{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

13 de junho de 2011

Carreira e Imagem com Erika Saab: Maquiagem para o ambiente de trabalho parte II: batons, sombras e blushes.

Oi, pessoal, vamos segunda parte do nosso post sobre maquiagem para ambiente de trabalho? Bom agora que aprendemos como preparar a pele, vamos falar de cores e acabamentos de batons, sombras e blushes.

Batons:

Acabamentos:

Cremoso/Creamy: oferece boa cobertura e fixação, é fácil de aplicar e hidrata os lábios e tem um acabamento um pouco brilhante.

Opaco//Matte: sem brilho e com pouca ou nenhuma hidratação; tem uma maior intensidade da cor e pigmentação e longa duração.

Acetinado/Satin: meio-termo entre o cremoso e o matte. Tem pouco brilho, mas possui uma hidratação moderada e a cor é intensa.

Cintilante/Frost: cobertura moderada com alto brilho, pois reflete a luz, o efeito final pode variar entre gliter, perolado ou metálico

Translúcido/Sheer: tem pouca intensidade de cor e de brilho, pois tem uma cobertura leve. Apenas dá ao tom natural dos lábios um pouco mais de cor.

Efeito Gloss/Glossy: sua principal característica é ter efeito molhado e cobertura leve, com muito brilhante.


Qual o mais indicado?

O que você pode usar no trabalho sem erro: matte e satin, sendo que antes de aplicar um batom matte é sempre bom dar uma hidratada nos lábios para não correr o risco de ficar com aquele aspecto rachado e ressecado. Os cremosos também são bem vindos, porém eles têm uma fixação menor, exigindo reaplicar ao longo do dia, principalmente depois de um cafezinho, pois eles são mais fáceis de borrar também. O acabamento cintilante pode acentuar linhas de expressão e rugas, por isso, são mais recomendados para as mais jovens. Já o batom glossy, este não combina nada com o ambiente formal de trabalho, seu efeito dá uma aparência mais sexy, com lábios mais volumosos, além disso, borram com muito mais facilidade e tem uma fixação mínima.

Cores:

Os batons nude chegaram com a corda toda, além disso, eles são discretos e elegantes, então usar nude não tem erro. Se for usar rosa, prefira tons menos infantis (que lembrem cores de doces, balas, chicletes, as chamadas candy colors), aposte no rosa antigo, rosa queimado ou nos mais escuros e fechados.Quem prefere os terrosos só tem que evitar marrons muito escuros, melhor ficar com os de tom cobre, chocolate, e marrons mais avermelhados. E os vermelhos? Depende, vermelho é para quem pode, não é para quem quer, usar um batom vermelho sem parecer vulgar, exige um visual à altura no ambiente profissional, clássico e elegante e uma postura idem, para as muito jovens não aconselho usar no trabalho de forma alguma, fica pesado e artificial. Eu adoro batom vermelho, mas sei que se o ambiente, a roupa, o cargo, o cabelo, a personalidade destoarem dele, lá se vai uma aprendiz de diva.





Blushes:

O blush usado no ambiente de trabalho deve dar ao rosto apenas um ar saudável, a aplicação não deve ser muito marcada para não pesar a imagem, nem conter pigmentos brilhantes. Quem gosta de parecer uma boneca, com bochechas bem rosadas e bem marcadas, é melhor deixar para quando for passear no shopping com as amigas no final de semana. Tons de malva, pêssego e coral são mais naturais. Mulheres negras devem optar pelos tons terracota ou rosa queimado no trabalho, deixando os marrons e cafés para produções mais elaboradas.




Sombras:

Acabamento:

As opacas são as mais indicadas, porém, sombras levemente peroladas em cores neutras também estão liberadas. O que não vai bem são as metalizadas que dão um aspecto over quando utilizadas num ambiente profissional e ainda evidenciam rugas, o que em plena luz do dia, fica mais visível.

Consistência:

No que diz respeito à consistência do produto, prefira as compactas para não errar, elas têm melhor fixação e não borram, evite sombra em pó porque as suas partículas podem cair nos olhos ao longo do dia e causar irritação. Já as cremosas derretem mais facilmente e costumam se acumular nas dobra da pálpebra.

Cores:

Os tons mais indicados podem variar: champanhe, pérola, branco, cinza, marrom...todas são cores neutras que podem ser combinadas para fazer maquiagens mais suaves. As coloridas com tons muito abertos dão um ar de “fantasia” a sua imagem.




Até a próxima segunda-feira! Beijos para todas.

                                                                       



13 comentários:

  1. Tudo bem com vc bonitona? boa semana

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Essa palette Dia da Contém 1g é mágica, menina! Já estou no fim da segunda, de tanto que me apaixonei por ela! As combinações são ótimas, e todas sóbrias e elegantes.
    Tenho p-a-v-o-r de sombra colorida no trabalho, acho que fica muito vulgar, inoportuno e arrasa qualquer produção.
    Eu lembro que trabalhei com uma menina que se vestia muito basiquinha, quase sempre ia de calça jeans, camiseta básica de malha e sandalinha rasteira ou sapatilha, e era uma das mais bonitas de lá, e com o tempo eu fui percebendo que ela estava sempre impecavelmente maquiada! A pele super bem feita, sempre de batom, ela fazia um esfumado marrom nos olhos (bem discreto), e usava um blush rosado que dava um ar de saúde.
    Foi a partir da convivência com ela que eu despertei para a importância da maquiagem. É a diferença entre o cuidado e o desleixo.
    E ela ficava com uma cara de rica que era uma beleza!rsrs
    Adorei o post, Erika!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ah muito legal o post!! eu lembrei até de comprar esse conjto de sombras da contém 1G Dia que colocando o pincel molhado, a sombra deu mofo. Uma ótima semana para todas do Ouse da Gi!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika, adorei as dicas dos batons da MAC, esses são os nomes das cores? Gostei do Amorous. Comprei um batom da Arezzo este fds, na cor New Coral, a cor é linda e discreta. Bjocas.

    ResponderExcluir
  5. Estava curiosa pra ver a continuação desse post! Adorei as dicas de sombra! =)

    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Erika!Otimas dicas tb prefiro sombras neutras fica + sobrio,colotidas nem pensar!
    Parabens e tenha um bom diaNancy

    ResponderExcluir
  7. Érika! mas uma vez suas dicas são preciosas para o trabalho e para entrevistas de meprego, pois não tem nada pior do que make colorido e exagerado no trabalho, FÁ/RJ eu já vi cada coisa por aí rsrsrsrs
    Mas no trabalho eu arrisco cores mais neutras como beringela, azul e verdes mais escuros e discretos, mas sempre de uma maneira bem sutil, um lápis esfumado, um canto do olho, pois o make de trabalho nunca deve chamar mais atenção que vc!

    bjs carinhosos em todas

    Gi Salmazi

    ResponderExcluir
  8. Dicas maravilhosas da Erika!!
    Inclusive, estou tentando falar com ela, queria saber se o Chá das Cinco foi encerrado!

    Não me maquio nunca, mas essas dicas são valiosas, afinal tem gente que vai trabalhar com maquiagem de ir pra balada e eu acho lamentável!!

    Adorei o post do Dia dos Namorados, Gi!!!
    Sua alegria e sorriso estão contagiantes nas fotos!! Linda demais!!!

    Beijos pras duas!

    ResponderExcluir
  9. As dicas são ótimas Érika.
    Maquiagem mesmo um pouquinho que seja, dá uma impressão de polimento, de cuidado, super importantes para a aparência no trabalho e na vida!
    Bjss.

    ResponderExcluir
  10. Oi, pessoal, agradeço a todas que deixaram comentários aqui, a Gi realmente tem leitoras muito queridas.

    Fá, esta paleta é do tipo "para nao errar" quando a gente tá com dúvida ou mesmo com preguiça de fazer algo mais elaborado, mas não quer sair de cara lavada, porque as sombras são fáceis de aplicar e com estas nuances dá para fazer efeitos bonitos nos olhos.

    Oi, Fá, sim, estas são os nomes da cores do batons, são todos da MAC.

    Oi, Gi, olha isso que você falou é importante, sabendo usar cores mais sóbrias como as que você falou, elas podem ir ao trabalho sim, com seu bom gosto, não tenho dúvidas que fica tudo muito bem. Beijos.

    Simone, o Chá continua de molho, viu. Beijos.

    Oi, Maria Ester, eu concordo com você, maquiagem não é só vaidade, é uma ferramente que a mulher tem que demonstra cuidado pessoal! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Estou adorando essas dicas sobre "Carreira e Imagem" apesar de trabalhar em casa e não poder colocá-las em prática.
    Ai, Gi, não aguento mais trabalhar em casa, é como tudo na vida, tem sua vantagens e suas desvantagens, mas ficar o dia inteiro em casa é um tédio, mesmo tempo muito o que fazer (escritório do meu marido, arrumar a casa, cuidar das minhas 2 filhinhas, ir ao supermercado, açougue...), isso não é o mesmo de de nos arrumarmos e sair para trabalhar. Vamos ver quando isso irá mudar.

    Abraços,
    Josi Coura

    ResponderExcluir
  12. Érikaa!
    Ficou otimo o post!
    Ontem foi feriado aqui em Piraacibaa Ô coisa boa feriado de segunda :)
    MAs eu passei por aqui claro, só que nao deu tempo de comentar! :(
    Fáaaa seus comentários são os melhores! e sempre tem uma liçãoo perfeita!
    Pra falar a verdadee eu amo essas cores de sombra mais para o nude e marrom, até mesmo pra sair é só fazer um esfumado marrom um pouco mais escuro e voilà!
    acho que fica com uma cara de FINA! hehe
    E quanto aos batons da MAC, um mais lindo que o outro, e o amorous ♥ aii eu queroo!
    e olha que eu nao sou fã de baton hein :x
    Parabéns Érikaa e até segundaaaa ;)

    beijos Giiiiii

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...