{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

16 de julho de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: COMO CUIDAR DAS BIJUTERIAS

Quando fiz o post sobre a organização das minhas bijuterias havia prometido fazer um sobre os cuidados que devemos ter para conservá-las perfeitas por mais tempo. Demorou, mas saiu! rrs

Bijuterias não são joias, muitas vezes pagamos baratinho, mas também merecem cuidados especiais. Em geral sofrem banhos de metais que com o tempo podem oxidar e com o mau uso riscar, amassar ou perder alguma pedra. Afinal, se gostamos da peça queremos tê-la em boas condições por muito tempo, não é mesmo?

Tenho peças super antigas que uso muito e estão perfeitas. Para isso bastam cuidados simples. Vejam!

Evite:

- Passar cremes, perfumes, pomadas, bronzeadores ou outros cosméticos. Deixe o produto absorver bem e só depois coloque suas bijuterias.
- Lavar as mãos ou a louça usando anéis – sabão, sabonete e detergente possuem componentes químicos que podem danificar suas peças. Além disso, alguma pedra pode acabar soltando.
- Pelos mesmos motivos descritos acima evite tomar banho com suas bijus.
- Atividades manuais que possam atritar a peça riscando-a ou amassando-a.     
- Manipular qualquer tipo de tinta, inclusive de cabelos, ou produto químico abrasivo. Cuidado com a acetona e com os removedores de esmalte.
- Usar bijuterias de metal banhadas na praia. O sal pode corroer e a areia arranhar.
- O cloro da piscina também pode estragar suas peças.
- Praticar esportes. Os aparelhos usados podem arranhar ou riscar e o suor pode danificar.

Como guardar:

- Procure guardar todas as suas peças separadas e em lugares forrados com tecido ou papel de seda. Evita que embaracem, o que dificulta a escolha e pode causar rompimento de alguma peça e evita também o atrito constante, que pode ocasionar riscos ou mesmo quebrar materiais mais sensíveis.
- Colares compridos devem ser guardados de preferência pendurados. Evita que “embolem” e fica mais fácil de escolher, sem correr o risco que algum rompa na hora de desembolar.
- Tenha cuidados especiais com colares que possam deformar ou riscar quando guardados pendurados.
- Pérolas são muito frágeis e riscam facilmente. Se guardar vários colares juntos envolva cada um em papel de seda ou coloque em saquinhos de tecido.

Como limpar:

Mas por que limpar as bijuterias? Bem, em princípio elas realmente não sujam, no entanto, eventualmente podemos esquecer e usar algum produto cosmético que pode estragá-las.
Na verdade o grande “vilão” é o suor, que é ácido e pode corroer o banho dos metais. Sempre que uso colares ou pulseiras de metal e acho que transpirei um pouco mais tenho o hábito de limpar as peças seguindo as dicas abaixo.

- Limpe suas bijuterias com uma flanela macia, friccionando levemente para dar brilho, mas cuidado se tiver pedras coladas, pois poderão soltar.
- Peças em metal podem ser lavadas com água e sabão neutro. Seque bem e depois faça um polimento com flanela. NUNCA DEIXE DE MOLHO.
- Peças que tenham pedras artificiais ou sintéticas como zircônias e cristais podem ser lavadas rapidamente em água fria e depois devem ser BEM secas. NUNCA deixe de molho ou faça uma lavagem demorada porque a cola que prende as pedras pode amolecer.
- Não use esponjas de aço ou qualquer outro abrasivo (polidores, pasta de dentes, cloro etc) para dar brilho. Exceto peças de prata que podem ser limpas com produtos adequados.
- Pérolas, corais e turquesas são pedras porosas que absorvem água. Devem ser limpas apenas com uma flanela seca.
- Bijuterias que tenham banhos de metal dourado ou prateado NÃO DEVEM ser limpas com aquelas flanelas apropriadas para limpar joias que vêm com produto polidor. O polidor acaba retirando o banho e estragando sua peça. Apenas peças de ouro ou prata maciça podem ser polidas com essas flanelas.

DICA!!!

É muito comum usarmos aquele brinco ou anel cheio de pedrinhas e de repente percebermos que está faltando alguma. Dá uma tristeza/raiva, não é mesmo? Para evitar que as pedrinhas caiam uso um truque que aprendi faz tempo e que funciona mesmo!
Passo uma camada fina de esmalte incolor em cima da pedra! Serve de proteção e a pedra não sai.

ATENÇÃO:
- passe somente em pedras que tenham brilho como cristais ou similares. Podem ser coloridas mas não podem ser foscas. Não passe em pérolas, turquesas ou corais. 
- use esmalte incolor ou o alto brilho. Tenho preferido usar o alto brilho porque seca mais rápido e facilita a aplicação.
- o esmalte/brilho deve ser de preferência novo. Não pode estar grosso.
- passe somente na pedra, o metal pode ficar marcado.
- passe uma camada bem fina.
- não passe em pedras grandes porque pode aparecer ou ficar marcado.
- não faça esse processo em peças que tenham garantia ou assistência da loja em caso de algum problema.



Na verdade faço isso naquelas bijuterias mais baratinhas, que amo muito rsrrs, mas que não dá para confiar na cola usada. 
Bijuterias de mais qualidade, mesmo que não tenham garantia evito.


Pode parecer muito detalhe e muito trabalho, mas depois de um tempo tudo fica meio automático. Garanto que vale à pena. Quantas peças antigas que cuidei direitinho não voltaram à moda e usei novamente?

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis


37 comentários:

  1. Oi Maria Ester, super esclarecedor esse post, eu só tenho uma dúvida que você não colocou aqui: porque alguns dos meus anéis ficam avermelhados (sendo dourados, banhados ou supostamente folheados a ouro)? Evito cremes quando estou com eles e minhas mãos quase não transpiram. Já viu esse tipo de reação em alguma bijoux sua ou de alguma amiga? Bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é o banho que está saindo. O metal usado como base é que é avermelhado. Já aconteceu isso comigo com um anel prateado? rsrr
      Ela está inclusive na foto aí em cima;na primeira fileira da esquerda, o quarto de cima para baixo. Como eu amo muito ele, e o cristal é de boa qualidade, levei num ourives e ele deu um banho de ródium nele para mim. Ficou como novo. O banho de ródium com o tempo, se usar muito, acaba saindo tb, mas aí é só dar outro. Como é um anel que não uso constantemente achei que valia à pena. Não é muito caro.
      Pode ser dado também banho de ouro amarelo. Mas acho que como o banho também é meio frágil não é negócio dar em qualquer anel. Principalmente se usar muito.
      A maioria das vezes que isso aconteceu comigo acabei deixando de usar o anel, infelizmente!
      Bjão.

      Excluir
    2. Você tem alguma dica de local aqui em SP que dê esse banho de ouro amarelo? Bjs e obrigada!

      Excluir
    3. Você indica algum lugar aqui em Sp que faça esse serviço (banho de ouro) e não seja absurdamente caro? Obrigada desde já! Bjocas.

      Excluir
  2. Amei as dicas..sobretudo a dica de passar esmalte incolor para preservar as pedras. Já perdi tantos aneis e brincos pq "uma" pedrinha caiu!!!

    Muito obrigado! Dicas assim são sempre bem-vindas!!!

    Beijos
    Angelita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelita nas bijus mais baratinhas com esse tipo de pedrinhas já passo logo que compro, antes de usar a primeira vez.
      Bjão, que bom que gostou. Obrigada.

      Excluir
  3. Amei a dica do esmalte...como sempre a Maria Ester arrasando com suas dicas...bjo

    ResponderExcluir
  4. Quanto capricho, Maria Ester!! Quando as bijuterias escurecem ou mudam de cor, podemos fazer alguma coisa?? Tenho um brinco e um anel que gosto muito e ficaram escuros...snif. Uma ótima semana prá você e a Gi!!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. É o banho que está saindo e passar flanelas polidoras só tira mais.
      Se for uma peça que valha o investimento pode tentar achar algum profissional que dê banho. Mas é difícil e acaba saindo também.
      Leia a minha resposta ao primeiro comentário do post para a FÁ, por favor.
      Beijão e obrigada.

      Excluir
    2. Acabei de ler,Maria Ester, acho que é isso mesmo que aconteceu com os meus. Já pensei no banho que vc falou, é um anel de filigrana que comprei na famosa Ponte D'el Vecchio em Florença, infelizmente não foi de ouro, rss...bjos

      Excluir
  5. Adorei as dicas ... Super valiosas ...


    Bjs ♥
    www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. "Bijuterias que tenham banhos de metal dourado ou prateado NÃO DEVEM ser limpas com aquelas flanelas apropriadas para limpar joias que vêm com produto polidor". Realmente, Maria Ester, já fiz isso algumas vezes para limpar anéis e eles ficaram bastante opacos e feios após o uso dessa flanela. Me arrependi e aprendi.

    E já usei um pouquinho de pasta de dente dissolvida em um pouco d'água para limpar algumas peças. Ficaram bem limpas!

    Gostei muito das dicas!

    Um grande beijo!

    Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também aprendi errando Lara. rsrrs
      Obrigada pela dica da pasta. Uso para prata às vezes.
      Beijão.

      Excluir
  7. Amei seu post, Maria Ester! Parabéns! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Como sempre... Maravilhosas dicas!!!
    Bjs, nas duas...

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida!!!

    Como sempre....adorei as dicas!!! Tenho umas bijus precisando de um trato e agora sei como fazer.
    Os meus colares maiores também os guardo num cabide igual esse seu, é muito prático.

    Abraços.
    Josiane Alvernaz Coura

    ResponderExcluir
  10. Ah, como gosto destas suas dicas, Maria Ester!
    Eu não sabia que pode lavar peças de metal. Vou organizar melhor minhas bijoux.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Aline.
      Como expliquei, rapidamente e com sabão neutro. Depois seque bem antes de guardar. Faço sempre quando transpiro um pouco.
      Beijão.

      Excluir
  11. Oi Maria, tudo bem? primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog! têm dicas muito úteis. Esse post é muito claro e com dicas realmente importantes, eu compartilhe esse link na minha página do facebook,para que os meus futuros assinantes, possam ver suas dicas fantásticas. Quando surgir um tempo, dá uma passada lá.. o nome da pagina é: Quero essa biju. Um grande bjo Aline

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria. Que blog incrivel!!
    Gostaria de saber se qualquer bijuteria, contendo zircônias ou outras pedras, pode tomar banho de ouro rosa??

    Obrigada pelo blog esclarecedor!

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria, tudo bem? primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog! têm dicas muito úteis. Esse post é muito claro e com dicas realmente importantes, eu compartilhe esse link na minha página do facebook,para que os meus futuros assinantes, possam ver suas dicas fantásticas. Quando surgir um tempo, dá uma passada lá.. o nome da pagina é: Quero essa biju. Um grande bjo Aline

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria. Que blog incrivel!!
    Gostaria de saber se qualquer bijuteria, contendo zircônias ou outras pedras, pode tomar banho de ouro rosa??

    Obrigada pelo blog esclarecedor!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post super esclarecedor... mas tenho uma dúvida que acho que não li aqui, o que eu faço quando a peça escurece? tenho vários colares com correntes douradas, ou peças douradas, e elas escureceram muitíssimo... tô louca pra saber como conserto isso :/

    ResponderExcluir
  16. oi...boa tarde! Tenho um anel de biju faz uns 3 anos e só agora depois de usá-lo praticamente todos os dias ele está soltando tinta e ficando de outra cor. gostaria de saber se teria como banhar ou pintá-lo de dourado??? obrigada

    ResponderExcluir
  17. Oi, boa tarde!
    Queria saber cm faço p deixar brilhando novamente a pedra do meu anel d aço, a pedra é grande e parece q é zirconia. Vc pode me dizer o q fazer, por favor?

    ResponderExcluir
  18. Oii queria muito saber se posso passar base na minha aliança folheada a ouro?

    ResponderExcluir
  19. Olá Ester!
    Amei suas dicas de como conservar bijus! Sou aficionada por bijus, sobretudo colares e anéis. Tenho bastante!
    Moro no Nordeste e aqui é muito quente o que resulta em uma sudorese intensa, por isso meu colares de metais oxidam,às vezes pra evitar isso uso por cima da gola da roupa, mas quando tenho que usar com roupas que deixam o pescoço nu é um problema. Você teria alguma dica pra evitar esse desgaste por causa do suor?
    Obrigada! Amei seu blog!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Maria Ester! Vc já teve experiências negativas com Swarovski? Eu sim e queria umas dicas (apesar de ter garantia). Acha que vale passar o esmalte pras pedras não caírem?

    ResponderExcluir
  21. Olá. Gostaria de saber se é possível clarear a pedra de um brinco folhado. Pois umas das pedrinhas está com tom azulado. Abraço

    ResponderExcluir
  22. olá será que essas joias em buquê de noiva podem estragar?
    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...