{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

10 de março de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: Camisa de Seda

A camisa de seda de mangas longas é um clássico que voltou com tudo. A Gi já declarou aqui sua paixão por elas, e eu particularmente acho-as muito chics. Deixam qualquer mulher elegante, sem perigo de errar.

E as camisas que andam fazendo um enorme sucesso são da marca francesa Equipment. Criada em 1975 por Christian Restoin, marido de Carine Roitfeld ex editora da Vogue Paris, a marca foi relançada em 2010 e emplacou o modelo desejo do momento, com dois bolsos na frente, originalmente criado em 1979. É claro que a Carine é a maior garota propaganda; usa sempre.



Se as camisas de algodão já são chics, as de seda são ainda mais! E combinam com produções formais e informais.

A volta não é só do modelo tradicional, semelhante à camisa masculina. Pode ter pregas, nervuras, gravata para dar um laço. E a seda pode ser opaca, transparente, brilhosa, lisa ou estampada (animal print principalmente), enfim, opções para todos os gostos.



Ficam ótimas com saias curtas ou longas, calças mais formais ou jeans, e uma graça com shorts em produções mais jovens e descontraídas.




As camisas de seda atuais têm a modelagem um pouco diferente das usadas por nossas mães ou avós. São mais amplas no tronco, as mangas não são muito volumosas e os colarinhos são menos estruturados; mais desabados.

Mas sempre vale uma busca no armário delas. Uma costureira é capaz de atualizá-las e às vezes uma simples troca de botões muda completamente uma peça.

Algumas dicas:

- Para as mais jovens: a modelagem mais atual não tem restrições. Se a camisa tiver um corte mais antigo, abuse da modernidade nas outras peças. Sapatos mais pesados, bolsas coloridas, minis, shorts etc. Usar os modelos mais antigos com sobreposições também é uma boa opção.



- Como a camisa de seda é um clássico, as meninas não tão jovens, rsrs, devem tomar certos cuidados para não dar uma envelhecida no look.

Nesse caso, esqueça as de modelagem antiga e dê preferência para as que tenham um corte atual. Ainda assim, invista em pelo menos duas peças mais modernas na composição do look. Acessórios são ótimos para isso. Um sapato menos clássico, uma maquiagem menos formal, uma bolsa mais trendy.

E POR FAVOR nada de colar ou brincos tradicionais de pérolas! NEM PENSAR! Denuncia a idade no ato. rsrsr Se quiser usar pérolas, misture-as com correntes por exemplo. Aliás, um colar bem moderno rejuvenesce instantaneamente uma camisa de seda.

Cuidado também com a dupla camisa de seda clara e jeans. Essa é uma combinação típica de mulheres mais velhas, ainda mais se usada com sapatilha. Nesse caso, invista em sapatos mais pesados e em toques de modernidade nos acessórios.


Outros bons atualizadores de look: dar uma ligeira arregaçada nas mangas, abrir alguns botões formando um decote um pouco mais ou um pouco menos discreto, ou ainda escolher uma cor ou estampa menos tradicional.


E então meninas vão aderir? Qual é o seu modelo dos sonhos? E seu look ideal para usar com a camisa de seda?


Beijos carinhosos,

Maria Ester Reis.

35 comentários:

  1. Ah, Maria Ester, já aderi, estou amando as camisas de seda, elas dão uma suavidade a nossa imagem, mesmo que optemos por acessórios pesados...Ela é a queridinha da vez e é o que chamam a peça que-você-tem-que-ter, pois, caso contrário, há um sentimento de menos valia, aliás, engraçada essa história...surgem as novidades no mundo da moda com uma sintonia incrível, em consonância com os anseios do mundo feminino, é como se a gente estivesse esperando por algo mais sutil, feminino, mas, com ares de modernidade, como vc bem salientou!
    Belo post...
    Bjs
    Lucia

    ResponderExcluir
  2. hahahaaha, não pude deixar de rir, porque lendo o post eu já imaginei usando com brincos de pérola..rs
    Eu estou louca por camisa, ainda não sei combinar e com o que usar, mas vou aderir, só percebi que não é fácil de achar as de sedas em lojas de departamento.

    Maria Ester suas dicas são preciosas, estou adorando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi e Maria Ester...

    Estou in love com as camisas de seda e, claro que, como boa consumista, estou de olho em uma camiseta de seda azul com uma laço no pescoço, ou seja, tudo que tenho direito!
    Adorei a dica de não usar com colar de pérola, não tinha pensado nisso, mas realmente denuncia a idade e fica um look um tanto quanto antiquado mais do que formal né?

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Gi e Maria Ester! Dicas maravilhosas.Já estou procurando uma camisa! Enquanto isso, vou olhar no armário da minha mãe! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Ester e Gi, realmente pérolas com camisa de seda não dá, fica muito formal e antiquado. Atá já usei, mas quando eu era mais novinha, para parecer mais velha, rss, coisa de advogada recém formada querendo fazer "pose de conteúdo". Mas o tempo é o senhor da razão, né? E quando nós ficamos mais maduras e mais experientes (aleluia!) queremos aparentar menos idade, rs! Eu adoro pérolas, mas com peças de outros tecido, malhas, seda não!E com calça jeans também acho meio estranho, lembra o look preferido de uma tia minha que gostava de se vestir assim...Bjocas.

    ResponderExcluir
  6. Giiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!
    Hj não to muito legal pra comentar, mas vi um filme e lembrei de vc, aliás já vi umas 3 vezes... Advinha??
    O Diabo veste prada!Adorooooooooo esse filme!Os looks, sapatos bolsas...
    beijão Giii!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi e Maria Ester!!M. Ester, vc fez história da moda?? ou é uma curiosa estudiosa? Adoro suas dicas!Tenho duas camisas de seda...uma estampada tipo túnica e uma tradicional cor palha, adoro essa última q para dar um ar moderno, uso com as calças do meu marido e cinto de onça...como boa integrante do LOA!! rsrsrsr
    Bjs
    Marcela

    ResponderExcluir
  8. Japa querida eu já vi esse filme umas 5 vezes, adoro tudo e não me canso nunca de ver aquele figurino maravilhoso! são perfeitos!
    Ahh e a Maria Ester arrasa sempre né meninas? adorei as dicas, é sempre uma aula!
    bjs em todas

    ResponderExcluir
  9. Uso camisa de seda há quase 20 anos (desde os meus 16), coloco pérola e não me sinto velhinha com isto! rsrs É tão gostoso e confortável! Fiquei com vontade de apostar agora em outras cores, além das brancas e nudes q tenho.

    bjoks

    ResponderExcluir
  10. LUCIA querida e voce as usa muito bem! Acho que o interessante delas é mesmo a mistura do feminino do material, com o masculino do modelo.

    REJANE muuuuito obrigado pela palavras de incentivo. Mas vc tem razão, as camisas de seda são difíceis de achar em lojas mais acessíveis. Mas as de algodão também estão valendo. Uma boa opção é achar um modelo que lhe caia bem, comprar uma seda bem bonita e levá-la para uma costureira.

    MEL é uma chiqueria só!

    CARLA e eu imagino que essa camisa vai logo morar na sua casa. hihih E realmente as pérolas dão um ar antiquado e formal para elas.

    ANA CLAUDIA boa caçada!!

    FÁ amei o "advogada com conteúdo" rsrsrs E realmente depois que ficamos um pouco mais madurastemos que tomar cuidado. Sabe outra coisa que acho que não rola? É roupa vintage ou de brechó! Se não tomarmos cuidado fica com a mesma cara da sua tia que usa a camisa com jeans! rsrsr

    MARCELA sua camisa deve ficar linda no look que descreveu. E voce chegou perto, pois fiz História. rsrs O resto fica um pouco por conta do curiosa estudiosa, e talvez um pouco mais por minha mãe ter sido costureira e eu ter aprendido muito observando-a e às suas cliente.E acho que a Gi deveria fazer carteirinhas para as integrantes do LOA, o que vc acha?

    GI, obrigada querida. E voce me fez lembrar o meu marido que às vezes vira e fala; "agora senta que lá vem aula". rsrsr Ou então quando no meio de uma conversa começo a estabelecer relações ou ligar algum assunto à fatos anteriores ele solta " lá vem a professora de história". Mas não fico brava pois sei que ele fala de forma carinhosa, e uma vez professora...

    ANGELA obrigada!

    DÂMARIS, a dica das pérolas foi para as mais maduras, rsrs,o que pela foto não é seu caso. E no final cada uma usa como se sente melhor. Mas quando voce estiver um pouco mais velha, verá que certas preocupações acontecem na hora de montarmos um look. rsrs Aposta numa colorida para variarsim. Além do que, não sei se voce já reparou, que a seda fica ainda mais bonita em cores mais intensas.

    Beijos para todas
    Maria Ester.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gi e Maria Ester,
    Adorei as dicas, e eu já estou na captura de uam camisa de seda, assim que eu encontrar a perfeita arremato na hora.
    bjusss

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas!!! Vou aproveitar todas!!! Parabéns!!!BJuss
    Veruska

    ResponderExcluir
  13. Gente...Adooooro essa sessão da 'MER', ela sabe muitoooo, aliada ao seu bom gosto: dicas mara!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  14. Adoro camisas. É elegante e confortável.

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  15. Maria Ester...não te conheço.... mas desde as primeiras vezes que entrei nesse blog vi que vc tem um carinho especial pela Gi, nas fotos dos encontros, te achei, e me encantei com seu jeitinho..rsrsrs..suas frases são sabias e contribui com o amadurecimento do Blog...vc reflete um grande entendimento e discernimento nesse mundo....com suas dicas (e as da Gi) consegui diversificar e muito o meu visual...como já disse outro dia preciso estar com meu look em dia e agora ficou mais facil....gostei muito dessa dupla, hein....So tenho a agradecer....bjs fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  16. Maria Ester (ícone de elegância) adorei as dicas, mas vou confessar uma coisa: sempre uso camisa com pérolas. Sabe, na verdade, gosto tanto de pérolas e acho que combina comigo que não fico parecendo mais velha (apesar de ter cruzado o cabo da boa esperança faz tempo rsss). Mas acho que tem combinar com a pessoa, caso contrário, qualquer acessório ficará pesado. Tem dias que não tenho vontade de usar nada, além dos brincos e óculos (sem esquecer o filtro solar!), em compensação, tem outros, que sou "a árvore de natal" perolada rss. O post ficou ótimo como sempre!.
    Beijos. Com amor.
    Maite.

    ResponderExcluir
  17. Olá !

    Sou uma ¨menina não tão jovem¨ (adorei!) e vou prestar mais atenção e seguir suas dicas !

    Obrigada !


    Bernadete

    ResponderExcluir
  18. Gi, um recado para todas as meninas...
    Olhem, só quem já teve o prazer de conversar pessoalmente por menos tempo que seja com a Maria Ester pode ter uma real idéia do nível e profundidade de conhecimentos a respeito de TUDO...ela só pode ter um hard drive externo, eu fico maravilhada com ela, ela consegue fazer links incríveis a respeito de qualquer assunto e quando o assunto é moda, estilo, make, história da civilização, turismo, coisas da vida, então, não tem para ninguém...uma vez ela me disse(a gente se fala baratinho pelo NET FONE, rsrs), Lucia, "information is power" e ela tem toda razão, além de tudo isso, é uma pessoa dotada com uma sensibilidade tamanha que te enternece cada palavra proferida por ela...tive o prazer de conhecê-la aqui, através da GI, e vivo sonhando em tomar um café com essa blogueira "oncista" e com a nossa colunista, além de muitas outras que seguem o Ouse e que tb me seguem...oh, coisa boa esse blog...valeu, Gi, pelo espaço, pois sei que vc não vai moderar o meu "comment" ou vai, princesa?
    Bjs para todas(desculpem-me pela intromissão, coisa de advogada, rsrs)
    Lucia

    ResponderExcluir
  19. Oi MAria Ester... eu amo os seus posts... este da camisa foi show....
    Dica super valiosa...
    Eu pirei no primeiro look da ultima foto... lindo!!!
    Super beijos pra Vc e pra Gi
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  20. Ai que tudo a "nossa Maria Ester" com um hard drive externo rsss todos os posts e coments dela são um arraso!!!. E o carinho da Lucia, da Rejane, da Mih, da Gi e das demais nos coments, existe coisa melhor que isso? Beijos em todas.Maite.

    ResponderExcluir
  21. Queridas quanto carinho!

    KELI linda como voce é vai ficar ainda mais linda e muito chic.

    VERUSKA obrigada, é bom ser útil.

    NANDA obrigada querida.

    REJANE beijão.

    MIH sem palavras para agradecer palavras tão carinhosas. Voce não imagina como é compensador saber que uma coisa que faço com tanto prazer pode ajudar outras pessoas. É muito bom e reconfortante.Beijão.

    MAITE querida, mas voce não está na conta das mais experientes! Faltam uns aninhos. Mas a dica das pérolas é só uma dica. Depois posso dizer dos enta, rsrsr, é bom evitar de usar muitas peças ditas clássicas ao mesmo tempo.E filtro solar sempre!! rsrs

    BERNADETE, obrigada. Pois é nós, meninas não tão jovens, temos que prestar atenção em certos detalhes para ficarmos cada vez melhores! Como os vinhos! rsrs

    LUCIA amiga, voce me deixa sem palavras. Também sonho com esse café, que acho que com tanto assunto vai acabar em ceia.

    RE CAVALLI obrigada. Sabe que o look que voce gostou também é um dos meus preferidos. A calça é uma pantalona de jeans maravilhosa!!

    Meninas querida beijos em todas. Muito obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  22. E meninas estou chocada com as imagens vindas do Japão.
    Devastador!!
    Sei que o povo japonês é um povo que tem muita resiliência, mas é tão horrível!
    E estão falando em 88mil desaparecidos!
    Que Deus os ajude.
    Bjss.

    ResponderExcluir
  23. Oiii..
    Nossa Maria Ester,ficou demais sua visao sobre o assunto,adoreiiii suas dicas...
    Parabens .....
    Vou correndo atras de umas para mim....

    Bjssss

    ResponderExcluir
  24. Maria Ester
    Tragédias como as do Japão me faz pensar e ponderar como nossos problemas são "pequenos" e, que no final tudo se resolve, já em relação à eles, a destruição é desvastadora...nesses momentos, com tantos desaparecidos e tantos desabrigados, vejo como somos abençoados.
    Que Deus ilumine e os ajude.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  25. Affff, q charme......
    Saudades de ti lá, hein... ve se aparece....
    Bjks em seu heart
    Vanessa Ramos
    maquiagemehtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Maria Ester querida eu é que tenho que agradecer...bjs

    ResponderExcluir
  27. Ahhh....eu faço muitas compras em Cianorte-Pr, não sei se vc já ouviu falar,multiplas marcas em confecções, e nos shoppings atacadistas de Maringá tambem....não consegui achar ainda quem venda ZARA aqui em Maringá mas estou procurando!!!!bjs

    ResponderExcluir
  28. Maria Ester, que post ótimo!

    Eu tenho duas camisas de seda que estavam totalmente esquecidas no armário até agora, você me fez lembrar delas!!!

    uma dúvida: as duas são transparentes (uma preta e outra uva), mas não pretendo usar como nas fotos, com um top pequeno... fica legal com uma segunda pele? cor da pele ou tem que ser preta?
    beijooo
    Re Mayer

    ResponderExcluir
  29. Amei o post Gi, Maria Ester esta de parabéns, super dica...Bjs...

    ResponderExcluir
  30. RE confesso que com top também não gosto muito, mas acho que suas camisas transparentes ficarão ótimas com qualquer tipo de camisete ou segunda pele por baixo. Eu tenho uma preta que uso com uma camisete de onça. rsrs
    Beijão e obrigada.

    ALDI, obrigada, que bom que gostou, beijão.

    ResponderExcluir
  31. Maria Ester, look de brechó ou vintage é perigoso mesmo, se for muito velho pode até rasgar, que nem aconteceu com um vestido liiindo que se eu não me engano a Kate Moss usou uma vez num evento, já pensou o vexame? Tudo tem seu tempo, e tem a hora de ser aposentado ou doado, por mais lindo que seja...eu nunca comprei em brechó, apesar de ter muita gente descolada e fashion que compra, e ter uma vizinha minha que tem um brechó aqui pertinho de casa com roupas bem descoladas e de grife (ela trabalhou na Maria Bonita). Tenho um certo preconceito em relação a isso, fico pensando na energia da pessoa que era dona daquela peça. Agora tenho várias peças antigas (com mais de dez anos)no meu armário que ainda não tenho a mínima intenção de me desfazer, até porque a maioria das peças mais caras que compro são clássicas, e duram anos. E não tenho medo de ficar com cara de velha não, rsrs, porque meu truque é atualizar o look com acessórios mais modernos quando as uso. Já as modinhas entram e saem do meu armário sem muito remorso, porque prefiro lojas de departamento para comprar itens mais "fashion". Até porque dois filhos pesam no orçamento de um casal que como eu e meu marido, tem a mesma fonte de renda, nosso pequeno escritório de advocacia. Mas se eu não os tivesse eu não seria a pessoa que sou hoje. Beijocas.

    ResponderExcluir
  32. FÁ sabe que tenho o mesmo preconceito que vc quanto a brechós! Fico pensando na energia da pessoa que usou a roupa...rsrs Além do mais salvo algumas excessões, aquele cheiro de môfo que brechó tem me dá uma impressão estranha.
    E voce tem razão, alguns clássicos são meio que atemporais, e se usarmos com peças modernas ficam ótimos.
    Também procuro investir mais dinheiro em peças que acho que vou poder usar por mais tempo. Modinhas que sei que passarão rápido, ou que daqui à pouco tempo não vou poder nem olhar, só comprando versões mais baratinhas mesmo.
    Pelo menos a maturidade traz sabedoria para fazer compras inteligentes. rsrsrs
    Beijão e boa semana.

    ResponderExcluir
  33. Oi Maria Ester, voltei aqui só para ler sua resposta, já que você não tem blog, rs! Adoro suas dicas. E eu nem nunca entrei em nenhum brechó, a exceção é esse dessa minha vizinha, que pelo menos não tem cheiro de mofo, e tem umas coisinhas bem legais, inclusive roupas da Daslu e importados. Mas eu não tenho coragem de comprar nada lá pela questão da tal "energia", rs. E é verdade que a maturidade nos dá essa sabedoria para fazer compras mais inteligentes, rs, se bem que em relação a isso eu sempre pensei assim, e as poucas vezes que me iludi com roupas e acessórios muito "datados" caros me dei mal, acabei dando peças novinhas, mas que tinham saído de moda...Bjocas e ótima semana para você também.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...