{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

4 de fevereiro de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: Tendências para moda inverno 2011

Terminadas as semanas de moda brasileiras, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, achei bacana fazer um balanço do que mais gostei nas tendências apresentadas para o inverno 2011.

Na verdade prefiro pensar como inspirações. Tenho um pouco de implicância com o termo tendência. Sempre me dá a impressão de algo imposto...sei lá.

Adoro usar o que está na moda, mas sempre adaptando ao meu estilo. Hoje, não usaria uma peça sabendo que não fica bem, só porque está na moda. Acho que com o tempo e um maior autoconhecimento, consegui formar um estilo próprio, e mais certeza das minhas preferências. Mas já usei calça pantalona de veludo molhado, e até clog, viu Gi?

Algumas tendências das vitrines e ruas da Europa, vistas pela Gi in loco e mostradas para nós em primeira mão, apareceram nas passarelas:

A renda, contrastando com peças mais pesadas, ou como coadjuvante, em aplicações.

Fotos 1 – Alexandre Herchcovitch 2 - Patachou 3 - Nica Kessler



As pelerines, ou capinhas. Além de lindas, acho bem práticas para nosso inverno tropical. Várias marcas no Fashion Rio desfilaram suas interpretações.

Fotos 4 e 5–  Sta. Ephigênia (o meu preferido) 6 – Reinaldo Lourenço





Já a cor camelo presente em TODAS as vitrines, aqui apareceu pouco. Mais no Fashion Rio do que no SPFW.

Fotos 7, 8 e 9 – Maria Bonita Extra



Além disso, vi também...

Muita sobreposição é claro! Por isso adoro inverno, mais peças para brincar!

Fotos 10 – Patachou 11 – Huis Clos



E saias longas! AMO! Já estou providenciando a minha. Gosto tanto com maxi suéter, quanto com sobreposição de peças mais curtas na parte de cima.

Fotos 12 - Printing 13 – Sta. Ephigênia 14 – Juliana Jabour




Transparência usada com elegância!! Sempre.

Fotos 15 – Cori 16 – Patachou 17 – Reinaldo Lourenço



E o paetê, que por incrível que pareça, continua mais uma estação. Gosto bastante sou perua assumida. Mas tenho preferido quando aparece como coadjuvante.

Fotos 18 – Huis Clos 19 – Maria Bonita- 20 Juliana Jabour




E para terminar os poás feitos com pérolas bordadas à mão do Reinaldo Lourenço. E todos os modelos maravilhosos que ele apresentou. Foi de longe o desfile que mais gostei.





As cores variaram de claras, como branco e creme, difíceis para o inverno, mas sempre muito chics. Preto, cinzas, marinho, camelo, vermelho e azul mais profundo. Um pouco de verde e de nude. Dessa vez o roxo e os tons violáceos ficaram de fora.

Quanto aos calçados, vimos um pouco de sapatilhas, ankle boots, botas, anabelas e os indefectíveis oxfords. Aliás, cheguei a pensar que estavam distribuindo de graça no SPFW, pois parecia que todas as mulheres que circulavam por lá usavam oxfords! Rsrs


Entretanto, muito do que vemos na passarela é pensado cenograficamente, para causar impacto. Quase tudo tem que sofrer mudanças para se adaptar à vida real! Mas sempre é gostoso nos atualizarmos, não é mesmo?

Vamos esperar para ver o que estará disponível nas lojas. Em geral, as mais acessíveis, costumam seguir o que “pegou” no inverno europeu e americano. Aposto que veremos muito camelo, xadrez e listas.

Vamos aguardar! E vocês meninas do que mais gostaram?



Beijos carinhosos,



Maria Ester Reis.

31 comentários:

  1. Arrasou no comentario, Maria Ester.. ja ja terá que fazer posts diarios.. beijos, Beijos para vc tb GI..

    ResponderExcluir
  2. Gi amei o post da Maria Ester, e confesso que não achei nada muito diferente nesta temporada de inverno não, basicamente o que temos visto nos blogs de fora...Maria Ester parabéns pelo post amei...Bjs e um otimo final de semana meninas...

    ResponderExcluir
  3. Maria Ester, eu também adorei o trabalho do Reinaldo Lourenço. Já o do Alexandre (com recorter em uma tom chamado por eles de pistache), não curti muito.
    Eu também preciso adptar o que vejo na moda para o meu gosto e para o meu corpo. Até acho que sou bem travada e poderia flexibilizar mais, mas não consigo.

    Beijo e parabéns pelos textos. Leio sempre e adoro suas dicas e considerações ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi dupla dinâmica, rsrs, Maria Ester e Gi! Adorei as tendências, ou inspirações como você prefere Mria Ester, mas ainda acho que a brasileira deve usar mais cores no inverno, mesmo as claras. Fica sempre tudo muito preto, marrom, cinza...ainda bem que agora tem o camelo e outras cores claras. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas
    Maria Ester, adorei seu "apanhado" as tendencias que eu usaria: print animal, camel color e rendaaa!

    mto linda suas escolhas
    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  6. Ai Maria Ester, que bom que você fez este resumão pra gente. Semanas de desfile me cansam. Na verdade tenho trauma. No meu tempo de repórter, cobri algumas semanas de moda e a confusão e dificuldade para o trabalho do jornalista se assemelha muito a uma rebelião na Febem, um afinal de campeonato de futebol, uma posse de presidente ou, pior de tudo, cobertura de carnaval. Você não imagina o trabalho e o cançaso que dá. As pessoas se atropelando; câmeras, microfones e bloquinhos batendo no rosto, furandos os olhos; entrevistados esnobes, mau-humorados (ou bêbados, em se tratando de carnaval); calor e a sensação de que nunca vai acabar. Só de pensar me dá palpitação.
    Mas, e graças a Deus que sempre tem um mas, o resultado final é sempre bonito. E seu olhar atento captou bem tudo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Muitas tendências legais pra gente brincar no inverno, né!? Louca pra chegar o friozinho!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Ester, acompanhei os desfiles de SP e não gostei de muita coisa tb.Mas as saias longas vão chegar, as transparencias,os coletes e outra dica são as palas de camisas trabalhadas,não sei se vç viu.Vimos muitos tecidos imitando veludo e bordados.Qto as cores eu não sou muito fã da camelo, prefiro tons + claros,ou o preto, marinho.Agora é esperar pra ver porque ainda temos muito calor pela frente, essa nova moda vai demorar!
    Bjs
    Nancy

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meninas.
    Fá também acho lindo cor no inverno. E um casacão claro então!!
    Vamos ver se o Camelo pega.
    Como roupa de inverno é mais cara, temos que investir mais, muitas vezes preferimos os neutros, não é mesmo? Mas sempre podemos enlouquecer com as cores em suéteres, e lenços maravilhosos. Um toque de cor junto ao rosto faz toda a diferença.
    Beijos queridas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gi, bom dia!! Também tenho uma certa restrição com essa palavra tendência, é como se tivéssemos que ter a obrigação de usar devido a imposição que nos remete. Porém, como não sigo tendência nenhuma, gosto das referências de cores (mesmo sabendo que as cores clássicas são as que predominam sempre!!!)Vou usar muito tons de caramelo(minha nova paixão)com cinza, azul marinho, preto e marrom. As combinações entre elas, ficam incríveis!!! Muito bom o post de hj.
    GI, quando puder, dê uma olhadinha no meu blog, tem uma dedicação e agradecimento à vc!!! Bjsss
    Tenha um ótimo final de semana!! ^.^ Flá

    ResponderExcluir
  11. Gi, olha la na barra lateral direita do meu blog..vc é a inspiração do dia do Infinite

    ResponderExcluir
  12. Maria Ester (meu ícone de elegância) acho que de longe as peças do Reinaldo Lourenço são as melhores!E concordo com a Solange que os desfiles são meio cansativos, mas nada como um "apanhado geral" feito por quem entende como vc!.Beijos em todas. Com amor. Maite.

    ResponderExcluir
  13. Maria Estér, como sempre arrasando nos posts!!!!
    Não sei porque vc não tem um blog próprio,já disse e repito, vc escreve muito bem!!!!
    Quanto as tendências de inverno,só não sei se usarei as saias longas, tenho a impressão que não são feitas para baixinhas ,como eu,rsrsrsrs.
    Amo a cor camelo, acho que fica muito chique, além de fugir um pouco d preto e cinza(cores básicas de inverno).
    Já estou esperando pelo próximo post,rsrsrsr.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. uau, dois dias longe e quanta informação!! Não gosto de acompanhar essas semanas de moda, acabo achando tudo horrível... então, obrigada Maria Ester por "trocar tudo em miúdos"... e valeu a dica passada do protetor facial da Roc, é maravilhoso!
    bjs Carolina

    ResponderExcluir
  15. oi Gi... cadê vc hj??? bjs Carolina

    ResponderExcluir
  16. Meninas hj eu fiquei em off o dia todo uma pena! mas logo estou de volta!
    bjs em todas e um ótimo fds!
    tudo de bom sempre!
    gi

    ResponderExcluir
  17. Gi,
    Adorei o resumo... uma dupla e tanto nos informando as inspirações.
    Mas ainda estou esperando o look de hoje...

    ResponderExcluir
  18. Ai que post delicioso! Fácil de entender e com um mega conteúdo!
    Praticamente uma aula.
    Tb amei o desfile do Reinaldo Lourenço, acho ele um gênio... sonho de consumo! Virginiana adora detalhes e ele é o máximo nessa 'categoria', tudo delicado.

    Ah Gi.. invejinha de vc por ter a Maria Ester... tb quero...hihihihihi

    Beijo enorme para as duas que tanto me inspiram.

    ResponderExcluir
  19. FERNANDA,ALDI e CLAH, obrigada pelo incentivo meninas.

    DRICA,segue o lema da Gi e procure ousar pelo menos um pouquinho,sempre.

    KAMMY, apesar de não ter aparecido muito nas passarelas, o animal print vem com tudo mesmo. As lojas já estão ficando repletas. E também vou entrar com tudo na renda!! Adoro.rsrsrs

    SOLANGE querida sempre me prestigiando. Obrigadíssima. Como vc vai? Imagino o cansaço e a correria de uma semana de moda. E tem gente muuuuito esnobe mesmo.Principalmente na semana de moda. Tenho uma amiga que diz que na maioria dos casos é tudo carão, e que moram num quarto e sala e ganham uma miséria. rsrsrs

    TATI, tb estou louca pelo frio. Apesar de não ter nenhuma novidade, acho que as propostas apresentadas favorecem muito as mulheres em geral!

    NANCY, tb gostei muito da mistura de texturas. Infelizmente a moda ainda vai demorar, pelo menos para mim que detesto verão. Mas o bacana de saber as tendências antes, é que podemos garimpar algumas peças que vão continuar na moda nas liquidações de verão.

    MAITÊ, adorei conhecer sua "carinha"!! Que linda. Vc é sempre um amor. O Reinaldo foi lindo mesmo não?

    DRIX, sempre uma querida comigo. Mas acho que escolhendo o modelo com a proporção certa qq coisa fica bem em vc!!! Com essa carinha...e o corpinho!! Uma saia escura bem comprida, 2 dedos do chão e cobrindo o sapato, usada com a parte de cima tb escura deve funcionar muito bem para vc.

    CAROLINA, que bom que gostou do apanhado. rsrsr E o protetor da Roc é mesmo muito bom!!!


    Meninas, muito obrigada por tantas palavras carinhosas e de incentivo. A Gi abriu tão generosamente seu espaço para mim, e estou amando.
    Um beijo bem grande em cada uma.

    ResponderExcluir
  20. OI Maria Ester, concordo contigo em vários pontos. Parabéns pelo post!

    bj

    ResponderExcluir
  21. Adoroo essas suas aulas de moda, viu Maria Ester?
    Olha, eu sou meio quadrada pra essa coisa de moda, não acompanho tendências, não gosto de oxford, gosto de me vestir para me sentir bem, na verdade!
    O que mais gostei mesmo foi da renda e dos paetês. Adoroo um paetê e acho renda muito feminino.
    Beijos e, mais uma vez, amei o post!
    Você é demais, Maria Ester!

    Beijos.
    E beijo pra Gi!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa e realista a análise de Maria Ester quanto ao SPFW. Abordou todos os aspectos com profeciência e de uma forma tão leve e natural, como se estivesse batendo um papo com as leitoras e seguidoras. Para mim, fica a certeza de que nós aqui no Brasil temos talentos maravilhosos no mundo fashion, que tem a vantagem de trabalharem as coleções já cientes do que ocorreu na estação planejada, na Europa, e, com isso, nada mais fazem do que repaginar o que já deu certo, eliminando o que não "pegou" lá fora. Tudo fruto da globalização, da rapidez de informações. Exemplo disso é o uso da cor camel que todas as que estavam antenadas com o mundo fashion europeu já estavam apostando principalmente em acessórios dessa cor em seu dia a dia. Somente nos falta é preço adequado e competividade com qualidade, pois, nós, as brasileiras, ficamos na torcida para que os magazines mais populares produzam peças de acordo com as "tendências"(aliás Maria Ester já me deu uma aula sobre os trend books) e com preços que não sejam exorbitantes, do contrário ficamos refém das grandes marcas que monopolizaram o vestuário feminino, com peças de qualidade mas de preço absurdo. Tenho a impressão, contudo, que as tendências têm se estendido por mais tempo do que outrora. P.ex, o brilho, mesmo que sutil, continua e já está há algum tempo, a renda, tb...Então, tenhamos sensibilidade para investir em peças que possam nos acompanhar por algum tempo, sem nos atrelarmos a uma moda descartável...Fica aqui uma idéia...não sei se me irão atirar pedras, rsrs
    Valeu, Maria Ester! Valeu, Gi!
    Beijos
    Lucia

    ResponderExcluir
  23. CARLA querida obrigadíssima. O Reinaldo é o máximo mesmo. Sou Reinaldista tb!rsrsr O que eram aquelas peças transparentes cobertas com tiras finíssimas de couro, como o preto que postei!! Mas o preço é absurdo mesmo. Não sou virginiana mas tb sou louca, e atenta, para detalhes.
    SIMONE tomei enjôo de oxford!! Mas para quem gosta, é o que mais se vê nas lojas. Pelo menos por enquanto! Obrigada pelo carinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ei meninas onde estão todas, curtindo o sol?Hj aqui em Santos tá tãaaaaao forno que eu nem consegui ir a praia c/ as cçs, to aqui rezando pra anoitecer pra melhorar um pouco...A noite eu e o maridão vamos a Sao Paulo cair na night, jantar e dar uma esticada.As cçs vão pra minha santa mãe, eu mereço!!
    Quem sabe eu não te encontro,onde vç vai no sabadão?
    Bjs on saturday
    Nancy

    ResponderExcluir
  25. . Oi Gi querida, vi seus últimos looks e como sempre divina, aquele com casaco branco fiquei facinada.
    . Estou aqui tentando me controlar para não atacar as guloseimas do amado, risos.
    . Comentário do celular por isso será curtinho, risos.
    . Beijinhos mil.
    . Excelente final de semana.
    . Fique com DEUS e um pensamento Nele: “'Senhor Jesus: Perdoa meus pecados. Amo-te muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre  com tua luz  preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos”.
    . http://augusta-emagrecendo.blogspot.com.
    . augusta.contato@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Gi, venho acompanhando o seu blog a um tempo, mas estava esperando ver TUDO para poder comentar. Enfim, amo tudo que vejo aqui. Breve seremos colegas de profissão. E vc tem me inspirado a ousar em meus futuros looks como advogada. Todos os dias entro aqui! E agora irei comentar sempre.
    Beijo,
    kah

    ResponderExcluir
  27. Lucia querida que bom tê-la de volta.
    Sabe que outro dia estava comentando com meu marido isso. Como hoje em dia viajamos e parece que não tem mais novidade.Parece que o que vemos nas vitrines daqui de SP é praticamente igual ao de lá fora. Quando eramos novas, as "modas" demoravam 6 meses, um ano para chegar aqui, e mesmo assim não era tudo.E os discos então? Se não tinhamos aquele amigo descolado que trazia de alguma viagem, demorava um tempão para chegar!!!E viagem era tão cara que não era para qq um!
    Agora parece tudo na maioria das vezes tão pasteurizado! Mas vc tem razão, só falta preço competitivo.
    Acho que a "permanência" de algumas tend~encias não deixa de ser fruto da crise econômica, que fora so Brasil foi bem ruim. Não dá para descartar tudo em cada nova estação.
    Mas até comentei acima, peças de qualidade e com uma pegada mais clássica sempre dá para usarmos, compondo com peças atualizadoras do look.
    Beijo grande, bem vinda.

    ResponderExcluir
  28. Oi Gi, ontem fui pra praia e aconteceu uma coisa engraçada que preciso te contar. Fui comprar uma saida de praia e parei pra pensar o que "você" ia achar.. achei muito engraçado. Depois passa lá no meu bloguinho. É que quando vc responde no seu próprio blog eu não vejo a resposta.
    See you
    Ale

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas e amei as tendências!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...