{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

7 de dezembro de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: TENDÊNCIAS PARA O VERÃO - SAIAS

Vocês repararam que depois de algumas estações onde os vestidos foram a grande tendência, (quem não enjoou de ver bandage dress? rsrrs), desde o inverno as saias andam dominando as vitrines?

Parece que esse será o verão das saias e de todos os comprimentos!

Se por um lado ganhamos ao multiplicar nossos looks, por outro lado acho que elas trazem mais dificuldade para acertar nas proporções. Como cortam a silhueta na cintura e na barra, em geral parecemos mais magras e altas com calças e vestidos. Exceção para as saias longas não muito rodadas que também alongam.

Depois de muito observar, e errar, acho que tenho umas dicas que podem ajudar:

Existe uma região da perna onde qualquer comprimento escolhido fica bem, além de ser elegante e confortável na hora de abaixar ou sentar. 

Mais ou menos uns seis dedos acima do joelho até logo abaixo dele.

Vai depender se você quer ou pode mostrar os joelhos ou um pedaço das coxas. rsrs
Acho um horror mulher que não segura o comprimento da saia e fica puxando toda hora para baixo. Não é deselegante?


Na hora de escolher com que combinar é que surgem algumas dúvidas, principalmente à respeito das proporções do que usamos na parte de cima. Em geral, se não tomarmos cuidado ficamos com a silhueta bem quadradinha. 
Simplificando funciona assim:

EM RELAÇÃO A LARGURA DA SAIA:

 SAIA MAIS JUSTA - parte de cima pode ser ajustada ou larga.



 SAIA COM VOLUME – combina melhor com peças menos volumosas na parte de cima, mas se escolher uma assim o bom é marcar a cintura de alguma forma.













EM RELAÇÃO AO COMPRIMENTO DAS PEÇAS DE CIMA:

PEÇAS FECHADAS – não devem passar dos quadris ainda mais se a saia for curta e tiver volume como babados, franzidos ou pregas.

PEÇAS ABERTAS – podem chegar ao comprimento da saia ou serem pouco mais compridas.


  
MINI SAIA - considero mini toda saia que seja do meio da coxa para cima. Em geral dão uma alongada, pois parece que a mulher tem um pernão. Acho esse comprimento mais apropriado para as bem novinhas e/ou com pernas boas (rsrs). Claro que podemos usar o que nos dá vontade, mas também sabemos direitinho quando a coisa não cai assim tão bem, não é mesmo?

SAIA MIDI - faz tempo que me pediram para falar sobre elas; estava esperando uma oportunidade. Acho um comprimento complicado, que fica bem num número bem limitado de mulheres. Depende muito também do modelo da saia, de como se combina... Acho que na maioria das vezes dá uma envelhecida, engorda e de uma maneira geral faz a mulher parecer mais baixa.
Se você não é super alta, magra, com canelas finas e bem jovem minha dica seria...esqueça. rsrs Tem mulheres que vestem muito bem, mas são poucas. Para conseguir bons resultados combine a saia midi com peças e acessórios mais pesados e bem modernos. Tira a “cara” de saia da vovó.


SAIA LONGA - muita mulher pensa que saia longa é para quem é alta e magra. Mas escolhendo modelo e cores certas qualquer uma pode usar. Inclusive as baixinhas e as gordinhas, que são as que mais eu escuto e leio reclamando ou duvidando que não ficam bem com saia longa.

  para as baixinhas- look monocromático, saia não muito rodada e saltão. Outro dia vi no restaurante em que jantava uma menina bem baixa, com camiseta e saia longa ligeiramente evasê (tudo em tons de bege) e comentei com meu marido (como se ele estivesse interessado haha),  como ela estava uma graça.


  para as cheinhas- se tiver quadris mais largos escolha uma saia escura que caia meio que reta à partir dos quadris. Peça de cima mais ajustada possível e de cor próxima a da saia. Coletes ajudam bastante e nesses casos a blusa pode ser mais clara. Outra coisa que ajuda é definir de alguma forma a linha da cintura.



SAIA TRANSPARENTE – vocês já viram essa tendência? Acho complicadinha! Tenho a impressão que os looks ficam vulgares muito facilmente. E como em geral essas saias tem o forro curto essa diferença dá a impressão que a pessoa é mais baixa.







Saias são ótimas mas podem nos deixar parecendo mais baixas e mais cheinhas. Então para qualquer tipo físico e modelo de saia escolhido vale:

 - marcar a cintura mesmo que de maneira sutil ou insinuar uma cintura através de uma terceira peça.
 - looks monocromáticos, ou com tonalidades bem próximas, além de muito chiques ficam ótimos para todas.
 - salto. Sapatilhas e rasteirinhas são uma delícia no verão, mas seja qual for o comprimento da saia salto alto faz muita diferença. Calçado de cor parecida com o tom da pele e mais decotado também.





Bem meninas, como puderam ver, elas são versáteis e com alguns pequenos cuidados podemos escolher os modelos que combinam melhor com o nosso tipo físico.
Coloquei as dicas pensando no verão, quando jaquetas, cardigans, blazers ou casaquetos dificilmente são usados. Quando adicionamos qualquer uma dessas peças as escolhas mudam um pouquinho. Se quiserem faço um post mais específico depois.
Parece complicado e muito detalhe para pensar, mas depois de um tempo fazemos as escolhas quase sem perceber.

Depois de passar os dois últimos verões usando principalmente vestidos, o que me deixou meio cansada deles confesso, esse ano vou me jogar nas saias, inclusive nas longas. E vocês?

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis

32 comentários:

  1. Tenho um dilema com saias acho linda as longas e mindi, mas não consigo usar, me sinto 10x mais gorda ahhaahh!! Adorei o post me ajudou muito!!

    http://ideiasdeartista.blogspot.com/

    bjooo!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de post minha querida Maria Éster!!!
    Parabéns!!!!!

    Saias midi realmente já esqueci, vc tem toda razão, envelhecem e engordam, portanto nem pensar!!! Estou passando longe delas...rsrsrsrs
    Mas as longas....já me joguei e amei!!!!! Simples , chique e elegante!!! E só pra ressaltar o que vc disse, um salto mais alto usado com saia longa faz muuuita diferença!!!

    Bjkssss

    ResponderExcluir
  3. Eu acho complicadíssimo e vou ter que ler esse post mais vezes, pois não entrou tudo na minha cachola..rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Ester, ótimo o post, eu adoro tanto as saias quanto os vestidos, não enjoo deles nunca, rsrs. E essas saias midi que você mostrou são muito perigosas mesmo, geralmente envelhecem. O comprimento de seis dedos acima ou logo abaixo do joelho é perfeito para o dia-a-dia, também gosto das longas. Bjocas.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Ester,

    Adorei as dicas, adoro saias longas, sempre dou uma olhada para ver as dicas e fazer novos looks.

    Obrigada.

    bjs.

    Cristiane

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,

    Ótimas dicas.

    bjs

    Gislaine Maristela

    ResponderExcluir
  7. Tô aderindo nesse verão!!! Ainda não tive coragem, mas vai rolar só no saltão!:)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaa.. que post mais lindooo gente.
    Eu amooo saia longa, mas sou uma negação em fazer a combinação, por isso na maioria das vezes acabo escolhendo o vestido mesmo..rs

    MIDI eu acho uó.. sempre envelhece a pessoa, achata, engorda, enfim.. nao curto mesmo...

    Mini saia.. ja passei da idade...rs, ate gosto, agora que to malhando mais ainda, mas prefiro mostrar as coxas usando short do que saia, tenho um serio problema em sentar comportada...rs

    Enfim.. amei o post, vai pra pastinha de lições...
    beijocas nas duas.

    ResponderExcluir
  9. BEATRIS as midi são difíceis mesmo. Quanto as longas, procure as com menos roda, ou leve na costureira para ela tirar. Faz muita diferença. Que bom que o post vai ajudar. Bjão.

    SANDRA querida que bom que gostou. Saudades. Beijão.

    REJANE no começo paraece complicado mas depois pegamos o "mecanismo". Uma coisa que ajuda é ler o post e ir experimentando suas peças e quem sabe até fotografar. Acho que fica mais fácil entrar na cachola. rsrs Beijo grande.

    FÁ obrigada querida. Beijo grande.

    CRISTIANE obrigada a voce. Beijão.

    ResponderExcluir
  10. OI Gi,
    Este post está muito bom, super completo, adorei. Depois disso ninguém mais vai ficar com nenhuma dúvida, Xoxo
    www.marinaliberman.com.br/blog

    ResponderExcluir
  11. Impressionante a perfeição do texto, das imagens, e mais a coerência e bom gosto, estilo, enfim... Os posts da Ma. Ester são verdadeiras lições de moda e de estética!
    Adoro saião, mas sempre fica na dúvida quando uso..rs... Superpost!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  12. Maria Ester, que post esclarecedor.
    Amei as imagens mostrando o "certo e errado" das saias e ainda mais sobre os diferentes tipos físicos.

    Ficou ótimo! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  13. Oiii meninas! nem preciso dizer que amei o post, né? já tinha lido antes de publicar umas duas vezes, li de novo e não me canso!

    E posso garantir que essas dicas são dignas de personal styling! Estou fazendo o workshop com a Fe e com a Cris e elas dão muitas dicas parecidas, então aproveitem que aqui ninguém paga nada rsrsrs

    bjs no coração de todas!

    ResponderExcluir
  14. Vanusa Fabiano Mendesquarta-feira, dezembro 07, 2011

    Post super claro! Com meus 1,55 estou sonhando em ousar e usar uma cumpridona com uma dessas anabelas lindas que tenho visto nas vitrines...rs
    Qto às transparentes, vi uma na julia Petit linda, mas nas mortais acho meio piriguete...
    Abraços em todas!
    Parabéns Maria Ester, aprendi muito esse ano com vc!

    ResponderExcluir
  15. NANDA estava com saudades. Muito obrigada pelos elogios. Beijo bem grande.

    DRICA que bom q pude ajudar. Fico feliz. Muito mesmo. Beijo grande.

    GI que bom que gostou e aproveitou. Ainda mais agora que está ficando profissional! Obrigadíssima por toda força de sempre. Beijão.

    VANUSA muuuuuito obrigada. Vc me deixou emocionada e muito contente. Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  16. Ah Mary vc não quer se iniciar como profissional dear...gente vc sabe muuuuuito!Anos de observação né querida!
    Eu amo saias mas engraçado como nunca as escolho no dia a dia,não sei ao certo o motivo.Tenho várias saias brancas que não uso ha tempo,preciso resgatá-las.Tb não gosto dessas midi são esquisitas.Nem mini pois as pernocas já requerem cuidados rsrsrs.Agora tem muita perna feia por aí a mostra que só Jesus neah Mary,oh feiúra se a gente pudesse palpitar...
    Vou me espalhar nas saias neste verão!!
    Bjs
    Nancy

    ResponderExcluir
  17. Maria Ester, mais um post do qual gostei muito, em especial pq amo saias, adoro vestidos, e os uso praticamente dia-a-dia.

    Minhas saias ou são longas ou logo abaixo dos joelhos (se bem que a algumas godês dou uma encompridadinha, mas fujo totalmente das midis) e não gosto das transparentes, pois não acho que componham um visual elegante.

    Achei muito bacana a forma como vc fez o post e vc, muito sabiamente, chamou nossa atenção para a parte de cima. De fato deve haver um equilíbrio entre a parte inferior e a saia a fim de não 'poluir', digamos assim, o visual.

    Resumindo: o post, para mim, está perfeito! Eu adorei!

    Um grande beijo!

    Lara

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gi! Olhando a terceira foto do seu look de ontem, eu realmente achei que vc estivesse com esmalte, rsrs. Inclusive (olha só!) o achei parecido com um da Deborah Lippmann, o 'waking up in vegas', rsrs...E vc estava sem, hahaha!!

    Um beijo, linda!

    Lara

    ResponderExcluir
  19. ameeei a terceira clarinha da primeira montagem, linda demais!!

    ResponderExcluir
  20. Maria Ester, minha querida, você leu meus pensamentos!!!! Separei até alguns vestidos para doar, de tão cansada que estou deles, parece que tudo tem cara de ontem, sabe? rsrsrs
    Amo saias! E como aqui padecemos de calor, é uma ótima (e linda) pedida para o verão carioca!
    O comprimento que me favorece mais é mostrando o joelho, pq tenho as pernas grossas, e quando o joelho fica escondidinho, acho que meu mocotó fica mais acentuado!rsrsrs
    Adorei as suas dicas preciosas, como sempre!
    Aliás, é incrível como vc 'traduz' tantas informações que chegam até meus ouvidos bregas e antes não faziam sentido...rsrs
    Obrigada!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Maria Ester, como sempre dicas muito úteis
    tava conversando com minha mãe hoje sobre as maxi saias
    agora vc esclareceu várias dúvidas. Ela é cheinha, agora vou puder falar várias dicas para ela
    beijooooos minha flor
    você é o máximo

    ResponderExcluir
  22. NANCY alguns aninhos de observação sim, vc tem razão. rsrs Mas acho que assim como vc, na maioria
    das vezes acabamos optando pelas calças, por serem mais confortáveis ou pelos vestidos que não temos que pensar muito. E nos períodos mais frios ainda tem o trabalho de usar as meias! Acho que por isso não criamos o hábito das saias muitas vezes.Quanto a pernas feias...nem me fale! E joelhos então. Tenho uma certa implicância com eles. hahaa Acho que são uma das partes mais feias de qualquer pessoa. Em geral prefiro o comprimento que cobre a maior parte deles. rsrs Cada um com suas neuras...
    Beijo bem grande.

    LARA que bom que gostou.Fico realmente muito feliz. As dúvidas surgem mais mesmo nas proporções do que se usa na parte de cima.Vc tem razão, as bem rodadas podem e devem ser um pouco mais compridinhas. Beijo bem grande.

    YANA aquela também é uma das minhas preferidas. De renda e linda. Em outro look do blog, ela combinou com coral. Ficou lindo. Beijão.

    *********MENINAS!!!**********

    SEMANA QUE VEM VOU FAZER POST SOBRE MAKE FESTIVA PARA OS OLHOS. UM PEDIDO ANTIGO DA QUERIDA NANCY.
    ESTOU PENSANDO EM ENSINAR UMAS DUAS VERSÕES DE OLHOS ESFUMADOS, INCLUSIVE PARA QUEM TEM OLHEIRAS.
    GOSTARIA DE SABER AS DÚVIDAS DE VOCÊS.
    FAÇAM SEUS PEDIDOS!!!

    ResponderExcluir
  23. KAH que bom! Diz para ela experimentar sim. Eu também sou cheinha e uso sempre.
    E as bases? Usou alguma sugestão? Gostou?
    Beijo grande para voce e para sua mãe.

    ResponderExcluir
  24. Hummmm que arraso como sempre o Post!! eu tenho uma saia jeans q amo mas tinha essa sensação que ela além de me engordar me achatava, ela é no meio da canela, midi eu acho, parecida com a saia preta de M.K.Olsen nas fotos, vou tentar botar uma barra e alongar de vez, adoro a saia!! já que subir eu não posso,kkkkk Eu também vou preferir as longas, acho muito femininas e confortáveis!! Maravilhosas suas Dicas M Ester, obrigadaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Maria Ester, Oi Gi! Sabe q no verão não uso jeans? Aposento minhas calças e ataco de saias e vestidos! Alem de confortáveis e fresquinhos acho super fácil de compor looks!Tenho uma amiga q me chama de rainha das saias...rsrsrsr
    Maravilha de post! Não consegui comentar ontem, mas hj aqui estou!!
    Bjs nas duas
    Ma

    ResponderExcluir
  26. Má, quantas dicas boas!!

    Deu vontade de ter uma de cada, pena que realmente não são todas que me favorecem :(

    Comprei uma saia midi, por total teimosia, e até agora não consegui usar, me sinto ridícula!

    Quadril largo é um problemão, mas você deu tantas opções para todos os tipos de físico que só vai usar a saia errada quem quiser!

    Obrigada por sempre nos tirar da Sibéria ahahah

    Bjnhoss


    **Gi beijão pra ti tb!!

    ResponderExcluir
  27. WILMA faz isso sim, põe uma barra e alonga.E olha que as saias jeans longas estão voltando viu? Ontem mesmo vi uma bonitinha na C&A. Beijo grande.

    MA no verão tb não uso calças. Muito difícil; durante o dia e com o calor então nem pensar. Beijo bem grande.

    Rê vc tem razão; é difícil escolher o modelo correto de saia para quadril largo. Parece que calça sempre cai melhor. Mas é porque calça alonga mais e equilibra as proporções. Já experimentou saia longa? Beijo grande.

    ResponderExcluir
  28. Fá querida vc tem razão , o espelho é nosso melhor aliado para descobrir o comprimento ideal da saia, pois vai depender muito das características de cada mulher. E ainda faz diferença muitas vezes o tipo de tecido!
    Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  29. Maria Ester,

    nunca tinha lido orientações tão claras e objetivas a respeito do uso das saias! Foi muito útil pra mim e com certeza vou colocar em prática. Só uma dúvida: você acha que as saias estampadas engordam ou isso vai depender mesmo da combinação de peças que fizermos?

    Um beijo carinhoso,

    Adélia

    ResponderExcluir
  30. Vai depender um pouco viu?
    É claro que as lisas alongam mais, mas isso
    não é motivo para não usar as estampadas.
    Em geral, estampas menores, fundo escuro e principalmente pouco contraste entre as cores usadas na estampa,ajuda muito.
    Beijo bem grande. Que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada, Maria Ester!
    A cada dia esse blog fica melhor, é incrível! Estou adorando suas dicas... essa semana comprei uma saia com base em tudo que li aqui. A saia é estampada e é mais ou menos como você falou: com pouco contraste entre as cores da estampa, um corte mais reto sem muito volume. Acho que ficou perfeita! Obrigada pelas dicas!!! Beijos

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...