{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

6 de junho de 2011

Carreira e Imagem com Erika Saab: Maquiagem para o ambiente de trabalho parte I: preparo da pele.

Oi, leitoras do Ouse, como passaram a semana? Hoje vamos falar de um assunto que as mulheres sempre têm dúvidas: maquiagem para o ambiente de trabalho. Dividi este tema em dois posts porque quando o assunto é maquiagem, devemos começar é o preparo da pele. Então, antes de falarmos dos batons e sombras adequados para ambientes formais, vamos falar sobre pós, bases, corretivos porque é importante saber escolhê-los...eles não são coadjuvantes na maquiagem, são os responsáveis por fazer todo o resto dar certo.

Por que é tão importante assim preparar a pele se a maquiagem para o ambiente de trabalho não deve ser tão elaborada? Porque no ambiente de trabalho o mais importante, quando o assunto é aparência, é ter uma imagem saudável e bem cuidada e nesse ponto a pele é o nosso cartão de visitas. De nada adianta usar as cores certas de sombra e batom, se a pele entrega noites mal dormidas, oleosidade e imperfeições que temos como disfarçar.

Antes de começar qualquer maquiagem é importante ter a pele limpa e hidratada, então, quando acordar pela manhã, faça antes o seu ritual de limpeza, use seus creminhos e só então comece a preparar a pele para a maquiagem. A seguir, dicas de produtos indispensáveis e para que servem cada um:


Primer: Com as longas jornadas de trabalho, o que é mais importante é ter uma maquiagem que dure o máximo possível, para isso, o primer é um produto que faz a diferença, ele matifica a pele, evitando que ela se torne muito oleosa ao longo do dia mesmo num clima quente e úmido, intensifica as cores do que é colocado sobre ele e ainda segura mais tempo a maquiagem. Ou seja, o primer é praticamente mágico rs. Existem várias marcas de primer, tanto nacionais quanto internacionais.




Base: É importante acertar na cor, mas igualmente importante é acertar na textura.

a) Líquida: cobertura leve e de efeito natural. Começar a aplicar pela testa, nariz e queixo, depois em direção às laterais do rosto. Pode ser usada também nas pálpebras superiores e os cantos internos dos olhos se eles estiverem escuros, porque é fácil de espalhar.

b) Foundation: tem cobertura mais intensa, capaz de uniformizar o tom da pele e suavizar imperfeições como manchas claras, vasinhos e marcas de expressão.

c) Compacta: tem cobertura média, mais suave do que a da base foundation e mais intensa do que a da líquida. Oferece acabamento aveludado, algumas marcas até dispensam o pó compacto. Aplicar com pincel específico ou esponja seca.

d) Mousse: o resultado é bastante parecido com o da base líquida, mas a duração costuma ser maior. É uma das mais fáceis de espalhar, seja com dedo ou esponja. Aplique primeiro na zona T, depois nas bochechas, em seguida, nas laterais da face.

e) Bastão: adere bem à pele, é a melhor para cobrir imperfeições, a depender da suavidade, o corretivo até pode ser dispensado, mas exige atenção redobrada para não deixar o rosto manchado. Passar direto na pele e espalhar com a esponja ou a ponta dos dedos, indo do centro em direção às laterais para garantir uma cobertura homogênea.

f) Base em Pó: é a melhor para a pele oleosa porque tem uma cobertura mais leve, indicada para eliminar apenas o excesso de brilho da pele. Aplicar com pincel grande, primeiro na zona T e esfumar o que sobrar nas bochechas.





Corretivo: corretivos coloridos são capazes de camuflar imperfeições que os outros produtos não conseguem, por isso devem ser usados em casos especiais, já para manchinhas mais sutis, espinhas pequenas e olheiras suaves, o corretivo comum já é suficiente.

a) Verde: espinhas avermelhadas, manchas vermelhas, vasinhos aparentes.

b) Amarelo: olheiras e manchas arroxeadas e escuras.

c) Lilás: espinhas com pontos inflamados, manchas amareladas, alaranjadas ou amarronzadas.





Pó: se você já usou todos os itens anteriores e quer ter a aparência apenas de uma pele bem tratada, procure usar um pó bem leve, de preferência do tipo mineral ou translúcido, assim não ficará com um ar pesado e até mesmo envelhecido. A depender da base que escolher e da condição real da sua pele, talvez este item possa até ser dispensado. Os pós bronzeadores só devem ser usados com leves pinceladas em alguns pontos do rosto, quando se quer disfarçar fadiga e mal estar, causados por uma gripe, por exemplo, que deixa a pele abatida. É preciso tomar cuidado com aqueles que tem um efeito muito cintilante, eles estão proibidos, a idéia é dar um ar de saudável a pele e não ser a mais glamorosa do setor.





Na segunda parte deste post falaremos sobre os tipos de sombras, blushes e batons que podem ser usados sem medo no ambiente de trabalho e aqueles que devemos evitar. Até a próxima segunda-feira! Beijos para todas.




24 comentários:

  1. Bom dia, meninas!
    Nossa, essa dica chegou atrasada para mim...rsrs
    Trabalhei na direção de uma Fundação que tinha que ter uma imagem sóbria, séria, profissional e discreta. Infelizmente a mulherada chegava para trabalhar com sandália de acrílico, jeans rasgado, tops com o sutiã (às vezes de paetê!)aparecendo...era o caos!
    Infelizmente fui compelida a adotar o uso de uniforme, porque as coisas estavam muito mal. O uniforme era preto ou azul (cada uma tinha as duas cores, e podiam optar), não é que a cambada de cafona me aparecia de uniforme azul e para 'combinar' pintavam as unhas de azul e mergulhavam na sombra azul??? Cuidar da aparência profissional é um trabalho difícil, muito difícil...rsrs
    Se eu tivesse esse post na época, mandaria imprimir e colar nos banheiros!rsrs
    Adorei as dicas! Eu uso o primer da Cotém 1g e adoro! Gastei um dinheirão no da MAC para ficar com o rosto craquelado depois de poucas horas de aplicação...que raiva!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Erika arrasou nas dicas! Estou no aguardo das sombras! :)

    Beijinhos, meninas! Ótima segunda!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Linda Gi,
    Tem um selinho muito fofo para você no meu blog. Espero que goste.
    Afinal: Este Blog me Inspira TODOS OS DIAS!!!
    Beijinhos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika, sabe que eu não conhecia o primer? Vou procurar para comprar, no verão principalmente é muito útil para quem tem pele oleosa como a minha. Bjs e ótima semana para você e para a Gi!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Érika!!!

    Post muito esclarecedor sem dúvidas, principalmente para iniciantes no assunto como eu....
    Tenho uma pergunta, vi ontem na TV que existe um produto que une pó, base e corretivo...vc conhece????

    Bjss e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Bom Diaa !
    Éricaa parabéns!
    Esse post é daqueles para imprimir e colocar na cabeceira! kkk
    Aaiii pra quem tem pele oleosa sabe que por mais perfeita que o sombra esteja, aquele BRILHO no rosto acaba com tudo!
    Mas as dicas quer recebemos aqui no ouse, estão pra la de boas neh e ajudam muuuuuuuitooo!! kkk
    Eu comprei o primer da avon, nóssa ele é muito bom mesmo! Amei o resultado até a Julia Petit disse que usou e adorou!!! Já comprei o segundo potinho!! Deixa a pele parecendo uma sedaa!!

    Giiiiiiiiii HELPPPPPPP!
    tenho uma audiência hoje! eu juro que experimentei todas as minhas roupas e não sabia o que por! Tudo bem que o desespero é meio bobo pq eu só vou acompanhar, ficar sentadinha ali e nao fazer nada! mas mesmo assim E O MEDO DE FAZER FEIO! :x
    e acabei optando pelo tubinho preto, scarpin de salto baixo e um tom de rosa beem discreto! e um lenço, que vai pra bolsa assim que eu entrar la! :x
    Aii Gii o que usar em uma audiência sem ser o terninho? E o que vc, que é minha inspiração costuma usar?

    bjo ;*

    ResponderExcluir
  7. Érika, vc arrasou no post de hj, super completo, tirando todas as nossa dúvidas e eu sempre falo´a mulher além de ter que ser competente em sua vida profissional, ela tem que ter uma aparência alinhada e sempre limpa, sem exageros, make de trabalho tem que ser sempre discreto!

    Por aqui vcs podem perceber que eu amo make, mas no dia-a-dia sou bem discreta, mas nunca cara limpa, então primer, corretivo,base em pó e blush, são essencias para manter o look discreto e limpo!

    Já nas roupas até tento ser mais ousada rsrsrs LUHHH minha querida fica tranquila que vc escolheu o look certo para a audiência, nos fóruns nos vemos cada coisa bizarra rsrsrs

    Mas a maioria dos meus looks trabalho são bons para essas ocasiões, mas confesso que para reuniões e audiências eu sou fã dos vestidos e saias, pois acho que ser feminina, mas se mostrando forte e competente é muito chic rsrsrsr

    FA/RIO eu me divirto sempre com seus coments, realmente esse post é para imprimir e mostrar para todo mundo rsrsrrs

    DRICA vou lá no seu blog!

    CAMILLA obrigada pelo carinho aos posts da Érika, ela merece!

    FÁ/SP o primer realmente mantém o make por mais tempo, o da boticário tb é muito bom e tb não gostei da MAC

    SANDRA V eu uso muito base em pó (sou a louca das bases!) a studio fix da mac é minha preferida e tb uso a dior skin nude em pó e isso ajuda a segurar a oleosidade da minha pele!

    Èrika vc tem mais alguma dica de base em pó?

    bjs meninas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi! Oi Erika!! Adorei as dicas, principalmente para as cores certas do corretivo!!

    Eu como tenho a pele oleosa já havia testado dezeeennnas de bases (todas as marcas possíveis) e nunca encontrava uma para chamar de minha e que não destacasse a oleosidade no final do dia, até que testei a studio fix da mac!!!! Foi o meu achado da vida! Não passo nada além do primer e do studio fix e fica perfeito durante horas... Até quando o seu dia de trabalho tem que durar umas 12 horas...rs...

    Meninas para quem tem pele oleosa vale o teste.

    Beijos Pri

    ResponderExcluir
  9. Gi.. adorei as dicas.. a minha make normalmente é bem leve.. nao tenho costume de usar base, po, apenas corretivo, sombra, rimel, blush.. mas com o tempo vai aumentando.. a alguns anos eu nao usava corretivo.. hoje nao saio sem..rs
    vou guardar esse post bem guardadinho..rs
    Gi.. talvez essa semana eu fique afastadinha... estou concorrendo numa outra promo de viagem.. e nessa tenho bem mais chances.. to fazendo de tudo.. mas é complicado.. nao sei porque, mas nao é todo mundo que gosta de ajudar nao.. pensa que é perca de tempo..rs

    vou colocar o link aqui.. vai que alguma alma boa me ajuda...( teve algumas que ja me ajudaram..rs)

    http://f.awx.me/galeria

    é necessario ir na GALERIA e escrever CYNTIA CYNTILANTE.. clica na foto e curte.. pronto.. ta vendo? nem doeu...rs

    obrigada lindona,. e me deseja sorte..rs

    ResponderExcluir
  10. Érika, adorei as dicas! nunca tive o hábito de me maquiar para trabalhar, até porque o ambiente é bem informal e eu fico muito isolada, mas o tempo passa e aí não tem jeito... Esse post me será muito útil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Obrigadaaa Giii!
    Realmente vemos coisas muito estranhas! kkkkk
    Acho que a mulherada de pele oleosa ta dominando por aqui viu!!
    Fáaa eu tb amo muito seus comentários! kkk
    aah esse lugar é bom demais!
    e Cyyy aagora tem 96 votos! ;) vamos torcer por vc queridaa!

    Érikaaaaa nao vou aguentar até segundaa!
    kkkk ai que curiosidadeee!

    Beijos Meninas

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Erika!Que ótimo post pois como a nossa amiga Fá comentou ambiente de trabalho não é balada e a gente vê cada uma por aí...sem noção!Eu não posso mesmo exagerar pois como médica tenho que passar realmente essa aparencia saudável da pele,e com a idade ( 41 )aumentam as olheiras - o meu problema de sempre e tenho um pouco de dificuldade c/ o corretivo.Eu uso o do Boticario-caneta iluminadora mas em fotos por exemplo fico c/ aquela carinha de panda sabe? Super branco embaixo dos olhos acho que eu não sei passar corretamente.Na verdade comecei a usar a pouquissimo tempo,eu não usava nada só batom!Mas faz toda diferença!
    Bjs e um ótimo inicio de semana!
    Nancy

    ResponderExcluir
  13. Poxa Luuhhh.. obrigada querida.. to querendo muito mesmo...rs.. as vezes penso em desistir.. mas ja que comecei , agora vou ate o fim...rs

    ajuda aiiii galeraaa...rs

    http://f.awx.me/galeria

    cyntia cyntilante...

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post de hoje Érika.. porque será? rsrsr
    Quase não gosto desse assunto!
    Mas vc tem razão, a maquiagem é ótima para trazer uma imagem mais saudável, mais polida para qq profissional. Dá uma idéia de cuidado que é muito bem vinda.
    Aliás outro dia vi na TV uma profissional dando uma entrevista ótima e muito competente, mas alguma coisa me incomodava. Ela estava muito bem vestida, mas depois de um tempo percebi que não usava nada de maquiagem. Era isso. Tinha um olhar cansado, falta de corretivo e de uma máscara com certeza, e de um blush e batom discretos para dar uma animada.
    Gosto muito do primer da Avon, para mim um dos melhores para a pele das brasileiras, que em geral é mais oleosa. Já experimentei até mesmo o famosérrimo da Smashbox e não gostei nada.
    E o corretivo amarelo da Mary Kay é o meu salvador. Gosto muito, pois não é amarelo demais, o que às vezes acontece com os de outras marcas.
    Beijão e parabéns pelo post tão completo.

    ResponderExcluir
  15. Oiii..só para dizer que estou adorando visitar teu blog..tenho aparecido todos os dias e tido muitas inspirações..hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Fá, seus comentários são muito enriquecedores aos posts. Sei bem o que você passou, passei por algo bem parecido em vários lugares, uma vez determinamos uniformes, mas tinha uma mulher que colocava sutiã vermelho por baixo da camisa branca, outras mandavem apertar as calças sociais a tal ponto que ficavam parecendo dançarinas de funk, outra vez foram aprendizes, que sem pedir permissão a ninguém, foram numa costureira e transformaram as blusas do uniforme em baby look rsrsrs. Das gafes das maquigens eu vou deixar para falar no próximo post rs. Da próxima vez que passar por isso, me chama que eu vou lá na sua empresa fazer um "esquadrão da moda", eu faço palestras sobre imagem profissinal e etiqueta empresarial! Beijos.

    Camila, obrigada, segunda que vem as dicas continuam!

    Fá, o primer foi a minha última e grande descoberta de maquigem, comecei a usar no ano passado o da Contém 1g e já estava muito feliz com ele, mas sempre quero testar coisas novas, já ia me preparar para comprar o da Nyx, mas me falaram tanto do Magix da Avon, que eu compre e olha, ele passou na prova master, viajei para Salvador recentemente e levei ela, e o danadinho segurou a maquigem mesmo naquele clima quente, úmido e cheio de maresia! Vale à pena! Um Beijão.

    Sandra, eu não sei extamente que produto é esse, se você quiser deixar o nome dele aqui para eu dar uma olhada. Geralmente estes produtos três em um costumam ter a consistência de uma base compacta.

    Luuh, eu acho que no Brasil as mulheres de pele oleosa são maioria mesmo e essa vilã, apesar de ajudar a manter uma pele mais jovem por mais tempo, também pode detonar uma boa maquigem. Eu também estava usando o primer da Avon, agora que os dias estão mais frios e secos por aqui, não estou tendo necessidade de usar, mas recomendo.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gi, como sua pergunta pode ajudar outras meninas, vou fazer este comentário separado . Bom, em termo de base em pó, essa base Studio Fix da Max que você , é bem recomendada mesmo. Para quem quiser outras opções eu já testei a base em pó mineral da Contém 1g e achei ótima, deixa a pele um veludo, outra que também experimentei e amei a textura foi a da Mary Kay, inclusive esta marca criou um pincel específico para este tipo base, é um pincel largo como o de pó e com cerdas macias e curtas, só que com uma superfície plana, que facilita a aplicação do produto. A principal função da base em pó é matificar a pele, tirar o brilho, por isso é tão indicada para peles oleosas, mas não cobre tanto imperfeições, então para usá-la tem que estar com uma pele bem cuidada e bonita como a da Gi.

    ResponderExcluir
  18. Priscila, obrigada por contriuir indicando o produto que você usa.

    Oi, Sandra, se no seu ambiente de trabalho a maquigem é mais leve, pode guardar as dicas para quelquer outra ocasião mais formal, que venham a exigir uma imagem mais elaborada! Beijos.

    Nancy, corretivo é um item que faz toda diferença ter na nossa Nécessaire,que bom que você o incluiu na sua rotina.

    Oi, Maria Ester, que ótimas indicações de produtos, não conheço esse corretivo da Mary Kay ainda! Você sempre contriubui com comentários muito interessantes. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ola Erika... mto bom este post... Dicas importantíssimas..
    Eu amo make... para o trabalho uso um protetor da Adcos filtro 40 que é tonalizante (minha base sempre).. e por cima o Studio fix da MAC. um lapiz, sombra clara (iluminadora) com uma sombra preta faço um deliniado leve.. Rímel, blush e batom nude.
    Gostei muito das suas dicas.
    Super beijos para vc e para a Gi
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  20. Que post maravilhoso!!! Essa Erika é demais!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Uma alternativa mais em conta para o Studio Fix é o Maybelline Dream Matte Powder.
    Achei muuuuito bom mesmo e é vendido no Brasil.
    Bjss.

    ResponderExcluir
  22. Ai, estou suspirando e anotando num bloquinho tudo que p-r-e-c-i-s-o comprar urgentemente! hahaha
    Erika, querida, no local em que eu trabalhei o único esquadrão que daria jeito seria um de fuzilamento, porque aquilo lá...cruzes!rsrs
    A gente até contratou uma consultora toda famosa de uma empresa aqui do Rio (carinhosamente apelidada de Supernanny), que entregou os pontos, vc acredita???? hahaha
    Tô adorando a sua 'coluna' aqui no blog! Parabéns!
    beijinhos a toda a mulherada embonecada na make!

    ResponderExcluir
  23. Re, este filtor solar tonalizante é o que eu chamo de "produtos inteligente", diminuem nosso trabalho, reforçam os cuidados e embelezam.

    Simone, sempre querida, né? Beijos.

    Nossa, Fá, então era coisa grave mesmo, para uma consultora de apelido supernanny desistir rs

    ResponderExcluir
  24. Oi Erika/Gi, obrigada pela dica do primer da Avon, vou procurar. Bjs a todas.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...