{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

28 de maio de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: BREGUET - relógios que são obras de arte

Quando a Gi me convidou para escrever mais um dia por semana logo pensei: boa oportunidade para dividir um pouco mais dos meus gostos pessoais e escrever sobre coisas que despertam meu interesse.

O post de hoje tem muito disso. Meu encantamento pelo belo, pela tradição e pelo artesanal. Gosto e valorizo muito o trabalho feito à mão com cuidado e originalidade. Já postei inclusive um vídeo sobre a produção do casaqueto Chanel, lembram?

Aprecio objetos como uma espécie de obra de arte, independente se tenho condições de comprar ou não. Não apreciamos uma bela escultura ou pintura dessa maneira?
Além disso, interesso-me em pesquisar sua história, vício de quem fez faculdade da matéria rsrs, saber detalhes etc.

Começo com uma pergunta: o que Louis XVI, Maria Antonieta, Napoleão e Josefina Bonaparte, o Czar Alexandre I, a Rainha Vitória da Inglaterra e Winston Churchill têm em comum?

Todos eles foram clientes fiéis da marca de relógios BREGUET não é incrível?

A Breguet é uma das mais antigas marcas de relojoaria em funcionamento. Fundada em 1775 por A.-L. Breguet, nascido na Suíça, mas que se estabeleceu em Paris.Breguet tinha grande conhecimento da alta relojoaria, mas sua característica mais importante era a capacidade de inovação. Foi responsável pela descoberta de tecnologias e mecanismos que hoje são sinônimos de excelência, como por exemplo o turbilhão, utilizado por qualquer marca de luxo. Criou também o primeiro cronógrafo, o relógio automático de corda em 1780(!), o sistema pare-chute, que inspirou os relógios antichoque.

E foi justamente um modelo turbilhão, ou melhor, Tourbillon, que chamou minha atenção para a marca! rsrs Achei lindo o mecanismo aparente! Vejam se não tenho razão?














Quando vi pela primeira vez uma foto achei lindo o mecanismo aparente e fui pesquisar. Breguet inventou o turbilhão em 1801. Na verdade é um mecanismo criado para compensar a força da gravidade que agia nos relógios mecânicos da época. Lembre-se que os relógios eram em sua maioria de bolso e passavam o dia na vertical. Essa posição do centro de gravidade provocava desvios em seu funcionamento e consequentemente pequenos atrasos. O turbilhão é um mecanismo que gira o escapamento sobre seu próprio eixo em intervalos regulares, equilibrando os erros ocasionados em virtude da influência da gravidade.

Esse vídeo dá uma ideia de como são fabricadas algumas peças da marca.


Não é maravilhoso! Fico encantada com tanto cuidado, precisão e trabalho artesanal!

A marca também produz relógios que são verdadeiras joias. Veja a delicadeza do trabalho desse modelo feminino, o Crazy Flower. Pode ser exagerado, meio kirsch, mas é um trabalho incrível!


Outras peças interessantes...











Desde 1999 que a Breguet faz parte do Grupo Swatch, mas continua a ser um símbolo de precisão e qualidade. Atualmente existem mecanismos tão ou mais eficientes que o turbilhão, mas sem dúvida que ele é uma demonstração impressionante de técnica relojoeira. Além disso, não é extremamente encantador observar seu funcionamento? Fico meio que hipnotizada! rsrrs

Bem, como tem sido tradição ao longo de seus séculos de existência não é fácil ser dono de um Breguet; peças tão especiais têm os preços tão especiais quanto. rsrsr

Mas como disse no início, fico encantada com a beleza do trabalho de verdadeiros artistas! Apreciar e conhecer o belo faz bem para os olhos e para o coração! Pelo menos eu acho.

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis.

22 comentários:

  1. Ahhhhhh! Amei o post!EU tbém sou facinada pela história...desde o começo...de onde surgiu...a criação.Parabéns.Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Maria Ester minha querida...
    Seus posts sempre maravilhosos, detalhistas e uma delicia de ler...
    Vc me conquista cada dia mais viu.
    Amei este de hoje super interessante, valorizo muito os detalhes e o cuidado que uma pessoas /marca tem em fazer sobreviver em meio a tantas modernindades detalhes maravilhosos.
    Super beijos
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que penso Re.
      Num mundo onde o fast fashion e a cópia imperam é reconfortador
      saber que existem produtos assim. Para mim isso basta.
      Obrigada pelo carinho de sempre.
      Beijo grande.

      Excluir
  3. AMO relógios!
    E esses estão LINDOS!!
    O post ficou incrível! Parabéns!

    http://meiodiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ma que post lindo e interessante para quem ama relógios! Eu já conhecia a marca, mas não a história e obrigada por nos trazer essas informações, moda e tradição com cultura!

    E amei os vídeos é maravilhoso esse trabalho artesanal e esse Crazy Flower é exagerado, mas não ia achar ele feio no meu pulso não rsrsrs

    Meninas uma ótima semana e amanhã eu apareço!

    bjs no coração de todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não ia achar ruim não! Principalmente o que aparece
      no vídeo com a pulseira preta. O outro todinho de diamantes gosto menos.
      Mas sou apaixonada mesmo pelos Tourbillon!
      Beijão e boa semana querida.

      Excluir
  5. Uau!!
    Quer coisa melhor que bom gosto e conhecimento no mesmo post?!
    Sem contar que esse primeiro vídeo, é simplesmente ... OPS NADA SIMPLES ele é exageradamente ENCANTADOR! Eu quero kkkkkkk Pode ser esse Crazy Flower não tem problema não! kkkkk
    Adorei a aula de história, aliás essa mania de falar sobre a história das marcas é contagiante! Eu estava no shopping com a minha mãe (o coisa boa) e ela deu uma verdadeira aula sobre a marca Louis Vuitton!!! kkkkkk Adorei!

    continue a nos ensinar Ma, é tudo de bom isso!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É contagiante mesmo. rsrs Em mim já é uma segunda natureza.
      Acho que é vício de ex professora que gosta de dividir conhecimentos. rrs
      Meu marido é que percebe que vem a "aula" e fala: senta que lá vem história. hahahaha
      Que bom te ver por aqui.
      Beijo grande.

      Excluir
  6. Adorei a aula de história, hehehe, não sabia dessa dos relógios na vertical e tal... Bem interessante! Além disso, acho super legal a idéia do mecanismo aparente, eu adoro ver como as coisas funcionam, e essas coisas costumam prender a minha atenção por horas também, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. hhahhah
    Eu também adoro.
    Que bom que gostou.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Maria Ester, peço licença só por um minuto para responder uma engraçadinha que perguntou se isso era um publipost...

    Vou deixar uma coisa bem clara, não venha querer colocar meu blog, no meio desses blogs profissionais que ganham dinheiro com anúncios, editoriais e pareceiros, não sou contra, ao contrário, as meninas tem o direito de aproveitar a net como quiserem, mas o meu blog não é assim!

    Graças a Deus meu blog é apenas um hobby, nunca ganhei dinheiro com ele, nunca mesmo, meus parceiros no blog são antigos e nunca cobrei para que eles aparecessem, são lojas e produtos que eu uso, gosto e pago por eles, a única coisa que ganho são descontos e quando realizo um sorteio, eles mandam algo legal para as leitoras!

    No caso da Oliveira Calçados, eu as achei pelo Instagram, estava louca por um slipper de onça e com o preço ótimo delas comprei 3 sapatos e postei meu looks com eles e foi um sucesso, a Helena dona da marca, para me agradecer, pois disse que já havia feito um post pago em outro blog e não teve esse retorno tão bom, me mandou de presente outra sapatilha.

    Recebo várias propostas para divulgação no blog, e geralmente recuso todas, aceito apenas produtos que realmente gosto e uso e para divulgar o trabalho de amigas, de pessoas talentosas, como a Jana, Dany, a Silvia.

    E se vc é capaz de achar que uma marca tradicional dessas se daria ao trabalho de me pagar, com certeza vc não tem nenhuma cultura, ou pior nenhuma noção do quanto uma jóia dessas custa, a Maria Ester fez o post apenas pela paixão pela marca, pela tradição LEIA O POST ANTES DE COMENTAR!

    Sempre fui honesta e transparente por aqui, esse blog é pessoal, meu diário virtual e se isso lhe incomoda tanto, vá procurar sua turma ou tente dormir mais cedo, faz bem para a saúde e para a alma, pois vc costuma deixar seus recadinho bem tarde!

    ResponderExcluir
  9. Ahhh Maria Ester se vc ganhou um relógio desses e não dividiu comigo, nossa amizade acabou aqui rsrsrsrs

    É cada uma que temos que ler, só por Deus rsrsrs

    bjsbkjs

    ResponderExcluir
  10. hahahhhahha
    Infelizmente não ganhei não Gi! podemos continuar nossa amizade.
    Bem que eu queria que fosse um publipost!

    A criatura ou é preguiçosa (porque não leu o post), ou ignorante (talvez tenha lido e não tenha entendido). O mais provável é tudo isso junto.

    O mais engraçado foi o fora de achar que um relógio que o mais barato deve estar por volta de 21 mil euros e os mais caros acima de 100 mil euros pode ser um publipost. hahahhhahahahaha
    Ignorãncia é triste!

    ResponderExcluir
  11. Ufa, continuamos amiga rsrsrsrs, eu não ia nem responder, mas não podia deixar passar essa pérola rsrsrs

    bjsbjs

    ResponderExcluir
  12. Só hoje pude ver seu post, Maria Ester e que capricho!! Amei...moda e cultura.
    Parabéns!!! Bjos

    ResponderExcluir
  13. Fátima (que não consegue logar!!!rs)quinta-feira, maio 31, 2012

    Maria Ester,
    Estou atrasada na leitura, mas antes tarde do que nunca!!rsrs
    Vc sabe que eu compartilho com seu encantamento pelas coisas clássicas e artesanais. E esse seu post me deixou apaixonada por esses humildes relógios!!rsrs
    Sua participação no blog da Gi eh mais do que a cereja do bolo: eh o fermento! Vcs são maravilhosas!
    Bjs com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Fa do RJ? Como foi a viagem?? Tudo bem? E ando com ciúmes de vc e da Maria Ester, vc só comenta por aqui rsrsrsr brincadeira lindona vc sempre será uma querida!
      bjs carinhosos!

      Excluir
  14. Gi, minha querida!
    Vc sabe que eu sou sua fã! É q tô sem internet em casa, e meu falatório fica reduzido! rsrs
    Ah, e agora eu não sou mais a Fá do RJ, sou a Fá de NY!!! haha
    Bjs, lindona!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...