{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

11 de setembro de 2013

DICAS DA MARIA ESTER: existe esmalte antialérgico?

Oi meninas tudo bem?  
Outro dia no Instagram começamos a trocar informações sobre esmaltes antialérgicos. Na verdade alguém fez perguntas numa postagem da Gi e ela, sabendo que tenho alergia, pediu para que eu desse uns esclarecimentos.
Achei que seria interessante explicar um pouco aqui no Ouse também.

  Na verdade não existe esmalte verdadeiramente antialérgico.

O que existe são marcas que tiram de suas fórmulas certos elementos que são mais propensos a provocarem alergias. Mas em princípio qualquer um dos outros componentes do esmalte dito antialérgico pode provocar alergia, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.
Algumas marcas adotam por sua vez o termo hipoalergênico – hipo (grau inferior/escassez) + alergênico. Indicando um produto com menos potencial alergênico, mas não deixam muito claro o que é retirado da fórmula.
Alergia a esmalte pode aparecer em qualquer época da vida. Eu, por exemplo, usei tranquilamente até os 28 anos qualquer esmalte e acetona. De um dia para outro passei a ter alergia nos olhos. Sentia coceira e uma leve erupção nas pálpebras. Aliás, é nos olhos que acontecem a maioria das manifestações alérgicas a esmalte. Mais do que propriamente nas unhas ou dedos.
Como minha mãe tinha essa alergia desconfiei logo do que poderia ser e procurei um alergista. Fiz um teste e o resultado foi que tenho alergia a alguns derivados do petróleo. Formol (formaldeído), tolueno, acetona, benzenos etc. Infelizmente, como a maioria das alergias, essa não tem cura e você tem que suspender o uso do produto. Na época que a minha se manifestou aqui no Brasil não existiam esmaltes livres dessas substancias. Quando dava trazia de fora, já que lá faz tempo que muitas marcas retiraram-nas de seus produtos.  Fiquei muito tempo sem usar esmaltes (snif). Tive também que suspender o uso da acetona e substituir por removedores sem acetona, o que na verdade é bem menos agressivo e saudável para as unhas.
Na verdade tenho sorte, porque sou alérgica justamente as 3 substâncias que mais comumente causam as alergias e que estão sendo banidas das fórmulas por aqui também. 



De um tempo para cá talvez você tenha reparado que começou a aparecer em algumas embalagens de esmaltes nacionais uma nova nomenclatura - “3 free”.
A indústria brasileira resolveu normatizar essa bagunça de denominações e criar esse termo, sinalizando que o produto é livre dos 3 elementos que mais comumente provocam alergia - tolueno, formol, DBF, as 3 substâncias do mal rsrs.
Fica bem mais claro para o consumidor e bem menos vago que o termo hipoalergênico (pouco explicativo) ou antialérgico (pouco correto).

As 3 substâncias ausentes nos esmaltes 3 free são:

Formaldeído (formol) – presente em algumas resinas aumenta a aderência, o brilho e a durabilidade. 
Tolueno – derivado do benzeno é o solvente tradicional do esmalte.
Dibutilftalato (DBF) – aumenta o brilho e a flexibilidade.

Formaldeído e Tolueno são as substâncias que mais causam alergias. Entretanto, qualquer outro componente da fórmula pode provocá-la, por exemplo, um corante. Nesse caso, o fato do produto ser 3 free infelizmente não fará diferença. Na dúvida o melhor é fazer o teste alérgico mesmo.
É bom destacar que as três substâncias podem facilmente ser substituídas sem prejuízo da qualidade das fórmulas. O que já acontece em muitos importados e num número cada vez maior de nacionais. O esmalte fica apenas um pouco mais caro, mas acho que vale à pena pagar a mais para usar um produto mais seguro. Lembre-se que como qualquer alergia você pode usar o produto durante anos, ir sensibilizando - e pronto! - de um dia para outro desenvolvê-la como aconteceu comigo.


E como descobrir se o esmalte é 3 free se não vier destacado na embalagem?
Lendo os rótulos minúsculos ou entrando nos sites que em geral 
disponibilizam essa informação. Não tem outro jeito.


Nem todas as marcas nacionais adotam a nomenclatura 3 free. Algumas apenas indicam no final da lista de ingredientes serem livres de formaldeído, tolueno e DBF.
Marcas como Risqué e Impala têm linhas 3 free pobres e com poucas cores, que ainda chamam de hipoalergênicas. (atualização nov 2014- a Risqué agora tem toda a sua linha 3 free)
A Colorama tem a maior parte de sua linha (exceto os de tratamento e Única Camada) 3 free apesar de não indicar.
Ludurana, Derma Nail, Argento, O Boticário, B.u, Le Lis Blanc Beauté são 3 free, mas nem todas usam essa nomenclatura. A Speciallitá tem atualmente a maioria de sua linha 3 free, inclusive indicando isso mais visível nas novas embalagens. Se não estiver indicado na frente do vidro ou bem pequeno junto à lista de ingredientes é uma embalagem antiga e a fórmula não era 3 free.



Nem todo esmalte importado é 3 free. A maioria é, mas tem que checar. 
É importante saber que nos EUA e na maioria dos países da Europa já é comum, e em alguns até é lei, não usar essas substâncias em sua fórmulas. E os frascos não apresentam destacado o fato de ser livre de substâncias alergênicas. Já fica subentendido. Na dúvida leia com atenção a lista de ingredientes ou procure essa informação nos sites das marcas.
Dos importados vendidos aqui no Brasil a maioria é 3 free e alguns são também livres de outras substâncias que podem causar alergias. Chanel, Dior, Givenchy e L’Oréal são livre de tolueno, formaldeído, DBF e cânfora. Bourjois, Revlon, Jordana, OPI, Shepora by OPI, Orly são livres de tolueno, formaldeído e DBF. Mavala é sem tolueno, formaldeído, DBF, cânfora, parabenos e níquel.

ATENÇÃO: as linhas de tratamento com produtos para endurecer as unhas tem formaldeído, inclusive de marcas que não usam essa substância nos esmaltes coloridos.

Bem acho que é isso.
O mais importante para quem suspeita ter alergia a esmalte é fazer o teste e identificar com precisão quais substâncias te fazem mal. Como expliquei, não são somente as 3 free que podem desencadeá-la.
E vamos torcer para que todas as marcas nacionais se preocupem em retirar as substâncias potencialmente alergênicas de suas fórmulas, tornando todos seus produtos 3 free. Se de alguma forma essas substâncias são nocivas não deveriam fazer parte de nenhuma marca e ponto final.
Mas já evoluímos muito e o mercado cada vez oferece mais opções! Quando lembro que fiquei anos com apenas meia dúzia de esmaltes da Almay e da Clinique, duas das primeiras marcas que retiraram as substâncias da fórmula!



Beijos carinhosos



Maria Ester Reis



16 comentários:

  1. Maria Ester, parabéns pela postagem! Meu caso é semelhante ao seu, usei todo tipo de esmaltes até meus 25 anos e foi aí que desenvolvi alergia às 3 substâncias do mal, rs. Sempre dei preferência aos esmaltes nacionais, pois não consigo pagar horrores num vidrinho de importado aqui no Brasil, rs. Mas agora vc me fez descobrir outras marcas nacionais que eu não sabia que eram livres dessas substâncias! Adorei e agora terei mais opções de cores liiindas pra usar! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai te ajudar Deise!
      Na verdade temos até sorte, já que muitas marcas nacionais estão se preocupando em retirar essas substâncias. Experimenta os da linha da Giovanna Antonelli para a marca Speciallitá. Estou amando a cobertura e durabilidade.
      Beijão

      Excluir
  2. Parabens pela dedicação! comprei varios da Quem disse berenice e ainda não usei, ontem passei um azul lindo do Boticario no dedão pra testar (continuo com o dedão azul rrsrs) para usar no fim de semana, nunca comprei esmalte importado acho caro e arriscado, mas depois da sua colaboração por doação (que chamo de amor) vou arriscar mais! Obrigada, sei que não é fácil manter este canto e agradeço vc e a Gi pela dedicação. bju ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa os esmaltes da Quem disse tem formaldeído e tolueno na fórmula, CUIDADO! Não sei bem qual sua alergia mas fique atenta. Quanto aos importados, se buscar a informação no site acho menos arriscado que os nacionais. Já experimentei Revlon e OPI que encontramos mais facilmente por aqui, e não tive problema nenhum. Mas como comentei no post identifiquei bem qual é a minha alergia.
      Vamos levando esse cantinho como dá, mas com certeza temos muito carinho por ele. Obrigada pelo apoio de sempre.
      Beijo grande

      Excluir
  3. Iza ( Wilza Fernandes)quarta-feira, setembro 11, 2013

    Maria Ester, adoro quando tem novidade no Ouse!! Só vi falar do "3 free" quando você comentou lá no Insta, e agora este post cheio de informação sobre composição dos esmaltes e alergia. To sempre aprendendo com você e a Gi!!! Tenho várias alergias... perfume é uma delas...que tristeza!! gosto e quase não posso usar. Esmalte ainda não percebi...tomara que não apareça,rsrs.
    Beijos carinhosos para as duas lindas do Ouse!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Iza alergia a perfume é muito ruim, já que não dá para substituir como no caso dos esmaltes.
      Obrigada pelo apoio de sempre.
      Beijo grande.

      Excluir
  4. Maria Ester, ótimo post!
    minha alergia também apareceu aos 28 anos... hoje, felizmente temos algumas opções! e tenho visto cada dia mais marcas e cores!
    como você bem falou, a alergia varia de pessoa para pessoa. Apesar do Revlon e Colorama funcionar para muitas, comigo não deu certo... é questão de tentar e se adapatar mesmo!

    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Renata.
      Pois é, o jeito é ir experimentando.
      Pelo menos temos cada vez mais opções.
      Beijão

      Excluir
  5. Ola Maria Ester, tudo bem?
    Parabens pelo post! Muito esclarecedor e numa linguagem super facil!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem e vc?
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada por comentar.
      Beijão

      Excluir
  6. Olá Maria Ester, adoro suas dicas, são sempre esclarecedoras e contribuem muito para a mulher que gosta/necessita dessas informações, porém, não dispõe de tempo para acessa-las. gostaria muito que você fizesse um post com dicas sobre o blazer branco com a lapela preta, ganhei um e tenho tido enorme dificuldade em usar. Bjs Karla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karla. Que bom que gostou.
      Estou preparando um post sobre blazers e aproveito para
      te dar umas dicas.
      Beijão.

      Excluir
  7. Na semana passada fiz o teste de alergia e deu que sou alérgica a um componente chamado Thimerosal.
    Na hora o médico só me explicou da existencia desses componentes em remédios, porém na folha explicativa que ele me deu no fim da consulta estava escrito que o Thimerosal também pode ser encontrado em alguns cosméticos como esmalte.
    E agora como vou saber qual esmalte não tem esse componente já que essas marcas hipo só citam o formaldeído, tolueno e DBF.
    Você tem alguma sugestão para me dar?

    bjs
    Tais

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Ester! Nossa, como esse post ajudou, você nem imagina! Minha mãe tem alergia a sulfato de níquel (a alergia dela começou aos 55 anos de idade!!!), que tem mesmo nos esmaltes antialérgicos e só aqui descobri que os da marca Mavala não tem. Que bom! Muito obrigada mesmo!

    Um abraço

    Sandra

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela dica. Tenho alergia a produtos de beleza e remédio. Já fiz teste e apresentei alegia a 11 itens de 23 testados. Esmalte é um deles. Níquel então foi +++. Revlon não me deu alergia, mas a base e o extra brilho dessa marca não tive sorte. Agora vou tentar o Mavala.

    ResponderExcluir
  10. fernanda sabado 26-setembro 2015
    tenho alergia a tds os produtos de maquiagem ate a shampoo to ficando doida não posso usar nada tem edema de glote, tirei td que gostava de usar fiz uns oitenta exames. sou muito alergica
    cheguei a ter um choque anafilatico passei quatro dias na u.t.i. to procurando produtos que não der alergia.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...