{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

24 de agosto de 2011

DICAS DA MARIA ESTER CHAPÉUS – você costuma usar?

Não faz muitos anos, nenhum homem ou mulher de certa posição social saía sem usá-lo. Tenho fotos incríveis do meu avô usando chapéu numa simples ida ao centro da cidade.

Com o passar dos anos e a simplificação dos códigos para se vestir foi caindo em desuso e praticamente só víamos chapéus na praia e em quem trabalha exposto ao sol.

Lembro que há uns dez anos comprei uma boina linda em New York e toda vez que saía com ela por aqui as pessoas me olhavam como se fosse um ser estranho. rsrsrs

Felizmente, já que adoro chapéus, isso está mudando! Pelo menos aqui em São Paulo tenho visto muita gente usando, tanto no inverno quanto no verão, e as pessoas não estranham tanto. Acho que depende um pouco da cidade, pois minha amiga Dani que mora em Salvador, me contou que as pessoas estranham muito quando ela sai com seu Panamá. Vai entender, já que é um chapéu perfeito para o clima quentíssimo de lá!

Atualmente as regras para o uso são bem flexíveis, mas algumas dicas podem ajudar, já que não temos o hábito de usá-los e ás vezes a escolha fica difícil. O mais importante é se olhar no espelho e sentir-se bem!

- rosto grande pede chapéus maiores, rosto miúdo chapéus menores. Assim o equilíbrio será mantido.

- o mesmo vale para pessoas mais cheinhas ou mais magras. Uma pessoa mais pesada com um chapéu muito pequeno irá acentuar seu tamanho, enquanto que a pequena irá “sumir” debaixo de um chapéu maior.

- não precisam combinar certinho com a cor da roupa e sim harmonizar-se com ela. Chapéu de uma cor que contraste muito com a cor do seu cabelo ganha destaque. Loira com um chapéu preto chamará mais atenção do que uma morena com o mesmo chapéu.

- palha e tecidos leves e delicados combinam com roupas de verão. Já lã ou feltro com roupas mais pesadas. Um Panamá não fica harmonioso com uma jaqueta de couro.

- chapéus com abas maiores ficam melhores com cabelos curtos, médios ou presos. Os sem abas como boinas ou gorros combinam mais com cabelos longos.É uma simples regra, apesar de ter um fundamento estético.

- evite brincos grandes e dependendo até mesmo colares grandes também.

- a etiqueta diz que chapéu somente até as 18horas e em ambientes abertos. Como atualmente o chapéu não tem apenas um papel utilitário e se transformou num item de estilo, é perfeitamente aceitável usá-lo à noite em lugares ou eventos descontraídos, baladas e festas mais moderninhas. Mas nunca, no momento de uma refeição, no teatro ou cinema!

- casamentos são ocasiões mais formais e pessoalmente sou a favor de seguir a regra tradicional que diz que chapéu é para evento diurno. Casamento noturno com chapelão de abas largas nunca! O melhor é optar por uma casquete ou um fascinator (arranjos enfeitados com penas e pedrarias).

E os modelos mais usados como combinar?

Gorro(touca), boina ou boné: feitos em geral de lã, combinam com roupas invernais. Afinal você não vai querer fazer um modelito “mano”, que usa gorro de lã no maior calor! rsrsrs Gorros são descontraídos e dão um ar jovem à produção. Já as boinas acrescentam um chic com toque francês. Qualquer tipo de rosto, altura ou tamanho fica bem com esses modelos.

Já o boné tipicamente esportivo foi feito para ser usado somente para esse fim ou no máximo na praia ou piscina. Acho o hábito masculino de usar boné socialmente lamentável (sendo fina na escolha do adjetivo) e cafona, brega, horrível (sendo verdadeira, rsrs) . Aceitável, vá lá, somente para adolescentes. Mas se fosse meu filho, não deixava usar. rsrs



Cowboy: se for usar numa produção mais urbana, evite compor com peças muito características do universo country, como botas típicas, cinto com fivelão e camisa xadrez, a não ser que esteja indo para um evento do gênero; se não vai parecer que está fantasiada. rsrsrs



Chapéu coco: modelo masculino tipicamente inglês, feito de lã ou feltro, com copa redonda e dura e aba bem curvada. É o chapéu do personagem Carlitos de Charlie Chaplin. Adotado pelos homens de negócio ingleses nos anos 50 e 60, hoje em dia ainda vemos, por incrível que pareça, elegantes senhores ingleses de terno, bengala e chapéu coco na região financeira, a City.

Como é pequeno, não favorece pessoas grandes e de rostos largos.

É o modelo que menos gosto. Acho que por ter sido imortalizado pelo personagem Carlitos, sempre me dá uma impressão de chapéu de palhaço.



Panamá: de palha trançada bem fechada, na verdade é originário do Equador. Acabou conhecido por esse nome quando o presidente americano Theodore Roosevelt usou um em sua visita ao Panamá em 1906. De copa amassada, pode ter pequenas variações no tamanho das abas, que, entretanto não passam de um tamanho médio. Por isso é um modelo que fica bem em qualquer pessoa e é um de meus preferidos.

Por ser de palha não combina com roupas invernais. Como remete à proteção solar deve ser usado durante o dia e com looks mais descontraídos.

O modelo semelhante feito de feltro, muito usado pelos gangsters, é chamado de Al Capone e podem ser usado durante o dia ou à noite sempre em dias mais frios.




Fedora: de feltro ou tecidos como tweed e príncipe de Gales, é um dos modelos do momento, queridinho dos cantores de jazz e R&B. Tem aba bem pequena, normalmente usada dobrada atrás. Pode ser de palha, sendo que esse é apropriado para o verão. Os de feltro ou lã ficam melhores em dias frios. Aliás, já vi gente usando chapéu Fedora de lã em pleno verão e acho um mico enorme! rsrsrs

É um modelo com abas bem pequenas que fica estranho em pessoas altas e mais corpulentas.



Floppy: com abas bem largas e molengas e copa arredondada, pode ser de palha (apropriado para o verão e até mesmo para a praia) ou feltro ( próprio para dias mais frios). Só não é indicado para mulheres de rosto pequeno ou baixas, pois podem sumir debaixo do chapéu.




Cloche: palavra francesa para sino descreve bem o formato desse modelo de copa alta e aba bem pequena. Modelo típico dos anos 20 é um dos meus preferidos! Sua copa alta alonga o rosto e disfarça testas grandes, mas por outro lado destaca queixos pronunciados. Normalmente em feltro, quando estavam no auge da moda também foram fabricados modelos em palha para o verão e de renda e pedrarias para serem usados em eventos mais elegantes.




Então meninas já aderiram ou vão aderir? Sou a favor de uma campanha para que se use mais pelo menos os modelos de verão, já que refrescam e protegem o rosto do sol. Afinal moramos num país tropical!

E lembre-se: como atrai a atenção para o rosto, esse merece certos cuidados com a pele e um mínimo de maquiagem. Assim não só o chapéu se destaca, mas você também.

 

Beijos carinhosos,
Maria Ester Reis.

ps.A Gi já fez um post com alguns modelos de chapéus que usou, para inspirar http://ouseserquemvocee.blogspot.com/2010/05/eu-amo-acessorioschapeus.html

31 comentários:

  1. Chapéu eu não tenho costume de usar não...amei esses do Diabo Veste Prada...cada look lindo! O melhor do filme!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito útil!!!!!

    Moro em Manaus/Am e adoro usar chapéu e esse post me ajudou muito, acho lindo todos os modelos mas como aqui só tem o verão tinha dúvidas sobre a aplicação e combinação com roupas. Agora vou mais segura na hora de escolher o modelo para comprar e usar.

    Obrigada.
    Cristina Figueiredo.

    ResponderExcluir
  3. Oii

    Confesso que adoro chapéu porem me sinto como vc disse todas as vezes que uso, todo mundo fica olhando como se fosse uma et... acho que tem que ter mto estilo pra usar, e acabo desistindo.
    Moro no interior...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Mary, eu acho lindo, já tive uma boina vermelha também, e tinha o mesmo problema que você, não podia sair na rua que todo mundo ficava olhando, rsrs! Ultimamente uso mais na praia (quando uso, rs). Mas eu adoro. Bjocas.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou de panamá e de boina francesa... Mas confesso que sempre que uso sinto os olhares curiosos sob a minha pessoa! Rsrs... Mas não tô nem aí, me sinto tão poderosa, tão elegante. Tudo é uma questão de costume.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Maria Ester, mais um post show! Eu adoro chapéu, além de achar uma peça muito bonita e que confere um estilo maior a roupa, é uma forma de se proteger dos raios solares (meus inimigos mortais hahah). Eu nasci em Salvador e sei que lá, a maioria das pessoas tem uma barreira enorme e muito preconceito com o que é diferente no vestuário, aqui em SP, mesmo no interior onde moro, vejo as pessoas ousarem muito mais em termos de estilo, o que eu adoro! Talvez por isso o estranhamento com o Panamá da sua amiga, que como você falou é totalmente apropriado para a o clima e a paisagem da cidade! Mas o importante é a gente não se deixar moldar por estes olhares, estas recriminações, vamos mostrando nosso estilo nas ruas que quando a gente menos espera vira tendência, tá todo mundo usando e já bate até aquela saudade de ser uma das poucas a inovar hahaha. Um grande beijo para você!

    ResponderExcluir
  7. Que post mara. muito completo.. eu vou falar que o unico que eu gosto e usaria tranquilamente é o panama.. os outros tenho uma cisma ainda...rs, e Maria Ester.. eu namorava um cara que so andava de boné..rs.. alias, ate hoje ele vive assim.. kkk... ele é careca, e detesta.. entao coloca o boné pra disfarçar.. kkkk, vou mostrar teu post...rs.
    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Ester. Realmente são lindos. Acredita que esta semana estou usando boinas?..rs São lindos, charmosos e deixam o look super maravilhoso. Amo de paixão, loucura total...rs. Amei suas dicas e claro, alguns já estão indo p/ infinita listinha de desejos..rs Já estou copiando o post para a pastinha de lição de casa..rs Forte abraço

    ResponderExcluir
  9. CRIS o figurino do filme é de babar mesmo! Já revi algumas vezes só para ficar reparando. Bjss

    CRISTINA que ótimo que vai te ajudar! Chapéu aí onde vc mora é fundamental! Beijo grande.

    GÊ se gosta usa e finge que não está vendo os olhares. Quem sabe vc estimula mais alguém a começar a usar tb e daqui à pouco têm várias usando! Bjss.

    FÁ ainda bem que ultimamente não tenho reparado nessa estranheza não. Ou pelo menos não me incomodo, pois acaba que não sou mais uma a usar. Mas na praia é essencial! rsrsr Beijão.

    REGIANE que bom te ver por aqui. Vc tem razão é questão de costume e de um pouco de autoconfiança para não ligar para os olhares. Mas que fica chic! Beijo bem grande.

    ERIKA que bom que gostou querida!O sol também é o meu inimigo mortal.rsrrs Vc deve saber bem como é na sua terra. Quando a Dani me contou até estranhei, pois tenho a impressão que em Salvador todo mundo é desencanado, algumas pessoas usam roupas e penteados mais para o exótico, e com o calor pensei que fosse comum usar pelo menos um Panamá. rsrs Mas por aqui tem se tornado mais comum mesmo, o que acho ótimo. Beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  10. Diabo Veste Prada....adorei o filme adorei os figurinos, sem flar na atriz que é MA RA VI LHo SA

    beijos

    Elizete joinville/sc

    ResponderExcluir
  11. Oi Queridas..... Gi e MAria Ester...
    Apos alguns dias longe daqui voltei.. e ja estava com saudade.
    Gi.. o Look de sexta.. estava lindo.. carinha de mamãe cada dia mais
    O do Fim de semana no cinema também lindo.. amei...
    As dicas tb são demais.. algumas nem precisa estar gravida pra usar..

    Maria Ester... Seu post mais uma vez arrasou.. super completo e com umas dicas super legais vou ate tentar usar um chapeuzinho... quem sabe consigo. kkkkk

    Super beijos
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  12. Que Lindo Post!! acho muito elegante e estiloso chapeus,mas uso com parcimônia. Quero um Panamá, um Fedora e um Cloche, hahahaha O Fedora lembram esses que chamam de Australiano, eu penso. Já tenho um boné igualzinho a esse do filme citado e com um laço na lateral, gosto muito de usá-lo e um Flopy (aprendi o nome agora) que uso pra trabalhar no quintal ao sol e para praia e fico achatada realmente, mas...uso. Lindo essa boina com predaria na frente, exemplares lindos!! Dps lerei o link da Gi, ela ficou super bem nesse look, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  13. Primeiro vou falar de Salvador, porque sou uma baiana legítima e apaixonada pela minha cidade. Então, apesar de algumas pessoas usarem roupas e penteados exóticos, não é a maioria, sim minoria. A maior parte da população retrai tudo que é muito estiloso. Aqui, por fzer muito calor, as pessoas usam, na maioria das vezes, roupas despojadas. Independente do ambiente, o que eu acho o fim. Por incrível que pareça, as pessoas estranham muito quem usa chapéu. Eu adoro, apesar de ter apenas um, aliás tb é difícil achar pra vender, viu? quero um panama pra ontem
    eu não ligo com os olhares, já me acostumei.
    Para usar qualquer coisa aqui, precisa de coragem, estilo e muita muita ousadia
    acredita, Maria Ester, que até a maxi saia (que eu amo), as pessoas olham de olho se vc for nova? no me caso então, tenho 21 anos, as pessoas me olhando parecendo que sou um ser de outro mundo. Mas quem liga? rs
    Com certeza vou usar bastante chapéu, só basta achar para vender, rs


    beijoooos Maria

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria Ester e GI! Amei o post...q novidade..rsrsr!
    Amo chapéu!! Tenho vários tipos, principalmente para o verão...sabe, como sou "morena jambo"...rsrsrsr, preciso me proteger muuito do sol!! Nas férias de verão não tiro da cabeça!! Tenho os de inverno q uso muito pois morro de frio nas orelhas... mas como vc mencionou, as pessoas olham meio de lado, ainda, para quem usa chapéu regularmente, uma pena, pois ô acessóriozinho charmoso...dá um certo glamour, não acha? Lógico q se usado acertadamente...e com estilo!!
    Bjs queridas!!
    Ma

    ResponderExcluir
  15. olha, acho lindo todos os tipos de chapéus mas para usá-los tem que ter estilo!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Hum, adoreeeeeeeeeei! Amo chapéus e uso muito mesmo, eu moro em Fortaleza, e aqui o sol não perdoa, pra mim é peça praticamente básica em passeio ao ar livre ou em dias muito ensolarados...
    Quantos looks incríveissss! Ma. ester, vc arrasaou mais uma vez!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  17. CYN, rsrrs essa é a saída de muitos carecas, que acham ótima mas não percebem que dependendo do lugar e da roupa o boné vai chamar muito mais a atenção do que a careca. hahahaha Beijão.

    SILVIA são lindos mesmo. Também tenho meus objetos de desejo. rsrsr Beijo grande.

    ELIZETE o filme é uma inspiração. Bjss.

    RE bem vinda! Vc faz falta viu? Tenta usar no verão, se gosta. Acho que é mais fácil. Beijão.

    WILMA a lista de desejos ficou gande hein? rsrs A boina com pedraria é linda! Mas tb fácil de copiar, pois basta comprar uma e colocar um lindo broche. Bjss

    KAH pois é menina, quando a Dani me falou isso eu caí para trás.Sabia que, assim como no Ri, o estilo é mais despojado,mas achava que o pessoal fosse um pouco mais aventureiro no vestir. Ela mesma me disse que certas coisas só usa quando vem a SP. Mas vc faz muito bem de usar e não ligar para os olhares. Espero que encontre o seu Panamá. Aqui em São paulo está uma febre. Tem de tudo que é preço. No Bom Retiro tem uns lindos e com o preço ótimo! Mas aí em Salvador dá uma olhada nessa loja que chama "Compor com Estilo" no Shopping Capemi. Se colocar no google e acessar o blog deles vc vai ver que tem um monte de panamás. Só não sei o preço. rsrs Beijão e depois me conta se está usando.

    MARCELA mesmo nós que somos "morenas jambo" temos que nos proteger, não é mesmo?rsrsr Acho que dá um glamour e que compõe um look de maneira rápida. No verão vamos sir de chapéu! Beijão.

    MARIA ESTER MORAES oi xará! Olha concordo,mas acho que basta um pouquinho de estilo e de coragem para parecer um pouquinho diferente. Mas o bom é que acho que ele vai começar a ficar mais usual e aí o estranhamento diminui, não é mesmo? Bjss.

    ResponderExcluir
  18. Amoo chapéus, boinas e afins!! Adorei o post!! Que chic!!

    http://quechic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Querida Maria Ester,

    esta é a primeira vez que lhe escrevo.

    Gostei tanto desse post! Vc me fez lembrar muito de meus avôs, os quais sempre usaram chapéus.

    Um deles é urbano e sempre amou usá-los. Aliás, não o imagino sem esta peça. E uma imagem que guardei - e guardo, pois este ainda é vivo - é de meu avô retirando o chapéu para entrar em igrejas, em locais fechados, para cumprimentar as senhoras... Ahhh, achava tão bonito! E ainda hoje, apesar de não se ver mais esse hábito, os chapéus ainda acompanham vovô, rs...

    Já o outro era de fazenda, muito educado tb, porém de hábitos diferenciados. E nunca ficou sem seus chapéus. E este gostava muito de pendurá-los num aparato que vovó tinha já na sala, para que vovô, logo que entrasse em casa, pendurasse-os, pois dentro de casa não se usava chapéus, rs... Mundos tão diferentes e o acessório ali presente.

    Sabe, até tenho alguns, mas uso apenas na praia ou em parques, pq sou muito branca, ou então na fazenda. E gostaria muito de usar alguns modelos. Aqui em minha cidade ninguém usa, a não ser raríssimas pessoas de mais idade, as quais acho que ficam muito distintas. Mas gostaria, sim, que houvesse essa campanha! Iria adora usar!

    E sempre que penso em chapéus tb me lembro de casamentos matinais, das festas britânicas... Acho muito elegante. O brasileiro não aprecia muito este uso, não é verdade? Antigamente havia todo um hábito, uma vestimenta...

    Enfim, um grande beijo e obrigada, Maria Ester, por me fazer lembrar tantas coisas sobre meus avôs!

    Com meu carinho,

    Lara.

    P.S.: Concordo PLENAMENTE com vc no quesito ‘boné’, ahahahah!

    ResponderExcluir
  20. NANDA muito obrigada. Vc faz muito bem em usar os chapéus para manter a pele bonita que tem. O sol não perdôa. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  21. Maria Ester seus posts são excelentes e de muito bom gosto. Da pra perceber que vc é pessoa de muita classe .Parabéns por nos ajudar a melhorar nossso visual e ficarmos mais charmosas. Passo aqui todos os dias pra ver e aprendo muito comtodas voces.
    Abraços
    Salete

    ResponderExcluir
  22. Acho lindo chapéu! Minha mãe tb tem fotos do meu elegante avô italiano de chapéu, lá pelos anos 1940, andando pelas ruas de São Paulo. Outro dia comprei um Fedora baratíssimo e lindo mas ainda não tive "coragem" de usar...
    Até hoje só usei chapéu em festa junina, praia e na oktoberfest...
    Preciso mudar isso!
    Ótimo post. Bjs pra vcs.
    Alê (R)

    ResponderExcluir
  23. ai ai ai já é a 3ª vez que eu escrevo e nao consigo terminar kkkkkkkkkk
    Oie Maria Ester minha querida!
    Que acessório poderoso neh, mas... o povo aqui do interior não é muito adepto a essa ideia nao viu! (Apesar de ser a coisa mais liiiiiiindaa!)Eu acho que chapéu vai demorar muuuuuuito para entrar no meu armário, hehe
    esse negocio de andar na rua e todo mundo ficar olhando pra você, aiiii meu Pai do Céu me da um desespero!Eu sempre acho que tem alguma coisa ERRADA, kkkkkkk
    eu sei que não pode ser assim, mas ....
    é exatamente como você escreveu: temos que nos olhar no espelho e gostar! Como as pessoas ainda são caretas neh... tão liberais para algumas coisas mas pra moda o povo ainda fica 'um pé atras' kkkkk
    Eu amei a foto da Gi com o Cloche, e acho que da para começar por ele! kkk Só me ajuda Maria Ester... o que fazer com o cabeeelão?
    Deixa solto ou prende? um rabo de cavalo baixo na lateral, uma trança xiii e agora?

    um mega beijo ;*

    Giiiiiii hoje estou de azul e lembrei de vc querida *-*

    ResponderExcluir
  24. Maria Ester meu ícone de elegância!!!

    Como sempre com posts maravilhosos! Eu confesso que morro de vontade de usar um chapéu em algum casamento durante o dia mas nunca tive a oportunidade (parece meio blasé?).

    Acho o panamá muito charmoso e ainda com os olhos do Chico Buarque quem resiste??? rsrs

    Beijos. Com amor.

    Maite.

    ResponderExcluir
  25. MANNUH que bom que gostou. Beijão.

    LARA que bom que comentou! Fiquei tão feliz de saber um pouco da história dos seus avós! Também tenho muitas lembranças carinhosas dos meus.O movél que seu avó pendurava o chapéu devia ser um chapeleiro. Quase toda casa tinha um na entrada, em geral com um espelho para que a pessoa se olhasse enquanto ajeitava o chapéu! Sei que é difícil às vezes usar uma peça que chama muito a atenção. Vamos torcer para que os chapéus se tornemm pelo menos um pouco mais usuais. Antigamente nenhuma senhora ou senhor de respeito saía sem um chapéu. Só os muito pobres mesmo. E não faz tanto tempo assim!
    Beijo grande e comente sempre. AH! Adoro seu nome; é o mesmo da irmã do meu afilhado que considero minha afilhada de coração.

    SALETE suas palavras me deixaram muito feliz! É tão bom saber que o que fazemos com prazer e dedicação ajuda alguém! Muito obrigada.Um beijo grande e carinhoso para voce.

    ALÊ(R) se comprou usa! Eu perdi o medo de me olharem estranho. Acho que uma grande parte dos olhares é pura inveja porque a pessoa queria ter a mesma coragem! hahaha Bjss

    LUUH sei bem como é isso, pois meu marido nasceu numa cidade pequena onde todo mundo estranha tudo. mas vai criando coragem, quem sabe compra um para andar ao sol no verão. Acho que chama menos a atenção. Mas para mim a maioria dos olhares é inveja de não ter a mesma coragem! rsrsr Quanto ao cabelo, como disse no texto, as regras atualmente não existem muito. Vc pode observar nas fotos que tem de tudo. Acho que o melhor é se olhar no espelho e ver como prefere. mas em geral dar uma afastada do rosto, mesmo que o cabelo esteja solto é a melhor saída, pois o chapéu em sijá traz informação para o rosto. Beijo grande.

    MAITÊ queridona, pois é não resisto ao Chico! rsrs Também acho lindo chapéu em casamento dirno, mas como no Brasil eles são mais raros...
    Beijo com amor.

    ResponderExcluir
  26. Olá tenho uma dúvida:aprendi que a mulher não precisa tirar o chapéu em ambientes fechados, mesmo nas refeições, pois o penteado será danificado.

    Claro que isso não se aplica à bones.

    ResponderExcluir
  27. Olá ! Que post bacana !! Tenho uma dúvida e se alguém puder me ajudar, agradeço ...

    Vou a um casamento diurno em meados de junho aqui em salvador. Será numa fazenda , ao ar livre, jovial, com banda de música pop e a noiva sugeriu roupas leves, claras, estampados ... concordo plenamente, mas acho que um chapeuzinho caia bem, apesar de não ser habitual por aqui.

    Acham que devo usar um ? E que tipo de chapéu me sugerem para a ocasião ?

    Obrigada e parabéns pelo blog !

    Bjs

    Cacau

    ResponderExcluir
  28. Olá Maria Ester.... meu filho irá casar em Janeiro 2014, e será pela manhã, gostaria que você indica-se uma loja no Bom Retiro para que eu possa comprar uma chápeu, na cor azul claro para que eu posso usar
    obrigada... meu email beneditarosacampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Maria Ester , vi um chapéu numa loja tipo fedora pequeno e bem delicado , revestido com cetim branco com preto bem delicado e um laço atrás , posso usar esse tipo de chapéu de dia com roupas informais ? Elas disseram que por ser cetim posso usas no dia a dia mas estou com receio preciso ter certeza disso ok

    ResponderExcluir
  30. Oi Maria Ester, faço quimio e uso lenço mas gostaria de colocar também um chapéu. A duvida é, onde posso usar. Pode usar em shopping, restaurantes, dentro de lojas de rua, etc , mas tudo isso de dia.

    ResponderExcluir
  31. OI Maria Ester, sempre quis usa chapéus, agora com este sol e calor comprei o primeiro parece um Floppy bege, mas tem aba média c/4 gorgorões finos e marrom. Pretendo comprar um panamá ou Fedora, aqui em BH não vejo muitas lojas de chapéus, talvez em shopping , pretendo conhecer meus estilo, depois poderei comprar em sites seguro. Adorei sua dica, importante montar seu look e olhar no espelho, se disser uau! é só seguir em frente Parabéns pela matéria. Mariá

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...