lavados, unhas feitas, pois se o candidato tem cuidado com a própria aparência já é um bom sinal!

    Ficar nervoso é bem normal, mas ter atitude é muito importante, mostrar clareza em seus objetivos e nunca mentir é o melhor caminho para ter sucesso em uma entrevista de emprego.

    Vale lembrar que se vc já foi chamada para uma entrevista, o seu curriculum já foi pré-selecionado, então já tem chance de conquistar a vaga, seguindo as dicas da Érika e sendo confiante a vaga será sua!

    bjs carinhosos
    gi

    ResponderExcluir
  20. Ameii o post, sou fã da Erika, que é uma super colaboradora de unhas lá no blog hahaha, e sou sua fã. Post maravilhoso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ahhhh Si e eu sou fã do seu sorriso! obrigada pelo carinho enorme sempre!

    bjsbjs

    ResponderExcluir
  22. Ah, que bacana!
    Vc sempre inovando, né? Bem legal mesmo...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  23. Legal a nova coluna! VOu começar a separar os textos para usar na minha próxima busca de empregos! Se for possível, gostaria de dicas na montagem do currículo. Tenho que atualizar o meu e estou achando ele meio ultrapassadinho...como posso fazer para deixá-lo mais "descolado" sem perder a seriedade do que ele representa??? Bjs

    ResponderExcluir
  24. Irmãzinha, a sugestão tá anotada, viu? Pode deixar que vamos fazer este post com as dicas para montar um ótimo currículo! Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Ahhhh estamos em família adoro!!!

    E muito sucesso nos próximos posts!

    bjs carinhosos em todas!

    ResponderExcluir
  26. Adoro esse assunto, com certeza teremos dicas ótimas por aqui! Parabéns pela parceria!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  27. Também me interessei pela ideia da Lore: como deixar o currículo modernão sem perder a seriedade?

    E sobre entrevistas de emprego: eu adoro ser entrevistada! haha Eu fico imaginando que sou uma pessoa importante, famosa e que o entrevistador é um jornalista interessado no meu trabalho, na minha vida e tudo mais. Tem funcionado essa minha "tática"! rs

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post! Bem ao estilo do Coffee Break, um dos blogs de Érika**

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...