{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

15 de setembro de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: Vamos corrigir? Tudo sobre o uso de corretivos!

Corretivo é provavelmente o item de maquiagem que mais desperta dúvidas e frustração.

Responsável por corrigir imperfeições, manchas, espinhas, cicatrizes, ainda carrega a “responsabilidade” de corrigir as temíveis olheiras, e é vendido numa enorme variedade de formas, só para complicar!

De início é bom saber que provavelmente a sua dificuldade vêm do fato de achar que um corretivo deve servir para todas as correções.

Em geral precisamos de pelo menos dois; um da cor exata do rosto para corrigi-lo e outro ligeiramente mais claro para a área dos olhos. Além disso, nem sempre a textura ideal para o rosto (em geral precisamos de um produto mais seco) é boa para a região dos olhos (na maioria das vezes necessita de um produto mais hidratante).

E para complicar muitos corretivos são na verdade corretores ou iluminadores.

Tipos de corretivos:
Quanto à textura:

Líquidos - bem leves, não oferecem muita cobertura. Por não marcarem muito são bons para peles com rugas e marcas de expressão e para quem não precisa de muita correção.

Cremosos - fáceis de espalhar corrigem bem e se adaptam a vários tipos de pele. Existem no mercado opções cremosas oil free que dão um acabamento sequinho, ótimo para quem tem pele mais oleosa. Os cremosos oil free são os que dão o melhor acabamento em qualquer tipo de pele. Infelizmente são também os mais difíceis de encontrar no mercado nacional.

Pastosos - em pote ou bastão, dão grande cobertura, mas em geral são difíceis de espalhar e costumam acumular. Terror das rugas e linhas de expressão. No entanto são excelentes para quem precisa corrigir manchas mais intensas.

Lápis – secos e firmes são difíceis de passar. No entanto dão bons resultados em peles acneicas.

Quanto à cor:

Cor da pele – serve para disfarçar imperfeições leves no rosto e na área dos olhos. O corretivo usado no rosto deve ter o tom exato da sua pele. Na região dos olhos pode usar uma tonalidade mais clara.

Colorido – quando apenas o corretivo da cor da pele não consegue apagar certas imperfeições, o colorido vem auxiliar. Servem para neutralizar o tom de manchas, sinais de nascença, cicatrizes de cor diferente, espinhas, vasinhos ou da olheira mais pigmentada, deixando a região com uma cor mais próxima a da real tonalidade da sua pele. Por isso chamo de corretores. Não podem ser usados sozinhos, sempre necessitarão de base ou corretivo na cor da pele por cima para igualar.




Iluminador – levíssimo tem em sua fórmula partículas que refletem a luz iluminando a região. O mais conhecido é o Touche Éclat da YSL. Para quem não necessita cobrir olheiras e somente dar uma iluminada são ótimos. Para nós mortais, rsrs, serve para dar aquele toque final que faz toda a diferença.

Pode ser ligeiramente mais claro que o tom da pele. Mas POUCO, para evitar o visual panda invertido. São fabricados em poucas cores, em geral mais para claras, já que o intuito é iluminar. Quem tem pele mais escura deve tomar cuidado, pois até a opção mais escura pode ser clara demais.



Truque para aplicação:

Aprendi essa maneira de aplicar corretivo na região dos olhos em um curso de maquiagem e utilizo há um tempão. Garanto que faz toda diferença para disfarçar as olheiras.

Exagerei na quantidade de produto porque queria chamar a atenção para o formato da aplicação que é diferente da usual. NÃO COLOCO ESSA QUANTIDADE TODA DE CORRETIVO!


Dicas gerais:

Corretivos foram feitos para corrigir e não para eliminar. Excesso de produto pode destacar o problema ainda mais.

Se você costuma bronzear-se, provavelmente precisará de corretivos em cores diferentes dos habituais para usar nessa época. Não tem coisa mais feia do que aquele olho branco num rosto bronzeado! rsrsr

Antes ou depois da base? Depende de cada pessoa. No rosto gosto de passar antes da base; nem sempre conseguimos um produto na cor exata da pele e, além disso, como invisto em bases com um acabamento especial o corretivo por cima destaca muito. Nos olhos, como gosto do corretivo ligeiramente mais claro, passo depois da base. Quem não precisa de muita correção, melhor deixar para aplicar o corretivo depois da base se necessário. Muitas vezes ela já corrige tudo.


Corretivo colorido deve ser passado sempre antes da base para que não apareça. Quem não usa base pode passar por cima um corretivo da cor exata da pele, mas o resultado não fica tão bom.


O iluminador serve para iluminar e não corrigir. Se você quase não tem olheiras e ele é suficiente para a correção... ótimo! Se não, ele é o último produto que você passará na região. A ordem que eu sigo na área dos olhos é a seguinte: corretivo amarelo quando necessário + base + corretivo da cor próxima à pele (quando uso o amarelo em geral não preciso desse) +iluminador (sempre o último).

Para escolher a cor experimente sempre no rosto no local onde será usado, de preferência com luz natural ou teste com luz fria e quente.

Pode ser aplicado com pincel (prefiro um macio e fofo de esfumar sombra do que o de corretivo típico) e com os dedos dando batidinhas para depositar o produto, sem esfregar.

Atualmente muitos corretivos oferecem proteção solar além de ativos que tratam.

E por último uma das dicas mais importantes: hidrate sempre a região dos olhos antes de começar a corrigir; espere o hidratante absorver e depois pode usar o corretivo. Costumo passar os hidratantes e o filtro solar e ir adiantando alguma coisa para aproveitar o tempo antes de sair.

Pode optar por um creme hidratante se tiver essa região seca, ou escolher um serum leve se tiver a pele mais oleosa. Faz uma diferença enorme no resultado da correção!



Beijos carinhosos
Maria Ester Reis.


39 comentários:

  1. Nossa Maria Ester! Assustei agora!!! Estava justamente com essa dúvida hoje e qdo abro o blog, aparece o post exato!!! Eita, sintonia, hein....kkkkkk
    Perfeitoooooo
    POst pra guardar e ler sempre....

    Obrigadaaaaaa
    Bjksssss

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Mary!Nossa menina sou cheia de duvidas qto a corretivos,vou ter que decorara a aula pra fazer prova hahaha!Tenho usado a caneta do Boticario e gosto,não saio de casa sem ela!A nossa colega Gi vai usar muuuuito corretivo qdo Lucas e Arthur chegarem no pedaço...podiamos dar junto com as fralda no cha de bebe,o que vc acha hahaha!Falando assim ela vai ficar assustada,né.
    ótima aula,que bom que vc voltou junto com a Gi!Vcs fazem muita falta,dear.
    Bjs corretivos e iluminadores do dia!
    Nancy

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Ester, esse é o post que faltava para a coleção "essenciais". Aliás, outro dia eu ia comprar um corretivo e lembrei de você, agora é imprimir e levar na perfumaria. Bjocas.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional ... Amei o post ... Dicas valiosas!!!


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Gi!!

    adoreii seu blog... passeando por aqui achei por acaso....

    adoreii as dicas da base tbm!!

    não vivo sem!

    Espero uma visita sua!

    Beijos

    isacarlota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Noooossaaaaa!!! Mais um que vou salvar inteirinho!!! Maria Ester do Céu o que é essa coleção de corretivos??!!

    Amei como sempre! Parabéns!!

    Gi querida, espero que esteja melhor!!

    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  7. Maria Ester parabéns. Fiquei pensando que você poderia escrever um livro. "Coletânias da Maria Ester". Cada post seu é um capítulo de aprendizado pra qualquer pessoa. Eu não gostava muito de maquiagem acho complexo e aqui na minha cidade parece que tudo derrete. Mas você escreve de uma forma que todas as dicas dão super certo.

    Cristina Figueiredo - Manaus/Am

    ResponderExcluir
  8. Arrasou no post! Essa roda das cores foi muito boa... Esse flash iluminador da Boticario também é o meu preferido, sem contar que dura muito.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. SANDRA que bom!!! Sintonia perfeita mesmo. Beijão.

    NANCY ótima idéia!!! Acho que ela vai precisar. rsrs Eu também adoro a caneta do Boticário, tanto que tenho uma na bolsa. Obrigada pelo carinho. Voltamos com tudo. Beijos iluminados.

    TINA que bom que gostou. bjss

    FÁ rsrsr é bom ser lembrada. Vale imprimir , pois é um assunto que gera muitas dúvidas e em geral as vendedoras não entendem NADA e dão umas dicas nda á ver. rsrsr Bjss.

    ALINE obrigada! Beijão.

    PRISCILA , como disse, cada um para uma necessidade. rsrrsrs Por isso a coleção. Mas não uso todos ao mesmo tempo! Só uns 3! Beijão.

    ResponderExcluir
  10. vc é minha " idala "..kkkk.. nao vivo sem corretivo, mas nem sei se usava do jeito certo.. agora aprendi mais...rs

    agora.. posso falar??? assim.. sabe que fui assaltada e que to pobre de marré marré né.. to aceitando doações viu..kkkkk.. tem corretivo pra dar e vender...

    bjsss meninas.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maria Ester! Puxa, que saudade de suas dicas! Estava sentindo falta!

    Já aprendi muitas coisas lendo seus posts. Adoro! E admiro o seu empenho para que tudo saia legal, bem explicadinho, a montagem das fotos, assim como o carinho com o qual vc nos passa suas experiências!

    E que olhos lindos vc tem!

    Grande beijo!

    Lara.

    ResponderExcluir
  12. Amei esse post..... é tudo que precisávamos..

    Querida, eu tenho uma veinha "estourada" no canto externo da parte da olheira.. então fica bem azulzinha aparecendo...
    Nesse caso, eu tenho que passar um corretivo amarelo antes da base, para homogeneizar com a pele??

    Aguardando sua resposta...
    Bjoks
    Flávia Cristina

    ResponderExcluir
  13. Olá, Gi!

    Aprendi muito com o post de hoje. Eu não sabia que existia corretivo colorido... é incrível. Adorei e já salvei na minha pastinha.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  14. CRISTINA- MANAUS muito obrigada pelo incentivo! Vc não imagina como fico feliz de saber que meus posts são capazes de ajudar alguém. Moro em SP mas como morei no RJ sei um pouco o que é derreter! rsrs Se bem que Manaus é pior nessa questão! Beijo grande.

    REGIANE, obrigada querida! Vc tem razão ele dura bastante. beijão.

    CYN fiquei sabendo! Infelizmente não temos o mesmo tom de pele, se não acho que eu poderia te ajudar nessa questão de corretivos. Que bom que gostou. Beijão.

    LARA obrigada! Também estava com saudades. Fico muito contente de saber que ajudo de alguma forma. E estou aprendendo a editar cada vez um pouquinho mais,o que tem melhorado a "cara" dos posts. rsrrs Beijo bem grande.

    MENINAS QUEM TIVER SUGESTÃO OU PEDIDO PARA ALGUM POST ESCREVA.
    Se eu puder ajudar farei post sobre o assunto com todo o prazer.

    Bjssss.

    ResponderExcluir
  15. Olá Maria Ester!!Q post maravilhoso!!menina eu tenho olheiras bem acentuadas e vou tentar a dica de passar o corretico em forma de triangulo,depois te conto como ficou .
    bejókitas e nana com Deus

    ResponderExcluir
  16. Ma. Ester, mulherrrr... Tu sabes muito! E mais, é sempre tão didática... Adoreiiii!
    E olha, acho que vc tem mais corretivos que eu! hehe
    Poxa, o iluminador do Boticário, vou comprar amanhã! hehe
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  17. Preciso comentar que este foi um ótimo post!! Completo, explicativo, bem elaborado. Parabéns!! Eu fazia tudo errado, colocava em forma circular ... Adorei!!!
    Bj
    Eulalia
    www.papodemeninas.com

    ResponderExcluir
  18. UUaaalll Gi, depois dessa aula acho que ninguém ficou mais com nenhuma duvida, parabéns, beijos
    www.marinaliberman.com.br/blog

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus!! que aula maravilhosa, ainda nem pude ler tudo agora, voltarei quando tiver com mais tempo, porque estou arrumando as malas para dá uma refrescada na mente. Mas com certeza será super útil esse post, pois sou só dúvidas com corretivos e preciso cada dia mais dele, aff!!!

    ResponderExcluir
  20. Maria Ester, adorei!!!

    Comprei uns 4 corretivos de marcas nacionais gosto da natura mas comprar pela revista nem sempre acerto, estava apanhando suas dicas chegaram na hora certa.
    Vou imprimir para fazer a lição de casa certinha.
    Obrigado gostei muito do modo como você explica.

    Beijocas
    Shirlei Pina

    ResponderExcluir
  21. Maria Ester, que dicas maravilhosas. Eu sou a rainha das olheiras, tudo que melhore elas, eu coloco. Agora vou correr para comprar esse corretivo amarelo. Estou usando o creme da dermage firme e forte, melhorou, viu? mas as olheiras que eu tenho são terríveis, se vc ver, vc acha q tá péssima ainda, mas comparado ao que eu tinha, ficou mt melhor.
    Como sempre arrasando
    beijoooos

    ResponderExcluir
  22. FLAVINHA, é isso mesmo, experimenta o corretivo amarelo antes da base. Depois da base pode passar um corretivo da cor da pele se ainda precisar corrigir. Depois me conta. Bjss.

    NENINKINHA se são tão acentuadas talvez vc devesse experimentar um corretivo amarelo tb. Mas não deixe de passar o corretivo da cor da pele ou o iluminador em formato de triângulo. Depois me conta!!!! Quero saber. Beijão.

    NANDA uma vez professora...sempre professora. haha. Mania de explicar tudo bem certinho.Escrevi uma vez no seu blog que eu era louca por maquiagem. Agora vc tem idéia da profundidade da loucura. Até curso já fiz. Acho que vc vai amar o iluminador do Boticário. Sei que gosta de valorizar os olhos também! Beijoss.

    EULÁLIA fico muito feliz que tenha gostado e que vai ser útil. Bjss.

    MARINA que bom que gostou do meu post. Quem está te respondendo é Maria Ester, colaboradora da Gi. Vou comentar com a Gi q vc gostou. Bj.

    WILMA que bom que gostou! E quem não precisa deles? Beijão.

    SHIRLEI bom ter vc aqui! Que bom que vai ser útil.Comprar corretivo só experimentando mesmo. Beijo grande.

    KAH bom saber que o creme melhorou, mas tem olheira que é difícil! Experimenta o corretivo amarelo, e depois me conta. Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  23. Maria Ester arrasou nesse post, eu nunca entendi a utilidade desses corretivos coloridos. mandou bem e eu já anotei a dicas.
    bjusss

    ResponderExcluir
  24. Comprei um em formato de caneta na viagem para Buenos Aires, estou gostando. Tb adoro corretivos, mas só tenho dois tipos :)

    Adorei a dica do formato triangular, vou testar!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  25. AAAAAAAAAH EU TAMBÉM TO AQUIII Maria Ester!!

    adoreiii o post! Até pq eu levo uma surra de corretivo, kkk mas agora isso vai mudar kkk

    Ontem eu fui ao médico, e enquanto esperava: li seu post pelo celular kkkk (pensa em uma pessoa viciada), mas nao consegui comentar e estava loucaa pra ver as imagens bem grandeeeeeeees de todos esses corretivos lindos, e prestar atenção nos detalhes!!
    Parabéns Maria Ester você é dedicada e carinhosa em tudo o que faz, e por isso que é tão querida aqui no Ouse, ( e já tem até uma pastinha no meu pc "DICAS DA MARIA ESTER" )
    kkk


    ps* eu fiquei imaginando TODA A SUA COLEÇÃO DE MAQUIAGEM, meu Deus do céu, acho que eu fico maluca!

    um beijo Maria Ester

    ResponderExcluir
  26. Maia Ester.. ontem deixei um racadinho aqui mas ele sumiuuuu. !
    e ja nao lembro pq escrevi um monte.. sera que era mta coisa por isso nao apareceu? kkkkk
    mas falando do corretivos.. eu nao saia mesmo usa.. tinha um e descobri que era o errado para a minha pele. kkkkkkkkkkkk
    Mas aprendi!
    Super beijos
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  27. KELI adoro quando vc comenta nos meus posts. Beijo grande.

    DRICA testa e depois me conta.Beijos

    LUUH adorei saber da pastinha! rsrsr Fico feliz de saber que vcs aproveitam as dicas, pois faço os posts com muito carinho. Beijo bem grande.

    RE corretivos são para mim, como falei no início do post, um dos ítens mais difíceis de acertar, afinal servem para disfarçar algo tão temível e que chama muita a atenção, pois estamos sempre falando com as pessoas e olhando-as nos olhos. Beijão.

    ResponderExcluir
  28. Nunca uso corretivos, mas confesso que amei as dicas!!!
    Beijos, querida!!

    ResponderExcluir
  29. Maria Ester, preciso dizer: você me assusta!
    Meu Deus, como é que vc consegue saber tantas coisas de tantos assuntos assim, gente? Tecnologia alienígena, só pode ser! Quando a Gi fizer o sorteio da passagem do ônibus espacial, eu estarei preparada para concorrer e conhecer seu planeta natal, amiga! rsrsrs
    Tenho muuuuita dificuldade em comprar corretivos bons que não sejam importados. Parece que aqui não tem gente branquela, pôxa! Acho que qualquer hora vou ter que passar liquid paper!rsrs
    Triste também é que tenho muitas pintas no rosto, e quando o corretivo fica em cima delas, fica feio, tenho que 'circular' as benditas. Haja paciência...rsrs
    Adorei as instruções incríveis!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Como sempre meu ícone de elegância fazendo posts maravilhosos !!!

    E estou reconhendo esse olhos lindos da minha amada Maria Ester!!!

    Adoro vocês!.

    Beijos. Com amor.

    Maite.

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas, pricipalmente a de passar o corretivo em formato triangular. Post ótimo e útil! Beijos

    ResponderExcluir
  32. ótimas dicas e que coleção, hein?!! arrasou...

    eu já estava namorando um corretivo amarelo para mim e depois desse post resolvi e comprei um hoje!
    vou testar a técnica que você mostrou na foto e espero dar certo!!

    bjs
    Re

    ResponderExcluir
  33. SIMONE sortuda!!! Beijinho

    FÁ meu marido diz que tenho um enorme disco rígido no cérebro. rsrsrs Também sofro um pouco com o problema da cor de corretivos. Felizmente isso tem melhorado. Mas não entendi o problema com as pintas. rsrs Vc não usa base, somente corretivo, é isso? Bjsssss

    MAITÊ querida estou com saudades. Os olhinhos são meus mesmo. rsrs Beijo bem grande.

    ÉRIKA que bom que gostou. Começa a reparar em makes de celebridades e vc verá que muitas usam esse truque, principalmente na hora de usar iluminadores leves do tipo do Touche Éclat. Beijão.

    ResponderExcluir
  34. Minhas pintas são altinhas (tenho sardas também, mas elas não são rebeldes), e quando passo base e corretivo, ou apenas um dos dois, elas denunciam que a pela está 'feita', o aspecto fica pesado...aí quando tô com mais paciência ou o evento é mais digno de atenção, fico incomodada com isso e acabo 'limpando' as benditas com cotonete!rsrs

    ResponderExcluir
  35. oie maria Ester!!no fim de semna segui a dica do corretivo,achei q ja ficou bem legal,da a impressão q o foco do circulo fica menos acentuado com o triangulo!!!mas agora com a outra dica do corretivo amarelo vou tentar tb.
    bejokas e obrigada!!!boa semna!

    ResponderExcluir
  36. Maria Ester adorei a aula como sempre, vc é perfeita!!Bjs, Va.

    ResponderExcluir
  37. Gi e M-Ester,

    AMEI AMEI AMEI esse post!! Tem coisa mais difícil do que corrigir imperfeições?? Sofro todos os dias com as minhas olheiras, mas a dica do triângulo resolveu em 90% meu drama!!

    Estou muito ausente, mas jamais esqueci o ouse e mesmo de longe acompanho todos os posts e sua barriguinha Gi. Acho que não preciso dizer que surtei quando vi o post com os sapatinhos, sempre que penso em filhos me vem na cabeça os pezinhos e os sapatinhos (A LOKA) HAHAHA

    Deixo aqui meu beijo grande para vocês!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...