{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

23 de maio de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: A MAQUIAGEM AJUDANDO A USAR CORES "DIFÍCEIS"

No post anterior prometi explicar melhor como podemos usar a maquiagem para corrigir nosso colorido natural facilitando o uso daquelas cores que não nos favorecem muito.

Nossos tons de pele, cabelo e olhos formam uma espécie de tela que combinam melhor com uma ou outra cor. Vem daí a impressão que temos de que algumas cores nos caem melhor que outras, nos deixam mais bonitas.

A maioria das brasileiras tem um pouco, ou muito (as orientais) de tonalidade amarela na pele, sejam elas brancas, morenas, mulatas ou negras. Uma pequena parcela apenas tem o que os especialistas chamam de subtom neutro. Essas são sortudas, pois combinam com uma cartela de cores mais ampla.

Cores da moda como amarelo, mostarda e os tons terrosos não favorecem a maioria das brasileiras já que acentuam nosso tom amarelado. Não é comum nos sentirmos abatidas quando usamos essas cores perto do rosto? Por isso muitas vezes não conseguimos usar essas cores perto do rosto.
Mas e se gostamos das cores, como fazer?

A maquiagem pode ajudar e não precisa ser muito elaborada!

Um batom bem escolhido traz um pouco do rosado que nos falta diminuindo a sensação de abatimento. Se aliado a um blush na cor certa então, faz milagres!

Vejam como é comum as mulheres optarem por um batom mais intenso quando usam essas cores próximas ao rosto! Não é por acaso!

Observando o círculo cromático, aquele que aprendemos na escola, compreendemos melhor como usar tanto as cores análogas quanto as complementares para harmonizar, iluminar e equilibrar nosso “colorido”.

Parece complicado mais é uma equação simples:

- Se amarelo, mostarda e os terrosos não te favorecem e te deixam abatida provavelmente seu tom de pele é amarelado.

- Para neutralizar isso e deixar seu conjunto mais equilibrado e com aparência mais saudável você precisa adicionar tons de rosa, azul e violeta.

- Como? Através de batons que tenham pigmentos dessas cores. Muitos batons vermelhos, vinhos ou magentas tem pigmentos azulados e/ou violeta na sua composição.E os corais são uma mistura de laranja com rosa.

Fiz swatches dos meus batons para vocês terem uma ideia melhor dos tons mais eficientes para essa correção. Qualquer batom com tonalidade semelhante faz o mesmo efeito. Se prefere cores mais claras escolha os rosados e corais claros. Se gosta de ousar jogue-se nos mais vibrantes ou escuros.













Além do batom um blush na cor certa também pode ajudar!

Outra opção seria enfatizar a maquiagem dos olhos com uma coloração mais intensa de sombras. Mas isso requer um pouco mais de habilidade. Um batonzinho e um blush são opções simples, rápidas e BEM mais fáceis!

Essas dicas servem não só para as cores citadas no post, mas sempre que tivermos a sensação que alguma cor de roupa não nos favoreceu muito! Sigo sempre que uso laranja por exemplo, que adoro, mas sei que não é a melhor cor para mim. Resolvo o problema usando um batom coral. A aparência de amarelada acaba. rsrs

Parece simples, mas faz uma diferença incrível!

Experimentem, vocês irão se surpreender!

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis

45 comentários:

  1. Maria Ester... sempre com suas dicas tão úteis! Posts super bem elaborados, com tanto capricho! Penso no trabalhão que é elaborar isso tudo... Obrigada pelo carinho com as leitoras! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michelle!
      Dá trabalho mas dá prazer também, principalmente
      quando vcs gostam e acham útil.
      O comentário da Gi aí de cima era meu. Estava escrevendo um posts e te respondi logada como ela. rsrs
      Beijão.

      Excluir
  2. Muito bom Maria Ester! Vou salvar esse quadro de cores para lembrar...
    Você tem pouquinho batom heim rsrsrs...Percebe-se que quase não gosta de maquiagem!!!
    Adoro seus posts. Beijo grande.
    Tuany

    ResponderExcluir
  3. Maria Ester,
    Post maravilhoso, saiba que estou cada dia mais ficando fã de Batons que eu achava que nunca iria usar por causa do seus posts. Gosto muito mesmo de gloss, mais ultimamente estou amando comprar os rosados, desde os mais claros até os mais forte, e agora meu próximo passo é um Vermelho, mais ainda não achei o que eu quero e vendo esses seus me apaixonei pelo MAC Russian red... Acho que vou atras dele. rsrsrs... Blush eu uso um do o Boticário um rosa "meio" queimado.. eu adoro, pois ele vem em um vidrinho com a esponja presa né ai é só passa no rosto. rsrs... Mais pratico. Parabéns pelo trabalhão nesse post passando cada batom cada blush na mãe.... adoro esses detalhes.
    Beijinhos Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia saber que está se "atrevendo" e que ajudei um pouco.
      Maquiagem também é diversão.!
      O Russian Red é o meu vermelho preferido. Todo mundo fala do Ruby Woo, que também gosto, mas acho a cor não favorece tanto a pele das brasileiras. Vou te adiantar uma dica que darei num próximo post já que está à procura de um vermelho. Dá uma olhada no número 330 da linha Intense do Boticário. Ele é muito parecido com o Ruby Woo mas um pouco menos alaranjado. Fica lindo e é baratinho. rsrsr
      Beijão.

      Excluir
    2. Nossssaaa, anotado a dica... =) Eu adorei essa parte que ele é bem baratinho... rsrsrs.... Obrigado Maria Ester. Beijão.

      Excluir
  4. Adorei seu post, otimas dicas mesmo e realmente na foto a direita se a mulher usasse um batom vermelho ou de cor forte ficaria suppeeeerrr melhor!!
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto mostrou bem mesmo não?
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijão.

      Excluir
  5. Fala se ela não é uma expert em maquiagens!!rs

    Até círculo cromático tem por aqui hj!!

    Má, isso tudo ai é seu!? Acho que você gosta um pouquinho de make-up! Fico feliz em ter contribuído para sua "pqna" coleção :)

    Bjo Gde,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma parte! rsrrsrrs
      Sua linda contribuição está aí na foto!
      Como é lindo não? Toda vez que uso alguém vem perguntar. rsrs
      Experimenta a dica e vê se consegue usar a cor.
      Beijo beeeeeem grande.

      Excluir
  6. Maria Ester, suas dicas são ótimas! Gosto de tons amarronzados, mas os rosados ficam bem melhor em mim, e eu nunca tinha reparado nisso (rsrs). Vou ficar mais atenta na hora da make. Obrigada pelo post.
    Bjs
    Silvane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Silvane. Nem sempre o que gostamos é o que nos favorece mais.
      Em geral tons amarronzados não favorecem muito as brasileiras. Procure aqueles que tenham um fundo rosado em vez de alaranjado ou acinzentado.
      Vale experimentar outras cores.
      Vai que passa a achar que te deixam mais bonita!
      Beijão.

      Excluir
  7. Nossa super consultora, post completissimo,é isso mesmo eu tenho amarelo total na pele,por isso já anotei e decorei as dicas!!!
    Vai + um batonzinho aí...é importante testar a make que compramos pois nem sempre é o tom que parece na pele,eu to começando na arte e tomando gosto!!!
    Bjs dear
    Nancy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem mesmo dear. Vai sempre de rosado e coral e vermelhos com fundo mais azulado que não tem erro.
      E olha...batom para mim nunca é demais. Mas uso todos que tenho viu? Quando percebo que não estou usando dou.
      Mas sempre tem uma cor nova que quero. rrs
      Maquiagem é uma delícia! Mágica e diversão!
      Beijão.

      Excluir
  8. Oi Maria Ester!!

    Adorei as dicas, anotei todas.
    Post muito bem elaborado.
    Bjs

    Sol

    ResponderExcluir
  9. Ehhh mais um post digno de consultora de moda profissional, dicas valiosas e bem colocadas como sempre!

    Assim como nas roupas descobrir as nossas cores, o que nos valoriza, acertar o tom do batom, do blush, faz muita diferença no look, aprendi isso com a Fe e a Cris da Oficina de Estilo, a neutralizar o tom da roupa com a cor certa de batom para o seu tom de pele, no meu caso são as mais frias, então abuso dos tons que a Maria Ester colocou e me acostumei com batons mais escuros, mais marcados, agora no inverno é uma delícia essa ousadia!

    E tem medo de sombra colorida? Invista em um lápis de olho colorido em tons escuros de verde, azul, vinho, e faça um delineado simples ou mais esfumado, fica lindo e discreto e todo mundo nota algo diferente, bonito em seu rosto sem ser chamativo, o meu lápis bordô da MAC está quase no final de tanto que uso!

    bjs em todas e até amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gi! Vc sabe que amo o assunto. rrsrs
      Pois é, tenho que ficar nos tons frios. Uso batom laranja às vezes de teimosa porque gosto da cor. mas um coral fica bem melhor. Mas faço u laranja funcionar um pouquinho melhor caprichando na maquiagem dos olhos.
      Também adoro lápis colorido,principalmente os vinhos e berinjelas, apesar que amo mesmo é sombra.
      O seu bordô da MAC é o Bordeauline? Adoro!
      Bjsss

      Excluir
    2. Ma acho que é ele mesmo, gosto de um tanto rsrsr aliás uma boa idéia para posts, como usar lápis coloridos sem ficar com cara de carnaval! Eu adoro!

      bjsbjs

      Excluir
  10. Oi Gi, oi Maria Ester! Vou falar pra vcs...tá podendo hein Maria Ester! Cada vez melhores seus posts...Parabéns às duas!!!Sabe o q eu lembrei? Tenho uma sapatilha amarela...no pé td bem, né?rsrrsrsr. Acho os batons coloridos lindos, mas não consigo mais usar...usei muito, os rosados, vermelhos, vinhos, mas de uns anos pra cá não consigo mais...meus lábios são muito secos e o batom fica depositado nas rachaduras e minha boca é muito grande...minha mãe disse que quando eu nasci era só boca e cabelo...rsrsrrssr. Acho que desacostumei, não me gosto mais de batom forte, uso só brilho ou cor de "boca". Agora blush tenho vários e dependendo da época do ano, se estou mais bronzeada ou não, eu troco! Tb uso o círculo cromático, aprendi com a Carmen Martins, no workshop!
    Bjs
    Ma
    PS: Aproveitando...conhecem algo para lábios secos? Trouxe uns carmex do EUA mas não gostei, eles fazem meus lábios arderem...AFF, Terminei!!!rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que comentei no post de segunda Ma, sapato e bolsa qq uma fica bem. rsrrs
      Essa onda de batom nude fez muitas mulheres desacostumarem de usar batons mais fortes.
      Acho que isso vai mudar, pois a tendência de batons mais pigmentados tanto para o verão quanto para o inverno vem forte do exterior.
      Acho que a melhor solução para lábios secos é o Bepantol!Tenho uma amiga que deixa um em casa e leva outro sempre na bolsa. Passa na hora de dormir sempre e PRINCIPALMENTE passa antes do batom. Faz assim: passa logo que começar a se arrumar uma camada generosa. Aí vai arrumando cabelo, começando a make, etc. Quando chegar na hora do batom tira o excesso do Bepantol dando um beijinhos numa folha de lenço de papel. rsrrs Não esfrega pois irá descamar os lábios. E esfolie sempre para tirar as pelinhas. Aliás, se passar o Bepantol toda noite sempre fica um resíduo dele pele manhã. Quando sair do banho ou depois de lavar o rosto, aproveite que está úmido e passe uma toalha macia nos lábios com um pouco de pressão para tirar o resto do Bepantol e as pelinhas mais soltas. Ajuda muito.

      Bjss

      Excluir
  11. Nossa, esse post maravilhoso foi feito sob medida pra mim, rss...
    E acho que acertei pq usei blusa mostarda com batom Russian Red, mas ainda assim olhando a foto que tirei, me senti amarelada, hehehhe
    Bjos Maria Ester e Gi!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza capricha no blush.
      Mas sempre vamos ficar um pouquinho amareladas.
      Se gosta da cor não liga e se joga.
      Beijão.

      Excluir
  12. Adoreiii, a propósito, sempre amo os posts aqui, especialmente as dicas da Maria ester e os looks lindooos da Gi, amo!
    Estou em mudança no blog, não sei se sabem, mas irei restringi-lo, então, queridas, se quiserem, deixem seus emails para que continuem acessando normalmente após eu torná-lo privado!
    Bjs, queridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda tudo bem? Obrigada pelo carinho de sempre, vc e a Lane são duas queridas!!! A Lane tb fez isso e realmente o mundo dos blogs anda meio louco, tem muita maldade por aí e respeito muito que quer um blog mais privado, meu email vc já conhece e quero o convite!

      gislaine.salmazi@uol.com.br

      bjs carinhosos!

      Excluir
    2. Tem hora que não tem jeito mesmo.
      Principalmente se não quer aborrecimentos.
      Espero o convite Nanda.E por favor passa o meu para a Lane pr favor e diz pzrz ela que espero o convite.

      maria.ester.reis@gmail.com

      Beijão.

      Excluir
  13. Maria Ester sempre nos dando otimas dicas! amei!
    abraços
    Marcia Eli _ Curitiba - Pr

    ResponderExcluir
  14. Oi Ma, adorei o post!!! Vc tem se superado, hein (se é que isso é possível rsrs!!!!). Adoro dicas de make up, porque tb sou louca por maquiagem e produtos de beleza em geral!!! Sou muito branca e herdei a bochecha rosada do meu avô. Por isso, sempre uso blush rosa (muitas vezes estou com a bochecha tão rosada, que nem posso passar blush rsrs). Mas abuso das sombras puxadas para o marrom, grafite, preto e violeta... Estou no caminho certo? rsrs

    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO obrigada Sabrina! Fico feliz que tenho conseguido postar coisas
      úteis e bacanas.
      Sou louca por make! Vc é sortuda pois seu colorido é mais fácil de combinar. Amarelada não vai ficar! rsrrs
      Está no caminho certo sim!
      Qual a cor dos seus olhos?
      Beijão.

      Excluir
  15. Que maravilha Maria Ester!! agora estou aqui querendo ver o subtom de tudo, até dos esmaltes na unha,rsrsrs. Muito interessante, eu não me ligava nisso, apenas algumas roupas ficavam meio de lado porque não me sentia bem, deve ser o subtom, muitas vezes uma roupa bonita,mas quando vestia ela não me animava. Muito bom seu post,como sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é o subtom. rsrsr O maldito. rsrsr
      Eu treinei meu olho para isso comprando aviamentos de costura para minha mãe. Minha costureira fica impressionada com o meu olho. rsrs
      Na verdade qualquer cor pode puxar mais para um lado ou outro do círculo cromático.
      Tem verde mais amarelado ou mais azulado/violeta/, marrom mais acinzentado ou avermelhado, rosa mais amarelado ou azulado.
      Uma loucura! rsrrs
      Depois que percebemos isso facilita bastante para fazer compras.
      Às vezes não acontece de comprarmos 2 blusas com o mesmo modelo e tecido mas de cores diferentes e usarmos muito mais uma do que outra, e na verdade até achamos a cor da menos usada mais bonita? Muitas vezes é porque a cor não nos favorece e não encontramos "jeito" de usar a roupa.
      Beijão.

      Excluir
  16. que interessante! eu sempre me achei meio esquisita com batons mais azulados. tenho uns rosas que são assim. minha pele deve ser a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pude ver em suas fotos me pareceu que vc está
      certa. Voce é naturalmente rosada em vez de amarelada.
      Deve ficar tudo muito rosa. rsrs
      Deve ficar melhor com vermelhos puros e corais.
      Beijão.

      Excluir
  17. Maria Ester, vc pode passar o contato da sua costureira,se puder agradeço muito. Meu email: izaffonseca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza no momento ela não está pegando freguesas novas pois está cuidando da mãe que está doente e morando com ela. Mas guardo seu email e quando ela estiver mais livre te aviso.
      Beijão.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção Maria Ester!! Tão difícil encontrar uma costureira e faz uma falta neh?? Vou aguardar e se alguém puder indicar, agradeço. Bjosss

      Excluir
  18. Gi,
    Parabens, estou simplesmente encantada com seu blog...Tanto que ja fiz a divulgacao ate na BVP...rs Todos os dias acompanhamos tudo.
    Amei as dicas de maquiagem...comprei varias coisas na viagem que fiz ... mas nao usei simplesmente nada...ainda nao tive a coragem de usar um batom mais ousado...Na verdade acho que preciso de um curso..rs.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana fico muito feliz!
      Fica ligada que logo, logo farei post dando umas dicas.
      Beijão.

      Excluir
  19. Ai meu padim padi im Cisso...rs

    Maria Ester.. eu gosto de batom amarronzado e agora? kkkk ja que como diz meu filho, eu tbem sou marrom...rs

    por causa dos meus dentes que tem o tom mais amarelado, eu acho que tons de rosa e vermelho ressaltam ainda mais o amarelao deles.. e ai acabo usando batom mais pro marrom ou dourado..rs.. lascou-se tudo !!! rs

    Mas olha.. adoreiiiii as suas dicas.. menina quanto capricho.. e tbem so gosto de blush puxado pro rosa ou coral.. ta vendo a lanbanca ne...rs (desculpe a falta de acentos!)

    bjbjbj

    Cy

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkk
    Usa o que te dá segurança e pronto!.
    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  21. Maria Ester,

    Suas dicas estão sensacionais!!!!!

    Obrigado pela dedicação e pelo cuidado com as informações.

    Abraços.

    Vânia Rodrigues

    ResponderExcluir
  22. Vânia obrigada a VOCE.
    Beijo bem grande.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...