{ Por Gi Salmazi }
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4 de julho de 2011

Carreira e Imagem com Erika Saab: Meu primeiro Home Office parte I – Como montar seu espaço de trabalho em casa.


Oi, esta semana vou falar de Home Office. No mundo moderno é cada vez mais comum ver profissionais optando trabalhar no sistema de Home Office, que nada mais é do que um escritório em casa. O perfil destes profissionais geralmente é de o de consultores, profissionais autônomos, mulheres com filhos ainda pequenos. A realidade é que, com a internet, a maioria dos trabalhos que eram realizados numa mesa no escritório, hoje pode ser feitos de casa. Se você é uma das felizardas que trabalha em casa, veja algumas dicas de como montar o seu cantinho de trabalho e fazer esta experiência dar certo.

Montando seu primeiro Home Office:

Iluminação e Acústica: A escolha do lugar é muito importante, escolha um espaço que tenha uma boa iluminação, principalmente iluminação natural durante o dia, assim você já evita de ficar usando luzes artificiais o tempo todo e também onde possa ficar em silêncio, se você não mora sozinha, o ideal é montar numa sala ou quarto que tenha porta e que você possa fechar e se isolar do resto da casa quando precisar.

Temperatura e ambiente: seu local de trabalho precisa do mínimo de conforto necessário para que você agüente passar a maior parte do seu dia nele, a temperatura do ambiente é muito importante quando o assunto é conforto, então se certifique de que o ambiente vai estar ventilado no verão e aquecido no inverno. Escolher um cômodo com janela também faz toda diferença, assim durante o dia você pode descansar o olhar da tela do computador e dar uma olhada na paisagem, ver como está o tempo lá fora, se não tiver uma boa janela, coloque um quadro bonito, algo que funcione como um “ponto de fuga”, porque olhar muito tempo para a tela do computador faz mal.

Cores do cômodo: cores como azul, verde claro, lavanda...costumam deixar as pessoas relaxadas e calmas, por isso tantos hospitais usam estas cores, mas se você está montando um espaço para trabalhar, melhor mesmo é ter energia e estar alerta, tons amarelos e alaranjados, funcionam bem neste sentido, se não quer um espaço muito colorido, invista em tons neutros como bege, creme ou pinte apenas uma parede de colorido. Se você vai trabalhar recebendo pacientes ou clientes neste espaço, então talvez, valha à pena investir em tons relaxantes.

Conforto: se sentir confortável no ambiente onde você vai passar a maior parte do seu dia é imprescindível para manter a produtividade. Cadeira e mesa,são móveis aos quais deve dar muito importância, principalmente no sentido ergonômico, escolha se baseando não só na beleza, mas na posição em que eles te colocam, se permitem que você se movimente livremente... Quadros, tapetes e cortinas, aumentam a sensação de conforto e ocupam menos espaço que móveis.



Organização: ter um espaço organizado aumenta a produtividade e diminui a sensação de cansaço ao final do dia, então providencie armários, estantes, pastas caixas para que aquela papelada não fique a vista o tempo todo, nem se acumulando em cima de mesa, aliás, procure ter o mínimo de papelada possível, e guardar o máximo de coisas em meio eletrônico, a natureza agradece. Evite colocar muito enfeites em cima da mesa, o efeito estético não é legal e eles ainda atrapalham a sua movimentação. Procure deixar telefone, impressora e fax ao alcance da sua mão, assim, você não precisa toda hora se levantar e interromper o que está fazendo para ir buscar algo ou atender alguém.

Mimos para o cliente:

1) Pegando o cliente pelo nariz: cliente gosta de ser mimado, então se você vai receber clientes neste espaço, deixe-o notar que você pensou nele. Compre um aromatizador suave, com u m cheiro agradável, evite incensos e cheiros fortes porque muita gente tem alergia. O olfato tem um papel tão importante nas nossas emoções e pouca gente sabe e investe nisso. Hoje já existem profissionais especializados para desenvolver aromas específicos para determinadas marcas e empresas, sabiam? Então não fique de fora, o mercado está cheio de opções deliciosas de velas aromáticas, sprays e outros tipos de aromatizadores.

2) Pegando o cliente pela boca: oferecer um bom café com sequilhos, ter potes de balinhas a disposição, é uma forma de mostrar ao cliente o quanto ele é especial, o quanto você se importa que ele se sinta bem negociando com você, não pense duas vezes, providencie uma cafeteira e potinhos com guloseimas.

3) Pegando o cliente pelos olhos: não é porque está trabalhando em casa que vai receber um cliente de qualquer jeito, cuide da sua imagem pessoal, bem como da decoração do seu espaço e da apresentação das ferramentas e documentos que usa. Papéis personalizados, cartões de visitas, tudo isso passa idéia de profissionalismo e aumenta a credibilidade profissional.


Gostaram? Quem aqui já trabalha em sistema de Home Office? Na próxima semana vou postar a parte II desse post que vai falar sobre o comportamento e as atitudes que alguém deve ter para fazer da experiência de trabalhar em casa um sucesso e não misturar a vida pessoal com a profissional!


 Um grande beijo a todas e uma ótima semana!

Érika Saab


17 comentários:

  1. Bom dia GI!
    Tudo bem?

    Vim dizer que usei suas dicas do look red panters neste fim de semana.

    Peguei uma calça vermelha coloquei uma blusa básica preta e um casacão de lã preto comprido, e é claro o lencinho de onça.
    A única coisa que faltou foi a bolsa e o sapato meio nude que não tenho mas o look foi super elogiado.

    Me chamaram até de MADAME.

    Um super bj querida

    Bom dia de trabalho viu.

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  2. Bom dia, meninas!
    Erika, adorei essas dicas, mas em casa eu só estudo ou faço as coisas que são mais difíceis de pensar com um monte de gente entrando e saindo do meu setor.
    Eu adoraria trabalhar em casa! Uma época eu tive esse privilégio, que foi necessário porque estava doente, e trabalhava em outra cidade. Coloquei meu cargo à disposição (como se já não estivesse sempre!rs) e fiquei tão feliz pq o chefe perguntou se eu topava trabalhar em casa! Claro que topei na hora, e foi incrível como eu rendia absurdamente melhor! No serviço público as salas estão sempre cheias, bagunçadas, é um entra-e-sai danado...
    Hoje se eu tivesse essa opção, certamente as coisas andariam bem melhor!
    Beijinhos e uma ótima semana a todos!

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  3. Quem me dera se pudesse trabalhar em casa... (quem sabe um dia né?)
    Enquanto isso vou enchendo meus olhos e mente com essas dicas super valiosas que vc deu.

    Bjos e bom dia pirikita ^.^

    Nega-Maluca.com

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  4. Adorei, ótimas dicas, super importantes. Bjs
    sissy-atelier.blogspot.com

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  5. Ual!
    eu AMEI o post Érika!
    Parabéns!
    As dicas são perfeitas para qualquer local de trabalho!
    Como o ponto de fuga por exemplo, tenho um arranjo de flores lindo aqui no escritório e realmente deixa o lugar bem aconchegante!
    E confesso que eu ri quando li: "olhar muito tempo para a tela do computador faz mal" hoje em dia somos tão viciadas nessa telinha neh...
    adorei de verdade!
    aaaaaaah e quanto ao café e aos sequilhos, perfeita escolha!
    agora as balas (os clientes adoram!) mas... aii meninas eu tenho aqui e é uma tentação diária viu! hahahahaha


    beijooos ;*

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  6. Oi Erika, adorei o post, mas eu não sei se conseguiria trabalhar em casa, preciso ver gente...Mas para quem pode e consegue, as dicas são ótimas. Bjocas.

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  7. Ah Gi,

    Queria tanto poder trabalhar em casa, tenho uma baby e ficar por perto enqto trabalho seria um sonho!
    Bjim

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  8. Ótimas dicas, chamar a atençãopara alguns detalhes que às vezes passam desapercebidos é muito bom.

    Abs.,

    Gislaine Maristela

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  9. Meninas Bom Dia!!! Eu adorei esse post da Érika, as dicas são ótimas para quem trabalha ou quer trabalhar em casa, afinal o Ouse é lido por mulheres de verdade que se viram em várias para dar conta do recado!
    Um ótima semana para todas e mais tarde meu trend alert é sobre saias longas, será que eu gosto? rsrsrs

    bjs carinhosos em todas!

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  10. Olá meninas,

    adorei o post da Érika me empolgou em dar uma repaginada na minha sala do escritório!! Afinal as dicas valem para qualquer trabalho ;)

    Boa semana para a Gi e suas leitoras queridas!!

    Bjnhos,

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  11. ameeeei seu blog com todas as forças!
    é tudo muito lindo aqui
    estou seguindo
    beijos mil

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  12. Fá, muita gente relata isso, que rende mais em casa, o empregador pensa que não que a pessoa vai ficar vendo TV, dormindo, mas quem já é um funcionário responsável na empresa, a tendência é continuar a ser em casa e ainda produzir mais mesmo. Em casa não tem barulho, confusão, colegas falando alto no telefone na mesa ao lado, não tem as fofoquinhas e introgas para desviar a atenção e desgastar emocionalmente as pessoas. Algumas empresas estão adotando um sistema de escalas rotativas, elas reduziram os seus espaços, bem como números de mesas alguns dias uns trabalham em casa, em outros dias trocam com quem estava na empresa, outras adotam uma escala de meio turno em casa, meio no escritório, mas que eu saiba nada disso chegou aqui no Brasil ainda rsrsrs

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  13. Luuh, olha aí que outra alternativa maravilhosa que você deu, um arranjo de flores para descansar os olhos! Obrigada pela contribuição.

    Fá, é verdade, muita gente sente falta da interação, de ter momentos divertidos com os colegas, se você sente isso, é prova que o seu ambiente de trabalho é saudável e que você tem um bom relacionamento na empresa, mas nem sempre é assim, em alguns trabalhos as pessoas atrapalham tanto a produtividade umas das outras que em casa elas rendem mais e se estressam menos.

    Rê, que bom que o post já vai servir para a mudança do seu espaço de trabalho, realmente, estas dicas servem para qualquer escritório, pena que, às vezes, quem trabalha fora de casa não tenha tanta liberdade para modificar suas salas, seja por conta de burocracia ou da cultura da empresa mesmo,se você tem como introduzir algumas dessas dicas no seu escritório, vai fundo, você vai ver como pequenas mudanças trazem benefícios enormes. Beijos.

    Obrigada a todas que visitaram e comentaram, procuro trazer sempre dicas práticas que possam ser facilmente aplicadas pelas leitoras do Ouse e é muito bom saber que vocês estão curtindo. Um garnde beijo a todas.

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  14. Muito apropriado o assunto Érika pois outro dia mesmo estava lendo que a opção por trabalhar em casa está crescendo demais, inclusive com o apoio das empresas. Não são só os profissionais liberais não.
    Mas acho que disciplina é fundamental, além de uma postura profissional ainda mais cuidadosa. Não dá para deixar criança e empregada circulando quando receber cliente.
    Talvez funcione melhor para quem só faz o trabalho e envia para a empresa.
    Mas parece que é o futuro, então temos que torná-lo o melhor e mais bonito possível.
    Bjss.

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  15. Muito bom o post. Dicas que ajudam porque sou um problema com organização de papéis, pastas e afins!!

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  16. Ameii as dicas. Não trabalho em casa (alias to procurando emprego) mas com certeza as dicas que vc deu são ótimassss. Adorei.

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  17. Adorei o post! Já trabalhei em casa e posso dizer que a questão da imagem não é só boa para o cliente ver, mas parece que a gente "acorda" para o trabalho quando se veste completamente, se maquia...acho que muita gente peca nessa parte. Minha saída para um escritório fora foi de projeção de crescimento, graças à Deus não foi por falta de organização...mas sei que quando eu resolver ter um filho precisarei me adaptar em casa de novo, pelo menos no começo...não se envolver na rotina doméstica é fundamental...temos que pensar que "estamos no trabalho".

    Bjs!!!

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Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

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