{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

5 de fevereiro de 2015

Amamentar é um ato de amor e dedicação...mas dar a mamadeira não irá te fazer menos mãe...

Oii meninas, o post de hoje é muito pessoal e foi escrito com muito carinho, principalmente para as futuras mamães...a minha experiência com a amamentação!

Quando seu filho nasce, em meio toda a comoção desse momento, da sua alegria, da família, seu pitiquinho ou pitiquinha chega todo fofo, com um biquinho de passarinho, pronto para ser alimentado e você ainda sob o efeito da anestesia em todos os sentidos se pergunta...e agora, vou conseguir amamentar meu filho?

É uma responsabilidade imensa, ao mesmo tempo o ato mais simples da natureza, dos mamíferos e, pensamos...não vamos complicar, tudo vai dar certo! E lá vai seu pequeno sugar com toda força do mundo o alimento de sua sobrevivência...e realmente é a cena mais linda desse mundo, dar a vida e conseguir alimentar essa vida com seu próprio leite é maravilhoso.

Para algumas mulheres nada de dor, nada de complicações, para outras a dor é imensa, o bebê não consegue sugar ou pegar de forma correta, o leite demora a descer, o peito pode rachar, sangrar...

No meu caso, o Daniel nasceu e foi direto para a U.T.I, o peguei no colo por segundos e só consegui subir umas 6 horas depois, pois insisti muito com as enfermeiras, subi com muitas dores, mas queria ver meu filho e alimentá-lo...

E eu consegui...logo de primeira meu pitico acertou a pega, mamou com vontade e não parou mais, nos 3 primeiros dias não doeu nada, mas quando o leite realmente desceu, não me esqueço da dor imensa que senti, mal consegui tomar banho e, foi a primeira vez que chorei de verdade, doia o peito, doia o corte da cesárea e, meu menino ainda estava em uma incubadora na U.T.I, chorei muito, muito mesmo, mas tudo passou...

O Daniel ficou internado na U.T.I por 25 dias, eu me hospedei em um hotel ao lado, pois ele mamava tão bem que não queria ficar longe dele nesse momento, acordava de madrugada e de pijama mesmo saía do hotel e ia para o hospital (vaidade passou longe kkk)

E Daniel só mamava no peito, ganhou peso e amamentar se tornou algo prazeroso, o nosso momento do dia mais especial, o momento que ele era só meu e de mais ninguém, são tantos sentimentos bons, que não iria conseguir descrever tudo isso com palavras...amamentar é um ato de amor e dedicação!

E fomos assim, leite materno exclusivo até o terceiro mês, Daniel nasceu pitico mesmo, com 2,160 gramas e 46 cm e nesses 3 primeiros meses, não perdeu peso, mas também não ganhava muito...desde o hospital sempre tive leite, mas pouco, as mamas não enchiam tanto entre uma mamada e outra, conversei com minha médica e comecei a tomar remédios para aumentar a produção e também tomei muito Chá da Mamãe da Weleda e muita água, muita mesmo!

Depois da consulta do terceiro mês comecei a perceber o Daniel muito irritado, chorando mais para adormecer e estranhei muito, pois ele sempre foi bonzinho, não chorava, não teve cólicas e, mesmo assim ele adormecia no meu colo, mas notei que tinha algo estranho e pensei...deve ser fome!

Conversei com o pediatra dele, um nutrólogo muito experiente e tranquilo e, com toda a sinceridade do mundo ele me disse que o Daniel realmente engordou muito pouco, mas que a amamentação era muito importante nesses 6 primeiros meses e, que deveria continuar tentando, mas que poderia complementar e ver o quanto o Daniel aceitava do leite artificial na mamadeira.

Confiei no meu pediatra e no meu coração e passei a dar o peito e a mamadeira, o pitico mamava os dois com tanta vontade!! Em um mês engordou tudo o que não tinha engordado antes e voltou a ser o bebê tranquilo e feliz que ele sempre foi!

Mas meu leite ia secando a cada semana, aumentei dosagem de remédio, tomei outros tipos de chá, mas nada deu muito certo e com 5 meses e meio , o meu leite secou de vez...fiquei muito triste, chorei muito, não ia ter mais esse momento tão único com meu menino...

Sequei as lágrimas e pensei...caramba...já me aconteceram tantas coisas para chegar até aqui, foram 5 anos tentando ter um filho, gravidez ectópica, a perda dos meus gêmeos no sexto mês de gestação, Daniel ficou por quase um mês na UTI e eu o amamentei lá em todos os horários e, me dei uma bela bronca... disse chega de chorar e reclamar, a vida foi muito boa me dando a chance de ser mãe e, não serei menos mãe alimentando meu filho com uma mamadeira!

E assim continuamos com nosso momento único e especial, olho no olho, continuamos com nossa ligação, nossa cumplicidade, pois ser mãe é atitude, sentimento e carinho e cada mulher tem a sua história, tem suas razões, motivos, medos e ansiedades, mas sempre será MÃE.







E essa foi a minha experiência com amamentação, pensei muito antes de publicar esse post, pois o mundo da maternidade é muito complexo, cheio de opiniões, dicas, professoras,  muito cruel e competitivo, as próprias mães se julgam muito! 

Hoje raramente me manifesto, dou dicas ou conselhos sobre maternidade(só posto fotos do meu fofucho! kkk), mas já fiz muito isso com minha irmã e amigas, até tentando ajudar (peço desculpas pela intromissão!) mas a grande verdade é que você só se torna realmente mãe quando tem um filho para cuidar!

Fui mãe mais velha e, talvez isso tenha me deixado até mais paciente e tolerante com conselhos, dicas e afins...amo redes sociais e, nesse novo mundo passei a me interessar por blogs maternos (tem uns ótimos, outros bem loucos kkk) , fui convidada para participar de alguns grupos, mas sinceramente, cansei da maioria...

E não aguento mais a expressão "...criação com apego..." "...maternar é..." "...amor é livre demanda...livre criação..." "papinha gourmet" " meu filho não escuta músicas ou vê desenhos comerciais...Hããã ?

E existe criação sem apego? Existe falta de amor na mãe que tenta seguir alguns horários? Que tenta estabelecer rotina? A comida do nosso filho tem que seguir receitas elaboradas? Quem é menos mãe por de vez em quando ficar "fora da casinha dos bons conselhos" , dançar como uma galinha azul famosa ou deixar o filho ver o desenho com uma porquinha simpática e mal educada kkkk ?

Na minha opinião " maternar é cuidar e educar seu filho de acordo com seus princípios, sem tentar estabelecer "certo ou errado" para a outra mãe...

Mas com esse desabafo, tb estou julgando essas mães...então o melhor há fazer é não seguir ou participar de nenhuma conversa desse tipo sem stress...

Se vierem me perguntar...vc cria seu filho com apego? Respondo...Não, ele nasceu tão independente que está se virando bem sozinho ...
Ops...
#momentosaraiva #desculpemodesabafo




 Meu melhor conselho para a maternidade? 

Mamãe feliz, tranquila e segura, deixa o bebê mais feliz também! Acredite em você como mãe e confie nos seus instintos! Como diz a propaganda...Você será uma ótima mãe, minha menina!


bjs carinhosos
Ouse ser a mamãe que você é




28 comentários:

  1. Gi, adorei o post. Não sou mãe e provavelmente não serei, mas ainda assim, acho irritante essa mania que as pessoas têm de sempre ter razão e impor opiniões, rótulo... Afff... Convivo com isso todos os dias, VC não tem filhos?? Não sabe o que é ser mulher, não é completa, não sabe o que é amor... #aproveiteiedescarreguei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariela como as pessoas são curiosas, né? Hoje eu aceito e acredito na mulher que não quer ter filhos, pois eles são maravilhosos, mas também mudam tudo e temos que aprender a respeitar as diferenças, né?
      Agora eu escuto ...e vc vai tentar outro, né? Juro que nem respondo...foi uma luta chegar até aqui, já estou com quase 40, não tenho gestações simples, então nem penso mais nisso...mas tb nem tento explicar kkk

      bjs carinhosos

      Excluir
    2. Eu não tenho filhos pq meu marido é vasectomizado e quando escolhi ficar com ele fiz essa escolha por tabela, para não o expôr para pessoas próximas digo simplesmente que não quero ter filhos, mas sempre sou crucificada pela resposta.

      Excluir
  2. Sempre leio, mas ultimamente não comento, mas hj é troca de experiências não é? quem nunca chorou pq o leite secou??minha filha com 40 dias não mamava e eu uma vaca holandesa, sempre fui tranquila e minha vó dizia que leite de vaca curava bb de todos os males da fome rsrsrs então com 41 dias minha filha mamou leite e maisena por conta minha, com a barriga cheia dormia feliz. Já com o segundo foi tudo diferente, ele mamava igual bezerro e eu a vaca holandesa ali.... kkkkk Os filhos crescem, nos aprendemos muito desde o chorinho até o dia do Txau mãe ... viver é isso, sem regras ou bitolas, cada mãe cria a sua maneira, daqui uns 20 anos qdo lembrar disso tudo vc vai chorar é de saudades e gratidão a Deus por tudo que esses "piticos" nos proporcionou, vale cada segundo em casa com eles! parabéns, seu bb esta lindo, continue no seu caminho pois a "mostra" esta perfeita" bj no seu grande ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh minha querida, obrigada por deixar sua experiência como mãe...te acompanho e sei que criou filhos lindos, filhos que criaram asas, filhos que estão descobrindo o mundo, juro que até já sinto a saudade e a dor no coração que vc está sentindo, hoje só penso em cuidar e proteger meu menino de tudo...
      Mas peço a Deus todos os dias, saúde e sabedoria para criar um bom menino, para que ele se torne um bom homem, para que eu faça o meu papel de mãe!
      Muitos bjs

      Excluir
  3. Eu acho o mito da amamentação muito cruel e com a mãe e a criança! Meu filho perdeu 600g em 21 dias pq meu leite era pouco, ou fraco ou sei lá o que que dizem ser lenda. O fato era que peito não o sustentava, tanto que ele emagreceu, ne? E eu ainda insisti em mamadeira e peito, mas ele simplemente O-DI-OU o peito! Se colocasse na posição de mamar gritava, endurecia o corpo, esperneava..... Ai eu ainda achando que meu filho estava condenado à morte, pq né bebê que não mama no peito tem diarreia, é sujeito a doenças, não tem anticorpos da mãe.... bla bla bla comprei a bombinha. Pelo menos vai receber o meu leite milagroso! Mas quem inventou a bombinha era homem e colocar um peito dentro de um tubinho de vidro, é tortura! Não dei conta.
    Enfim, meu filho cresceu mamando leite de vaca e não morreu, não foi mais doente do que outras crianças da mesma idade, nem menos inteligente. E penso que não me ama menos por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val amei seu recado, tão sincero!! E como nos cobramos né? E tem toda razão quem criou a bombinha de leite foi um homem que nunca sentiu esse tipo de dor kkk
      A amamentação é muito importante, protege muito o bebê, mas isso não garante a melhor saúde, o melhor crescimento, mais amor...
      Enfim temos que ser a mãe que conseguimos ser!!
      bjs carinhosos

      Excluir
  4. Saudade desses seus posts... Eu te acompanho há tanto tempo, sei de tudo que você passou e te ver assim feliz e realizada é tão bom! Sinto tanto como se vc fosse muito próxima e uma pessoa por quem sempre vou torcer!
    Honestamente já me irritei muito com a patrulha dos outros, de perguntar de filho, de dar pitaco na vida... Não tem jeito, isso não muda! As pessoas são assim!
    Continue seguindo o seu lindo caminho, tenha muito orgulho de tudo que você passou e do pitico mais lindo que você tem!

    Beijo grande!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como tem gente patrulhando nossa vida, né? Mas hoje aprendi a ser mais tolerante e nem responder, ou melhor responder o que as pessoas querem ouvir kkk bem mais fácil ...
      Obrigada pelo carinho!
      bjs carinhosos

      Excluir
  5. É por isso q eu AMO tanto este seu cantinho!!!!!! Pois vc escreve como um ser humano, com suas virtudes e tudo mais, simples assim!!!!!

    Com toda certeza o Daniel tem a melhor mãe do mundo!!!! Continue assim!!!

    Abraços, Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, muito feliz por transmitir esses sentimentos...

      Obrigada
      bjs

      Excluir
  6. Parabéns pela mãe e mulher maravilhosa que vc é !!!

    Andréa

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu amo seu blog, não deixe nunca de escrever nele! Realmente esse mundo virtual anda meio sem nexo, pessoas querendo ser melhores que as outras o tempo todo e em tudo... Te acompanho desde a sua primeira gravidez e nunca comentei, mais diante deste texto não pude deixar de vir aqui te dar os parabéns e dizer o quanto eu te admiro como mulher, e não perca nunca essa essência! Muita saúde a você e sua família, que Deus te proteja cada dia mais!!!

    Mônica Ribeiro / SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, tudo bem? Obrigada por comentar, por me acompanhar há tanto tempo! Luto muito para não perder minha essência, continuar sendo sincera...mas agora um pouco mais tolerante ...Muitas benções para sua família também!
      bjs carinhosos

      Excluir
  8. Olá, querida!!! Que saudade!!!

    Adoro sua sinceridade, é isso que nos faz sentir tão próximas de você.
    Esse "drama" de peito rachado e pontos da cesariana doloridos passei por duas vezes, realmente não é fácil, mas tudo compensa quando vemos a carinha dos nossos filhos. É muito amor!!!!
    Dei mamadeira e peito para minhas filhas desde o 2º mês, e mamaram no peito uma até 9 e a outra até 5 meses. Cresceram muito saudáveis graças a Deus. Não conseguia imaginar minha filhas somente com o peito até o 6º mês, sempre achei muito pouco, desde o início dei água e suco (a partir do 3º mês).
    E seu pitico está lindo!!!!!!! Muito gostoso!!!!
    Amei as fotos do batizado!!! Seu look está perfeito, a decoração estava linda e claro a estrela do dia, o Dani, estava divino.... como sempre vc tem excelente bom gosto.
    É tão bom vermos as pessoas realizando seus sonhos.... Você merece!!!!

    Abraços!!!!
    Josi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi obrigada!! Parabéns por ter superado tantos obstáculos e ter conseguido amamentar suas filhas! Com o Daniel tentei só o leite mesmo até o 6 mês, só aí dei água e frutas! Sucos eu evito um pouco, pois ele come bem as frutas e, agora já almoça, janta e aceita bem os alimentos! Um gorducho lindo!
      bjs carinhosos em sua família

      Excluir
  9. Gi, adoro mães sinceras como vc, que expõe não só os acertos, mas os medos também, eu tenho duas meninas e a minha postura é igual a sua e posso dizer que cheguei a conclusão que os piores julgamentos vem de outras mães e que o importante é seguir nossos instintos e buscar ser a melhor mãe que eu posso ser!!
    Bjnhos em vcs dois!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria as mães mentem e julgam muito , né? É assustador ver nas redes sociais tantos comentários maldosos e até entre amigos e família, as mães que deveriam entender todos os medos e alegrias se ajudam muito pouco!
      Sempre fui sincera e como mãe continuo assim, não minto sobre nada, não aumento e não invento kkk

      bjs carinhosos

      Excluir
  10. Amamentação é assunto simples e complicado ao mesmo tempo, né? Algumas mulheres sentam, colocam o seio para fora e pronto! O leite jorra, o bebê mama e a vida segue! Para outras não é tão simples assim...isso prova que somos únicos e que, mesmo a maternidade, é única para cada uma de nós. Cada uma tem uma história de vida, de gravidez, de filhos...também não dessas "regras" que são impostas hoje em dia! Acredito em sentir cada filho como ele é e criá-lo segundo suas necessidades! E como muito colo, de preferência! A vida passa muito rápido e eu, pelo menos, não posso perder nenhum momento ao lado dos meus filhos! Beijo e parabéns pelo post!

    Vanessa Bolzan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van vc falou tudo sobre o colo...não o nego de jeito nenhum, o Daniel sempre foi bonzinho, mas só adormece no colo e não tentei e nem irei tentar mil técnicas para que isso não aconteça, pois o tempo passa muito rápido, logo ele nem cabe mais no colo.
      E ainda assim sou firme como mãe, ele adormece, o coloco no berço e geralmente ele dorme a noite toda, estou ali para dar segurança, aconchego e tb não quero perder esses momentos únicos!
      bjs carinhosos

      Excluir
  11. Perfeito ... O meu filho mais velho acabou com o bico do peito , achei que ia ficar torto , pois a saliva dele era como um acido . não consegui amamentar ele, mais os outros dois sim mamaram o tempo de um ano e meio cada um. só parei porque não aguentava as mordidas, hó dó .kkkkkk
    Quanto a desenhos permita ele ver o que você viu. Afinal o filho é seu e não delas . Beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joselma imagino as mordidas kkk Danie está com 9 meses e já tem os dois dentinhos de baixo e os dois de cima já apontaram e ele já me morde kkk
      Parabéns pelos 3 filhos!! Uma grande família!!
      bjs carinhosos

      Excluir
  12. Postei um comentário sera que não foi .

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, eu sigo meu coração com meu filho de 1 ano e 5 meses, tenho a nossa rotina, ele adora galinha pintadinha, de vez em quando dá um gole no refrigerante, ainda não consegui tirar o peito apesar de ouvir várias criticas quanto à isso, vou seguindo rezando para no tempo dele ele deixar o peito, porque eu não tenho coragem!!!

    ResponderExcluir
  14. Gi, que testemunho maravilhoso, amei, amei!!!
    Penso como vc, meu caçula tb ficou na UTI, eu mal pude amamentar, a mamadeira estava "proibida", sofremos muito. Hoje ele está com 10 anos :)
    Suas palavras me emocionaram, obrigada por compartilhar sua força e discernimento.
    Tudo sempre lindo para vcs!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Nossa Gi o seu post me representa! E muito!
    Sou nutri de formação e na minha primeira gravidez nem imaginei não ter sucesso com amamentação, pra mim era tão natural qnto respirar. Com 7 dias de vida, cria internada por desidratação pq não mamava como deveria (tava só no peito). Fiquei muiiiiiito frustrada na época mas segui em frente. Hj ele já tem 5 anos e conto nos dedos quantas vezes adoeceu, ganhou um irmão que tem 1 mês e que deixou em carne viva o meu seio ajudando o histórico de pouco leite. Conclusão: complemento + seio (ajustei a pega, remédio, bombinha) Não podia deixar a história se repetir....
    Muito obrigada por relatar o lado real, pois essas cobranças são chatas a beça! Bjos

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...