{ Por Gi Salmazi }
    _______________________________________________________________________________________________________________________
O Blog por Gi       Contato 

23 de fevereiro de 2011

DICAS DA MARIA ESTER: TURQUESA uma gema especial

Conversando com a querida Lucia Mallet, descobrimos uma paixão comum por essa pedra de coloração tão especial. Ela sugeriu um post, e como eu já havia pesquisado sobre a pedra, adorei a idéia.

Então meninas, esse post foi feito com carinho para todas, mas em especial para você Lucia, que compartilha comigo a paixão pela turquesa. No seu caso, paixão ainda mais justificada, pois é a cor dos espetaculares olhos de sua caçula.

Meu encantamento pela pedra está ligado às sensações que sua cor, ou melhor, sua variedade de tons provoca. Sensações de bem estar, de energia e ao mesmo tempo de serenidade. Remete-me a balneários europeus nas férias. A paraísos de mares azuis esverdeados: a cor do mar de Santorini na Grécia!

Prefiro usar jóias ou bijus com a pedra, ou no máximo sapatos ou bolsas na cor. Um look assim todo turquesa acho um pouco mais difícil.



Turquesa com roxo, que a Gi também gosta...



E aqui ela usou a cor para dar realce em um look mais neutro.


Algumas curiosidades que descobri nas minhas pesquisas:


Foi uma das primeiras gemas a ser utilizada há milhares de anos e por várias civilizações.

A turquesa é uma pedra porosa de tonalidades opacas, que oscilam entre o azul e o verde, podendo conter faixas ou manchas escuras (inclusões de prata). Quanto mais claras e sem manchas mais valiosas. Vejam que peças lindas com essas pedras claras!




Combina com ouro ou prata, assim como também com tons de marrom, verde e coral. E é claro, fica linda com o branco das pérolas!




A turquesa é um fosfato hidratado de alumínio e cobre, possuindo pequenas quantidades de ferro. Vocês devem estar se perguntando: e daí? rsrsr É justamente a proporção desses elementos que deixa a pedra mais verde ou mais azul! Maior quantidade de cobre mais azul, se o ferro prevalecer, a pedra será mais esverdeada. Juntando várias peças podemos observar essa variedade de tons.




Turquesa significa “pedra turca”. Chamada assim pelos europeus, pois os turcos é que a introduziram na Europa, trazida da Pérsia, hoje Irã. Os turcos também a apreciavam e utilizavam como amuleto. Chamavam-na de “Fayruz”, pedra da sorte. Existem jazidas em vários países (Chile, EUA, China, México...), mas ainda hoje é no Irã onde encontramos as gemas de maior qualidade, seja pela dureza ou pela cor.

Não sei se dá sorte, ou se serve de amuleto. Só sei que funciona muito bem para chamar a atenção num tapete vermelho! rsrsr


Os astecas e os incas, assim como povos nativos da América do Norte, também usavam a turquesa como amuleto protetor. Vários objetos de adorno com essa gema foram encontrados em tumbas de faraós. No período Vitoriano, no Art Déco e no Art Nouveau a pedra também foi muito apreciada.




- conjunto que pertenceu a Rainha Vitoria
- broche art Nouveau
- anel art Deco ( Olha como o Ed. Chrysler em NY, construído nesse estilo, tem o desenho semelhante ao do anel!)



E para quem tem peças com turquesas, cuide com carinho, pois são gemas frágeis. Sua cor pode ser modificada pelo calor, luz solar, umidade, pela transpiração ou ao contato da água (por isso e por ser porosa, devemos sempre retirar os anéis antes de mexermos com água).

A tonalidade dessa gema é tão rica que até batizou uma tonalidade de azul; o turquesa!

Sempre foi muito usada na joalheria, mas ultimamente voltou com tudo.



 Carla Amorim – Talento Jóias, de baixo Jack Vartanian



E peças da designer Silvia Furmanovich, minha atual paixão. Não são maravilhosas?


fotos: reprodução



Enfim, acho a turquesa apaixonante. Sua cor luminosa combina com todos os tons de pele. Não sei se serve de amuleto protetor ou se realmente traz boa sorte, como pensavam os povos mais primitivos. Sei apenas que quando uso minhas peças sinto mesmo uma alegria, uma energia especial



Beijos carinhosos
Maria Ester Reis.

23 comentários:

  1. Olá!!!
    Adoro turquesa com roxo ou fúcsia :)

    Adorei conhecer o seu blog viu? Obrigada por passar sempre no Gavetinha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh Fa que delícia te ver por aqui, sou fã do seu blog!

    E meninas a Maria ester arrasou nesse post, ficou tão bom, tantas imagens boas e quem é que não gosta da cor turquesa e ela fica linda com animal print hummm ótima idéia para os looks rsrsrs

    bjs em todas!
    gi salmazi

    ResponderExcluir
  3. Muito lindas as combinações!!
    Adorei!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Também sou fã desta cor! Ela é fácil de combinar com outras.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post pois adooooro essa cor, principalmente quando ela puxa pro verde! E adorei mais ainda ver a foto da Cameron dias num dos looks " red carpets" mais lindos que a vi usar. Hj à tarde (tirei 10 dias de férias!!!) estava assistindo o canal E! e vi justamente essa mesma foto e já estava me inspirando pra um look que usarei numa festa próxima semana, agora não tenho mais dúvidas, vou me jogar no fúcsia com turquesa! Bjs e parabéns pelo post tão completo.

    ResponderExcluir
  6. Gi querida, que post bacana !!!
    Parabéns !!!
    Eu adoooro turquesa, seja em bijoux ou roupas !!!
    Tenho colares (um deles é colar baphônico)e tbm um anel, mas roupa turquesa ainda não tenho.
    Adooorei sua pesquisa, super rica e elaborada.
    Vc estava lindaaaa e elegante no seu look com o lenço turquesa !!!
    Passe mais vezes lá no blog !!!
    Adoooro as suas visitas !!!
    Beijooocas da Claudinha

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa cor, essa pedra... Tenho um par de brincos lindos que ganhei no dia das mães... Por falr, havia esquecido, vou tirar da caixinha!!! rs
    Post lindo, adoro as sessões da Maria Ester...escândalooo!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Gi, tenho acompanhado teu blog a pouco tempo, mas outro dia tive a oportunidade de ver várias páginas suas, e posso dizer, de tudo que li no teu blog, esse post foi superaçao total. Amei !!!

    bj

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa pedra.Aff, quanta coisa linda! Adorei a seleção de imagens. Gi que ótima idéia combiná-la com animal print.Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ai Giii, que recado mais lindo que vc me deixou! Primeiro deixa eu falar do turquesa: sou suspeita pq é definitivamente minha cor preferida, acho que já comentei isso com vc, sou apaixonada por turquesa... no meu cartãozinho de visita, a letra é turquesa! hahaha
    adorei as postagens, Maria Ester arrasa na seleção de fotos, adorei! :)
    Gi, vou te mandar um email rapidinho viu! BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  11. amiga, esses acessórios são showwwwwwwwww,nem digo que é coisa de perua,perua fina logico, de muito bom gosto......Pc Reis

    ResponderExcluir
  12. Oi Gi, sempre dou uma espiadinha por aqui, adooro seus posts e a maneira como vc escreve rsss... parabens pelos looks :) um beeeijo

    ResponderExcluir
  13. Amo essa cor. Adorei a pesquisa, Ester! Acessórios dessa cor com roupas brancas ficam um luxo!

    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  14. Oi Gi e Maria Ester, adoro essa pedra também, e fica ótima com roupa branca, bem fresh! Bjocas para vocês duas.

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre achei essa cor linda, mas nunca tive muita coragem de usar, porque é bem chamativa. Mas quem sabe eu tomo coragem depois desse post, hein?

    Bjossss

    ResponderExcluir
  16. Nem preciso falar que fiquei super emocionada com essa homenagem da Maria Ester e obviamente sua, Gi! Nem acreditei quando abri o post!
    Realmente eu e Maria Ester conversando descobrimos essa paixão pela turquesa, que agora, diante desse post hiper maravilhoso e elucidativo, descobri o porquê. Está, possivelmente, nos olhos da minha pequena, mas, tb, nos meus ascendentes do oriente, libaneses, pq a origem vem lá de bem perto, Turquia, enfim, se a etimologia da palavra tem esse significado, o amor pela turquesa deve estar no sangue, rsrs
    Enfim, show mesmo, estou me arrumando e vou montar o look, de forma a usar turquesa em homenagem a esse post! Agora, o meu sonho de consumo é esse anel da Sílvia, combinando a turquesa com rubi, que coisa incrível. O husband está aí em SAMPA, acho que vou pedir esse presentinho, rsrsr, brincadeirinha, ele me mata, rsrs!
    Bjs
    Lucia

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria Ester
    ai como eu amo turquesa, acho que dá um super UP na producao, como vc mostrou os acessoris tb ficam lindos

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Mary!Que post interessante, amo turquesa tenho varias peças c/ essa pedra e tb sinto uma sensação boa qdo uso.É pedra para levantar o astral e remete ao mar e ao céu.Nos anos 80 usamos muito, eu era adolescente e tinha pulseiras de ouro e bolinhas miúdas de turquesa que combinava c/ outras pedras:olho de tigre,madreperola,ônix,jade e usávamos c/ pulseirinhas de ouro lisas era tudo de bom!
    Parabens pelas belas imagens vç alegrou nosso dia hoje!!!
    Beijocas turquesa
    Nancy

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Maria Ester!
    q cor linda! deixa a pele mais bronzeda.. é uma cor mais verão não é?ou estaria eu errada?

    amei o post e as imagens, uiiiiiiiiii foi d babar.

    bejO meninas *.*

    ResponderExcluir
  20. lindos mesmo, so tenho 1 brinco turquesa, mas to de olho num anel,,e ele vai s er meu,.,rss, bjs

    ResponderExcluir
  21. Meninas e Gi obrigada por tanto carinho e palavras de incentivo.
    Eu realmente amo turquesa.
    NANDA obrigada. Que bom que lembrou do seu brinco! Usa mesmo.
    LANE invista na combinação para o casamento sim, além de ficar chic, vai ficar diferente.
    NENINKINHA Também achava que era mais de verão, mas tenho usado peças mais pesadas com turquesa no inverno, principalmente com roxo e tenho gostado bastante.
    FÁ e REJANE com branco fica lindo mesmo. No post sobre roupa branca coloquei uma foto de camisa branca com um colar volumoso de turquesa.
    MARIA e KAMMY obrigada e beijão.
    NANCY lembro demais das pulserinhas!! rsrs Tinha uma que misturava turquesa e pérolas de água doce.
    LEA adoro anel com turquesa.
    LUCIA que bom que gostou. E o amor deve estar no sangue mesmo.rsrs. E vc gostou do anel de turquesa com rubis, sabidinha hein? Sou louca por ele. rsrsr Magnífico não? Acho que devia pedir. rsrsrs A loja é no Shopping Cidade Jardim viu?! rsrsr
    Beijo carinhoso em todas.
    Maria Ester.

    ResponderExcluir
  22. Oi,Maria Ester! Adorei o post e também sou como você, gosto muito da turquesa em detalhes. Tenho dois colares lindo que eu amo e brincos com esta pedra! Gosto muito da combinação dela com dourado. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Gi, eu amei este post, por favor faça mais post sobre gemas, eu adoro saber estas coisas, principalmente quando traz informações históricas como você fez! A turqueza é linda de mais, sempre que vejo algo nessa cor, me vem a cabeça a idéias de realeza, deve ser porque ela aparecia de mais em jóias de reis, faraós e imperadores na antiguidade! Beijos para você!

    ResponderExcluir

Oiii seja bem vinda ao OUSE!!
Deixe seu comentário, seu carinho, sua opinião, só não vale xingar ou ser mal-educado!O OUSE não publica grosserias!
Eu leio, aprovo, publico e respondo por aqui mesmo e sempre que posso corro para seu blog!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão pode mandar um e-mail gislaine.salmazi@uol.com.br
bjs e tudo de bom sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...