{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

31 de janeiro de 2012

DICAS DA MARIA ESTER: SPFW - INVERNO 2012

Quando fiz o post sobre o Fashion Rio escrevi que tinha ficado decepcionada com tanta cópia do que foi visto nas fast fashions do hemisfério norte, e que achava que na semana de moda de São Paulo a coisa seria igual.

Felizmente estava errada, pois aqui foi um pouco diferente. Mas fico pensando na discussão do porque um país como o Brasil, onde a indústria da moda está apenas engatinhando, ter duas semanas de moda, enquanto que países com tradição e indústrias fortes como França, Inglaterra, Itália e EUA têm apenas uma. Muitos interesses e muito dinheiro... Acaba enfraquecendo o todo. Pelo menos é o que acho.

Apesar dos estilistas não terem apresentado nada de novo em matéria de forma, achei as propostas aqui de São Paulo um pouco mais criativas, inclusive me surpreendi favoravelmente com os desfiles de marcas que em geral não gosto muito como Ellus e Triton.

Preferi fazer um post mostrando apenas o que mais gostei!

MINHAS ESCOLHAS:

TEXTURAS - num inverno com muito preto o uso de várias texturas em um mesmo look faz toda diferença. As marcas investiram pesado no mix de texturas, algumas bem diferentes, criadas a partir de tecidos transformados. Tule escovado com aparência de lã, na medida para o nosso inverno tropical, (Animale e Tufi Duek), couro metalizado transformado em um tricô levíssimo (Cori) e finas correntes de metal entrelaçadas numa espécie de crochê (Animale).



TRANSPARÊNCIAS - principalmente quando misturada com tecidos pesados. ADORO!



METALIZADOS - couro, fios metalizados, bordados e lurex em tons de dourado acetinado, bronze e cobre. A prata praticamente não apareceu.



RENDA - mesmo depois de aparecer em temporadas anteriores a renda ainda não perdeu o fôlego. Dessa vez surgiu em propostas menos comuns que gostei muito. Criando texturas diferentes, por cima de tecidos mais pesados (Huis Clos) ou na junção de várias camadas de renda sobrepostas, que diminuem a transparência e criam um tecido onde a silhueta é apenas sutilmente revelada(Alexandre Herchcovitch). E a novidade da renda dourada, LINDA!



COURO - praticamente todas as marcas apresentaram peças em couro seja em detalhes ou peças inteiras. Muito couro trabalhado imitando a textura de tecidos tramados.



ESTAMPAS GEOMÉTRICAS - não sou muito fã das estampas étnicas ou tribais que apareceram à exaustão no Fashion Rio e nas coleções das lojas fast fashion. Gosto pessoal mesmo. Na SPFW, elas apareceram com uma pegada mais geométrica e em algumas marcas (Animale e Triton) com o grafismo típico do período art-déco.



ACESSÓRIOS PREFERIDOS - as bolsas lindas da Cori inspiradas no universo da selaria (Gucci inspired, claro rsrs). Não muito grandes, estruturadas, com mais de uma cor e peças de metal cobre.




Essas foram minhas tendências preferidas.
Teve também muito veludo, peles e pelos, saias longuete, calças cropped e estilo pijama... Como podem ver algumas um pouco difíceis de usar.

E vocês já elegeram suas preferidas?
Não tem jeito, quem gosta de moda sempre quer usar uma tendenciazinha não é mesmo?


Beijos carinhosos
Maria Ester Reis


27 comentários:

  1. Que post mais bem feito e "caprichado", Maria Ester! Parabéns!! Adorei o seu poder de sintese!! rs

    Quanto às tendências, me apaixonei pelas estampas geométricas e os metalizados!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju. O poder de síntese consegui nos tempos que dava aula. rsrs
      AMO metalizados tb!!
      Beijão.

      Excluir
  2. Me diz se a Maria Ester não é tudo de bom!? Já estava sem esperança de ter posts nas férias da Gi..mas fui surpreendida com esse post bombástico!

    Adorei ver tudo compilado Má! Tenho certa preguicinha de ver todos os desfiles e admito que não tenho esse olhar clínico, minha interpretação seria toda caótica quiçá equivocada ahahaha

    Bjus e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resinha minha querida amei o bombástico. srsrs
      Que bom que gostou.
      Beijão.

      Excluir
  3. Gostei muito das estampas geométricas e da renda!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, sou uma leitora creuza, porque nunca comento nada e sei muito bem que seu blog não tem nada a ver com o tema, mas vc tem quase 3 mil seguidores, é advogada, é cidadã brasileira. Vê isso que está acontecendo em São José dos Campos...se puder, divulgue porque a imprensa não está divulgando e não vai divulgar. Fique tranquila que o link é ok.
    beijos
    Viviane Ayres
    viviane.ayres@gmail.com

    http://www.youtube.com/watch?v=NBjjtc9BXXY&feature=share

    ResponderExcluir
  5. Maria Ester, gosto muito de como vc escreve, e preciso confessar achei maravilhosa aquela saia da iodice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Fico feliz.
      Não deixa de assinar, please!
      Beijão

      Excluir
  6. Ma eu estou longe, mas adorei o post e as idéias, por aqui o inverno está acabando e começando a pipocar a coleção primavera-verão e ainda teremos muitas cores! Vou aproveitar sua dicas nas liquidas daqui! Obaaa

    bjs meninas e semana que vem estou voltando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisinha que bom que gostou. Aproveita e se joga nas sales! rsrsr
      Estou com saudade mas MUITO feliz que voce está aproveitando bastante.
      Beijossss

      Excluir
  7. Bom dia Maria Ester,
    Confeso que estava sentindo falta já de posts do blog, a Gi e você me faz muita falta, quando estou com um tempinho livre pra olhar o blog, rsrs...

    As Estampas Geométricas eu amei, muito legal.
    Agora você acetou tb no que eu gosto MUITO que é BOLSA, nossa sou fanatica por bolsa, essas estão maravilhosas.

    beijos e Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas estamos sentindo falta da Gi. rsrs Mas felizes que ela está aproveitando.
      As bolsas são divinas!
      Beijão

      Excluir
  8. Que beleza passar aqui no cantinho e te encontrar!!!Achei que não tinha nada hj...rsrsrs.Post resumido e meu gosto é parecido com o seu dear,tirando essas estampas art deco.Essa renda dourada é linda,menina!E couro reinando,amamos!!!Os sapatos parecem semelhantes ao ano passado.Tb adorei as bolsas selaria,que chique!!
    Bjocas mil
    Nancy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oo my dear
      Te confesso que as estampas eu gosto mas até mais como um quadro.
      Não usaria.rsrsr Sou apaixonada pela estética desse período.
      Quanto ao couro estava simplesmente fantástico. Muita coisa diferente e para todos os gostos.
      Beijo bem grande.

      Excluir
  9. Oiiii.. que coisa boa vc aqui Maryyyy...rs

    sinto tanta saudade desse bloguinho.. como a Gi ta de férias eu nem tinha entrado, e hoje que vi seu post...rs

    vc me desculpa??? mas olha.. como não entendo bolhufas de moda..kkk, não entendo de tendencias, de tecidos, de nada.. só mesmo do que vcs usam e do que falam que é legal.. eu não tenho e nunca vou ter curiosidade de ir num desfile.. seja em sampa ou Rio...
    AGORA.. que ia dar uma briga tremenda se decidissem fazer apenas uma semana de moda, ahh isso daria.. afinal, onde seria? rs

    beijocassss... bom restinho de semana.

    ResponderExcluir
  10. Não precisa pedir desculpas querida. Sempre é tempo. rsrs
    Quanto as semanas de moda, as primeiras ocorreram somente aqui em São Paulo, onde a indústria é mais forte sem sombra de dúvidas, com o nome de Morumbi Fashion. Depois de alguns anos, interesses financeiros, junto com um investimento forte da FIRJAN que é a federação das indústrias do RJ e que começou um lobby forte, apoiado pelo governo do estado, para recuperar a imagem do Rio, criaram a semana do Rio.
    Tem gente que propõe que o inverno seja desfilado aqui e o verão lá. Sei lá se isso funcionaria, mas talvez fosse melhor que esse monte de semana de moda num país sem tradição no ramo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria Ester, gostei dos looks com as roupas de couro e as rendas, não gostei das estampas. As bolsas da Cori estão lindas. Bjocas.

    ResponderExcluir
  12. Estava fuçando o seu blog, e devo dizer que adorei! Você tem muito estilo e está sempre muito bem vestida! Ganhou uma seguidora fiel, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. OLA MARIA ESTER, GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA ACESSAR O SEU BLOG ? ADOREI O SEU RESUMO DA SEMANA DE MODA.UM GDE ABRAÇO. JUSSARA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara que bom que gostou. Eu optei por não ter um blog pessoal. Sou colaboradora da Gi aqui no Ouse apenas.
      Meus posts saem em geral às quartas feiras, com o título de Dicas da Maria Ester.
      Se colocar esse título na busca aqui do Ouse vc verá que tem bastante material, pois em janeiro completei um ano de colaboração.
      Então para me achar é por aqui mesmo.rsrs
      Toda pergunta ou comentário, mesmo que seja num post da Gi, ela me avisa.
      Beijão.

      Excluir
  14. Oi, Maria Ester! Gostei do que vc nos trouxe sobre o mix nas texturas. Achei super bacana! Adorei o tule escovado e o tricô de couro. Já os metalizados, as estampas geométricas e as transparências não são de meu gosto. Porém tb gostei muito de saber que as rendas continuam com tudo (lindas as douradas!) e que o couro está aí!
    Um beijo grande e um ótimo fim de semana!
    Lara

    ResponderExcluir
  15. Maria Ester amei esse post!
    AS METALIZADAS SÃO LINDAS!!!

    ResponderExcluir
  16. Maria Ester, isso é que chamo de resumão para guardar hhehehe!Já tinha lido mas só hoje estou comentando, bjs!!!Gi, saudades de vc também!!!Va.

    ResponderExcluir
  17. Querida Maria Ester,
    deixando de lado a Rússia, a França é o maior país da Europa e cabe em Minas Gerais com folga... O Brasil é grande, do tipo continental, e pode ter várias semanas de moda, até mesmo em função das características das duas cidades. Isso, infelizmente, não é invenção nossa, já que na própria França, nos anos 20 e 30, os costureiros preparavam desfiles na Côte D'Azur durante o período de férias, com modelos próprios para a praia.
    Eu queria mais é que tivesse uma semana de moda no Sul, outra no Nordeste, uma em Minas...
    É só a minha opinião, sei que a maioria não concorda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi querida.. Td bem com vc?
    adorei o post.. Nao sei se uso essas tenden cv ias.. Mas como amdo ousando como nunca.. Quem sabe não é? Kkkk
    Super bjus
    Re Cavalli
    Gi linda.. Saudades.. Bjusss

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...