{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

4 de junho de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: COMO CONSERVAR ROUPAS DE COURO

Já que o couro é super tendência nesse inverno, achei interessante dar umas dicas de como conservo minhas peças.
Atenção que os cuidados com o couro natural e com o sintético são bem diferentes!

CUIDADOS COM O COURO NATURAL

O couro natural nada mais é do que a pele do animal, um material orgânico que passou por um tratamento e posterior tintura. Por esse motivo as roupas de couro exigem cuidados especiais para uma boa conservação. Nada muito complicado.

LOGO AO COMPRAR, e sempre que tiver alguma dúvida, leia cuidadosamente as instruções das etiquetas. O couro é um material sensível aos excessos: de umidade, de luz e de calor. Existem diversos tipos de couro, que por sua vez recebem variados tipos de acabamentos e cada um possui especificidades quanto à lavagem e conservação.

COMO GUARDAR:

- Sempre em cabides e penduradas. O couro marca e deforma facilmente peças guardadas dobradas podem ficar com marcas indesejáveis. Cuidado com presilhas de cabides de saias ou calças que podem marcar no lugar onde fazem pressão. Existem uns cabides que têm as presilhas de silicone, mas são difíceis de achar. Uso uma solução mais simples; aqueles disquinhos de algodão de tirar maquiagem! As jaquetas e casacos devem ser pendurados em cabides mais larguinhos, assim evitamos deformações nos ombros.


- Não guarde em capas ou sacos de plástico. Se quiser proteger melhor suas peças use capas de TNT ou tecido. Elas deixam o ar circular na peça evitando o mofo.


- Nunca guarde sua peça molhada ou úmida. Se tomar chuva deixa a roupa pendurada em lugar arejado e longe do sol. Expor direto ao sol também não é indicado porque pode desbotar a cor.

- Guarde em lugar livre de umidade. Sempre coloco aqueles recipientes que retiram umidade junto das minhas roupas de couro, já que armários em geral são úmidos, principalmente os que não são abertos sempre. Como guardo minhas jaquetas/ casacos de couro num armário só de casacos que fica boa parte do ano sem ser necessariamente mexido, tenho o cuidado de deixar as portas abertas de vez em quando para renovar o ar.


- Coloque suas peças para arejar na sombra. A umidade é uma verdadeira praga para o couro, pois pode provocar mofo que se não for retirado logo pode manchar definitivamente. Se morar em cidade muito úmida areje suas peças sempre!

- O couro natural pode ser passado ligeiramente, para retirar algum vinco ou amassado. Mas cuidado! O ferro não pode estar muito aquecido e devemos colocar um tecido entre o ferro de passar e a roupa.


LIMPEZA:  

- O mais recomendado é levar sua roupa de couro em lavanderias especializadas. Manchas de gordura, tinta de caneta, vinho, molhos, por exemplo, são difíceis de tirar e certos produtos podem desbotar a cor da sua peça.
No caso de perceber o início de manchas de mofo, pode tentar uma mistura de partes iguais de água e vinagre branco e passar no lugar com uma esponja ou pano macio. Depois deixa a peça arejando por pelo menos 24 horas. Já experimentei e deu resultado.
Já tirei mancha de maquiagem (base rsrsrs) em gola de casaco passando um pano macio com um pouco de sabão neutro, um pano úmido para tirar o sabão e por fim um pouco de hidratante para ativar o brilho. Depois deixei arejando.

HIDRATAÇÃO:

- Como é uma pele o couro resseca e precisa de hidratação também! rsrsr Com o tempo ele pode até rachar. 
É comum depois de um tempo a roupa perder um pouco do brilho. Já repararam? Quem anda de moto com jaqueta de couro expondo-a ao sol e ao tempo percebe bem isso. O segredo é hidratar. Algumas lojas vendem uns potinhos mínimos com hidratante de couro que funcionam muito bem. Mas imagina hidratar uma calça ou um casaco inteiro! Haja potinho... e dinheiro. Mas como o couro é uma pele dá para usar o seu hidratante corporal! Por via das dúvidas prefiro os mais neutros, sem muito perfume, cor e muito menos aqueles que adicionam brilho. Depois de passar não guarde logo sua roupa. Deixe arejar para que saia algum tipo de umidade que o hidratante tenha deixado. Passo sempre inclusive no meu sofá de couro! Indicação do fabricante.

























 CUIDADOS COM O COURO SINTÉTICO

O couro sintético é um tipo de polímero ou simplesmente uma espécie de plástico. A tecnologia evoluiu bastante e hoje alguns têm a aparência bem parecida a do couro natural.
Entretanto é só cheirar que dá para perceber logo a diferença. Por ser um plástico ele em geral não tem cheiro algum ou cheira a... plástico! haha Nada daquele cheirinho característico de couro.

LOGO AO COMPRAR – não deixe de ler com atenção as instruções de conservação na etiqueta.

COMO CUIDAR:
- As roupas devem ser sempre cuidadosamente penduradas em cabides, pois não dá para acabar com dobras ou vincos indesejáveis. Vale colocar também protetores nas presilhas de cabides de calças, saias ou shorts.

- Por ser um produto sintético corre menos risco de aparecer mofo. Se molhado com chuva basta secar bem.

- Pode ser limpo com sabão neutro para retirar sujeiras leves. No caso de manchas mais fortes tome cuidado ao esfregar, pois ele é arranha facilmente.

- Assim como o couro não deve ser exposto ao sol para secar porque pode aquecer demais e deformar.

- O couro sintético é muito mais frágil que o natural. Risca, arranha ou deforma com facilidade e não pode ser recuperado.

- Devemos evitar passar qualquer produto químico ou abrasivo. Por isso nada de hidratante nos sintéticos.

- Não deve ser aquecido e muito menos passado! Plástico derrete! rsrs


Acho que essas dicas ajudarão bastante na conservação de suas roupas de couro, seja ele natural ou sintético.

Com pequenos cuidados e uma manutenção básica elas ficarão bonitas por muito tempo!

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis



obs. esse não é publipost, todos os produtos que aparecem no post foram adquiridos para uso próprio e são apenas dicas das blogueiras.

51 comentários:

  1. Se tivesse tido esses cuidados (que na época não conhecia) teria evitado de perder uma jaqueta lindona daquelas estilo motoqueiro (sem os exageros) meu primeiro presente de dia dos namorados do hj maridão, 20 anos atrás...Não sei se guardei com alguma umidade, qdo vi estava mofada...Tudo bem que não serviria hj em mim (38) mas daria na minha garota, e acho que ainda seria vintage...rs Nem a lavanderia salvou, ficou com manchas...Dá dó...Agora tô esperta. Abraço e boa semana (curta!!) Maria Ester!


    Vanusa Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Vanusa! Mas realmente algumas vezes o mofo entranha
      no couro de uma maneira que não dá para salvar!
      Beijão e boa semana.

      Excluir
  2. Maria Ester,
    Adorei! Super didático e útil!
    Beijos e Boa Semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Anna, obrigada. São cuidados simples mas que
      fazem a diferença.
      Beijão.

      Excluir
    2. Obrigada! Bom saber que tem pessoas que amam ensinar alguns truques preciosos. ♥

      Excluir
  3. Muito bom seu post, Maria Ester!!! como sempre... minha jaqueta tá com uma dobrinha na gola que não consegui tirar, vou tentar de novo. O couro natural amassa mais?? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Iza, porque alguns sintéticos amassam muito
      e não tem como consertar!
      Dá uma hidratada e depois passa com um pano, com o ferro não muito quente!
      Beijão.

      Excluir
    2. Vou fazer isso, hidratar e passar depois, ela é couro natural.
      Adoro suas dicas, sou da área da educação também, sou pedagoga, rss...
      mas no momento não estou trabalhando na área e gosto de aprender sobre moda... Bjo grande e obrigada pela atenção. Vou aprender a colocar uma foto aqui pra vcs me conhecerem, rss.. bjos

      Excluir
  4. Maria Ester ótima dicas como sempre.
    E do hidratante corporal eu sabia pois meu Pai pega os meus e da minha mãe para passar no bando do carro acredita ! Ele adora hidratar o banco do carro... rsrsrs...
    E os discos de algodão são ótimo também né, pq até mesmo na loja não só o couro mais alguns tipos de tecido ficam com a marca do cabide...

    Boa Semana querida !!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhaha
      Conheço gente que faz isso!
      Haja hidratante. rsrs
      Os discos são ótimos para roupas de seda!
      Beijão.

      Excluir
  5. Adorei as dicas. Faço tudo isso com couro, menos hidratar. Vou tentar fazer a hidratação na minha jaqueta de couro que perdeu um pouco de brilho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz e depois conta!
      Fica tão linda!
      Mas não esqueça de colocar seu nome.
      Beijão.

      Excluir
  6. Gente a Maria Ester ARRASA nas dicas de casa e de cuidados em Geral... Eu adoro e absorvo todas.... Aquelas da organização das maquiagens, fez sucesso em casa..Agora vou para das gavetas....rsrsrrs....BEIJOS MARIA ESTER E GI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA querida!
      Bom saber que aproveita as dicas!
      Prometo que vou dar muitas. rrsrs
      A Gi pediu para que eu faça vários posts do gênero.
      Beijo bem grande.

      Excluir
    2. Ameiiiiii.*******♡♡♡♡♡♡♥

      Excluir
  7. Olá, querida!!
    Adorei as dicas de hoje. Eu estava fazendo algumas coisinhas erradas por aqui.rs..rs.rss.
    Eu não conhecia esses potes que retiram a umidade. São fáceis de serem encontrados?
    Eu amo esse blog estou sempre aprendendo com ele, virou vício há muito tempo, todos os dias tenho que acessá-lo.

    Abraços,
    Josi Coura.

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA Josi!
    Os potes são facilmente encontrados em supermercados.
    Depois é só comprar o refil.
    Na verdade eu coloco em todos os meus armários e no closet.
    Não sei onde vc mora, mas aqui em São Paulo costumo comprar no
    Sam's Club que é da rede Walmart.
    Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  9. Ufa!! Cheguei!

    Meninas quando convidei a Ma para escrever duas vezes por semana, falei...Ma pode ser um post mais simples, não se preocupa tanto... mas cada vez que leio um post dela antes de publicar fico ainda mais encantada com o carinho e cuidado que ela tem comigo, com o blog e com cada uma de vcs...

    Esse post está mega completo, daqueles para imprimir e colar na porta do armário e eu pidona como sempre, já pedi um igual para os outros tipos de tecidos...eu abuso da minha amiga rsrsrsrs

    Semana começando com tudo e o melhor mais curta, com feriado!! Oba!!! Mas o blog não vai parar e está cheio de coisas boas...

    Ma muito obrigada pelo cuidado com cada leitora e meninas até amanhã!

    bjsbjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi,

      assino tudo o que você disse! Dá para sentir o carinho que ela tem conosco :)

      Vocês são a parceria perfeita!

      Bjnhos,

      Excluir
    2. Obrigada querida!
      Voce e as meninas merecem meu carinho e cuidado!
      Também estou chegando meio tarde hoje por aqui!

      Obrigada por todo o apoio e atenção de sempre amiga!
      Beijão.

      Excluir
  10. Eu não estou acreditando nisso tudo que li agora!! Má, o dia que eu casar eu vou fazer um curso intensivo de como sobreviver! Aceita dar aulas para essa pessoinha?rs

    É impressionante a riqueza de dicas que você tem para nós!

    Essa semana usei minha jaquetinha de couro que é novinha, mas sabe quando tá faltando um brilho...ai fiquei pensando em passar lustra móveis ahahaha Mas agora vou direto na sua dica quente do hidratante - e o nívea que é bem oleozinho :)

    Esse potinho evita mofo tb é uma boa!! Principalmente para móveis que ficam na parede do banheiro!

    Boa semana para você e Gi - que arrasou no anel hj -

    Bjnhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resinha para vc eu dou um curso gratuito! rsrsr
      Fui criada para ser uma boa dona de casa! Realmente sei algumas
      dicas boas. A Gi já "encomendou" vários posts. hahaha

      Tem gente que passa lustra móvel em casaco de couro, mas não acho muito recomendado já que ele tem em sua composição derivados de petróleo que com o tempo podem prejudicar o couro.

      Beijo bem grande querida.

      Excluir
  11. Adorei as dicas, super válidas! Mas que trabalhão que dá ter uma peça de couro natural, né? Hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Maria Ester, é incrível o seu capricho. Admiro muito isso. E olhe, não estou lhe adulando, não, até pq não gosto disso, mas seu capricho é uma constatação. Quem já faz parte desse cantinho há algum tempo sabe disso. Todos os posts que vc fez e nos quais pudemos ver partes de sua casa e em que pudemos ver algumas de suas coisas, mostraram o quanto vc é cuidadosa. Ainda bem, pois fica tudo asseado, conservado. Gosto disso! Faz bem aos meus olhos, rs! Adoro ver coisas limpas, arrumadas, caprichadas.

    Ando um pouco sem tempo ultimamente, mas quando abri o Ouse hoje e vi esse post, tive de parar para lê-lo. Quantas dicas! E quantas coisas aprendi sobre nossas peças de couro e sintético. Post maravilhoso que já está gravado nos meus favoritos. Vc nos passou truques preciosos! Obrigada!

    Lara

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada Lara pelas palavras carinhosas e pelo incentivo.
    Sabe que gostar de arrumar e organizar é uma característica minha desde
    muito nova. Mas faço por prazer! Também não me escravizo! rrsrs
    Espero que a correria melhore um pouco, pois precisamos sempre de um tempinho
    para relaxar.
    Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  14. Maria Ester, muito caprichosa!!! Ótimas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas Maria Ester, pena que por não conhecê-las antes acho que perdi minha primeira LV, modelo Noe, que ficou guardada muito tempo e cheia de manchas de bolor. Gostei também da dica do algodão no cabide, tem umas roupas que ficam marcadas por causa desses cabidinhos. Gi, estou te seguindo no Insta, mas acho que vc precisa me aceitar lá, meu nome lá é fa2501, só tem uma foto por enquanto, de um quadro de flores que eu pintei faz tempo. Ainda estou aprendendo a usar o aplicativo, rs, e só no tablet, porque meu cel é velhinho, hehe. Bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fa tudo bem? Acabei de começar a te seguir lá no Instagram, me convide novamente, pois eu não costumo aceitar usuários sem fotos rsrsrs por lá eu dou uma pesquisada antes de aceitar o usuário, pois gosto de conhecer quem me segue! rsrsrs me convida novamente!

      bjsbjs

      Excluir
    2. Pode deixar, à noite ou quando tiver um tempinho eu entro lá de novo pelo tablet (acessa pelo computador? rs, sou totalmente ignorante nisso) e te convido de novo. Depois vou tirar mais umas fotinhos, hehe, vamos ver se meu marido me ajuda porque não tenho muita habilidade tecnológica.Por enquanto só tem a foto do quadro, não tirei foto minha pois nessa hora já estava de pijama e sem make, rs.Bjs.

      Excluir
  16. Ahh e para a "anônima" que perguntou sobre o casaco europeu de pluma de ganso, melhor mandar para a lavanderia, conhece uma boa? Mas acho que isso era mais uma gracinha ou uma piadinha, pois vc não assinou e pior nem recebi seu coment por email, ou seja tudo leva a crer que é de alguém que acha que é muito esperta e, não tem o que fazer, principalmente á noite...mas se eu estiver errada me mande um email de verdade e conversamos por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, mais uma vez peço que me mande um email gislaine.salmazi@uol.com.br, pois novamente não recebemos o seu comentário por email e através dele poderemos nos conhecer melhor, poderei me desculpar e esclarecer todas as dúvidas sem o menor problema, como sempre foi feito aqui no blog, mas ando recebendo muitos comentários ruins e quando não consigo identificar a origem, realmente fico desconfiada.Obrigada

      Excluir
  17. Ola Gi e Maria Ester...adoro o blog!!
    Por favor, preciso de uma dica. Tenho um casaco de couro branco e estou com receio de passar hidratante. Será que pode amarelar ou manchar por ser branco?
    Ele está meio sujinho no punho, o que usar para limpá-lo?
    Obrigada e bjs
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais recomendável mandar para uma lavanderia especializada já que
      a cor é meio delicada.
      E vc tem razão em ter medo que fique amarelado.
      Beijão.

      Excluir
  18. Maria Ester.. vc é fantastica.. quanta dica boa.. eu tenho uma jaqueta de couro nmeio antiguinha.. estilo blazer sabe.. couro couro mesmo... mas ela anda meio dura.. nem costumo usar.. vou tentar hidratar com o creme e ver se melhora..

    Rachei de rir com a Re querendo usar lustra nmoveis.. fiquei imaginando o cheiro que ela ia andar por ai.

    Gi.. rachei de rir com vc tbem, realmente tem gente que se acha esperta demais...rs

    beijocas...

    Cyntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta e depois me conta.
      A Eni aqui embaixo deu a dica do óleo mineral.
      Talvez resolva também.
      Mas antes experimenta num pedacinho interno para ver se não desbota a cor.
      Já imaginou? Perfume de lustra móveis? hahha

      Beijo bem grande.

      ps: está gostando do trabalho?

      Excluir
  19. Olá meninas! Adorei as dicas e vim contribuir!!!
    Quando comprei meus casacos de couro soube que o óleo mineiral também é super indicado na hidratação até por que os cremes hidratantes tem álccol na formulação o que contribui com o ressecamento das peças.

    Um beijo e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a sugestão Eni, obrigada!
    Beijão

    ResponderExcluir
  21. ai eu nao sei muito mas to conseguindo arrumar o gurda roupa com dicas e videos. Mas a minha pergunta como utilizo cabides com presilhas?

    ResponderExcluir
  22. Ola Maria Ester, parabens pelo blog. Embora seu post ja diga tudo sobre couro sintetico, eu ainda tenho esperanca de que vc possa me ajudar. Comprei uma jaqueta branca de couro sintetico, porem, toda amassada! Por ignorancia, achei que desamassaria com o tempo, mas nao. Existo algo q eu possa fazer? Muito obrigada! Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora infelizmente acha que nada pode ser feito.
      O couro natural permite que seja passado, com os devidos cuidados claro.
      Já o sintético não pq pode "derreter".
      Que bom que gosta do blog.
      Beijão

      Excluir
  23. Muito legal as dicas! Só tem uma coisa: para proteger roupas da luz solar é melhor fazer capas na cor branco, pois, o branco reflete os raios solares, enquanto o preto absorve...

    ResponderExcluir
  24. Meu marido tem uma jaqueta de couro escovado e está mofado e não sei como limpar. Tentei com um pouco de vinagre e manchou, tentei numa outra area só com pano umido e tambem ficou manchado. É um tecido muiiiiiiito delicado e não sei como remover as manchas do mofo. Pode me dar umas dicas?
    Obrigada, Juliana.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Não tinha conhecimento e dobrei minha jaqueta de sintético... acontece que fui usar e depois de um tempo percebi que ela estava toda rasgada, soltando todo o sintético... isso aconteceu porque deixei dobrada? Porque nao tem como ter rasgado sozinha.... obrigada! :)
    *Os rasgos são proximos dos ombros e braços.*

    ResponderExcluir
  26. Comprei uma jaqueta de couro sintético usei 2 vezes e esqueci dentro do carro, qdo fui pegar tinha algumas partes que estavam se soltando o couro não tem conserto mesmo? Paguei super caro na planet girls me ajudem. ...

    ResponderExcluir
  27. Maria Ester, os mesmos cuidados com as roupas de couro podem ser estendidos aos sapatos? Pergunto porque recentemente perdi 3 botas de couro de uma forma muito esquisita. Elas encolheram, uma parte parecia derretida. Enfim, ficaram imprestáveis. Você tem ideia o que pode ter acontecido. Obrigada

    ResponderExcluir
  28. eu tinha uma que de preta ficou branca , guanhei ela da minha vo, retro retro, lavei ela todinha com vinagre e agua, hidratei, apos passei nugget, e esperei secar dois dias, e hidratei novamente com oleo de amendoa, as nuggetes de hoje nao solta tinta como as antiga. gente a jaqueta ta novissimaaaaaa!!1

    ResponderExcluir
  29. Dicas valiosíssimas!!!
    minhas peças em couro teráo o tratamento merecido... Xo mofo!!!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei a dica!!! Perdi uma jaqueta de couro por não saber como conservar!!! Agora vou tomar os cuidados necessários com as roupas de couro!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...