Oi, mais uma segunda de Carreira e Imagem aqui no Ouse! O tema de hoje, gente, é a gestão do tempo. Importante, não é? Tenho certeza que se tempo fosse um artigo que pudesse ser vendido, as pessoas pagariam o valor que fosse por ele. Tempo é o artigo de luxo do século XXI.
A falta de tempo para a vida pessoal devido às jornadas de trabalho cada vez mais extensas, aliadas a outros fatores do mundo contemporâneo que consomem o nosso tempo como engarrafamentos e filas por todos os lugares geram uma espécie de frustração em nós, pois parece que quanto mais nos dedicamos a conseguir nosso “lugar ao sol”, mais distante ele parece.
Para saber se você sendo dona do seu tempo, ou se está simplesmente o deixandoele passar conforme as necessidades vão aparecendo e então vai tentando “apagar incêndios”, responda mentalmente, estas questões:
1. Você tem uma lista de objetivos e metas definidas e escritas em algum caderno ou planilha?
2. Você reserva algum tempo diário para revisar o que foi feito no dia e o que ficará pendente para o dia seguinte?
3. Você procura definir claramente prioridades dentre as coisas que tem para fazer?
Saiba que estas três perguntinhas simples, quando respondidas afirmativamente e colocadas em prática na nossa rotina fazem toda a diferença. Nós costumados dividir o tempo de forma tendenciosa e sentimos a sua passagem de forma igualmente relativa. Quando estamos fazendo algo que não gostamos ou esperando uma resposta importante, o tempo parece demorar muito mais a passar, ao passo que se estamos nos divertindo, ele nos parece passar muito rápido.
Ao longo de um dia de trabalho, nosso humor muda e nossa disposição e isso acontece por vários fatores como: cansaço, motivação, queda de atenção, dispersão, influência dos colegas e chefes, problemas com ferramentas que usamos para trabalhar... E conforme estas mudanças vão ocorrendo, nós vamos, inconscientemente definindo um “planejamento novo”.
Horas a mais lendo emails ou fuçando redes sociais “para relaxar”, levantar várias vezes para entregar ou pegar coisas em outros setores, sempre com direito a uma paradinha na copa ou na mesa de um colega mais chegado, alongar numa reunião para discutir mais sobre um assunto que já parece estar claro, se demorar mais para terminar um relatório que não precisa ser tão detalhado assim, estas são desculpas comuns que damos a nós mesmos, para não passar para uma tarefa seguinte, que não gostamos muito de fazer, para ser liberado de estar presente em uma reunião chata, para não ficar muito tempo na mesa e não lhe pedirem ou cobrarem algo, para usar paliativos e esquecer os problemas por um tempo, podendo assim adiar aquela conversa séria que precisa ter com um gestor.
Estabelecer objetivos é fundamental para que você se torne dona do seu tempo e deve ser o primeiro passo para melhorar a utilização do tempo. Dedique alguns minutos da sua rotina para definir claramente a sua missão e as suas metas, e depois escrevê-las, uma a uma. Ao escrever estes objetivos é como se você fizesse um contrato consigo mesma, que não a deixarão se dispersar com coisas menos importante, pois sempre que isso ameaçar acontecer, você irá ter um lugar para onde voltar o seu olhar e confirmar o rumo a ser re tomado. Objetivos, quando escrito, nos parecem ter mais valor!
À medida que vamos cumprindo estes objetivos e marcando um “ok” ao lado, vamos nos sentindo melhores e mais leves. Ao final do dia, o tempo que você gastava com coisas irrelevantes e dispersores, vai sobrar e você poderá ser usado para a tão o que a gente vive resmungando de não ter tempo para fazer: seja academia, terapia, curso, estar com a família. Não é bem melhor assim? Quando estamos no comando de nossas vidas?
Uma ótima semana a todas vocês.
Érika Saab
Érika querida! esse post realmente é para começar bem a semana e inspirada para organizar melhor o nosso precioso tempo!
ResponderExcluirbjs carinhosos em todas!
Erika!! Muitas dicas preciosas, excelente!
ResponderExcluirGi, Erika, Maria Ester, o blog Goyana Fashion tem uma promo com o site Dafiti...venham!
Gi, se puder divulgar aí, fico muito grata!
bjux
link:
http://www.goyanafashion.com/2011/09/site-dafiti-dicas-e-parceria.html
Como sempre os post de Érika são maravilhosos!.
ResponderExcluirBeijos. Com amor.
Maite.
Vixiii.. eu definitivamente nao sou dona do meu tempo.. agora por ex.. deveria estar cuidando da casa, das roupoas..e to aqui na net.. vicio maldito..rs
ResponderExcluirbjs meninsa.. boa semana
Dica maravilhosa para começar a semana e o mês!
ResponderExcluirRealmente organização e estabelecimento de metas é primordial.Mas observo que esse tipo de organização depende muito da personalidade de cada pessoa. Tem gente que é desorganizada e não consegue focar. Acho que nesses casos um pouco de esforço pessoal é importante. Principalmente para quem trabalha com outras pessoas, e a sua enrolação e dispersão acaba interferindo no trabalho dos outros. Tem coisa pior do que depender de um colega ou chefe disperso?
Nesses casos é não ficar estressada se não conseguiu cumprir uma meta, principalmente se o seu trabalho depende dos outros.
Boa e proveitosa semana para todas. beijão Erika.
Ou, Gi, começo da semana e começo do mês, duplo começo rsrs momento ideal para rever rotinas e tentar se organizar melhor. Beijos.
ResponderExcluirLeila, obrigada pelo seu comentário, vou lá ver o seu sorteio! Valeu pela dica!
Maitê, muito obrigada, que bom que você está gostando dos posts! Beijo.
Cyntilante rs, também não é para tanto, ter um tempinho para o lazer é igualmente importante, o ideal é que todo dia a gente separe um tempo livre só para nós e dedicá-lo a diversão e ao relaxamento, assim recobramos energias para voltar as nossas tarefas rs. Um abraço.
Maria Ester, nem me fala, eu já tive uma chefe assim, que por acaso era uma pessoa muito próxima e amiga, ela era extremamente bagunceira e vivia perdida na sua papelada, não sabia onde estava nada, toda vez que pediam algo para ela, ela demorava muito de achar, colocando sua credibilidade em cheque, infelizmente ela não enxergava seu problema e colocava a culpa "no sistema",não duramos muito trabalhando juntas rsrs Amigos, amigos, negócios à parte!hahaha