{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

30 de março de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: COLOR BLOCKING

Desde que a GUCCI desfilou sua coleção para a primavera/verão 2011, a tendência do COLOR BLOCKING, ou bloco de cores, vem aparecendo. Primeiro timidamente, e agora com bastante força nos editoriais e capas das principais revistas, nos eventos internacionais e até mesmo nas ruas das capitais da moda.

O COLOR BLOCKING nada mais é do que um look onde as peças tem cores contrastantes, de preferência bem vivas e lisas, sem estampas.


Olha o desfile da GUCCI e a atriz Camilla Belle usando num evento o mesmo look desfilado pela top modelo brasileira Raquel Zimmermann.



Revistas de moda internacionais já estamparam essa tendência em suas capas e em seus editoriais.



É uma tendência chamativa, é claro, mas também vibrante, energética e alegre. Com algumas dicas qualquer mulher que se identifique e ame cor pode usá-la, nem que seja em doses homeopáticas. Vejam:

- Para nós, meras mortais que não temos as medidas das modelos, é bom usar uma peça mais escura e menos chamativa na parte de seu corpo que for maior. Assim, se tiver quadris maiores, monte o look deixando as cores mais intensas para serem usadas na parte de cima e vice-versa.




- Quem quer aderir, mas não se sente confortável com tanta cor ao mesmo tempo, faça seu color block em ton-sur-ton. Ou mais discretamente, comece usando apenas uma peça colorida de roupa e as outras neutras; já dá para sentir o gostinho.






- Para as mais baixinhas uma boa opção é usar peças sem muito contraste entre elas. Tonalidades semelhantes não cortam tanto a silhueta. E podem abusar das cores fortes nos acessórios.


- E falando em acessórios, uma base neutra com as cores nos acessórios é uma alternativa que favorece qualquer tipo físico. Um sapato colorido, com uma bolsa em outra cor viva resulta um color block mais discreto. E até um batom bem chamativo pode seu usado como ponto de cor, assim como pulseiras e colares. Eu adoraria sair com uma dessas bolsas Proenza Schouler que já SÃO o color blocking! LINDAS!




- Junto com essa tendência voltaram as calças coloridas. A Gi ousou e usou lindamente sua calça vermelha. Ao montar o look com o blazer ela usou um truque muito eficiente para diminuir o impacto da cor. Reparem que o blazer mais comprido parece que diminui visualmente a área vermelha. Ao usar calças coloridas procure combiná-las com peças mais compridas na parte superior. Melhor ainda se essa peça também tiver detalhes que atraiam a atenção. O blazer da Gi com os punhos em animal print segue essa idéia, assim como a camiseta de listas. E não precisa ser uma peça colorida. Uma camisa branca simples com uma calça colorida, seu olhar será atraído principalmente para a calça. Agora imagine essa mesma calça com uma bela camisa branca com nervuras, recortes ou qualquer outro detalhe que a torne menos comum como essa da Gi. Com certeza sua atenção será dividida entre as duas peças e a calça vermelha não se destacará tanto.

Fotos da Gi com a calça vermelha com os três looks.




- E como combinar as cores? Vocês se recordam do círculo cromático que aprendemos na escola? Aquela história de cores primárias, secundárias, complementares, frias e quentes? Pois é, ele pode ajudar muito na hora de montar um look. Cores fortes da mesma “família”, em vez de contrastantes, são ótimas para usar a tendência de forma mais amena. Assim, um azulão se combinado com um verde vivo, cores frias, fica mais discreto que se combinado com um laranja por exemplo. Que por sua vez ficaria menos chamativo se usado com um vermelho ou um pink, cores quentes.

Agora, fazer combinações harmoniosas é trabalho difícil, reconheço. Principalmente se forem mais ousadas. Uma boa dica é procurar em revistas e na internet exemplos que te agradem e tentar copiá-los. Vale até sair com uma cola na hora de comprar as peças de roupa. Fica bem mais fácil.




- Apesar de ter surgido como uma proposta para primavera verão, nada impede de ser usada no outono/ inverno. Nesse final de inverno europeu, as freqüentadoras das semanas de moda usaram e abusaram do color blocking. Aqui no Brasil, onde a maioria do país nem tem inverno e onde as temperaturas são mais amenas fica bem mais fácil.

Entretanto é uma proposta sem sombra de dúvida mais divertida, informal e descontraída e não é muito apropriada para ambientes de trabalho em geral e eventos mais formais.


E uma DICA MUITO IMPORTANTE: use no máximo 3 cores DIFERENTES em um look, pois senão pode acabar parecendo que está fantasiada.


imagens todas reproduções



O COLOR BLOCKING se usado como a PROPOSTA ORIGINAL, com peças de roupas de cores diferentes e contrastantes, visualmente engorda e diminui a altura da maioria das mulheres. É fato.

Mas quem disse que não podemos de vez em quando, parecer maior de tamanho e menor de altura, e usar o que desejamos? Abaixo as imposições e ditaduras! Nada como sair de casa sentindo-se feliz e usando o que nos inspira, mesmo que não seja o look que mais te favoreça! Como vimos, sempre dar para dar uma adaptada.

Nossa querida musa fashion Gi já nos deu uma aula disso. Apaixonou-se por sua calça vermelha e usou-a feliz e segura de sua escolha. E essa felicidade era visível e contribuiu para deixá-la ainda mais bonita. Comprovado por mim ao vivo! rsrsr

Portanto, se gostou da proposta use-a da forma que desejar. Deixe que sua vontade pelas cores fale mais alto, mesmo que para isso tenha que contrariar algumas “regras”, e seja feliz!

Beijos carinhosos,

Maria Ester Reis.



40 comentários:

  1. Eu amo cores e todas as combinações possíveis, mesmo que sejam fora do comum! bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Meninas!!! A Maria Ester arrasou nas dicas hj, leiam tudo atentamente pois ela ensinou todos os biotipos a usarem a color blocking!!!
    Eu amei tudo!
    Ahhh e já vou responder os coments do post anterior!
    bjs carinhosos!
    gi

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Ester e Gi,adorei as dicas, e também já sei como posso usar aquela calça verde da qual falei, a da primeira foto é beeem parecida. Bjocas.

    ResponderExcluir
  4. Como bem disse a Ma. Ester podemos, de vez em quando, parecer maior de tamanho e menor de altura, e usar o que desejamos. Abaixo as imposições e ditaduras! Usar o que achamos bonito e ser feliz. Adaptação sempre.
    Um lindo dia. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gi e Maria Ester! Quantas imagens lindas! Com as dicas da Maria Ester, parece que tudo fica mais fácil! Por enquanto, ainda estou engatinhando nestas misturas, mas acho que depois deste post vou me atrever mais! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, completo e bem explicado. Sou suspeita pra falar da moda porque adoro uma cor, mas confesso que bloco de mais de duas cores ainda não tentei. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi , ontem vi em uma loja um look bem parecido com o do vestido verde com casaco azul, gostei de cara, agora estou vendo e aprendendo aqui, valeu muito essas dicas, bjs Cima

    ResponderExcluir
  8. oi maria ester

    nossa eu to pensando se vou usar esse tendencinha (medinho oculto rs)

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  9. Maria Ester, como sempre, arrasando na pesquisa e na aula.
    Eu ainda não consegui aderir ao color blocking. Vai ver é fruto do conservadorismo do meu dia a dia.
    bjks,
    Tatiana.

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, Maria Ester! Principalmente aquele look do quadril largo... rsrsrsrs Assim, acredito que posso ousar num look desses.


    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  11. Cor é tudo!!! Dá um up instântaneo no visual!!! Adorei o post!!!

    bjoooo

    ResponderExcluir
  12. usar cores é tudo num look, mas eu não sei se consigou ousasr tanto nas misturas, rsrsr, mas adoro quem faz isso sem preocupação nenhuma com a opiniao alheia. bjus

    ResponderExcluir
  13. Maria Ester,


    Seu texto é maravilhoso, extremamente didático, bem humorado, ¨redondinho¨ e etc, etc, O que dizer mais ?
    Obrigada mil vezes pelas dicas valiosas !

    Em especial, adorei o trecho onde você coloca ¨abaixo as imposições e ditaduras e sejamos felizes ! Isso é tudo !
    Vejo por mim ... muitas vezes já deixei de usar uma determinada peça, não por não ter gostado dela em mim, mas por não corresponder ao chamado ¨adequado¨ ao meu tipo físico e idade !!

    Tenho muito que aprender, não é mesmo?

    Maaaas, eu chego lá (ou pelo menos bem próximo disso, hehehe)

    Beijos para todas !


    Bernadete

    ResponderExcluir
  14. CARMEM cor é alegria instantânea não é mesmo?

    FÁ depois conta se montou o look com a calça.

    ANA MARIA umdia lindo para voce também e sem imposições.

    ANA CLÁUDIA e LANE se estão com vontade Ousem!

    CIMA adoro verde com azul!

    KAMILA obrigada.

    KAMMY e TATIANA porque não começar pelos acessórios! Fica mais discreto e vão se acostumando devagarinho.

    REJANE, pois é procurei imagens que comprovassem mesmo. Pena que a foto não era de corpo inteiro. Mas deu para imaginar que estava lindo.

    SIMONE obrigada.

    NOEMY se voce gosta usa nos acessórios. Não deixe de pelo menos experimentar! Escolha duas cores que goste e coloque uma no sapato e outra na bolsa. rsrsrs

    BERNADETE todas nós temos esses receios na hora de usar algumas peças. mas moda também é brincadeira e terapia. Um exercício de autoconhecimento e autoafirmação diários. Mas como voce bem disse, vamos chegando ao ideal de usar realmente o que temos vontade nem que seja devagarinho. Que bom que gostou.

    Beijo enorme meninas. Me diverti muito pensando nessse assunto tão colorido e imaginando como que qualquer mulher que ame cor possa aderir.

    ResponderExcluir
  15. Maria Ester o post está maravilhoso, vc caprichou nas dicas! Eu adoro cores alegres nos looks, mas ainda não consigo usar várias peças, procuro usar só uma peça, como vc falou para dar um destaque e outras deixo em cores neutras. Bjs! Paty

    ResponderExcluir
  16. Super post!!! Adorei ;)
    Só fiquei triste em saber q pra mim nem rola... "visualmente engorda e diminui a altura da maioria das mulheres" To correndo então. kkkk
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. PATY que bom que gostou. Beijão.

    ANGELA se vc reparou bem, eu disse que se USADO DA MANEIRA ORIGINAL, com várias cores em peças de roupas diferentes. Mas no post dei dicas de como usar de maneira mais light. E no final ainda incentivei quem gosta para usar sem ligar para rótulos e ser feliz!! rsrsrs Se gostou se joga de alguma forma menina! Beijão.

    ResponderExcluir
  18. Maria Ester, Gi, eu estou achando tudo muito lindo, ainda não me joguei mas....Assim como a Gi usou eu amooooooooo, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post!!! Super detalhado e já até tirei minhas dúvidas por aqui, porque amooo peças coloridas!!!

    Maria Ester sempre arrasando!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Querida Maria Ester.. Vc Arrasou mesmooo... que dicas valiosas..

    Super beijosss
    Re Cavalli

    ResponderExcluir
  21. Ma.Esther sensacional sua matéria...parabéns!!!!!
    Eu sempre gostei do uso de sapato e bolsas em cores de contrastes diferentes e as vezes ficava insegura, agora posso tranquila. Beijos e mais uma vez parabéns!!!!!
    Maria Helena Gregorin
    mhgregorin@ig.com.br

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Mary!Sabe que agora que vç tem "dia fixo" esperamos alegremente pelas dicas da quarta,pois amiga vç tem uma didatica imbatível,resumiu tuuudinho desse color blocking!Confesso que estava perdidinha qdo vi no GNT fashion,pensei God como usar isso,nós pobres mortais?Porque nas modelos nada parece estranho,né? Mas da maneira como vç nos explicou dear ficou + facil.Embora eu ache um pouco exagerado e prefira cor em acessorios,bolsas ou numa unica peça como fez a Gi.E sem estampa senão ficaremos como um "Arrelia" hahaha!
    E tb acho que tem dia certo,aquele em que a gente acorda querendo algo diferente do usual,c/ o humor pra usar cores,sabe? E se engorda ou abaixa tb acho que o + importante é ser feliz e se sentir bem naquele momento,senão fica tudo muito chato!
    Bjs super coloridos!
    Nancy

    ResponderExcluir
  23. VANUSA, SIMONE e RE CAVALLI muito obrigada queridas. Que bom que gostaram. Beijo carinhoso em cada uma.

    MARIA HELENA adorei te ver por aqui!!! Fiquei feliz que uma mulher tão chic tenha gostado das minhas dicas. E pelo menos as bolsas coloridas vc tem garantidas; e maravilhosas! Um beijo enorme para voce e outro para sua filha linda.

    NANCY dear vc é sempre de um carinho comigo que não tenho nem palavras!! Que bom que gostou. E é como vc falou mesmo, precisa de dia inspirado, mas usar uns acessórios apenas fica bacana. Hoje por exemplo, coloquei um sapato roxo, calça preta, casaqueto cinza e bijus bem pesadas em turquesa. Foi um color block usável não acha? É como escrevi, sempre dá para adaptar. Espero que a reforma no quarto da Sofia não esteja te deixando doida. Ô coisa para abalar os nervos:reforma em casa! Beijo grande e colorido rsrsr

    ResponderExcluir
  24. Como sempre dicas maravilhosas, pra salvar no caderninho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Maria Ester e Gi! Ameeei o post!! Como sempre vc arrasou M. Ester!!! Aquelas fotos de uma peça só de cor forte eu amei!!! Acho q fica, realmente, mais fácil para começar...Passei o dia todo sem poder acessar a internet e com comichão para chegar em casa e ler seu post!! Não me decepcionei...rsrsrsr. Ficou ótimo e esclarecedor!!Fiz o workshop da Carmen, do Achados de moda e ela ensinou td sobre cores...estou bem mais ousada e decididamente vou tentar...e quando o fizer mando uma foto pra vcs...ok? Valeu muito, Maria Ester, obrigada!!
    Bjs às duas

    ResponderExcluir
  26. Amei o seu blog!
    Já estou lhe seguindo e minha leitura será diária!
    Mônica Gervason

    ResponderExcluir
  27. Maria Estér,
    Você arrasou!!!! Está se superando, parece matéria de revista de moda!!!
    Parabéns !!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus, flor, não me incentiva.... rsrsrsrs.
    Acho que depois desse post vou procurar comprar a minha calça vermelha... rsrsrs[
    Bjokas

    ResponderExcluir
  29. Giiiiiiiiiiii, meu lay ficou lindo, vai lá ver e opine hahahaha, amei, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  30. eu adoro essa moda e quero mt aderir, mas tenho que comprar essas roupas coloridas, pq a maior parte do meu armario eh branca...
    bjs

    sacheebombom.blog.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas...
    Gi,´já tentei postar várias vezes na parte da promoção, mas não fica,não sei pq? Fora de SP não pode???

    ResponderExcluir
  32. REJANE obrigada qerida.

    MARCELA que bom que gostou. E realmente começar por acessórios é bem mais fácil para ir se acostumando. E já com uma orientação prévia sobre combinação de cores fica bem melhor! Beijão.

    DRIX queridona obrigada!! As amigas são sempre generosas.

    MIRIAN acho que ficaria maravilhosa com uma calça vermelha, e com seu corpinho! E nessa sua terra linda e quente vai usar muito!!

    Beijos carinhosos em todas.

    ResponderExcluir
  33. Amei o post Maria Ester, os look que separaou me deu ate vontade de ousar...Bjs lindas...

    ResponderExcluir
  34. Querida Maria Ester,

    das combinações de cores que gosto de fazer: turquesa + roxo é a minha preferida; tenho a impressão que as cores transmitem imagem de força e vibração para com a vida, não é?

    ótimo post!
    pelo teu jeito de escrever e organizar os post s fico pensando:és professora?

    bjs

    ResponderExcluir
  35. ALDI dá vontade de usar mesmo não. E olha que não sou muito de colorido nas roupas não. Mas depois de olhar as fotos vai dando uma alegria! rsrs Beijão.

    CAMILLE e ALÊ que bom que gostaram. Bjss.

    DÂMARIS, minha combinação preferida também é roxo com turquesa, e se tivesse que colocar outra cor junto um verde. Como a da capa da ELLE aí em cima. Essa eu usaria sem dúvidas.E vc é danada mesmo!!! Fui professora de História!! Digo meu marido me aposentou. rsrsrs Acho que escrevo meio que contando uma história mesmo. Com começo meio e fim. rsrsrs Beijo grande.

    ResponderExcluir
  36. Maria Ester arrasou nesse post, falou das tendências, contextualizou para a nossa realidade, deu dicas para adaptar peças, isso sim que é um post de moda bem feito! Adorei! Sobre color blocking, eu sou fã de cores frias: roxos, azul petróleo, verdes e vermelhos mais fechados...então, estou aguardando ansiosamente a queda das temperaturas para abusar das meias coloridas de berinjela, ameixa...que desde de o ano passado fizeram sucesso e me jogar no color blocking hahha Prefiro misturar roupas de tons mais neutros como o cinza com meias e acessórios coloridos, pegar mais leve, sabe porque não tenho a altura das modelos, mas vi umas fotos aqui em cima que me deram vontade de ousar como diz a Gi hahahah Uma coisa importante que você falou é que realmente esta tendência não é muito para o ambiente formal de trabalho,as cores influenciam muito na reação das pessoas, por isso é melhor que elas sejam apenas coadjuvantes nestes looks, assim aquilo que fazemos e dizemos no trabalho é interpetrado de forma mais neutra de acordo com a atitude ou o conteúdo em si, sem desvios de atenção e com menos subejtiviadade na avaliação pelo outro.Beijos para você.

    ResponderExcluir
  37. ERIKA muito obrigada querida pelos elogios e pelas palavras tão carinhosas.
    Como vc também prefiro as cores frias, aliás são as que ficam melhores com meu tom de pele. E amo os violáceos e berinjelas. Acho que nas fotos dá para tirar bastante inspiração.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  38. Fico cada vez mais impressionada com a capacidade da Maria Ester em abordar um tema tão abrangente, de forma ampla, mas sintética, pontualizando todos aspectos importantes, dando-nos uma luz incrível sobre o color blocking...Li quase meia revista da IN STYLE americana, nessa semana, e acabava caindo no sono, diante do primarismo da abordagem. Não é à toa que Maria Ester é historiadora e como sempre digo ela tem um HD externo e um site de busca, pq ela memoriza tudo...Valeu, mesmo!
    Beijos mil
    Lucia

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...