{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

22 de fevereiro de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: APRENDENDO COM AS FRANCESAS

As francesas, especialmente as parisienses, são conhecidas por sua elegância (quem melhor sabe usar uma scarf?), por em geral não serem fashion victims (usam apenas o que SABEM que lhes favorece e não porque está na moda) e por usarem muito preto.

Usam roupa preta o ano todo inclusive no verão. Eu que adoro e acho muito elegante a cor, observei que mesmo no verão passado que foi quentíssimo em Paris, parisienses e fashionistas que adotam seu estilo desfilaram seus pretinhos.

Aproveitei para separar umas fotos que nos dão ótimas dicas. Precisamos apenas adaptar para nosso verão tropical, pois na maior parte do país nem dá para pensar em usar mangas compridas no verão, não é mesmo?

TRANSPARÊNCIA – ótima maneira de dar “leveza” para um look preto de verão.


PRETO/BRANCO – esse é um clássico, imortalizado no olimpo da chiqueria pela Chanel. rsrs


ESTAMPAS – essa é fácil!


MOSTRANDO A PELE – mas só um pouco! Para não perder a elegância. É aquela regra que muitas brasileiras fazem questão de ignorar: escolha apenas UMA parte do corpo para ficar mais exposta. Nada de decotão na frente, atrás e mais saia curtíssima. rsrs


CALÇADOS LEVES – sapatos que mostram um pouco da pele e os coloridos ou estampados deixam o look menos pesado e passam uma ideia de “frescor”.
As sandals boots são ótimas, pois mantém o “ar” pesado que está na moda sem comprometer a produção para o verão.


METALIZADOS – leveza instantânea, principalmente o dourado bem solar!

 
Com algumas adaptações dá para usar essas dicas no nosso verão. Acessórios coloridos também ajudam bastante e combinam com nosso país tropical.
É claro que se você vai caminhar ao sol por muito tempo a roupa preta não é muito recomendável, já que a cor tem grande poder de absorção de calor.

O tipo de tecido também influencia muito para na sensação térmica. Um tecido claro, feito com fios sintéticos, pode provocar mais calor que um preto fabricado com fios naturais.
É mais indicado dar sempre uma olhadinha na composição da etiqueta das roupas. Tecidos de fibras naturais como algodão, seda ou linho, são sempre mais frescos do que tecidos sintéticos, como viscose, raion, acetato, poliéster, poliamida, acrílico e nylon. 

 
Qual a sua escolha para usar preto nos dias quentes?

Ou não usa de forma nenhuma?

Beijos carinhosos
Maria Ester Reis

32 comentários:

  1. Amei as dicas, sobre o pretinho no verão, sempre usei sem problemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maria Ester sempre arrasando nas dicas, a escolha da imagens sempre perfeitas.
    bjussss

    ResponderExcluir
  3. De fato, as francesas são sinônimo de requinte e estilo blasé, e como Ma. Ester falou: em especial as parisienses! Em algumas cidades do interior da FR, nem todas as mulheres tem preocupação com estilo...
    Adorei os looks!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem toda a razão. No interior elas são mais desencanadas. Já em Paris! Uma aula de estilo só numa prestada de atenção no vai e vem das calçadas. rsrs
      Beijo grande.

      Excluir
  4. Elegantérrimas sempre!
    Eu amo preto, ñem ligo qdo ficam me secado do tipo "um calor desse e essa aí de preto" rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam mesmo não é mesmo? E muitas vezes quando vamos reparar a pessoa que está falando veste uma roupa clara de um tecido sintético quentíssimo! rsrsrs
      Beijão.

      Excluir
  5. Tb acho preto elegantíssimo e tb uso mesmo no verão, sem problemas! E gostei muito daquele vestido com bordado que parece estampa!

    Beijo grande!

    Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei apaixonada com esse vestido. Tem um bordado que me lembra muito uns bordados típicos da Rússia! Lindo demais.
      Beijo grande.

      Excluir
  6. Querida Ester,
    do jeito que a gente vive, enfurnada em ambientes ultra-refrigerados, não pode abrir mão das mangas e, até, de um casaquinho na bolsa. Daí uso preto sem problemas, mesmo no calor do Rio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Rio tem isso. No verão não dá para dispensar um casaquinho. Restaurantes e cinemas então!
      E muitas vezes andamos tão pouco ao sol não é mesmo?
      Beijão.

      Excluir
  7. Eu sou adepta do preto, quase viciada confesso!
    Amo e uso o ano inteiro, e nem sabia desse tanto de coisa que vc ensinou! Agora que não tiro mais. Rs
    Amo o preto em tecidos leves, em detalhes de renda, e amo em estampas.
    Só tenho dificuldade com o preto com dourado, apesar de reconhecer que as fotos são lindas.
    E, apesar do calor digno de Dante, no trabalho e carro fico no bendito ar condicionado, portanto, o preto nem faz diferença em relação à temperatura.
    Bem dosado é sempre lindo demais.

    Abraços e praticamente um bom Ano Novo, já que muita coisa só começa a acontecer de verdade hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para vc também! Hoje estava pensando justamente nisso: o ano começou. rsrs
      Como vc também uso muito. Só evito quando sei que vou andar muito no sol, pois aí, mesmo um tecido natural, esquenta bastante.
      Beijo grande.

      Excluir
  8. Ah, eu adoro preto! Uso muito nas produções de trabalho e noturnas.
    Acabei acostumando tanto que uso também no verão, mas prefiro tecidos mais leves e quando vou ficar em lugares fechados.
    Gostei muito dos looks que você usou no post, Maria Ester. Muito elegantes!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oiii Ma, oiii meninas!

    Eu estava louca para publicar esse post, pois achei ele tão "bacanudo" rsrsrs as francesas realmente são diferentes, não são lindas de rosto, mas são tão finas e delicadas e ainda por cima magras rsrsrs queria saber como tomando tanto vinho e comendo coisas boas rsrsrs
    E eu tenho algumas restrições com o preto no verão, mas com certeza é uma das cores mais chics e amo o visual preto e branco!

    Ma nesse fds assisti o filme Meia-Noite em Paris e gostei tanto que vi duas vezes, as imagens, o clima, Woody Allen soube muito bem traduzir a cidade luz e eu fiquei morrendo de vontade de passear por lá...

    bjs em todas e uma ótima semana, ou que nos resta dela rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maria Ester e Gi!
    Eu sofro um pouco com preto, pq sempre acho que fico mais pálida ainda (complexo de Branca de Neve!rs), mas a-m-o de paixão!
    Adoro pequenas transparências, mas prefiro as românticas (apaixonei pela camisa de golinha escura e manguinhas trabalhadas), acho que as que puxam pro lado sexy tendem à vulgarizar mais fácil, e para não correr o risco de errar a mão acho melhor não arriscar muito!rs
    A minha combinação favorita ainda é com o branco, não tem jeito: eu sou óbvia! rsrsrs
    Se bem que no inverno eu comprei um vestido da Le Lis que mudou meu conceito, ele é preto com cinza bem escuro. Eu antes não gostava, achava muito sisudo, mas o tecido é fantástico e o corte também favoreceu.
    Ótimas dicas, pra variar! Vou imprimir as fotos e levar na minha costureira (ando sem tempo de ir a Paris!kkkk)
    Beijinhos e FELIZ ANO NOVO (agora pra valer!rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou como vc ...sem tempo de ir a Paris e tb levando as idéias para a costureira! hahahahah Se vc visse a sacola de tecidos para o inverno que tem aqui em casa iria cair dura!rsrrs
      Amo preto com cinza.
      E quanto a entristecer a expressão, use um batom alegre ou um colar colorido. Fica lindo. Uso muito camisa preta com colar turquesa no verão.
      Beijo bem grande.

      Excluir
  11. Oi Maria Ester, eu tenho aflição de preto no verão, raramente uso porque me parece que esquenta mesmo na sombra e no ar condicionado, rsrs, mas isso também é coisa minha que gosta mais de tons claros do que de preto. O marinho é um ótimo substituto para o preto no verão, combina com todas as cores também e é super elegante. Mas adorei as fotos do post, esses pretinhos estão charmosos.
    Gi, também assisti esse filme só que quando estava no cinema, adorei, qualquer hora vou assistir em casa. Dá vontade de ver várias vezes mesmo. Bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É questão de gosto mesmo, pois eu já acho que marinho é mais sisudo do que preto, que sempre tem um leve apelo sexy. Apesar de gostar e usar marinho, sempre tenho muito cuidado para não parecer uniforme de recepcionista. rsrsrs
      Beijão.

      Excluir
    2. É lógico que o preto é mais sexy Mary, mas é queeente, rs! Para o marinho ficar com cara de uniforme (e nem de recepcionista, de escola mesmo, rs)precisa tomar muito cuidado, evitar combinar só com o branco,jogar sempre outra cor. Sapato marinho então é terrível, rs, por isso comprei um jeans que quebra totalmente a sisudez.Preto no verão acho maravilhoso à noite, que é mais fresquinho. Bjocas.

      Excluir
  12. Elas são muito chics mesmo Gi! De uma forma despretensiosa e tão natural!
    O segredo acho que é justamente o vinho e comer de tudo mas com parcimônia. E andar bastante.
    Eu amei esse filme. Principalmente quando mostra as imagens da Paris dos anos 20. Enlouqueci com as roupas e com a ambientação!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  13. Amei o post e acho que eu tenho espirito frances e nem sabia rsrsrsr amo o clássico branco x preto...amei as dicas tem muita coisa dessa dica que amooo.bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu amo preto e me apaixonei por cada um desses looks!
    Concordo plenamente com você, dá pra usar preto no verão, com muita elegância e leveza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Maria Ester, eu amo preto e amei sua seleção de fotos.
    O que é aquela camisa social na quinta foto? Um luxo só!

    Tem gente que passa mal só de olhar para uma roupa preta ou para uma blusa de manga comprida. Eu adoro! Ainda mais com o ar do escritório geladíssimo.

    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o ar nos salva. Mas tenho que reconhecer que se a cidade for muito quente, andar ao sol de roupa preta não é muito confortável mesmo.
      Beijão.

      Excluir
  16. Mais uma apaixonada por preto, França e beauté à postos para ler o post . :)
    bjs Maria Ester

    Dâmaris

    ResponderExcluir
  17. amei seu blog...amei esse post, tenho procurado muito sobre moda nos ultimos dias, e tenho visto muitoas coisas, mas vc disse tudo...para ser chic, tem que ser basica...parabens...

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...