{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

6 de julho de 2011

DICAS DA MARIA ESTER:AS BOTAS DESSE INVERNO

Com as temperaturas caindo logo pensamos nelas. As botas aquecem e fazem toda diferença nos dias mais frios.

Todo ano surgem os modelos eleitos da estação. Para quem gosta de se atualizar, esses são os hits para o inverno 2011. Na hora de escolher seu modelo preferido lembre que botas em geral cortam a silhueta e trabalham totalmente contra nossos desejados efeitos alongadores. Mas existem uns truquezinhos que ajudam. Vamos ver?


ANKLE BOOT: faz um tempinho que essas botas de cano curto, no máximo na altura do tornozelo, estão na moda. E parece que não perderam a força. Com alguns cuidados é um modelo que fica bem em quase toda mulher. Podem ter saltos mais baixos (as menos bonitas em minha opinião), saltos altos, as confortáveis meias-pata, e as mais atuais com salto anabela. Ficam bem com shorts, vestidos, saias, calças de qualquer largura e leggings.

Se tiver as pernas mais grossas ou for baixinha, prefira as mais decotadas e que mostrem um pouco do peito do pé, pois alongam e afinam a silhueta. Ou use o truque do “tudo escuro” que é a salvação para qualquer mulher, e que torna possível usar praticamente qualquer modelo de botas ou sapato abotinado: meia opaca, legging ou skinny escuras, do tom mais parecido possível com a cor da bota. O melhor é tudo preto mesmo, disfarce ótico maravilhoso!. rsrsr




HIKING BOOTS: numa tradução literal botas de caminhada. Mas os modelos desse inverno apenas se inspiraram no solado emborrachado e mais pesado e na amarração dessas botas. Tem em geral um palmo acima do tornozelo. Apareceram com saltos baixos ou altos. Ficam ótimas com calças, leggings, shorts, vestidos ou saias. Se tiver as pernas grossas apele para o truque do “tudo escuro”. Se foi abençoada com pernas longas e finas use de qualquer jeito. rsrs




MOTORCYCLE OU BIKER BOOTS: inspiradas nas botas dos motociclistas, em geral são baixas, pretas e com fivelas ou outros enfeites de metal. Cano curto ou médio e sempre mais larguinha na perna. Ficam melhores com calças ajustadas, shorts ou leggings, já que são extremamente esportivas e masculinas.




COTURNOS: com inspiração militar (nos EUA são conhecidas como military boots), essas botas baixas de amarrar muitas vezes têm tachas e fivelas. Quando a aparência é mais delicada e o salto mais alto são chamadas de lace-up boots. Os coturnos são extremamente esportivos e não combinam com roupas mais chics e clássicas. Ficam ótimos com calças ajustadas, leggings e shorts. Com vestidos simples e bem femininos fazem um contraste bacana. Já as lace-up boots são um pouco mais femininas e combinam com produções um pouco mais elegantes.



CAUBÓI: cano largo, bico fino, desenhos e pespontos no couro, podem ter o cano mais longo, ou mais curto; as mais atuais. Combinam com o estilo folk ou boho-chic. Por ter muitos recortes e desenhos, aumenta a perna e por isso são difíceis de usar. Se tiver pernas grossas lance mão do truque “tudo escuro”. A não ser que você vá a uma festa caipira ou a uma festa de peão, MUITO CUIDADO com o que vai vestir com suas botas caubói! Nada de xadrez ou qualquer peça de roupa que lembre esse universo. Procure combinar com peças mais modernas e urbanas. E não se esqueça que quanto mais enfeitada for a bota, mais simples deve ser a produção.



MONTARIA: um clássico inspirado nas elegantes botas dos cavaleiros. Cano alto, salto baixo e ajustadas na perna. Essencialmente esportivas são perigosas porque achatam a silhueta. Quem tiver pernas longas (já se lembrou de agradecer essa dádiva hoje? rsrsr) pode usá-las como preferir. Inclusive com saias midi. Para o resto de nós mortais, é seguir a regra do “tudo escuro” para dar uma alongada.




Repararam que a maioria dos modelos tem inspiração masculina? A moda de misturar leve com pesado e masculino com feminino em um mesmo look pegou com força.

Outro detalhe em comum é que os saltos baixos estão com tudo. Muito compreensível já que botas são calçados essencialmente esportivos.

Não devem ser usadas em ambientes ou eventos mais formais. Não cabem de maneira alguma em compromissos como casamentos, jantares chics ou qualquer coisa do gênero. Excetuando talvez as ankles, não são apropriadas até mesmo para alguns ambientes de trabalho.

Por isso nunca entendi aqueles modelos de bico fino, salto fino altíssimo e cano longo. Bota de cano longo, ao contrário do que muita gente pensa são esportivas. Não combina com bico e salto fino. No máximo com um salto alto e mais grosso.

Uma última dica: para que elas aqueçam pra valer, prefira as que tem solado de borracha ao invés de couro. Mesmo que seja uma sola fina de borracha, ela isola o frio, bloqueia a umidade, enfim faz uma diferença enorme!

Ah! E não se esqueçam do truque do “tudo escuro” que torna possível usarmos nossos modelos preferidos. Já falei aqui uma vez; à parte de toda e qualquer regra,o que vale é nos sentirmos lindas e maravilhosas e sair por aí felizes e confiantes!


Já escolheram a sua?


Beijos carinhosos,

Maria Ester Reis.

31 comentários:

  1. Adoro botas ... Esse ano estou apaixonada pela montarias e pelos coturnos!!!

    Bjs
    http://vintagefashionbrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que dicas maravilhosas, amei!Quero muito uma bota montaria, mas estava em dúvidas se eu podia usar ou não.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Estou usando muita bota nesse inverno e como tenho as pernas grossas o truque do tudo escuro já anda comigo faz tempo. Rrsr
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Adoro botas, mas vivo em um lugar que não precisamos delas...rs... Mas, memso assim, aidna tenho alguns pares, e as uso em casos de viagem, principalmente.
    Mas, adoreeei as gravuras, afinal, nada mais esclarecedor, esse post é sempre uma delícia, lindo e superdidático!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Gi, que post completo e elaborado!
    Adorei! Parabéns!

    A propósito, adoro uma botinha!
    ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Vanusa Fabiano Mendesquarta-feira, julho 06, 2011

    Amei tudo...Mas a frase: vc que tem pernas longas já agradeceu hj...É impagável! rsrsr Concordo ipsis literis.

    Abraço e bom dia

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, ótimas imagens!
    Eu adoro botas, mas acho que o frio do RJ não pede botas de cano longo (minhas favoritas).

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas.... Maria Ester sempre arrasa!
    Aproveitando... sou magra e alta(e tenho pernas finas as vezes isso nao eh bom nao) e ja faz um tempo q to namorando uma bota montaria de cor um pouco mais escura q caramelo...fica legal?
    Bjuss
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Maria Ester.... Arrasou novamente!!!!
    Querida, vc deu uma aula de botas... esclarecendo muitas coisas com o jeitinho Maria Ester que amo!!
    Super parabéns!!!
    Aliás vou confessar uma coisa... eu fazia uma coisa que vc disse ser errada!! rsrsrsr, mas ta vendo aprendi!!!
    Super beijos linda
    Gi.. super beijos pra vc tb!
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  10. Maria Ester.. que post super completo, parabens.. ficou maravilhoso.
    Eu tenho duas montaria... e tbem tenho duas ankles.. e tbem tenho uma dessas que vc falou que nao serve pra nada.. hahha, e realmente nao serve,.. tanto que a mais de dois anos ela esta no meu armario, paradinha,.. ela é alta, salto fino, bico fino, preta.. linda linda.. mas, sem utilidade nenhuma.. hahahaha... nas ultimas vezes em que a usei, coloquei por baixo da calça, o que dava a entender que era um sapato.. e assim foi...rs
    beijocas em vcs duas.

    ResponderExcluir
  11. Maria Ester, eu juro que eu estava nisso hoje. Para ser mais especifica, estava pensando se deveria ou não comprar um coturno, ainda estou pensando, só colocando no pé e vendo o que realmente vou achar. Sou apaixonada pelas ankle boots, não abro mão delas.
    Quanto aos outros modelos eu ainda estou resistindo, acho bonito em outras pessoas, mas em mim não. É o que você falou: "o que vale é nos sentimos lindas".
    Menina, mas preciso confessar para você que eu fiquei super feliz com esse post, pois faço o estilo abençoada com pernas longas e finas. Sinceramente, sempre odiei isso, mas você falou tanto que até estou começando a gostar. Minhas pernas são grandes e finas, sempre achei estranho. Mas de qualquer modo vc me deixou feliz
    Obrigada pelas dicas preciosas de sempre
    vc arrasa
    beijão para as duas queridonas

    kah

    ResponderExcluir
  12. Oi Gi, Oi Maria Ester! Adorei o post! Esclarecedor e muito didático, como de costume...rsrsr.
    Tb adoro botas e tenho de quase todos os modelos acima...rsrsrsr. Uso muito e o truquezinho do tudo escuro, funciona muito!!
    Lindas ilustrações mas, vem cá, aquele casaco de onça pode ser mais divino???rsrsrsrsr
    Ah, esqueci de dizer q tb tenho uma bota de onça...q novidade!!!! Lindérrima...rsrsrsrsr
    bjs
    Ma

    ResponderExcluir
  13. Maria Ester, vc sempre arrasa!!!
    Quero muito uma bota de montaria e agora, depois desse post, quero mais ainda rs... vou optar pelo truque do "tudo escuro", já que altura e pernas longas me faltam...

    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Estou adorando os comentários meninas!

    ALINE Beijão.

    REJANE beijo querida, sempre pestigiando meus pots muito obrigada. Mas se quer muito siga o meu conselho final, ache o seu jeitinho de usar, e compra a bota. Faz um look todo escuro, pelo menos na parte de baixo, compra um modelo de montaria preto sem muitos enfeites e sai feliz e linda por aí!

    REGIANE o tudo escuro é um jeitinho para a vida, né? rsrrs beijão.

    NANDA toda vez que comenta sobre impedimentos de usar isso e aquilo por causa do clima eu me coloco TANTO no seu lugar e lembro como ficava babando com tudo que se referia ao frio quando morava no Rio. rsrrs Eu até tinha uma bota comprida mas usava uns 3 dias no inverno. rsrrs
    Obrigada pelos elogios. Beijão

    ALINE AIMÉE obrigada que bom que gostou, bjss.

    ResponderExcluir
  15. VANUSA rsrrs pois é! Bjss

    DRICA quando morava aí tinha uma e usava uns 3 dias por ano. rsrsr Mas essa semana até que daria para usar não? Se gosta muito compra uma bem neutra e usa todo ano nem que seja 2 dias. rsrs Ser feliz é importante. Bjss.

    JU agradeça todo dia! rsrs Mas te entendo, pois se a perna é muito fina tome cuidado com o cano da bota para não parecer muito largo e frouxo. Quanto a cor acho que para não tem limitações.
    Pode inclusive ter contraste entre a cor da bota e a calça. Bjss.

    RE CAVALLI, obrigada querida. Mas errado, errado no final nada é, não é mesmo? Talvez menos conveniente? rsrrs Beijo grande!

    CYN queridona rsrrsrrs morri de rir com vc. Mas elas são difíceis mesmo.rsrsr Salto e bico elegante e cano mais esporte. Beijão.

    KAH rsrrs vc que apanhar é? Já agradeceu hoje? rsrsrs Que bom que te ajudei.Mas sem brincadeira agora, é claro que qualquer biotipo tem seus problemas, mesmo as pernas finas. Mas são bem mais contornáveis que ter pernas curtas e grossas. Experimenta o coturno, anda na loja, vai já montada com um modelito apropriado. Eles não fazem meu estilo de vestir, mas te confesso que é um dos modelos que acho mais bonito quando vejo em produções. Ainda mais para pernas finas, pois como param no tornozelo e são mais ajustados destacam bem. Bjss

    MARCELA imagino que deva ter mesmo de todos os modelos, inclusive de onça rsrrs. O casaco é maravilhoso, tanto que coloquei a foto mesmo não dando muito para ver a bota. hahha Beijão

    KAREN muuuuito obrigada! Vai fundo e depois conta aqui o look que montou. Se vc for aqui de São Paulo, vi uns modelos lindos e não muito caros na Martinez. Beijão.

    ResponderExcluir
  16. MARIA ESTER querida, eu já tinha falado, mas agora é público esse é um dos melhores posts que já escreveu! eu amei as dicas, as montagens, adorei minhas fotinhas com as "famosas" rsrsrrs
    Obrigada pelo carinho e pela dedicação, meninas vcs não imaginam o quanto a Maria Ester se preocupa com a qualidade dos posts e eu fico muito orgulhosa sempre!

    bjs carinhosos em todas!

    ResponderExcluir
  17. No momento a minha preferida é a Montaria...gostei disso do "tudo escuro"...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. oi maria ester
    adorei essas inspirações

    ai quero uma bota de cada tipo rss

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  19. GI minha querida. OBRIGADA! Vc me deixa feliz e emocionada. Mas VOCE e suas leitoras tão queridas merecem todo o cuidado e carinho. Beijo enorme.

    CRIS o "tudo escuro" é um salvador meio que para a vida né? Bjss

    KAMMY que bom que gostou. Vc ficaria linda com todos os modelos. rsrrs Beijão.

    ResponderExcluir
  20. Lindas. morri de procurar uma bota p mim nesse inverno mas... nenhuma. Nada ficou bom em mim, sou baixinha =((

    ResponderExcluir
  21. Olá Maria ester,

    Adorei o post. Muito útil para o nosso dia a dia e muito bem ilustrado, muito esmero nas fotos que selecionaste. Aqui em Brasília é quente, mas no nosso curtíssimo inverno dá para tirar um pouquinho as botas do armário. E as ankle, eu uso direto e adoro. Mas sempre tive uma dúvida a partir de que altura podemos considerar que temos pernas longas? Parece uma dúvida boba, mas que sempre tive. Eu tenho 1,69, mas eu imagino que não depende só da altura, mas da proporção. Bjs, Chris.

    ResponderExcluir
  22. NATHALYA será? experimenta uma preta com o cano ou bem curto ou não muito longo com calça ou legging preta. Será que não fica bom? Se vc gosta tanto...
    É o escrevi no final do post, o importante é arranjarmos uma maneira de usar o que queremos muito.Pode não ficar perfeito mas nos deixará muito feliz!Beijão.

    CHRIS depende mesmo muito da proporção. E a maior parte das brasileiras tem as pernas mais curtas que o tronco. Mas existem casos de mulheres baixas que tem as pernas mais longas, e por isso mesmo não parecem tão baixas. Minha sobrinha por exemplo tem essa sorte. Tem 1,60 mas parece mais porque tem as pernas longas. Eu tenho 1,67 e sou proporcional. Pelo menos isso! rsrs Mas a boa notícia é que com um 1,69 vc tem "espaço" para trabalhar. Se tem as pernas mais curtas que o tronco procure usar roupas bem na cintura, a parte de baixo mais escura que a de cima e se for usar bota com calça por dentro use tudo escuro. Alonga que é uma beleza!Beijão

    ResponderExcluir
  23. Amei a aula!! como sempre muito boas dicas da Maria Ester,e lembrei de uma bota que tive e usei muiiiiito, gostava demais, descobri o nome agora: Coturno, estou a procura de outro, salto baixo pra andar bastante a pé por aí. O Ouse sempre arrasando!!! Será que a Gi ainda está com muiiiito frio!!rsrsrsrss

    ResponderExcluir
  24. Oiiii Wilma ainda estou com frio, mas hj está melhor, mas nessa semana juntou um pouco de tudo, mau humor, rinite, frio, trabalho e acho que preciso de férias rsrsrsrs
    bjs carinhosos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Maria Ester!!!
    Eu adorooo botas!!! A montaria é minha preferida!!!
    Preciso de uma bota preta, porque todas as minhas são marrons!
    Essa de paetês que você postos dispensa comentários mesmoooo!!!! Ahahaha, amei!!!
    Experimentei uma de onça, esses dias, na Schultz, e fiquei in love. Vou ter que voltar lá e comprar.

    Beijos, ameii o post!

    ResponderExcluir
  26. Oiiii dear Mary!Vç hj se superou amiga,repito as palavras da Gi!Esse post poderia estar em qq revista renomada de moda,aliás as revistas não tem essa explicação tão certeira,é por isso que eu amo esse blog...Eu adoro botas mas não gosto de salto fino,acho nada a ver e brega até...To a fim de uma biker ou essas de caminhada,estão bonitas.Essa lace up boot que fofíssima,quero tb!Tenho uma cauboi preta que acabo sempre usando com calça,com medo de errar.
    Ah e acabei de agradecer as pernas longas pro Santo Protetor das Pernas:"dai-nos força pra malhar hoje e sempre,livrai-nos das varizes,amem" kkkkkk
    Bjs abotinados
    Nancy

    ResponderExcluir
  27. Oi, minhas queridas!
    Eu sou apaixonada por sapatos em geral, e claro, por botas também! Aliás, em quase todas as fotos da minha infância eu estou com uma bota diferente, todas da 'O Bicho Comeu' (loja da Xuxa!rs).
    Ao contrário de muita gente, eu acho tão confortável, mesmo quando tem um salto maior, acho que por estar agarradinha na canela, o pé fica firme, sei lá.
    Hoje eu fui a muuuuitos lugares, e corri feito uma doida o dia todo, e quando pensei nisso pela manhã, coloquei uma bota montaria bem maciazinha que nem apareceu, pois estava com uma calça de alfaiataria larguinha. Quebrou um galho e como ela tem uns frufrus na parte do pé, ninguém nem dizia que era uma bota!
    Adorei a dica do tudo escuro, e vcs já haviam falado isso antes, e funciona incrivelmente bem!
    Nossa, não canso de te admirar, Maria Ester!
    Cada post melhor que o outro...que alegria!!!
    Beijinhos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  28. Adoro botas, as minhas estilo montaria já estão andando sozinha de tanto que uso ela rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. WILMA que bom que gostou. E vc acha fácil um coturno bacana para vc. Bjss.

    SIMONE é sempre bom ter uma preta para variar. rsrsrsBeijão querida.

    ResponderExcluir
  30. Gi e Maria Esther sempre arrasando nos looks e nas informações. Adoro seu blog Gi, estamos aqui em Orlando, mas sempre antenadas em vocês!!!!!! beijinhos
    Maria Helena Gregorin
    www.bolsasfg.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. NANCY querida vc é uma que tem que agradecer mesmo todo dia! Mas a oração para livrá-la das varizes eu morri de rir. hahah E aqui meio escondida nos comentários te confesso que também acho meio brega bota de salto fino. Não quis ser tão direta no post...sabe como é.rsrs Vai fundo que vc fica ótima com todos os modelos! rsrsr Aja carteira. Beijo grande e muuuuito obrigada pelos elogios. Fico mesmo muito feliz e agradecida.

    FÁ ...e seu passado de cliente do Bicho Comeu!!!
    rsrrs morri de rir. Vc tem razão tb acho que as botas, mesmo as mais altas dão firmeza porque sentimos um apoio e segurança no tornozelo.Fico muito feliz e agradecida com os elogios. É bom ter nossa dedicação e esforço reconhecidos. Muito obrigada querida e um beijo grande.

    ÉRIKA elas são lindas e quentinhas mesmo. Uma amiga comprou outro dia uma lindíssima na Martinez, rsrrs, se estiver querendo variar.Beijo grande.

    MARIA HELENA!!!!! Que delícia saber que estão nos vendo daí! Isso que é pretígio. Saiba que já vi e comentei o look das duas hoje! Também estou de olho. Beijo grande e carinhoso para vc e para sua filha linda!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...