{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

3 de agosto de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: TRENCH COAT- meu casaco preferido

E faz tempo! Sempre achei muito elegante e comprei meu primeiro trench coat logo que vim morar em São Paulo. Um modelo bem tradicional 7/8 na cor cáqui, de gabardine com tratamento impermeável. Uso até hoje!

Existem divergências quanto ao seu surgimento, duas marcas inglesas super tradicionais a Aquascutum e a Burberry reivindicam a paternidade do trench coat. A versão mais aceita, possivelmente porque os casacos foram adotados pelas forças armadas inglesas e ganharam mais notoriedade, é que em 1879, Thomas Burberry, um jovem vendedor de tecidos, inventou um tipo de tecido impermeável. resistente e muito confortável; a gabardine.

Em 1901 desenvolveu o primeiro modelo que foi adotado pelas forças armadas britânicas. Com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 o modelo foi remodelado e usado por britânicos e franceses. Como era uma guerra essencialmente de trincheiras, acabou conhecido como trench coat – casaco de trincheira.

Durante a Segunda Guerra Mundial o modelo foi atualizado e usado por vários países. Com o final da guerra os soldados passaram a usar os casacos em suas vidas civis ajudando a popularizá-lo.

Vejam que interessantes esses anúncios antigos!



Nos períodos entre e pós guerra o cinema ajudou a glamurizar o trench coat em cenas e personagens famosos!





Acho muito versátil, pois tem a capacidade de trazer elegância para looks mais despojados assim como também deixar produções mais refinadas com uma “cara” mais dia-a-dia.



 

Para sair do clássico podemos optar por uma cor vibrante ou detalhes especiais na modelagem.




Combinam praticamente com tudo; calças, vestidos, saias, short. E com qualquer proporção. Ficam ótimos com peças mais longas ou mais curtas, mas se tiver dificuldade na hora de combinar com as curtas, siga a dica: mantenha o comprimento da peça que estiver embaixo no máximo um pouquinho mais curta ou mais comprida que o trench. Assim não tem erro.

Pode também dar uma atualizada usando um cinto de couro e deixar semiaberto.

E tem a novidade do trench colete! Uma saída para quem mora em lugares mais quentes. O que vocês acham?






Não podemos esquecer que fica elegantérrimo nos homens e SO CUTE nas crianças! Pois é, a Burberry fabrica inclusive trench coats com modelagem adaptada e apropriada para bebês! Fofos!




Quem é fã dos trenchs como eu, se não conhece, vale à pena dar uma olhada nosite que a Burberry criou para os fãs, Art of the Trench http://artofthetrench.com/ . Nele, fotos de pessoas usando a peça são publicadas. Tem gente de tudo que é tipo! Muito bacana!


E aí meninas, vocês também gostam? Fiquei tentando lembrar se outra peça de roupa tem essa versatilidade; tornar elegante um traje simples ou trazer um ar mais despojado para uma look mais chic, sem que a elegância fique comprometida. Acho que não existe outra.



Beijos carinhosos,

Maria Ester Reis.

32 comentários:

  1. Vanusa Fabiano Mendesquarta-feira, agosto 03, 2011

    Amei, como aprendo com vcs!
    Sempre achei elegante demais os uniformes dos oficiais de guerra, em que pese toda crueldade, os nazistas eram muito elegantes!
    Post esclarecedor e charmoso!

    Obrigada,

    Bom dia a todas

    ResponderExcluir
  2. Haaaa acho super elegante com um belo salto tb!! Mas acredita que não tenho nenhum?! Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Ester, também adoro trenchs, e além de nos deixar elegantes eles esquentam no inverno. Os sem mangas também são ótimos, tenho um colete longo sem manga que comprei junto com um vestido no mesmo tecido e cor (vermelho), mas não considero um trench porque não tem a faixa acinturadora. Agita o chá! Bjocas.

    ResponderExcluir
  4. Excelente e enriquecedora matéria!!! Adoro trenchs tbm....e os coloridos são um charme...adoro vê-los nos filmes...é muito chique mesmo, viu....

    Bjks em todas

    ResponderExcluir
  5. acho lindo
    mas nao tenho nenhum #vergonha
    amei as dicas!

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  6. Tb acho, Gi. Como um trench, só um trench mesmo!! Clássico. Tenho um preto mas queria um caramelo, de inverno. E queria um preto e um clarinho para temperaturas mais amenas. Pena que aqui no Brasil seu uso não seja tão comum como fora.
    Aproveito pra te parabenizar (e ao maridão) pela gravidez. Vc é linda e muito elegante.
    Bjs. Alê (R)

    ResponderExcluir
  7. aiiiiiiiiii eu estou apaixonada pelos trench-coat ♥
    eu quero todoooooos!
    Maria Ester nem sei o que dizer! As suas montagens ficam tão boas que causam um furor!
    aahhh eu bolei um plano! Você fica postando essas fotos lindas e agora eu sou obrigada a:
    1. Comprar um trench
    2. Arrumar um namorado
    3. Dar um trench pra ele de presente também,
    4. dai vou esperar chover, e por fim
    5. tirar uma foto com um beijoo apaixonado na chuva! igualzinhooooo a que vc colocou na terceira montagem.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Brincadeiraa, vai dar muito trabalho tudo isso! hahaha

    Parabéns novamentee, ficou tudo muito muito inspirador! e com as imagens da pra usar trench de A a Z!
    Você tem razão, não existe peça mais perfeita do que ele! ♥

    Beijos Meninas ;**
    Giii da pra você usar trench também, mesmo com barrigão! ps* Eu morri de rir com os comentários de ontem! e eu achando que EU era a chata! pq sempre achei super feio as meninas que ficam pegando na gravida como se ela fosse um brinquedo, e que visitam recem nascido, alias eu morro de medo de bebe novinho, pq eles são tao frágeis! uffa eu sou normal :D estou feliz agora!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Uau, completíssimos sempre, esses posts da Ma. Ester, que arraso!!! Não canso de ler e reler...
    Amo esse estilo de casaco tbm e fiquei impactada com a beleza daquuele de lacinho atrásss... que amor!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gi e Maria Ester!
    Adorei as dicas! Eu comprei um preto, mais curto e estou usando muito neste inverno!
    Outro dia vi um trench num tom de azul escuro(carbono) e fiquei apaixonada! Mas vou acabar comprando um outro na cor cáqui , mais neutro! Obrigada pelas dicas.O seu capricho com o post, como sempre, é impecável, Maria Ester.Bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá...adoro esse tipo de casaco, acho lindo principalmente os mais clarinhos. bjus.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Deus (rs!) por ter encontrado um blog com looks que visitam o clássico e o moderno de uma forma tão harmoniosa! Fiquei apaixonada por seu blog! Achei que os looks têm foco no dia-a-dia profissional de uma advogada, o que é perfeitamente aplicável ao meu dia-a-dia profissional (sou secretária executiva em uma indústria). Lindo, lindo, lindo! E sabe de um segredo: a cerejinha do (meu) bolo seria, também, uma gravidez! Rsrsrs... Beijos e estarei por aqui sempre! Ju Maia - julianafamr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria Ester, oi Gi! Nem vou falar do post!Está cada vez melhor!Nota 1000...rsrsr.Tinha ouvido a história deles antes, mas vc completou ainda mais!! Amo trench coats...são tão elegantes!!! tenho alguns...rsrsr! uso de todos os jeitos,como vestido, adoro!! Sabe o q faço as vezes? quando quero usá-lo aberto e me assegurar q ele não cubra uma figura na blusa, por exemplo, eu amarro o cinto nas costas...isso mantem a abertura maior e dá para colocar um acessório grande no peito, se quiser, e o casaco não fecha!
    bjs
    Ma

    ResponderExcluir
  13. oi, Gi, foi ótimo convidar a Ester! Oi, Ester, amo seus comentários! Sabe que tenho um trench-coat desde uma viagem aos USA em 1980(ia para San Francisco e me falaram de um vento quase que eterno lá)e ele estava meio no canto. Depois dessa postagem, para o próximo inverno (moro em itaipu, Niterói, ou seja, região oceânica, calor infernal de novembro a abril e calor de verão nos outros meses, com direito a uns míseros dias de frio) vou mudar o forro dele! Bjs, Tereza.

    ResponderExcluir
  14. Maria Ester minha querida,... Seus posts estão cada dia melhor, deliciosos de ler... cheio de informações. Que Delicia ter vocês na minha vida!!!!

    Olha não da pra escolher um, são lindos todos, mas o da ultima foto com laço nas costas me apaixonei.

    Eu tenho um preto que uso bastante, queria um na cor cru / caqui... vou procurar com mais afinco. rsrs

    Super beijos
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  15. OLá Maria Ester e Gi!
    Aqui,o blog sempre dando show de bola,com simpatia,informaçao,amizade,enfim,blogueiras queridas e atenciosas!

    saúde e paz
    *te espero no meu blog,postagem ultra especial meu sobrinho fazendo 1 ano!

    bjs no coração

    ResponderExcluir
  16. LADY KATE beijão.

    VANUSA vc lembrou bem os uniformes alemães eram muito elegantes, e principalmente os da temível SS! rsrsr Melhor é ficar com as lembranças das aparições no cinema. rsr Beijo grande.

    CORINA se gosta e não tem é bom dar uma procurada nessa época de liquidações. Bjss.

    FÁ a Gi anda super ocupada! Mas quando der eu agito. Acho que para ser trench tem que ter algumas características como faixa, gola, tiras. Beijão.

    SANDRA engraçado que eu não tinha consciência que ele aparecia tanto em filmes! Com certeza isso contribuiu para deixá-lo up to date até hoje. Uma coisa sendo mostrada por tanto tempo e em situações cheias de charme acaba ficando no nosso inconsciente. Beijo grande.

    KAMMY se gosta um dia vai acabar comprando. As liquidações são ótimas para adquirirmos essas peças que em geral são atemporais , mas mais caras. Beijão.

    ALE que bom que gostou , mas a Gi tem algumas colaboradoras e esse post foi escrito por mim, Maria Ester. Bjs

    LUUH rsrr morri de rir. Estou à sua disposição viu? Mas vai ter que arrumar o namorado e mandar as fotos!rsrsrs Beijo grande.

    NANDA obrigada fico muito feliz que tenha gostado. Eu estou impactada pelo trench de laço E pela bolsa laranja até agora. rsrrs Beijo grande.

    ANA CLÁUDIA como gosto de ver sua carinha nos comentários. Obrigada pelos elogios. Beijão.

    BELEZA são lindos mesmo. Bj

    JU MAIA que bom que gostou. E nós colaboradoras da Gi nos esforçamos para manter o padrão que ela imprime ao Ouse. Volte sempre Beijão.

    MARCELA Também tenho vários e quando não sei o que colocar corro para eles, pois sei que a solução será sempre elegante. A amarração para trás é bem tradicional mesmo, e é a forma que mais vemos nas ruas se observarmos o dia a dia dos países mais frios onde as pessoas usam bastante os trench. Principalmente os homens, que dificilmente amarram a faixa na frente. É uma solução prática pois nos impede de perder o cinto. Mas tem um detalhe mais legal, pois para as mulheres essa amarração atrás dá uma acinturada deixando-nos mais esbeltas. beijão.

    TEREZA muito obrigada! O trech é mesmo ideal para o vento de São Francisco! Manda colocar um forro de cetim, que ficará perfeito. Minha mãe consegue usar o dela algumas vezes no Rio. rsrsr Se gostar pode inclusive mandar colocar um forro estampado. O laranja da montagem tem , a Gi tem um com forro de onça, rsrs. É só comprar aquele tipo de cetim com estampa parecida com as usadas em gravatas e que vemos em alguns pijamas masculinos de cetim. Fica lindo, chic, mais confortável para lugares quentes. Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  17. Sempre achei essa peça super elegante, mas nem sabia o nome, hahahaha, faz pouco tempo que aprendi. Até descobri que tenho uma jeans curta, que aliás nem uso muito, parecida com essa do exemplo com saia de onça, fica assim mesmo,cheia de panos, bom pra quem é magrinha, eu me sinto aumentada com ela!!! Muito bom o post como sempre!!

    ResponderExcluir
  18. Como não posso ter um da Burberry , uso o meu da C&A...hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Acho lindooo trench coat, mas por ser baixinha, acho que não fico bem com um hehehe.

    Adorei o post, como sempre!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria Ester! Adorei a história do trench... nao conhecia!

    Tenho um caqui da Zara, mas comprei um azul da Burberry (único que tinha no outlet de Portugal rs) e aMO!!!

    Adoro seus post.... Sempre de qualidade!

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Maria Ester, quando eu crescer quero ser igual a você nessa chiquetude toooodinha!
    Eu amo Trench Coat!!! O meu favorito é um pretinho básico da Cantão que tem a faixa preta original, mas não tem as passadeiras, então adoro usar cintões com ele, me sinto tão rica! rsrsrs
    Adoro saber a 'origem' das roupas, das tendências, das coisas que normalmente a gente não se pergunta o 'de onde veio', 'para quê veio', 'quem trouxe'...rsrs
    Só mesmo uma historiadora fashion como você, amiga querida!
    Obrigada, obrigada, obrigada...não canso de te agradecer!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. RE querida obrigada. Dá uma procurada nas lojas que vc acha o cáqui. É a cor mais fácil de encontrar. Quem sabe não encontra numa liquidação de inverno. Boa hora para comprar essas peças um pouco mais carinhas. rsrs Beijão.

    ROSAINA que bom que gostou. Parabéns pelo aniversário do sobrinho. Bjss

    Wilma beijão querida. Quem sabe não dá para mandar tirar um pouco do pano e usar. Ou aberto.

    REJANE, rsrs pois é enquanto não tenho o meu da Burberry também vou me contentando com os que tenho. rsrs O vermelho que a Gi está na foto é da C&A e ela está muito elegante, então saia desfilando elegantemente por aí com o seu. Bjss

    SIMONE queridíssima se gosta opte pelos mais curtos ficam uma graça nas baixinhas. Vc tem razão os compridos não vão te favorecer. Se não encontra um curto compra um comprido e manda cortar. Beijo bem grande. manda um beijão para a Carol tb.

    MARIANE que chique menina! Vc tem um da Burberry! Tendo já um mais neutro ter um colorido é ótimo! Obrigada pelos elogios, fiquei muito feliz de saber que gosta dos meus posts. Beijão.

    ResponderExcluir
  23. Maria Estér, sempre arrasando nos posts!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  24. claro que eu tinha que comentar hoje, né? sou fá da Maria Ester e a cada post fico mais fã ainda. Eu amei vc ter explicado a história do trench primeiro. As imagens são maravilhosas e muito esclarecedoras. Preciso de um, estou atrás a meses, mas não achei um legal ainda. Aqui na BA devido ao super calor, parece que eles não investem, sabe?
    Maria, muito obrigada pela dica do protetor, viu: muito útil xD
    amo seu post
    vc arrasa

    beijooos para todas
    Gi, vc já pode de inspirar e comprar um pros pequenos tb, rs.

    ResponderExcluir
  25. Acho liiindo e tem vários! Ainda sonho com um muito perfeito que me arrependi de não ter comprado na Burberry de Londres =(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Olá, Maria Ester! Só hoje pude comentar seu post.
    Trench coat me lembra muito o maravilhoso filme "Infidelidade", com Diane Lane (vc também deve lembrar, pois colocou uma fotinha no post).
    Ela está lindíssima nesse filme: simplicidade, sensualidade e elegância ao mesmo tempo. Aliás, quando vi, cortei o cabelo igual ao dela.
    Sem contar o francês lindíssimo que faz o amante, de trench, então, ai, ai, ai.
    Pena que moro no Rio e o clima não me possibilita usar muito, mas tenho um preto (da Renner!!!) e um cinza chumbo mais curto e de manda 7/8.
    Quem sabe ainda invisto em um cáqui, mas só no inverno que vem.
    bjks,
    Tati.

    ResponderExcluir
  27. FÁ agora vc me trouxe boas lembranças...Cantão! Quando eu era mocinha em Barb...no Rio, Cantão era a loja! Minha irmã tinha uma camiseta que não tirava do corpo. rsrr Também me sinto muito chic com os meus. Beijo bem grande querida.

    Drix beijão querida.OBRIGADA.

    KAH muito obrigada, que bom que gostou. Pena q vc não ache variedade. Nem na C&A ou na Renner? Deve ser por causa do calor mesmo. Beio grande.

    CARLA esses arrependimentos fashion acabam conosco! Também me arrependi de não trazer um. Fica para a próxima. Bjss

    TATIANA rsrsr claro que lembro! Na hora q assisti ao trailer pensei que mulher seria infiel ao Richard Gere? rsrs Quando vi o francês entendi direitinho! hahahahaha Quando morava aí era só refrescar um pouquinho que já colocava o meu. rsrs Bem coisa de carioca q não pode perder a chance de usar os casacos. Beijão.

    ResponderExcluir
  28. Afff e a "gestonta" aqui nem deixou recado nesse post especial e lindo...ohh mulher esquecida!

    Ma nem preciso dizer que todas as semanas vc nos dá uma aula de estilo com suas dicas e fico muito honrada em aparecer nas fotos e olhem meninas a Ma não puxa o saco não...quando ela não gosta ela sempre me fala com jeitinho rsrsrs

    Amei tudo! E mesmo viajando nunca tenho coragem de comprar um burberry...mas confesso que estou feliz com os meus da C&A e da Animale!

    bjs carinhosos em todas

    ResponderExcluir
  29. Maria Ester, eu como sempre tô atrasada nos comentários rsrsrs Eita correria! E você como sempre escolhendo falar das coisas que mais gosto. Trench Coat Burberry é um dos meus sonhos de consumo! Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Ah, adorei a dica!!! Vou atrás de um pra chamar de um mesmo!!!
    Obrigada, Maria Ester!! Sempre muito querida e atenciosa!!!
    A Carol mandou beijos, é sua fã, assim como eu hehehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. GI agora vc pode comprar para os babys ficarem iguais aos dois meninos da foto! rsrsr

    ERIKA fico feliz quando vc aparece. sei como é a correria. Bjão

    SI depois conta se achou. bjs.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...