{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

14 de março de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: meus batons preferidos!

Batom é o item de maquiagem mais vendido no mundo. Bem compreensível, pois parece que são capazes de fazer mágica. Uma aplicação rápida e pronto... Traz vida a qualquer carinha desanimada. Faz milagre com nossa autoestima. Qual mulher que nunca pensou “vou passar um batonzinho para dar uma melhorada na cara”.

E é um hábito muito antigo. Encontraram vestígios no Egito do que seria uma forma rudimentar de batom datado de cerca de 5000 a.C. Esculturas e pinturas da época comprovam que as mulheres dos faraós pintavam os lábios. Na Grécia antiga as mulheres aplicavam nos lábios uma mistura de raiz vermelha e mel. Essas formas primitivas eram sempre misturas de raízes, frutas e até mesmo insetos de coloração avermelhada com todo tipo de ceras ou azeites.

Séculos depois seu uso passou a ser considerado um sinal de mulheres mal intencionadas, e em 1770 chegou a ser proibido pelo parlamento inglês!

No início do século XX Rhocopis, um perfumista francês criou uma massa vermelha composta de óleos, essências e gordura de cervo em forma de bastão, baton em francês. Mas somente em 1921 é que ele ganha a embalagem em tubo de metal como conhecemos hoje. De lá para cá a embalagem não mudou muito, enquanto que o batom foi ganhando ingredientes e formulações mais sofisticadas.

Vocês sabiam que o nome correto para a parte da massa que leva cor do batom é bala?

Adoro batom e sou bastante eclética no que diz respeito a cores. Uso dos nudes aos vermelhos, passando pelos rosados, pinks e alaranjados.

Quanto ao acabamento tenho preferências bem específicas, que limitam um pouco minha escolha.

Prefiro os mais secos e opacos, nunca cintilantes. Não gosto dos transparentes, para mim a cobertura deve ser suficiente para esconder o tom natural dos lábios. Não gosto também de batom melento ou muito hidratante, que precisa ser reaplicado a todo momento.

E DETESTO batom com gosto ou perfume forte.

Por isso, muitas das top marcas com seus batons super hidratantes não me agradam. Da MAC, por exemplo, só gosto dos que tem acabamento Satin, Amplified Creme e Matte.

Até pouco tempo atrás era muito difícil encontrar batons nacionais que se adequassem às minhas preferências. Afinal batom com cobertura intensa, opaco e sem cheiro/gosto estranho era uma raridade por aqui. Felizmente isso está mudando e entre meus preferidos estão muitos batons nacionais. O bolso agradece!

Meus top preferidos são os batons da nova linha do Duda Molinos. São secos na medida, um pouco menos que os matte da MAC que são quase um deserto rsrrs, duram horrores nos lábios, tem uma embalagem super prática e bonita, um preço bem honesto se levarmos em conta a qualidade, e o melhor, grande variedade de cores. Inclusive uma série de nudes perfeitos, coisa difícil de encontrar entre os nacionais.



Da esquerda para a direita;

- Pale (232) nude bem claro levemente rosado

- Bossa (237) nude ligeiramente coral, muito semelhante ao Kinda Sexy da MAC

- Bikini (208) malva claro semelhante ao Brave da MAC (no detalhe)

- Copacabana (223) coral claro

- Modern (230) laranja

- Retrô (233) rosa flúor com fundo avermelhado. É bem diferente.

- Lolita (213) rosa chiclete com fundo azulado.

- Fire (306) vermelho vivo com fundo azulado.


Alguns de marcas variadas, da esquerda para a direita:




- Nude Intenso Cremoso (85306) Contém1g - nude clássico

- Bali Intenso Cremoso (85316) Contém1g – coral rosado neon

- Boticário linha Intense (27) – cereja muito lindo

- Degas da Tracta – laranja claro

- Marcelo Beauty (3096) – magenta


E os da MAC:




- Brave (Satin) – nude rosado

- Myth (Satin) – nude claro levemente coral

- Girl About Town (Amplified Creme) – fúcsia de fundo azulado. Meu preferido entre todos.

- Ruby Woo (Matte) – vermelho vivo de fundo azulado. Um dos batons mais famosos do mundo e um dos mais secos também. rsrs

- Russian Red (Matte) – vermelho fechado de fundo azulado. Muito chic.


Enfim, acho que não deixa de ser fácil explicar essa fascinação das mulheres por um tubinho de cor, capaz de transformá-las de simples mortais em divas.

Qual a mulher que nunca perseguiu uma cor ideal de batom e que não carrega pelo menos dois exemplares na bolsa?

Foi o primeiro item de maquiagem que usei e o único que nunca dispenso.

E vocês meninas, também adoram um batom?


Beijos carinhosos

Maria Ester Reis.





34 comentários:

  1. Oi Maria Ester...amei todas as cores...mas não consigo usar os vermelhos e escuros prefiro os nudes...e sem deixar passar achei muito chique a nova abertura do blog....bjs fiquem com Deus...

    ResponderExcluir
  2. Meninas hj estou fora o dia todo hj e o dia de fazer o meu sapato da schutz lembram que ganhei?depois eu conto tudo para vcs!!bjs carinhosos em todas

    ResponderExcluir
  3. Adóooogo batom.
    bjim nude pro cê

    ResponderExcluir
  4. Maria Ester (meu ícone de elegância) adorei as cores e o comentário sobre as marcas nacionais. Mas vou confessar que preciso ser mais atenta quanto a variedade de cores, no final acaba sempre usando o mesmo batom...mas agora fiquei animada vou até providenciar um nude!. Beijos. Com amor.
    Maite.

    ResponderExcluir
  5. Gi linda!!! Faça um sapato mega super hiper legal, confio de olhos fechados no seu bom gosto!!! E não vejo a hora de usar sua "criação" e contar para todos que foi uma amiga que fez! Beijos,boa viagem, se cuida. Com amor.
    Maite.

    ResponderExcluir
  6. Gi,

    Descobri seu blog através do blog da Fernanda Gregorin...desde então virei fã. Acesso todos os dias e adoro a maneira como posta as novidades para todas nós. Também tenho um "cantinho" há quase 01 ano e tomei a liberdade de enviar o link para vc dar uma passadinha por lá...anda um pouquinho desatualizado, pois estou grávida e passei por algumas complicações das quais me levaram a priorizar minha saúde e repousar, porém, pretendo retomar com força total e confesso que vc é uma de minhas inspirações. Também não trabalho com moda, trabalho com MKT, mas a moda está na veia desde muito pequena, falo que sou autodidata no assunto...rsrsrsrs...parabéns pelo seu blog, está muito bonito e interessante. Me siga, pois estou te seguindo.

    Bjinho querida,

    Ana Nunes
    http://mundoglamchic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Mary e para todas! Que delícia de post num dia chuvoso como o de hoje! Amei todas as cores,eu uso alguns tons: terracota para o dia a dia,vermelho escuro pois sou morena para a noite,rosa tb + escuro (fucsia) para dias ensolarados,os laranjas ainda não arrisco.Não gosto de tons muito claros pois meus lábios são + escuros então pareço pálida! Uso os batons do Boticario gosto deles e eu prefiro um perfuminho leve no batom e os hidratantes,não gosto dos secos.Vou experimentar os que vç indicou do Duda.
    Minha Sofia de quase 4 aninhos ama batom!Ela já tem o seu brilhinho que passa todo o dia,acredita?Uma fofa indo pra escola ela fala "ai mãe esqueci de passar o batom!" Ela volta de onde estiver pra passá-lo...Um barato!
    Batom é tudo ai de nós se não fossem eles!!!
    Bjs de batom vermelho
    Nancy

    ResponderExcluir
  8. Maria Ester !


    Adorei o texto. Você coloca tudo de uma forma ¨limpa¨, simpática, de fácil compreensão, enfim.... perfeito !

    Pessoalmente, prefiro caprichar na maquiagem dos olhos e de uns tempos para cá, não tenho usado batom de forma alguma. Sabe,.... tenho 48 anos e sinto que ao usar um batom, eu intensifico a ¨queda¨ dos meus lábios. Sinto que me envelhece....

    Mas acho lindo e concordo plenamente com você, é um item que valoriza a grande maioria das mulheres !


    Gi.....já tenho guardado no meu armário, um espaço para a sua criação !!!!

    Beijos para todas !


    Bernadete

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mary e para todas! Que bom ver um post desse num dia chuvoso como hoje! Todas amamos batons,eu uso alguns tons especificos:terracota para o dia a dia, vermelho + escuro,pois sou morena, para a noite e em épocas de out/inv, rosa tipo fucsia ou magenta.Como sou morena c/ labios + escuros não uso tons muito claros,fico apagada,tenho que dar realce.Os laranjas não uso,ainda não experimentei mas não saio sem batom,never!!
    A minha Sofia de quase 4 aninhos ama batom!Ela tem o seu brilhinho e passa todo dia eu tenho que controlar ainda é pequena.Ela vai pra escola e passa antes de sair, qdo esquece fala " ai mãe, eu não passei batom, vou voltar".Já tive que subir o elevador pois ela fica doidinha sem batom! Um barato!
    Eu uso os do Boticário pois são hidratantes e eu gosto de um perfumihno leve no batom.
    O que seria da nossa vida sem nossos amados?!
    Bjs de batom vermelho
    Nancy

    ResponderExcluir
  10. Ah Gi!Vç vai viajar pra fazer o seu sapato da Schutz??Pro Sul? Muuuuuuito dez!!!Estamos torcendo e esperando o modelo, se estiver nas lojas,imagina se a gente não vai se lançar?!Ai dear, essa semana vç está a todo vapor...viagens e mais viagens,muuuuuito chique,abafa!!
    Bjs de mulher chique!
    Nancy

    ResponderExcluir
  11. Ola queridas Gi e Maria Ester...
    Maria Ester.. eu sou apaixonada por make, mas os batons ficam um pouco de lado, acredita?!?!?! rsrsrs pois é, tenho alguns que são peças coringas e que uso sempre os mesmos.... uma dica... creio que pelo o que vc disse vai gostar de um que é o meu favorito é da MARY KAY cor Shell.. ele é lindo qse sem cheiro e deixa uma cobertura suave e linda.
    Um Super Beijo
    Gi.. que legal.. hoje é o grande dia.. queremos saber de todos os detalhes depois! Aproveite e divirta-se!
    Super beijo
    Re Cavalli
    Super beijos

    ResponderExcluir
  12. Batom!!!!
    Item muuuuuito essencial!
    bjus..
    sara(sarasaracoteando.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Ester, adorei as demonstrações das cores, onde encontro os batons do Duda Molinos? Ainda não os encontrei para vender. Os meus preferidos também são os da MAC, comprei um da Vult outro dia e achei razoável, lembra o Snob da MAC, ele ficou em casa então não lembro o nome da cor para te falar. Comprei um da Jordana, marca americana de maquiagem,
    achei muito bom também mas tem um leve cheirinho adocicado que você disse que não gosta. A cor deste é Soft Rose, 173 (um rosa mais queimado levemente perolado). Já usei vários da MAC, meu queridinho do momento que está na bolsa junto com o da Jordana (você acertou quando disse que sempre temos dois batons dentro da bolsa, rsrs) é o See Sheer (AB9) da MAC (Lustre, ele é mais fluido), um coralzinho bem bonito. Eu amo também os YSL, são caros mais lindos, e a embalagem é um luxo, já usei muito dessa marca, mas depois que a MAC veio para o Brasil nunca mais comprei da YSL.
    Agora um recadinho para a Gi: boa viagem e estou ansiosa para ver o sapatinho, aposto que vai ser lindo e que eu vou querer! Bjocas para vocês.

    ResponderExcluir
  14. dificil sair de casa sem um ne?? bjss

    ResponderExcluir
  15. item básico, porém faz tda diferença! bjs

    ResponderExcluir
  16. MIH os nudes são essenciais mesmo, e não brigam nunca com o resto da produção. Acaba que são os que mais uso também.

    ALÊ beijo magenta pra vc também!

    MAITÊ querida providencia um nude sim. E para não estranhar procura um meio coral ou rosado para começar. Eu indicaria o Bossa do Duda pra voce.

    NANCY o colorido do post alegrou mesmo o dia. Eu realmente amo batom, e procuro variar. Mas que graça sua Sofia! Toda vaidosa! minha sobrinha teve uma fase, acho que com uns 4 anos, que queria à todo custo ir para escola de batom vermelho. Era uma luta para minha irmã convencê-la que criança não pode usar batom vermelho! rsrsr

    RE sabe que gosto muito de várias coisas da Mary Kay? As sombras por exemplo são maravilhosas. E tem muita cor opaca, que é muito difícil de achar por aqui. E o preço é honesto. Acho que já vi esse batom sim, é um pouco mais escuro que o Bikini do Duda. Sou muito branca, então certas cores ficam muito escuras para mim.Se não me engano, na época queria um mais nude e não comprei.

    SARA concordo, é essencial! rsrs

    FÁ também gosto muito dos batons YSL! Aquela embalagem é luxo e riqueza! rsrs Aqui em São Paulo capital, costumo achar os batons do Duda na rede de perfumarias Omy, na Ikesaki e Audrey na Liberdade, e no centro nas perfumarias Princesa e São Bento, na rua São Bento. E tem na Sack's também, mas é bem mais caro.Para voce ter uma idéia costumo pagar entre 22 e 24 reais,e lá está 34. Só mesmo para quem não encontra na sua cidade e quer muito. Mas virei fã mesmo dos batons do Duda, pois tem ótima cobertura, não são secos em excesso, tem muita variedade de cores e a embalagem não é ordinária como a da maioria dos batons nacionais.

    LEA difícil mesmo! Diria que para mim é impossível.rsrs

    Beijos carinhosos em todas
    Maria Ester.

    ResponderExcluir
  17. Maria Ester tenho que agradecer suas dicas elas são amravilhosas, você deveria escrever para uma revista isso sim..haha..a Gi esta de parabéns, acertou em cheio quando te colocou aqui.
    Amei esse post, eu sou meia chata pra batom também, ainda não achei o meu queridinho, mas tenho vários.

    ResponderExcluir
  18. Babei na sua coleçãooooooo!!

    Quero mto o russian red e o ruby woo
    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  19. Ah, Maria Ester, vc como sempre nos ensinando, quanta coisa que aprendi após ler esse post maravilhoso. Sou meio tradicional no batom, vc deve ter reparado que os meus sempre puxam para o laranja, nude, rosa nude...vermelho, nem pensar, não tenho tanta ousadia, até tenho dois ou três, mas quase não uso...é bom saber que os batons Duda Molinos são de boa qualidade, gosto muito de batons cremosos, por isso, uso quase sempre os da YSL, mas sempre estou à procura de produtos novos...
    Valeu mesmo!
    Gente, só estou imaginando o que a Dona Gi deve estar inventando lá em POA, rsrs, ela merece esse dia de glória...
    Bjs
    Lucia

    ResponderExcluir
  20. Com certeza absoluta este é o item que eu mais uso, adoro! Não dá para viver sem!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Maria Ester!
    Também amo batons, tenho vários (não tanto quanto você), mas acabo usando sempre os mesmos no meu dia a dia.
    Também não curto os muito molengos e brilhosos, gloss, então, nem pensar. Raramente uso, tenho a sensação que acabei de comer um galetinho gorduroso (hihihih).
    Não sei se você já experimentou a linha Make B do Boticário. Tenho um vermelho fechado com a textura ideal, acho que vc curtiria bastante.
    Tenho um nude maravilhoso da Mary Kay também, que uso para trabalhar quase todos os dias. E esses têm o preço bem camarada.
    Bem, adoro sua sua colaboração aqui no blog na Gi. Como você consegue estar sempre à frente, gatona? Que memória admirável, heim?!
    E, Gi, "sijoga" no design do sapato!!! Será que teremos uma pitada de oncismo nele??? Tomara!
    bjks,
    Tatiana.

    ResponderExcluir
  22. Maria Ester, como sempre arrasando nas informações. Post super completo, para todos os gostos e bolsos. Adorei a demonstração das cores. Já elegi as minhas preferidas! Vou procurar aqui em SBC!
    Aposto que o sapato da Gi, vai ser sucesso de vendas! Bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu adoooro batom e realmente tenho vários e sempre carrego uns 3 na bolsa, rs. Adorei o post e valeu as dicas de cores. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Oi Maria Ester, obrigada pela dica! Nas minhas próximas andanças pela Liberdade vou procurar esses batons. Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oi Meninas!
    Eu sou super fã de batons... tenho muitos e sempre acho que preciso de mais...rs
    Gosto de todas as cores, porém tenhos meus preferidos, pink, vermelho e nude.
    Tenho o Myth, acho ele divino e dura muito em meus lábios.
    Tenho também o Degas da Tracta, a cor é linda... mas dura um pquinho menos que os da MAC.
    Gostei da dica dos batons do Duda, fiquei curiosa para testar!
    Beijos, beijos
    Anna

    ResponderExcluir
  26. Meninas muito obrigada por tanto carinho.
    Gosto muito mesmo de batom sempre gostei.

    REJANE muito obrigada querida. É sou mesmo chata, mas confesso que parece que me encontrei com os do Duda.

    KAMMY o Russian Red e o Ruby Woo são realmente lindos. Toda vez que uso um dos dois me sinto muito chic.rsrsrs

    LUCIA querida obrigada. Sei que voce gosta de batom mais hidratante, mas acho que gostaria dos do Duda sim, pois eles são secos na medida. Permanecem mais tempo nos lábios e não migram para linhas.

    CRIS acho que o batom é o ítem preferido da maioria das mulheres, de todas as classes sociais e idades.

    TATIANA pois é, e devo confessar que se voce reparou bem no título do post, esses são apenas os preferidos!!! rsrsrsr Também não suporto usar gloss, às vezes passo apenas um pouquinho no centro do lábio inferior, mas por cima de um batom nude.
    Experimentei os batons da Make B sim, e vc tem razão, tem um vermelho que gostei bastante. Só não comprei pois estou cheia de batons dessa cor, e não uso tanto. No inverno acabo usando mais. Os da MK também gosto da textura, mas o nude deles é muito escuro para mim. Obrigada pelos elogios querida.

    ANA CLAUDIA obrigada. Realmente como gosto muito de batom e de variar as cores, procuro sempre achar opções mais em conta. Não dá para comprar tudo na MAC, mesmo porque, as lojas deles sempre estão super desabastecidas.

    Beijos meninas e obrigada.
    Maria Ester.

    ResponderExcluir
  27. Maria Ester, adorei esta sua participação aqui, primeiro que sou louca por maquiagem e por História dos cosméticos. Eu também prefiro os batons matte ou cremosos e com duração mais longa, justamente por isso, tenho dificuldade também de encontrar marcas nacionais que me agradem, hoje em dia, os únicos nacionais que uso são os da Contém 1g, anotarei já sua dica dos batons Duda Molinos para a minha próxima comprinha, inclusive porque ainda estou em busca do nude perfeito! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Tudo de bom esses batons duda molino.... adorei... todas as cores são belíssimas....


    bjuuus


    http://mandalacriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. ERIKA, até parece que sou vendedora do Duda, rsrrs, mas é que batom nacional que me agrade é tão difícil! E parece que vc tem as mesmas preferências que eu.
    Se voce gosta dos cremosos da Contem, com certeza vai gostar dos batons do Duda, pois são um pouco mais matte. Vc viu que entre meus preferidos tem 2 da Contem,e comparei bem para voce.
    Bjss e obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Oi Maria Ester! Com certeza batom é um acessório indispensável! O item de maquiagem que eu mais gosto de comprar, são tantas cores, tantas opções!! No momento estou a procura de um batom coral rosado, fiquei com vontade de comprar esse da contem 1g, o Bali Intenso Cremoso. Ele é bonito? Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi Maria Éster....

    parabéns..adorei todas dicas...são lindos...adoro todas as cores...mas toda v~ez que coloco um batom vermelho,gosto mais dos que não tem brilho;acho que eles chegam primeiro que eu....gostaria tanto de usar mais....acho lindo...

    Bjs e saudades de vc...

    ResponderExcluir
  32. BERNARDETE acho que um nude coral claro,como o Bossa, sempre levanta a expressão em qualquer idade. Corrige o desenho dos seus lábios com um lápis da cor exata do batom, o nude da Tracta é ótimo pois é mais seco e não tem perigo de migrar para linhas. Aliás pode inclusive preencher os lábios com o lápis. Esse é um truque ótimo que faz o batom durar mais. Depois passa o batom pr cima. E dê preferência aos mais opacos e secos.

    MARY beijos

    PATRÍCIA o Bali é espetacular. Mas ele tem um quê de neon nele.É bem forte. Mas essa linha nova da Contem é enorme e tem várias opções. Acho que tem um como vc quer.

    KATIA querida também prefiro os vermelhos opacos. O do Duda tem um brilho muito ligeiro.
    Opaco mesmo são as opções que coloquei da MAC.
    Mas dá uma olhadinha na linha Make B do Boticário que acho que tem um vermelho opaco.

    Beijos meninas e obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Oi, eu comprei recentemente esse batom da Marcelo Beauty 3096 e ele é bem parecido com o Girl About Town da MAC... Fiz as comparações e sendo que o da Marcelo Beauty é um pouco mais fechado do que o da MAC...

    Adoro esse batom e eu estava a bom tempo atras dele e finalmente encontrei uma versão barata do Girl About Town... Bjks!

    ResponderExcluir
  34. Fernanda eles são muito parecidos mesmo. Diria que são da mesma família. rrss
    Que bom que achou um batom parecido com o que vc desejava. Sei bem como é isso....rsrs...ficamos meio que obsecadas por uma cor.
    Beijo grande e obrigada por voltar aqui e contar.

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...