{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

10 de setembro de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: PARA SONHAR!



História e moda, duas de minhas paixões. E as duas juntas então! 
Por isso amei esse vídeo que assisti outro dia sobre uma exposição de vestidos de noite 
que está acontecendo no museu Victoria & Albert:
a Ballgowns: British Glamour Since 1950    
(Vestidos de noite: Glamour Britânico desde 1050)


O Victoria & Albert Museum é um dos mais importantes museus de Londres e um dos maiores do mundo em artes decorativas e design
Criado em 1852 com a intenção de inspirar os designers, fabricantes e artistas da época, tem uma coleção de mais de 4,5 milhões de objetos que abrange desde a antiguidade até os dias de hoje. São fotografias, cerâmicas, vidros, móveis, esculturas, pinturas, desenhos, objetos do cotidiano, tapeçarias e roupas de todas as épocas; enfim uma variedade enorme!

A mostra, que será exibida no museu até começo de janeiro de 2013, expõe vestidos de noite, vestidos de baile e vestidos usados nos tapetes vermelhos e cobre 60 anos do design britânico. 
São peças da coleção permanente do museu de criadores britânicos como David Sasson, Vivienne Westwood, Hussein Chalayan, Alexander McQueen, Erdem, Jenny Packham, Norman Hartnell e um incrível vestido em couro metalizado criado especialmente para essa exposição pelo designer Gareth Pugh.



A exposição destaca que nos anos 50, a temporada londrina era repleta de oportunidades para que fossem usados esses vestidos de sonhos. Bailes de debutantes, de caridade, eventos oficiais ou particulares eram inúmeras as chances. Com o tempo essas tradições foram diminuindo e atualmente são os tapetes vermelho que dão a oportunidade para as mulheres mostrarem todo o glamour de um vestido de noite bem poderoso e elaborado, feito à mão e sob medida! 


O Victoria & Albert Museum tem um site muito bacana onde dá para conhecer um pouco do seu incrível acervo. Quem gosta de arte com certeza vai gostar de navegar por lá. Aliás, navegar nos sites dos museus mais interessantes do mundo é uma distração agradável 
e instrutiva. Faço sempre e indico.

Moda não é só tendência, consumismo e futilidade. Moda também não deixa de ser história, já que é a expressão de uma época, de seus costumes, maneira de viver e valores. Conhecer as características de outras épocas além de cultura trás também uma compreensão mais abrangente da época que vivemos.

Mesmo quem não se interessa por esses aspectos histórico-sociológicos (baboseira segundo diria com certeza minha irmã rsrrs) não vai deixar de apreciar 
a beleza e os detalhes de roupas tão lindas!

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis

 

19 comentários:

  1. inteligente e de um bom gosto incrível, parabéns, Ma!

    ResponderExcluir
  2. Má.. minha querida.
    esse post esta sensacinal... Amei!
    Super beijos
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Re!
      Que bom que gostou.
      Um beijo bem grande para vc querida!

      Excluir
  3. Oieee gata! Noussa amei por dimais seu blog! Muuuitooo bom, já visitei há dias, mas a net tava muito ruim somente hj consegui comentar e seguir, claro! hoho! Alguns dos meus looks são super inspirados em vc! Parab´nes mesmo!
    To seguindo, segue de volta?
    Super beijooo!

    makefashionjungle.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol obrigada pelo carinho e pelo recado! Vou visitar seu blog!
      bjs carinhosos

      Excluir
  4. Maria Ester,
    Que post lindo e sensacional !!!!
    Adorei ! E esse vestido da Princesa Diana bem bonito...
    Confesso que adoro viajar pela internet e ver a moda como era em variiiooss anos atras... como você mesma disse "Moda não é só tendência, consumismo e futilidade. Moda também não deixa de ser história.." E é a verdade né....

    Beijos e BOA SEMANA !
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani que bom que gostou.
      É uma delícia mesmo viajar pela internet para outras épocas e outros costumes.
      Aliás, as pessoas falam muito do lado ruim da internet, que sem sombra de dúvidas existe, mas se esquecem que sabendo usar podemos usifruir de muita coisa bacana e acumular conhecimento.
      Beijo bem grande.

      Excluir
  5. Maria Ester, impossível não perceber sua paixão pela história! Aliás, pela história, pela estética, pela arte, pelo conhecimento. Seu post consegue evidenciar bem o diálogo entre cultura, moda e "futilidade" rsrsrs.E um pouco de "futilidade" nos faz tão bem... Na verdade, esse diálogo é fato, mas ainda há muitos "desavisados" que insistem em lançar esse olhar preconceituoso sobre a moda, como se fosse coisa de dondoca destituída de preocupações maiores. Moda é realmente uma - entre tantas - expressões de uma época, é uma linguagem por meio da qual muitas coisas são "ditas". Não é à toa que escolhemos "este" e não "aquele" blog para seguir, para nos inspirar!!! Certamente as "mensagens' que são passadas aqui, por meio da moda em si, por meio dos textos, por meio da identidades que nos são mostradas em cada post tem nos sido aprazíveis. É por isso que sempre voltamos a essa "casa". Adooooro seus posts... embora hoje você tenha "economizado" rsrsrs!!! Sou sua fã! Desculpe a brincadeirinha, mas eu adoro seus posts mais longos, bem "explicadinhos". Bjo, sucesso e muita inspiração para nos presentear com outros posts tão bons! Ah... eu sou prolixa! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Lyllah que delícia seu comentário!
    Realmente ainda existe muito preconceito, mas aos poucos acho que está melhorando, mesmo porque, é um mercado consumidor que não pode ser esquecido e um assunto que cada vez mais é falado.
    Sabe que às vezes fico na dúvida de fazer posts desse tipo. A Gi me dá total liberdade para a escolha dos assuntos, mas fico um pouco receosa das meninas acharem chato.
    Sou formada em história e realmente apaixonada pelo assunto. Mas me seguro um pouco para não ficar parecendo aula. rsrs Fui professora e vem daí o gosto pelos posts explicadinhos!! rrsrs
    Mas vou te contar uma coisa, muitas não são como vc e quanto maior o post mas fazem uma leitura bem por cima.rsrsr
    Mas pode deixar que sempre vai ter post explicadinho, viu? rsrs É que as segundas os posts são mais rápidos, mais uma dica. Nas quartas é que publico os assuntos mais longos.
    Muito obrigada pelas palavras e pelo carinho. Pode ter certeza que fico realmente feliz ao saber que gosta dos posts.
    Um beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia linda!! Adooro seu blog. Sou advogada tbm, meu nome é Carmelitha, moro no Maranhão e aqui a gente não tem tantas lojas com roupas de marcas... Então pra ficar bem alinhada tem que apelar para alfaiate e torcer pra ele não estragar o tecido...

    Vejo sempre seu blog e adoro seu bom gosto. Mas gostaria que vc saber de vc, por favor, se vc puder, qual é o tecido dos lindos blazers que vc usa nas fotos que vc posta. Aqueles de estampa de onça, python, o cinza com forro vermelho, o marrom com forro de onça, aff... todos lindos... Por favor, me diga o nome do tecido, se puder me enviar por e-mail: lilithap@gmail.com

    Desde já agradeço e espero anciosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmelitha tudo bem? Bem- vinda ao blog, quantas perguntas rsrsrs mas realmente entendo que morando em um lugar sem muitas opções de lojas, temos que nos virar!

      Mas vou ser sincera, não entendo muito de tecidos e corto as etiquetas de tudo, sei que isso é errado, mas não suporto etiquetas, o blazer de onça que falou é de malha, acredita? A Zara tem uma linha boa com esse tecido, procuro não comprar tecidos que brilham muito, sintéticos demais, como o oxford e gosto daqueles que tem um pouquinho de elastano na composição isso ajuda muito!

      Espero te ajudado um pouco, vou dar uma olhada com mais calma em casa e se achar alguma etiqueta eu aviso rsrsrs

      bjs carinhosos!

      Excluir
  8. Também adorei o post Maria Ester! Uma pena eu não ter conseguido visitar o museu quando estive em Londres. Mas será parada obrigatória da próxima vez.
    Beijos!
    www.blazereblush.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai gostar Mi. Aliás Londres tem museus belíssimos não?
      E com a vantagem que muitos têm entrada franca, coisa rara na Europa.
      Beijão.

      Excluir
  9. Ma eu demoro mas eu chego! Obrigada por manter o blog sempre atualizado e interessante, seu post anterior foi um grande sucesso e esse ganhou meu coração pois sabe como eu amo história da moda, ainda vou fazer um curso sobre isso, pois para muitos é pura futilidade, consumo, mas para quem estuda de verdade, sabe o quanto os trajes, a moda sempre fez parte da História da Humanidade!

    Amiga obrigada por nos trazer tanta cultura e tanta informação interessante o Ouse agradece rsrsrs

    bjs no coração e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe não fazemos o curso juntas! rsrs
      Que bom que gostou dos posts. Às vezes fico com receio que achem
      chato esse tipo de post.
      Sei que a maioria talvez não se interesse, mas sempre tem aquelas que gostam.rsrs
      Beijão querida.

      Excluir
  10. Má, saudade tão grande de você e suas dicas chiquérrimas!!

    Que luxo esse museu, peninha que não conheci :( Mas já vou deixar na listinha para deixar de ser mirim e aprender um pouquinho com vc!!

    Beijão,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com muitas saudades!!
      Acredita que ontem mesmo pensei: pelo jeito a Re ainda está
      no retiro...rsrrs
      Esse ficou faltando nas dicas que te dei, né?
      Fica para a próxima.
      Beijão querida

      Excluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...