{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

8 de junho de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: ESQUENTANDO E ENFEITANDO COM LENÇOS, ECHARPES e AFINS - ParteI

Junto com as temperaturas mais frias ou frescas, nesse nosso país com climas tão diversos, vem a vontade e a necessidade de usar algo para nos aquecer.

Eu sou fã declarada de um “paninho” no pescoço. Além de esquentar, é um recurso que traz interesse e até mesmo uma elegância imediatos a qualquer look. São acessórios ótimos, pois sempre encontramos opções baratas e podemos variar bastante, tanto na forma quanto nas cores e estilos e texturas.

E em lugares ou em épocas mais quentes funciona como a famosa terceira peça, que sempre trás a idéia de uma produção mais elaborada. (terceira peça é o casaqueto, colete, blazer, ou qualquer peça do gênero que usamos para tornar um look mais elaborado).

São peças capazes de tornar interessante um look simples. E dependendo do material podem ser usadas tanto no calor quanto no frio.



Dependendo do formato recebem nomes diferentes:

Lenço: tem o formato quadrado e pode ter tamanhos diversos. Em geral é feito de tecidos mais leves como seda, algodão, linho, viscose e sintéticos. Os mais famosos e desejados são os carrés (quadrado em francês) 90 X 90 cm da Hermés.




Echarpe: são faixas longas e podem variar um pouco a largura e o comprimento, mas sempre compridas o suficiente para que possamos dar mais de uma volta em torno do pescoço. Em geral são de tecidos leves como os lenços e maleáveis. No momento a top desejo é a leopard print da Louis Vuiton.





Cachecol: tira longa de lã, linha ou qualquer outro fio pesado. Como aquecem para valer são mais apropriados para dias e lugares frios.




Pashmina: na verdade a peça, uma espécie de manta, acabou sendo conhecida pelo nome da lã da qual é feita. Retirada de cabras selvagens originárias do Nepal, Paquistão e norte da Índia é ainda mais fina e leve que o cashmere. Entretanto, as que encontramos sendo vendidas por todo lado são de uma mistura de lã com viscose ou qualquer outro fio sintético. Tanto que muitas tem o tecido tão leve que são mais usadas como echarpes, do que propriamente na função de cobrir e aquecer os ombros. Eu particularmente gosto muito de usar as pashminas mais leves dessa maneira, pois ficam com um volume bonito.




Algumas dicas:

- se você tem muito busto ou pescoço mais curto evite usar as opções com muito volume e prefira tecidos menos encorpados. Deixe de preferência pontas caídas ao longo do corpo para alongar.

- use brincos menores, pois os pendurados além de brigar com a peça que escolheu, pode prender e danificá-la.

- lenços, echarpes ou cachecóis podem ser usados com colares. E prefira escolher um modelo de colar que fique á mostra. Fica ainda mais bonito.





- cabelos presos ou mais afastados do rosto são mais adequados quando tiver muito volume no pescoço.

- misturar estampas é ótimo, mas muitas vezes causa dúvidas. Uma dica é procurar combinar as cores ou padrões. Assim fica difícil de errar.

- use-os não só no pescoço, mas na cabeça, cintura, amarrado na bolsa, transformados em peça de roupa, opção que eu particularmente não gosto muito e acho muitas vezes de gosto duvidoso. Mas use a criatividade!



Esse vídeo da blogueira americana Wendy, mostra de maneira criativa e divertida 25 maneiras de usar lenços e echarpes.

Gostei de várias amarrações principalmente da Celebrity. Para quem mora em lugares mais quentes a Infinity é perfeita, pois fica mais afastada do pescoço. No final do vídeo aparecem todas as opções e é só clicar na desejada para ver mais detalhadamente.
O mais incrível é que são 25 opções e muitas ficaram de fora já que ela usou somente lenços e echarpes compridos, vejam só!

Bem meninas, o bom desses acessórios é que favorecem qualquer mulher, são fáceis de encontrar e existem muitas opções baratas. E são simples de fazer também. Quando não encontro da maneira que desejo, compro a seda e confecciono. Não tem mistério.

Semana que vem tem a parteII; e vem com um pouco mais de glamour.


Beijos carinhosos

Maria Ester Reis.







41 comentários:

  1. Dicas maravilhodas Ester!

    Eu vi o video e confesso que aprendi novas maneiras de se amarrar o lençoe, também adorei.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!! Beijosss
    Glau Carvalho
    http://blogcrazyforfashion.blogspot.com/
    @cforfashion

    ResponderExcluir
  3. Acho sensacional ... Não dispenso no verão que dirá no inverno ... Amei o post

    Bjs
    http://vintagefashionbrecho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Maria Ester, ultimamente ando tão apaixonada por lenços. Fui numa loja e vi um MARAVILHOSO com vários desenhos animal print (acho que é assim que chama..rs) Nossa, usei 1 semana inteirinha..rs Apanhei um pouco, mas ficou um look bem legal. Depois encontrei um perdido lá em casa de ANOOOOOOOSSSSSSSS atrás que só usava amarrado na cintura :). Incrível como fazem mesmo diferença num look mais simples. Ah, e claro, já baixei o videozinho (fala baixo p/ chefe não ouvir...estou no trabalho...rs) p/ fazer a lição de casa. Ir fazendo cada um que aparece no vídeo...rs Faço isso com as "makes" também...rs Ai Jesus! Só eu mesma. Adoro suas dicas. Ah, eu não encontrei seu blog Maria Ester :(. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Ester!!! Que post maravilhoso! Na verdade um tutorial sobre lenços e afins!!! Amei.

    Minha prima tinha me passado esse vídeo das 25 maneiras de usar lenço e eu achei o máximo!! Sou suuuuupeerrr adepta!!! Principalmente nesse friozinho!!

    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  6. Maria Ester!!

    que delícias de dicas!! que venha logo o friozinho para eu me enrolar nas pashminas! ;)

    bjs
    Dâmaris
    Village Beauté

    ResponderExcluir
  7. Maria Ester, você se supera a cada dia. AMEI as dicas, ótimas e de muito bom gosto. Aliás corri até o vídeo indicado e é Mega Fantático!!!!!!
    Parabéns mais uma vez.
    Beijos para você e para a Gi Lindona!!!!

    Karencita

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Ester, eu amo lenços, rsrs, comprei dois lindos esse dias que estou usando muito, tanto no pescoço quanto na cintura, porque eles são quadrados beeem grandes! Bjinhos.

    ResponderExcluir
  9. que post mara!
    acho super necessario para encrementar um look! especialmente em dias mas frios.

    acho tudo de bom! amei o post e as dicas.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Arrasou nas dicas, Ester!
    Mas nesse mega frio que tem feito (e com a gripe que veio me visitar) só tenho conseguido usar cachecol dos mais quentinhos! rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post de hoje! Sou fã de lenços, echarpes, cachecóis.... e ninguém melhor do que a Gi e a Ester para dar estas dicas né! Finas demais vocês duas!

    Beijos! Nádia

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia Minhas queridaaas!
    Uaaaaalllll SE JOGA NOS LENÇOS/ECHARPES/PASHMINAS!

    Aah eu sou suspeita pra falar, amo lenços. Acho isso tudo de bom, e nos deixa com cara de FINA DEMAIS! hehehhe
    Se no calor eu já uso, imagina no frio, amo muitoooo!
    Adorei o video! As vezes no sufoco do dia a dia, acabamos usando sempre do mesmo jeitinho!

    AAiii Maria Ester eu já falei mas vou repetir: você é um anjooo!
    Nas férias de julho, vou correr pra casa da vó e usar a maquina de costura dela pra fazer echarpes!! kkkkkkkk
    Seguraaaaa a dona Luana agora!
    acredita que eu nunca tinha pensando nisso!

    Um Beijo enormeee e Leopard Print da Louis Vuiton EU TE QUEROOOO! ♥ kkk

    até mais meninas ;*

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Mary!Oportuno o assunto pois esfriou muito, thanks God!E amamos lenços e echarpes, são tdb, podemos variar nas amarrações(viu o video da net da moça que apareceu na Ana Maria Braga?) no tamanho dependendo da blusa,cores e estampas geniais.Eu amo,uso sempre mas prefiro no frio,acho que tem + a ver.Sei que pode-se usar no verão mas aqui na baixada fica difícil.E uso no pescoço e na bolsa as outras variaveis ainda não tentei.E alegram muito as roupas brancas que uso!Vou checar o video,dear!
    Bjocas
    Nancy

    ResponderExcluir
  14. oi maria ester

    vc acredita que eu sempre ficava assim
    'ah se vou usar um lenço nao vou usar um colar'...
    pensei q ficava feio nao combinava,
    mas gostei das dicas, eh so usar um que combine e que apareça mais
    adorei
    quero um de cada cor
    rss

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  15. amei as dicas! eu amo lenços mas não sei usar....rsrsrsrsrs.... ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria Ester, adorei as dicas.
    O vídeo é mt legal.

    Bjos!
    Rosi (BH)

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post linda.... vc sempre dá ótimas dicas!

    vou aderir a moda

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Maria Ester.. eu amooo lenços e daria a vida por um leopard print da LV.. toda vez que vejo uma foto com um, fico babando horrores.. :( ( só eu né..rs)
    Adorei o post.. e vou ver com bastante calma o video.. quando a transformar em peça de roupa, tem coias que eu tbem acho estranho.. outro dia a Mariah postou um video pra usar como blusinha na praia.. ate achei legal. mas na PRAIA..rs.
    E ontem uma menina me ensinou a usar como coletinho.. hum.. nao sei, tenho que fazer um teste..rs
    Agora me fala uma coisa.. eu tenho um aqui, lindao, meio transparente.. que eu usava a 10 anos atraz, numa epoca em que se usava legging com o lenço na cintura.. como se fosse uma sainha.. ( eu tinha 20 anos. saudades..rs).. isso ainda usa? digo.. preso na cintura???
    beijocassssssssss

    ResponderExcluir
  19. REJANE sabe que nesse vídeo eu realmente aprendi umas maneiras de usar lenços que eu não conhecia? E como gosto estou sempre pesquisando. Bjss

    GLAU que bom que gostou, bjss.

    ALINE-Vintage Fashion, sou como vc , se já uso no verão que dirá no frio! Beijão.

    SILVIA muito obrigada, que bom que gostou. O bom desses acessórios é que são fáceis de achar e baratos. Também amo ver vídeo de make, e aprendo muito. E não tenho blog. Estou somente aqui no Ouse. Beijo grande.

    PRI o vídeo é sensacional mesmo. E no canal dela no You Tube tem vídeos mais longos de cada uma das opções. É bom para ver com mais detalhes nossas preferidas. Bjão.

    DÂMARIS aqui em São Paulo está dando para sair enrolada numas 2 pashiminas no mínimo!rsrsr Bjss

    KARENCITA muito obrigada querida. E é incrível como um simples pedacinho de tecido pode fazer tanto por um look. rsrsr Beijão.

    FÁ beijo grande querida.

    SHIRLEY obrigadíssima e beijão.

    CAMILLA pois é... rsrsr para variar experimente uma pashimina. Usei uma mais grossinha outro dia no pescoço e me senti no paraíso. Beijão e obrigada.

    NÁDIA muito obrigada, que bom que gostou, beijo grande.

    LUUH querida se joga mesmo. E vc tem razão eles dão sempre uma classe à mais. rsrs E faça seus próprios lenços e echarpes sim, é uma delícia costumizarmos nossos peças. Mas aproveito para dar uma dica. Dá para fazer as bainhas à maquina sim, aliás muitas que compramos são dessa maneira. mas fica ainda mais bonito se fizermos á mão, bainha tipo de lenço. Se sua avó costura ela deve saber. É aquela bainha bem fininha meio que enroladinha. Não e difícil de fazer. Faço os meus dessa maneira. Beijo enorme.

    NANCY dear, não vi o vídeo não. Vou procurar. Eles são ótimos para tirar a "brancura" dos looks mesmo. Com sua elegância, experimenta usar acinturando um cardigan meio aberto. Tenho a impressão que ficará ótimo em vc. Beijão.

    KAMMY essa é uma dúvida muito comum. Mas usando um colar que não tenha volume onde a amarração do lenço tem o maior volume fica lindo e compõe mais. Bjss e obrigada.

    ISABELLA é so começar a experimentar! bjss.

    ROSIANE que bom que gostou, beijão.

    ResponderExcluir
  20. MARIANE beijão e obrigada.

    CYN eu também fico louca com o LV leopard. rsrsr Quanto ao lenço na cintura, acho que a opçãp mais apropriada é no lugar de um cinto. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Maria Ester você quer me matar do coração? Eu sou aloka dos lenços, echarpes e cachecóis, quase caí pra trás quando vi o título do post e ainda por cima este vídeo maravilhoso, fiquei eufórica assistindo!Amei o post, vou até salvar! Beijos.

    PS: Como assim você consegue fazer seus prórpios lenços? Tem alguma coisa que você não consegue fazer sozinha Ester Maravilha? rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Ahhh meninas cada post que recebo da Maria Ester eu fico mega ansiosa para dividir com vcs! as dicas são sempre tão boas...e ainda tem a parte II, de matar rsrsrs

    E o pior é ela nos falar que ela mesma faz seus lenços...né Érika?

    Realmente a Maria Ester é muito prendada, dá orgulho de ter uma amiga assim e ainda dá aulas de reforços para sobrinhos e afilhados...sempre ensinando!

    Obrigada pelas dicas preciosas sempre!

    Aliás meu time de colaboradoras está cada dia melhor, a Érika tb está com ótimas dicas e na sexta tem mais uma surpresa para minhas leitoras queridas...vcs vão amar!

    Pois sempre quero fazer um blog melhor, de qualidade, diferente, elegante, educado, daqueles que a gente tem vontade de olhar todos os dias, quero que o OUSE alegre o dia de todas!

    É o mínimo que posso fazer em troca de tanto carinho e respeito das minha leitoras queridas!

    Nossa estou muito Ana Maria Braga rsrsrsrsrs

    bjs em todas

    ResponderExcluir
  23. ADORO VOCÊS !!! Ai muito Ana Maria Braga rsrs estou rindo até agora...o post está maravilhoso e a Maria Ester sempre arrasando.
    Beijos. Com amor.
    Maite.

    ResponderExcluir
  24. Como eu adoro essa mulher de garbo e elegância! Cada vez que leio seus posts me sinto em um confessionário (não tão dolorido) ahahahah

    Explico!! Toda vez que leio eu penso, sou alucinada por isso ai que ela está falando!! Foi assim quando vc postou sapatos lindos e estou assim agora..rs Sou maníaca por coisinhas no pescoço, vulgo "embrulhadinha pra presente" hahahaah

    Fotografei diversos lenços, pashiminas, etc..para o blog e estava pensando em postar hj, quando vi suas dicas tive certeza "É UM SINAL" hahahah

    Vc é DIIIIIMAS Maria Ester, aprecio seu capricho em todas as postagens e, o melhor, você é assim na vida real!!

    Gi, não pense que esqueci de você...é que quando ela escreve é "A" oportunidade para elogiá-la!! Mas meu coração é grande e cabe essas duas amigas queridas!!

    Como disse postei hoje no blog os dois primeiros lencinhos que quero mostrar e linkei vocês!!

    Bjnhos,

    da Rê

    ResponderExcluir
  25. Ahhhh Re assim vou ficar com ciúmes da Maria Ester rsrsrsrs brincadeira, eu sei que tem espeaço para as duas!

    E a caixinha que vc e sua mãe fizeram ficou tão linda, tanto quanto o suporte de bijoux que me deu, ele está lá no meu quarto organizando tudo!

    já vou lá no blog!e vc precisa começar perder a vergonha e postar seus looks!

    bjsbjs

    ResponderExcluir
  26. Vou tentar amanha mesmo!Obrigada pela dica dear!
    Bjokas
    Nancy

    ResponderExcluir
  27. Dicas valiosas principalmente para essa época do ano!!!

    Vou falar pra minha irmã ler esse post, ela sempre fala sobre as dúvidas em usar um lenço.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. ÉRIKA também sou como vc; "a louca dos lenços". rsrsr Outro dia coloquei na cama todas as echarpes e lenços para rearrumá-las. Cobriu uma cama de solteiro. rsrs Meu marido chegou e disse que ia abrir uma lojinha. Só que ele não sabia que ainda faltavam os cachecóis e pashminas!rsrs
    Quanto a confeccioná-los não é difícil, pensa bem. Um quadrado ou faixa de tecido que se faz uma bainha. Eu aprendi com minha mãe a fazer bainha de lenço, aquela que fica enrroladinha e fina, mas pode ser feita na máquina de costura tb. Sem mistérios. Beijo grande e obrigada.

    GI minha querida amiga obrigada. Mesmo. Mas tenho que estar sempre à altura do Ouse. E muito AMB foi ótima. BEIJO.

    MAITE querida obrigada e um beijo com amor para vc também.

    RÊ queridíssima. Obrigada por todo carinho, sempre. Fui no Badalook e vi os lenços, que são lindos. Beijão.

    NANCY depois conta se gostou. bj

    ResponderExcluir
  29. Maria Ester q post maravilhoso,ainda mais q aqui em Ctba esta um friooooooo e sair sem lenço ,cachecol... é impossivel!
    e que dica do video hein!já salvei para copiar!

    bejO querida e tenha uma linda noite

    bejO Gi pra vc tb =)

    ResponderExcluir
  30. Oi meninas! Como não gostar de lenços e afins. Sempre lanço mão para dar um up no look básico!! Quando fui para Paris, comprei um monte de pashiminas e outros lenços e aproveitei para trazer para as amigas como lembrança!! Minha mãe é tricoteira...imagina o q não tenho de cachecóis, golas, estolas e afins?? Td q ela vê de diferente faz um pra mim...nem tenho mais onde guardar...mas ADORO!!!rsrsrs. Post maravilhoso! Só quero ver a parte 2...Esse vídeo das 25 maneiras é ótimo mesmo! Se entrar no you tube, tem uma infinidade deles!
    Bjs
    Marcela

    ResponderExcluir
  31. oLÁ Maria Ester, ameiiii suas dicas! Hoje mesmo usei uma echarpe leopard print linda! Fez o maior sucesso!! Sou apaixonada, com esse tempinho gelado estou comprando uma por semana! rsrsrs ô vício! Beijos!!

    ResponderExcluir
  32. Maria Ester, adorei os looks!!!
    Gosto muito de encharpes e cachecóis e é sempre bom ver novas inspirações!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Maria Ester...adoro suas dicas!!!
    Amo lenços tbm....e uso mesmo....sobre o video,minha irmã me passou é demais.....

    Saudades de vc e muitaaa da Gi..

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  34. Ah que post arraza quarteirão!!! A Maria Ester sempre com ótimas dicas, não é Gi? Muito bom mesmo. Eu tinha mesmo a insegurança de usar echarpe e cordões,colares...agora vejo q não é mico nenhum!! E ainda tem a parte II!!! eba!!

    ResponderExcluir
  35. Maria Ester, só mesmo esse post para alegrar meu pescoço friorento...bbrrrrr!!!!
    Eu sou tarada por lenços, echarpes, pashminas e todos os frufrus pescoçáveis!
    O problema é que fico apegada e com ciúme de todos os meus xodós! Ganhei uma pashmina linda toda bordada com fios brilhantes lá do Marrocos, cadê que eu uso?!? E o medo de desfiar?? rsrs
    Todo mundo que viaja me traz de presente essas coisas! rsrs
    Mas o meu favorito é um carré de seda que tem um mapa com os pontos turísticos de Paris. É liiiiiindo de viver! E é o favorito da minha sobrinha também, que já incluiu na lista do que ela vai receber de herança!rsrs
    Adorei o post!!!! Como sempre, aliás! E que mocinha prendada essa! Eu aprendi a costurar bem cedinho, e é uma terapia!
    Obrigada por enriquecer e alegrar nossa vida!
    beijinhos
    ps.: Gi, beijinhos para vc também!rs

    ResponderExcluir
  36. Que delícia de Post Maria Ester!!!!!!!!!!
    AMOOOOOO lenços. Muito!
    Adorei as fotos, dicas, tudo. Quero ir comprar os meus...srs

    Gi, bjs pra vc!

    DriSouto
    http://mulheresmaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. OI!

    EU GUARDEI AS FOTOS NO MEU DESKTOP, DE TANTO QUE CURTI,,EU SO SABIA O QUE ERA CACHECOL E PASHMINA, QUE BOM APRENDER MAIS CONTIGO...OBRIGADA MESMO!
    BEIJOS.
    fLA.

    ResponderExcluir
  38. SIMONE obrigada queridona. Acho que sua irmã vai gostar. beijo para as duas.

    NENINKINHA se aqui em SP está frio, imagino por aí!! E ainda por cima é úmido não? Que bom que gostou. Beijo grande.

    MARCELA também não tenho mais onde colocar meus cachecóis. rsrs Aliás no final do inverno passado aproveitei e fiz uma seleção dos que mais usei e dei o resto. Estou me segurando para não ir na loja ver as novidades de lã e linha. Sei que sempre volto com um monte. rsrsr Tenho vários vídeos guardados sobre lenço, sou viciada em procurar esse tipo de vídeo no YT. Por isso mesmo que gostei do da Wendy, pois tem algumas maneiras que nunca havia visto antes. Bjss.

    KARINA muito obrigada. Uma por semana foi ótimo! beijoss.

    Fabrícia também adoro uma novidade. Beijão.

    KATIA estava com saudades! Beijo grande querida.

    WILMA muito obrigada pelas palavras carinhosas. Fico muito feliz que tenha gostado. Bjss.

    FÁ queridíssima, só vc mesma para gostar e não usar. Eu já sou exatamente o contrário. Se gosto uso sem pena. E fiquei com vontade de ter um lenço com imagens de Paris como o seu. rsrrs Também tenho uma sobrinha que se candidata a herdeira. rsrs Mas fico feliz pois é sinal que temos gostos semelhantes. Também aprendi a costurar bem pequena. Tive uma maquininha manual que era a coisa mais linda do mundo e costurava direitinho. Não sei que fim minha mãe deu nela. Mas tenho máquina em casa, e volta e meia estou inventando algo. Beijo enorme.

    ADRIANE que bom que gostou. Essa é a época perfeita para comprar mesmo. Outro dia comprei 3 pashminas no mesmo dia. rsrrs Vício! Bjss.

    ResponderExcluir
  39. Oi Querida Maria Ester... vc e seus posts arrasadores de conteúdo...
    Amei .. lenços deixam qq mulher linda... mesmoque com uma roupa mais basica.. colocou o lenço fica show!!
    Parabéns pelo post.. ontem não consegui passar por aqui...mas não podia deixar de ver suas dicas preciosas!
    Super beijosss pra vc e pra Gi!!!
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  40. Giii..eu morro de vergonha..mas quem sabe um dia ahahahaha

    Fico feliz que tenha gostado do cabidinho de bijoux, acho tão prático!! Principalmente para as pessoas bagunceiras como eu..rs

    Meu coração é que nem de mãe sempre cabe todo mundo que merece caber..rsrsrs

    Bjnhosss

    **vou lá comentar o vestido de renda que você postou hj, que lindo!!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...